Jump to content

Recommended Posts

Postado

Boa noite @Leonardo Martins Barcelos, tudo bem?

Se você gosta da dinâmica dele e respostas, vale a pena, mas depende do uso. Só vai realmente valer se usar bastante.

Eu utilizo muito o Chat e ele me poupa tempo em muitas áreas, ou seja, os 20 dólares pagos por mês, retornam na fomra de tempo e até mais dinheiro com base naquilo que consigo fazer com a ajuda dele.

Para quem sabe utilizar é uma ferramenta muito poderosa. Além disso, na versão paga, ele disponibiliza mais versões, cada uma é boa para um tipo de uso. O o4-mini-high pensa antes de resolver, muitas vezes eu o utilizo para resolver equações, ANOVA e outros, pois dá bastante praticidade.

Contudo, existente opções similares que são gratuitas. A Google, por exemplo, está oferecendo 15 meses do Gemini para estudantes.

Recomendo analisar se dentro do seu uso valerá a pena pagar os 20 dólares. Pode testar por 1 mês e se não gostar cancelar. No meu uso, vale muito à pena.

Um abraço.

• Brabo 2
Postado

Boa noite Leonardo. Eu assinei por 1 mês e como uso pouco achei que não valeu a pena. A versão gratuita já é bem completa e pra quem usa pouco ela resolve bem. Compensa você testar a versão gratuita e ver se vai ser útil pra você e depois analisar se compensa pagar a versão mais completa ….

Postado
2 horas atrás, Leonardo Martins Barcelos disse:

Vejo muita pessoa falando que é bom demais, que o mestre ChatGPT vira um sábio e te transmite um conhecimento de forma mais detalhada. Por exemplo: quer estudar? Chat GPT te ajuda. Quer trabalhar? ChatGPT faz a boa hahaha. 

VocÊs utilizam? E realmente muda tanto assim?

Ajuda, fazendo as perguntas certas é uma mão na roda.
Atualmente, uso para estudar inglês também.

Faça uma alusão, quando vc pensa em fazer uma pesquisa na internet, qual era o primeiro buscador que vinha na cabeça: Google, porém hoje certamente para muitas pessoa é ChatGPT.

Um exemplo: 

Minha pergunta: qual a melhor conjuntos de investimentos no brasil em renda fixa e renda variável, de maneira conservadora para curto , médio e longo prazo?

A resposta do ChatGPT:

Uma carteira conservadora no Brasil deve priorizar preservação de capital, liquidez no curto prazo e rentabilidade estável no médio e longo prazos. A seguir, apresento uma sugestão de alocação por prazo e por tipo de investimento, equilibrando segurança, rentabilidade e diversificação:

Perfil Conservador – Carteira por Prazo

📌 Curto Prazo (0 a 2 anos)

Objetivo: liquidez e proteção contra inflação

Renda Fixa:

CDB 100% do CDI ou mais com liquidez diária (reserva de emergência)

Tesouro Selic (LFT) – ideal para proteção e resgate a qualquer momento

LCI/LCA de bancos médios – isentas de IR, com vencimento em até 1 ano

📌 Sugestão de Alocação Curto Prazo:
🟢 20% do total

📌 Médio Prazo (2 a 5 anos)

Objetivo: bater o CDI com segurança

Renda Fixa:

Tesouro IPCA+ 2029 ou 2030 – proteção real contra inflação

CDB com vencimento de 2 a 5 anos pagando +110% do CDI

LCI/LCA de 2 a 3 anos com boas taxas

Renda Variável (até 20%):

Fundos Imobiliários (FIIs) de papel (como KNCR11, RBRR11) – renda mensal e baixa volatilidade

📌 Sugestão de Alocação Médio Prazo:
🟢 40% do total

📌 Longo Prazo (5 a 15+ anos)

Objetivo: valorização e geração de renda futura

Renda Fixa:

Tesouro IPCA+ 2035 ou 2045 – ideal para aposentadoria

Debêntures incentivadas (isentas de IR) – caso aceite risco de crédito privado

Renda Variável (até 30%):

Ações boas pagadoras de dividendos: BBAS3, ITSA4, TAEE11, EGIE3, BBSE3

FIIs híbridos ou de logística: KNRI11, HGLG11

ETFs conservadores: IVVB11 (exposição global em dólar), BOVA11 (Ibovespa)

📌 Sugestão de Alocação Longo Prazo:
🟢 40% do total

📊 Exemplo de Distribuição Conservadora (total: R$ 100 mil)

PrazoProduto%Valor

CurtoCDB 100% CDI / Tesouro Selic20%R$ 20.000

MédioTesouro IPCA+ 2029 / FIIs de papel40%R$ 40.000

LongoIPCA+ 2035 / Dividendos / FIIs / ETFs40%R$ 40.000

📎 Observações Finais

Reinvista os juros para potencializar os ganhos.

Faça rebalanceamentos anuais.

Mantenha uma reserva de emergência separada (de 6 a 12 meses de despesas fixas).

Evite ações de crescimento puro, criptomoedas e fundos arriscados.

Aí que vem, fazendo boas perguntas, recebera respostas, essas assim com uma pesquisa trivial no Google, devem ser avaliadas, analisadas e estudas.

No meu entender pode facilitar sua tomada de decisão, ainda que tenha que ter um nível critico para não sair fazendo  só pq o ChatGPT mandou.

E "n" outras questões que pode usar no seu dia-dia, mas não pague só por pagar, tente usar a versão gratuita e depois ir para pagar se for o caso.

O gemini, que é da Google, pode testar também, o que não faltam são possibilidades.

• Brabo 1
Postado (edited)
4 horas atrás, Leonardo Martins Barcelos disse:

Vejo muita pessoa falando que é bom demais, que o mestre ChatGPT vira um sábio e te transmite um conhecimento de forma mais detalhada. Por exemplo: quer estudar? Chat GPT te ajuda. Quer trabalhar? ChatGPT faz a boa hahaha. 

Sim, eu uso bastante e realmente ajuda — desde que você saiba como tirar proveito.
Não é que o ChatGPT “vira um sábio”, mas ele economiza tempo e dá respostas bem estruturadas.

Pra estudar:
Se você sabe o que quer aprender, ele explica muito bem, monta resumos, resolve exercícios passo a passo e até ajuda a organizar o que estudar primeiro.

Pra trabalhar:
Ajuda em tarefas de escrita, organização de ideias, programação, análise de dados, automação… Ele não faz tudo sozinho, mas acelera bastante o processo.

Claro que tem limites:
Não substitui o conhecimento real. É ótimo como ferramenta de apoio, mas você ainda precisa validar as informações e entender o que está fazendo.

Resumindo: se você usa direito, melhora muito sua produtividade. Não faz milagres, mas resolve muita coisa que levaria horas sozinho.

PS: Disse o ChatGPT... rsrs ( e eu concordo )

Editado por Marcelo R
  • Brabo 3
Postado

Ele é extremamente adaptativo, tudo depende de como voce introduz o assunto, solicita a resposta direcionada e da em tese o caminho que ele deveria seguir o famoso chain of thoughts... ja uso ha 2 anos, nao me vejo sem. 
1- poupa um tempo absurdo com burocracia (bons modelos)
2- optima lugar pra guardar e desenvolver projetos cada vez mais comunicativo
3- automaçao de processos, facilita muito a vida
4- com o comando e a base fornecida, um auxiliar em estudos e a aprendizados sem igual
São mil vantagens, mas quando se sabe usar, começa pelo básico, nao pague, pergunte pra ele mesmo como ele poderia te ajudar a usa-lo e apresente problemas pra ele resolver, se te poupar tempo e dinheiro que superem 100 reais, ja ta valendo. @Raul ha pouco tempo soltou um video, quem nao entender o minimo de IA, ta uns anos atra no mercado. Nao é nem que vale, é que precisa...

• Brabo 3
Postado
23 horas atrás, Leonardo Martins Barcelos disse:

Hoje em questão de 30 minutos ele gerou um documento de treinamento , que irei apenas revisar e inserir uns exemplos (prints de imagens ), e resolvi 2 problemas de codificação de um cliente !

somando tempo dele mais o meu ajustando , trabalhei cerca de 1h00,  e se eu fosse fazer sozinho ajuda dele, provavelmente eu ia gastar entre 5 a 6h por baixo !

• Brabo 4
Postado
8 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

Hoje em questão de 30 minutos ele gerou um documento de treinamento , que irei apenas revisar e inserir uns exemplos (prints de imagens ), e resolvi 2 problemas de codificação de um cliente !

somando tempo dele mais o meu ajustando , trabalhei cerca de 1h00,  e se eu fosse fazer sozinho ajuda dele, provavelmente eu ia gastar entre 5 a 6h por baixo !

É sensacional demais... não tem como voltar atras !

Fiz um podcast hoje em 5 minutos... 3 ou 4 cliques e estava pronto, olha que loucura isso !

PodCast_Injetora_.png.0d35f8f36fb37689d4fd237132ca2769.png

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Postado
On 01/06/2025 at 21:13, Henrique Magalhães disse:

Grande Henrique, se quiser ver o que realmente é produtividade, brinque 1 mes com Manus AI… completamente fora da curva, somente observando e testando a pratica da pra acreditar nos resultados, com simples prompts, entregam domínios customizados, que são totalmente customizáveis e de acordo com o que voce deseja. É muito interessante, acho que tenho uns convites pra acesso, se quiser, me da um toque!

• Brabo 2
Postado
29 minutes ago, Joao Meleipe disse:

Grande Henrique, se quiser ver o que realmente é produtividade, brinque 1 mes com Manus AI… completamente fora da curva, somente observando e testando a pratica da pra acreditar nos resultados, com simples prompts, entregam domínios customizados, que são totalmente customizáveis e de acordo com o que voce deseja. É muito interessante, acho que tenho uns convites pra acesso, se quiser, me da um toque!

Opa @Joao Meleipe já estou testando e cogitando cancelar assinatura do gpt e ver uma possível assinatura , estou avaliando o que a assinatura oferece de melhor !

Para meu trabalho tem sido bem bacana na questão de produtividade !

• Brabo 2
Postado
1 hour ago, Joao Meleipe disse:

Como que você conseguiu o convite? 

Eu entrei na fila de espera há um tempão e até hoje nada, queria muito testar essa IA também...

• Brabo 1
  • Time AUVP (Admin)
Postado

Compensa bastante. No dia a dia eu uso para várias atividades:

Correção gramatical
Mapa mental e organização
Organizar estudos

E por aí vai. Se você alimentar ele com livros que você confia, ele consegue te responder dentro da sua ótica de mundo.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Postado
11 minutes ago, Raul disse:

Compensa bastante. No dia a dia eu uso para várias atividades:

Correção gramatical
Mapa mental e organização
Organizar estudos

E por aí vai. Se você alimentar ele com livros que você confia, ele consegue te responder dentro da sua ótica de mundo.

Acabei de inserir 2 treinamentos que eu elaborei em alguns clientes (trampo de indio com umas 130 paginas cada), em 1 min ele montou um mapa mental animal pra mim.

Caraca é insano

• Brabo 1
Postado (edited)

Cara fiz a assinatura do Gemini e não me arrependo, uso direto... o deep research em especial achei muito intuitivo e potencializa várias análises apesar de demorar um pouco mais. Claro (em todos os modulos que usar) ainda precisa revisar, interpretar, ajustar quando necessário, mas ganha tempo pra caramba e melhora muito a produtividade.

é uma conta fácil de fazer... as duas custariam em torno de 20 doletas ao mes, tens que ver o beneficio que consegue tirar da ferramenta

Editado por Daniel S
incluir valor
Postado
3 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Opa @Joao Meleipe já estou testando e cogitando cancelar assinatura do gpt e ver uma possível assinatura , estou avaliando o que a assinatura oferece de melhor !

Para meu trabalho tem sido bem bacana na questão de produtividade !

eu tinha, cancelei e fui para adapta que tem todas, achei muito melhor... 

• Criar novo...