Post popular Bruno Alex Pereira Rodrigues Postado Quinta-feira às 18:25 Post popular Postado Quinta-feira às 18:25 Sou responsável técnico e desenvolvedor para um grupo de transportadoras. Recentemente, tomei a decisão de contratar um jovem aprendiz em meio período — não por meio daqueles programas que retêm boa parte do salário do jovem, mas sim por iniciativa própria: a ideia era contratar alguém sem experiência, oferecer formação, apresentar um caminho profissional e, quem sabe, ajudá-lo a descobrir uma vocação na área e construir uma carreira. Após diversas indicações feitas por pessoas do próprio grupo, acabei selecionando dois rapazes, um de 19 e outro de 21 anos. Minha proposta era simples: que eles aprendessem enquanto recebiam remuneração digna — com direito a vale-transporte e salário mínimo. A empresa também conta com refeitório completo, oferecendo café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Mais importante que isso: a oportunidade de aprender sobre tecnologia — tanto na parte estrutural quanto em desenvolvimento de software. No entanto, algo me surpreendeu profundamente. Todos os candidatos que entrevistei demonstraram total despreparo para lidar com o mínimo de responsabilidade. Coisas básicas, como acordar cedo, chegar no horário, ou simplesmente levar o trabalho a sério, pareciam ser um grande obstáculo. Conversei com um dos jovens, que iniciaria no período da manhã. Disse a ele: — "Hoje é quinta-feira. Vamos começar na segunda. Te espero aqui às 8h." A resposta dele me deixou refletindo sobre o futuro: — "Não dá pra ser mais tarde não? Tipo umas 10 horas?" O outro estava mais preocupado com o horário de saída, pois tinha "compromissos com os amigos". Diante disso, decidi encerrar a iniciativa. Minha intenção era boa, queria oferecer uma oportunidade real de crescimento e aprendizado. Mas, infelizmente, percebi que nem todos estão prontos para isso. Vou seguir meu caminho, focado no trabalho, e deixar esse plano de lado — por enquanto. 2 1 6