Jump to content
  • 0

40k de faturamento e não sobra nada

Pergunta

Postado

Sou empresário e faturo em média 40k por mês que depois das despesas / impostos, vem uns 30 mil líquido pra mim. E todo mês não consigo fazer sobrar desse dinheiro, quase tudo vai embora com o custo fixo da minha família, como escola dos filhos, manutenção de dois carros, empregada domestica etc etc... 

Não tenho uma vida extravagante, não tenho carro importado, não viajo muito... e mesmo assim não to conseguindo fazer sobrar muito $ pra poder investir. 30 mil parece muito mas quando você coloca as despesas, no fim das contas o custo de vida fixo dá quase isso.

Tenho quase 50 anos , não tenho previdência privada e no total apenas uns 200k investido e mais uns 2 milhões e meio de patrimônio total, entre carros e a casa que moro. Não tenho ambição de parar de trabalhar tão cedo, mas gostaria de ter mais tranquilidade pois minha maior preocupação na vida é o futuro da minha família. Se hoje eu parar de trabalhar, em poucos meses todo mundo passa fome.

Entrei na AUVP depois de anos seguidos de rendimento pífio em outra corretora (não vou citar nome, mas é uma que começa com X e acaba com P).  Espero depois do curso conseguir tomar as rédeas dos meus investimentos e conseguir aumentar meu patrimônio pra ter mais tranquilidade na vida.

Enfim, compartilhando aqui para ouvir reflexões, dicas 😵‍💫

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado
5 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Sou o autor do post, só complementando as informações que faltaram :

Tenho dois filhos pequenos, moro em Belo Horizonte, minha esposa não tem renda (dona de casa), minha empresa é da área de TI.

Já tive um faturamento bem maior, mas nos últimos 3 anos ele foi reduzindo progressivamente por diversos motivos, alguns fora do meu controle. Tenho feito o que posso pra tentar aumentar, mas tá difícil, estagnei nesses 40k bruto de 1 ano pra cá.

Creio que no momento o que posso fazer é tentar enxugar despesas, o que me vem na cabeça de imediato é vender um carro.

Anônimo, complementando os colegas, imagino que você seja da última Turma e que ainda não chegou na Aula de Orçamento Doméstico. Ele é fundamental para você entender para onde o seu dinheiro está indo. Identificar gargalos e ralos. Achamos que sabemos onde gastamos e com que gastamos, mas quando colocamos em uma planilha temos uma surpresa, e na maioria das vezes, uma surpresa ruim.

Lendo os posts e as respostas, me parece que seu padrão de vida é do tempo que a sua empresa faturava mais, e com a queda do faturamento não foram feitos os ajustes necessários, e sei que são difíceis de serem feitos. Como disseram, buscar maneiras de aumentar o faturamento ou maneiras de reduzir gastos, mas idealmente fazer os dois.

Também vejo que pelo faturamento bruto e líquido, a empresa não tem capital para crescer, não tem uma reserva de emergência. Você saca 100% do resultado dela, o que a torna uma bomba relógio já que é a única fonte de renda da Família toda. É importante levar em consideração isto quando estiver fazendo o Orçamento Doméstico. É como o Raul fala "o que mata é o custo fixo" e isto vale para a PF e para a PJ.

O importante é que você já sabe o problema, a questão agora é atacá-lo para virar o jogo, e você está no lugar certo.

• 0
Postado
2 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Sou empresário e faturo em média 40k por mês que depois das despesas / impostos, vem uns 30 mil líquido pra mim. E todo mês não consigo fazer sobrar desse dinheiro, quase tudo vai embora com o custo fixo da minha família, como escola dos filhos, manutenção de dois carros, empregada domestica etc etc... 

Não tenho uma vida extravagante, não tenho carro importado, não viajo muito... e mesmo assim não to conseguindo fazer sobrar muito $ pra poder investir. 30 mil parece muito mas quando você coloca as despesas, no fim das contas o custo de vida fixo dá quase isso.

Tenho quase 50 anos , não tenho previdência privada e no total apenas uns 200k investido e mais uns 2 milhões e meio de patrimônio total, entre carros e a casa que moro. Não tenho ambição de parar de trabalhar tão cedo, mas gostaria de ter mais tranquilidade pois minha maior preocupação na vida é o futuro da minha família. Se hoje eu parar de trabalhar, em poucos meses todo mundo passa fome.

Entrei na AUVP depois de anos seguidos de rendimento pífio em outra corretora (não vou citar nome, mas é uma que começa com X e acaba com P).  Espero depois do curso conseguir tomar as rédeas dos meus investimentos e conseguir aumentar meu patrimônio pra ter mais tranquilidade na vida.

Olá... tem como faturar mais ?

Porque mudar o padrão de vida pode ser ruim e complicado, que seria a única forma de fazer os 30k diminuírem...

Ai a outra saída seria faturar mais, sua empresa faz o que ? ou talvez seu rendimento dependa do seu trabalho direito, como profissional liberal ?

• Brabo 2
  • 0
Postado
2 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Olá, Anônimo!

Imagino que vc seja da turma nova, então saiba que o segundo passo já foi dado. O primeiro foi reconhecer que o problema existe e é o mais difícil.

Eu acredito que 30k deveria dar com foooolga pra cuidar de uma família. Mas também acredito que dependendo do número de filhos (vc não  comentou) isso pesa e muito. Ao que parece ou vc não é casado ou sua esposa não tem renda, o que tbm pesa (eu diria principalmente no psicológico)

Agora, se vc tem 2M de patrimônio e seus carros são "OK", to imaginando que seu imovel deva valer uns 1.7K ou algo assim. E empregada doméstica é um custo cada vez mais pesado tbm. Manter essa casa não deve ser barato (especialmente se tiver condomínio)

Pelo que vc diz, me parece que baixar o nível de vida não é uma opção (ou não faria muito sentido)

Repara que cada parágrafo tem um parenteses e que esse cenário pode ter um custo baixo (ou bem alto), então vai muito das escolhas também.

Sugiro que vc preste especial atenção também aos módulos de organização financeira para identificar possíveis drenos desse dinheiro que às vezes a gente não percebe que estão lá.

Uma coisa que me acendeu a luz vermelha foi vc dizer que fatura 40k e tira 30k limpo todo mês pra vc. Como estão as finanças do seu negócio? Se algo acontecer a empresa tem de onde tirar? Essa sangria não me parece muito saudável, mas é mais uma impressão do que qualquer coisa.

Boa jornada!

• Brabo 1
  • 0
Postado

Começou o curso a pouco? Vejas as aulas, comece a cortar custos, ou ganhar mais. 

3 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Não tenho uma vida extravagante

Dois carros, empregada, pra mim parece extravagância. Mas cada um sabe onde aperta o calo. Tá com 50 tem mais muito tempo não amigo. Seus filhos vão te sustentar na velhice? Ou tocar seu negócio? Nesse caso ainda teria um rendimento.

Termine o curso e comece a economizar, que vai dar certo. Mas o tempo é crucial.

• 0
Postado
3 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Anônimo, mora em alguma capital? Sua empresa faz o que ?

30 mil líquidos no Brasil é uma valor que menos de 1% da população ganha! Talvez pra sua perspectiva seja normal gastar os 30 mil e justificar , mas ao menos lendo seu post reforça que você vive no limite justo do que ganha, e isso te cólica em risco !

seu patrimônio é ótimo, também não considero extravagante , mas a depender do que você faz (sua empresa ) e a cidade que mora, teria que ou encontrar uma forma de faturar mais ! Ou reduzir estes passivos de valor , enfim, precisa anotar pra onde está indo estes 30k para ver a real necessidade as vezes de cortar algumas coisas … 50 anos  , precisa ser honesto consigo mesmo pois mesmo não querendo parar sua performance não será a mesma e isso precisa entrar em suas previsões. 

Se está nas primeiras aulas, diria pra focar agora nas aulas de orçamento doméstico e ver o que encontra gargalos e o que é possível ajudar ou  reduzir! Se não for possível aí teria que aumentar a renda! Não tem milagre ! 

• Brabo 1
  • 0
Postado

Tenho dois filhos pequenos, moro em Belo Horizonte, minha esposa não tem renda (dona de casa), minha empresa é da área de TI.

Já tive um faturamento bem maior, mas nos últimos 3 anos ele foi reduzindo progressivamente por diversos motivos, alguns fora do meu controle. Tenho feito o que posso pra tentar aumentar, mas tá difícil, estagnei nesses 40k bruto de 1 ano pra cá.

Creio que no momento o que posso fazer é tentar enxugar despesas, o que me vem na cabeça de imediato é vender um carro.

• 0
Postado
27 minutes ago, Convidado Anônimo disse:

Rapaz, pensei que era medico ou algo nesta linha... você trabalha sozinho ? agora com essa explosão da ia pode talvez procurar alguma coisa neste nicho para testar em paralelo...

• 0
Postado

Mudar o padrão de vida é mais complicado do que parece. Raul fez um video interessante semana passada sobre mudança de casa e os custos que vem junto. Ex. fazer mercado no bairro mais barro por ser próximo a residência. 

As vezes mudar um habito de como ir no mercado mais longe ajude, por exemplo. 

A esposa trabalhar com algo que ela goste não ajudaria? Não sei se é uma opção. Algo na internet. 

Acredito que não tem muito por onde ir: diminuir custos ou  aumentar a renda sem aumentar custos ( se não, não resolve).

• 0
Postado
5 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Isso explica muita coisa. Seu padrão de vida é relativo ao seu antigo faturamento maior.

Acho que enxugar será necessário.

• 0
Postado
23 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

É como o governo, não controla os gastos e, provavelmente, não sabe por onde o dinheiro está sumindo.

Não consegue fazer sobrar dinheiro ou tem dificuldade para reduzir um pouco o padrão de vida e viver com 70% ou 80% desses 30 mil líquidos. Trinta mil reais líquidos é um baita valor nesse Brasil de meu Deus.

Se você tem um patrimônio de 2,5 milhões, há algo errado aí. Sinceramente, talvez você não queira fazer o necessário para mudar. Se não tem carro de luxo, mas tem uma casa gigantesca, é muito provável que algo esteja tirando bastante dinheiro do seu bolso.

Você deve ser um empresário de sucesso, com boa receita, mas provavelmente com pouco controle financeiro e dos gastos. Certamente proporciona uma vida confortável para sua esposa, filhos, parentes e amigos, muitas vezes gastando mais do que deveria, bons hábitos financeiros resolvem muitas coisas, deixar de "arrotar" dinheiro e pagar tudo para todos, que muitas vezes tem condições também.

Tem muita coisa nesse “etc.” do texto.

É aquela máxima, não é QUANTO vc GANHA, mas COMO você GASTA.

Eu faria um bom pente-fino, listaria todas as receitas e despesas, cartões de crédito (que talvez tenham anuidade), limitaria os gastos dos filhos, assinaturas de TV, clubes e por aí vai. Quem mais precisa conseguir colocar isso numa planilha é você. O futuro da sua família depende do esforço de todos. Sugestão, assista à Aula da Família.

Todos da família precisam estar alinhados. É preciso trazer a questão para o diálogo. Infelizmente, nem sempre será agradável, mas pode marcar o início de uma mudança para melhor.

E mais, a questão não é a corretora. Não terceirize a culpa. Você tem 200 mil investidos e um patrimônio de 2,5 milhões. Já está no rol dos milionários neste país, o sonho de muitos nessa comunidade. Trata-se de perceber onde está o erro. Olhar para os próprios erros é, muitas vezes, o verdadeiro desafio, mas é o necessário a se fazer.

• 0
Postado
6 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Vou presumir que vc não separa sua PJ, da sua PF.

Seu patrimônio de 2,5 milhões tá incluindo bens da empresa?

Eu partiria para AVUP Consultoria, é uma questão de ajuste, reavaliaria essa patrimônio aí, esposa, dois filhos e vc, 30k líquidos não ser o suficiente, talvez more em um imóvel, 

• 0
Postado

Galera valeu pelos insights e idéias, está sendo muito bom ler tudo isso.

Eu tenho noção que 30k líquidos no Brasil é um excelente salário e longe de mim querer ser arrogante quanto a isso ; eu venho de família pobre, comecei minha vida profissional como estagiário ganhando meio salário mínimo e pegando 8 conduções  por dia, sei como é difícil conseguir um bom salário no Brasil e sou muito grato à minha situação atual.

Mas quando você leva em conta que esse valor é para sustentar uma família de 4 pessoas, estamos falando de mais ou menos 8k por cabeça e aí começa a ficar claro que não é tanto dinheiro assim : escola de duas crianças em uma capital, manutenção de dois carros, emprega doméstica, plano de saúde pra família toda, condomínio, água, luz, gás, a lista não tem fim !

Ainda não cheguei na aula de orçamento doméstico mas me parece que realmente vou precisar cortar na carne e reduzir despesas de forma efetiva, pois minha situação não é sustentável no longo prazo e isso tem tirado meu sono 😖

Sobre o meu patrimônio, ele passa de 2,5M por conta da casa que moramos, que acabou se valorizando muito com o passar dos anos. Uma idéia também é vendê-la , comprar algo mais barato e investir o resto.

Muitas coisas a se pensar ;  pelo menos estou no caminho, espero voltar daqui um ano aqui e poder dizer que tudo está mais calmo.

Valeu !

• 0
Postado

Vou falar de um ponto de vista parecido, ganho por volta de 45 mil/mês (depende do dólar).

Sendo bem objetivo: tem algo errado nos seus gastos, você precisa fazer um pente fino nas despesas e realmente colocá-las na ponta do lápis. Se você puder, abre uma lista dos seus gastos com seus filhos, esposa e etc para termos uma ideia do que está acontecendo com as suas despesas residenciais. 

Quanto à empresa: como vocês passaram de um faturamento maior para um menor, tem certeza que não tem nenhum executivo ou área que não faz mais sentido nela?

• Criar novo...