Jump to content

Pergunta

Postado

Na aula sobre Selic fica claro que é melhor escolher o investimento que irá demorar mais para vencer pelo fato de que se eu escolho o que vence primeiro e investir novamente irei pagar o imposto duas vezes, mas no caso de eu ter um compromisso com o dinheiro para daqui cerca de um ano e querer deixar ele na selic ate lá, tem alguma diferença o que vence antes e o que vence depois?

10 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
Just now, Gabriel Frade Pereira disse:

Na aula sobre Selic fica claro que é melhor escolher o investimento que irá demorar mais para vencer pelo fato de que se eu escolho o que vence primeiro e investir novamente irei pagar o imposto duas vezes, mas no caso de eu ter um compromisso com o dinheiro para daqui cerca de um ano e querer deixar ele na selic ate lá, tem alguma diferença o que vence antes e o que vence depois?

boa noite @Gabriel Frade Pereira

não tem diferença ( @João Vitor Bueno Da Silva comentou bem), mas será que não faz sentido vc aplicar o din din em outra renda fixa sem IR (mais arriscado porem temos boas opções e bons rendimentos)

comentei isso pq eu estou no mesmo dilema, não tem diferença no prazo da selic, mas vou optar por outra renda fixa (sem IR) 

é só uma ideia, ampliar os horizontes 

• 0
Postado
9 minutes ago, Gabriel Frade Pereira disse:

Nesse caso melhor deixar no que vence antes, mas a diferença será ínfima ou talvez nem haverá já que como o colega acima falou, a marcação a mercado dele é mínima. Se tiver alguma dúvida que deixará o dinheiro mais tempo, melhor o mais longo mesmo. 

• 0
Postado
13 minutes ago, Nilson Sacchi Junior disse:

sem IR (mais arriscado

Sem IR não precisa ser mais arriscado.

LCI e LCA por exemplo é sem IR e tem FGC.

agora pegar dinheiro que tem data marcada e colocar em debenture por exemplo ou algum outro tipo de renda fixa que não seja tesouro ou algo coberto pelo FGC é um risco que não me parece compensar o prêmio.

imagine que você precisa do dinheiro daqui 12 meses.

aí você pode por em algo bem seguro que vai pagar x%

ou em algo mais arriscado que paga x+2%.

os 2% a mais de rendimento esperado vale o risco de poder perder o principal?

risco é algo bem pessoal, mas eu não correria esse aí.

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)
22 minutes ago, Mikhail Koslowski disse:

os 2% a mais de rendimento esperado vale o risco de poder perder o principal?

se tem FGC (pra ser bem honesto eu tinha até esquecido desse detalhe), como perder o principal ? (estou falando entre 20 a 30 mil para 12 meses)

eu estava me referindo a um premio maior, para valer a pena o "risco"

mas entendo vc, e o risco é coisa pessoal, entendo o seu ponto de vista.

Editado por Nilson Sacchi Junior
  • Brabo 1
  • 0
Postado

Sei lá, tudo depende de cada perfil, mas agora com aqueles tiros do banco MASTER e o FGC dizendo que tem x% em liquidez (e não tudo o que diz. que está garantido) isso me  Coloca a pulga detrás  da orelha, sei que é muita teoria da conspiração mas com o Brasil até o passado é incerto 🥺 , eu pessoalmente (buy&holdeiro raiz ) SELIC mas longo até terminar o curso 

• 0
Postado
3 horas atrás, Gabriel Frade Pereira disse:

Oi Gabriel,

Para quem tem um compromisso financeiro daqui a cerca de um ano, uma alternativa mais eficiente que o Tesouro Selic pode ser aplicar em LCI (Letra de Crédito Imobiliário) ou LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) com vencimento alinhado a esse prazo. Essas opções são isentas de Imposto de Renda, o que, na prática, aumenta o rendimento líquido do investidor em comparação com o Tesouro Selic, que sofre tributação regressiva. Desde que o investimento tenha cobertura do FGC, ele mantém um perfil de risco muito baixo e mais vantajoso para esta situação.

É importante destacar que, ao escolher uma LCI ou LCA, o investidor deve verificar se o vencimento coincide com a data em que pretende usar o dinheiro. Isso porque o resgate antecipado não é permitido nesses ativos. Além disso, analisar a saúde financeira da instituição emissora é fundamental, mesmo com a proteção do FGC. Optar por esse tipo de investimento, além de evitar a tributação, permite uma rentabilidade mais previsível e, muitas vezes, superior ao Tesouro Selic em prazos curtos.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
6 horas atrás, Gabriel Frade Pereira disse:

Bom dia @Gabriel Frade Pereira

Primeiramente te aconselho a terminar o curso e se dedicar as aulas, que você vai conseguir discernir melhor os ativos.

Bem, me parece que  está preocupado com a liquidez, mas buscando uma boa rentabilidade.

Não possui muita diferença, mas é melhor pegar o título mais longo, pois um prazo mais esticado produz um conforto psicológico melhor 

O foco do investimento no Tesouro Selic é a segurança do dinheiro está alocado em títulos de maior segurança e disponível para resgate a qualquer momento.

Muito indicado para se ter uma parte da reserva de emergência.

E você mencionou também uma preocupação em pagar imposto.

Então uma opção seria uma LCI, LCA, LCD de liquidez diária 

Pois resolveria todas os seus questionamentos, liquidez, rentabilidade e cobranças de impostos.

Mas tem que analisar com cuidado a instituição e o Rating do título.

Até mais.

😎👍🏼

• 0
Postado
9 horas atrás, Nilson Sacchi Junior disse:

se tem FGC (pra ser bem honesto eu tinha até esquecido desse detalhe), como perder o principal ? (estou falando entre 20 a 30 mil para 12 meses)

nem tudo tem FGC.

e quando se referiu a maior risco das aplicações sem incidência de IR entendo que estava se referindo por exemplo a debentures incentivadas. que não tem IR, os prêmios são bons mas não tem FGC.

e não me entenda mal, eu tenho debêntures incentivadas na carteira, e sei do risco. mas fiz a análise das empresas e estou de acordo.

só não faria isso para dinheiro com data marcada, esse eu sempre deixo no tesouro ou cdb/lci/lca com o vencimento de acordo com o uso pretendido ou liquidez diária.

• Brabo 1
  • 0
Postado
19 horas atrás, Gabriel Frade Pereira disse:

@Gabriel Frade Pereira Particularmente, não vejo vantagem alguma em comprar o título mais curto. O Tesouro Selic é um título que serve mais para investimentos de curto e médio prazo ou parte da reserva de emergência, mas caso compremos o de vencimento mais curto e ele vença antes de realmente precisarmos usar todo o dinheiro lá dentro, receberíamos o dinheiro, pagaríamos o IR e teríamos de reinvestir correndo o risco de ter de sacar antes da alíquota de I.R cair para a mais baixa novamente.

• Criar novo...