Jump to content

O medo de todo Brasileiro!


Recommended Posts

Alguém aqui sofre do mesmo medo que tenho sobre confisco de alguma forma por parte do governo dos rendimentos investidos na Bolsa?

Viemos de um histórico ruim, mas não foi exatamente com a bolsa de valores, mas alguém sabe se existe a possibilidade disso acontecer?
Existiu historicamente um país que confiscou ou fechou a bolsa de valores ao redor do mundo?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

Bom, a possibilidade sempre tem, mas aqui no Brasil é quase zero. Pra confiscar investimentos em bolsa seria necessário praticamente estatizar as empresas, o que não é tão simples de fazer. Nosso sistema político funciona com o que é chamado de peso e contrapeso, um poder trava o outro e a gente não sai muito do lugar, que nem um tango haha, dois passos pra frente dois pra trás. Isso em certos casos é bom, por exemplo, em uma possível eleição do Lula, vai ser difícil o Brasil ficar quebrado mesmo em 4 anos, por isso não devemos ficar nos preocupando com eleições também. Mas voltando à pergunta, é muito difícil acontecer, mas caso as coisas caminhem nessa direção, teremos sinais bem claros antes.
Link para compartilhar
Share on other sites

Aconteceu confisco uma vez, foi de poupança e na prática só ferrou mesmo pobres e classe média. A lei foi alterada para evitar que esse tipo de ação aconteça de novo. Acho bastante improvável que aconteça algo assim novamente, mas descartar completamente nunca dá, pq vai saber o dia de amanhã né?
Confiscar investimentos da bolsa me parece algo ainda mais improvável, por vários dos motivos que os colegas comentaram acima, e certamente não investir é de longe o pior cenário, não fique dando ouvidos tanto assim à família ou pessoas que não investem, faz o seu, diversifica, qdo conseguir investe fora do país também. Diversificar vai ser sempre a melhor proteção que você pode ter para você mesmo e sua sanidade mental.
Link para compartilhar
Share on other sites

Chance sempre tem, nem que seja mínima. Mas pra chagar a esse ponto acredito deram dados muito sinais e não precisará ser um peixe grande pra saber.
Por isso existe a tal da diversificação. São tantas formar de investimentos pra diversificar que é impossível perder tudo de uma só vez. Vê o caso do bitcoin. Se você tem uma hardwallet não tem como ninguém saber das suas moedas, é mesmo que saiba não tem como tomar de você.
Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito que independente de qualquer coisa o melhor seja diversificar, é bem pouco provável que se você perca 100\% de seu patrimônio se estiver bem balanceado e diversificado, inclusive uma parte tem que estar reserva de valor por exemplo (o curso vai mostrar o conceito)
Imagina que você tenha... - Renda Fixa - Acoes BR - FII - Acoes Americanas - Imóvel Físico - Ouro ou Bitcoin
Qual a chance de tudo isso ser confiscado simultaneamente ? (sem contar que os 2 últimos é impossível ser confiscado)
Link para compartilhar
Share on other sites

nao acredito nisso, como foi falado acima, talvez tenha a chance, mas vamos ser siceros, em tudo ha uma chance, saindo de casa vc pode ser atropelado, vc pode nao sair de casa e nao ser atropelado, mas quantas coisas vc vai perder pelo medo?.. acredito ser mais arriscado ficar com dinheiro embaixo do colchão do que investir.. mas acredito que só você pofe avaliar os riscos qur está disposto a correr
Link para compartilhar
Share on other sites

Minha restituição deste ano ficou retida por conta de uma pendência de Ganhos de Renda Variável, um Darf de R$ 944,00 que não paguei... Acabei pagando com juros e fui lá tentar entender do que se tratava, visto que o valor que tinha investido era pequeno, a pessoa da Receita Federal que me atendeu, também não entendeu e me orientou a mandar um e-mail para Divisão de Revisão de Declaração de Pessoa Física da Receita Federal. Mandei e a resposta que tive foi: Faça você mesma! E lá se foram meus dividendos recebidos... fiquei no limbo...
Link para compartilhar
Share on other sites

Ótima conversa. Poucos falam (ou tem coragem de falar) sobre o medo de investir, mas é bem comum pra quem não está familiarizado com o mundo dos investimentos. Inclusive, muitos demoram para romper essa barreira, são muitos viezes políticos que nos faz temer a ruína. Países que um dia foram referência, hoje estão falidos ou falindo, guerras que desencadeiam crises que afetam todo o mundo, boatos apocalípticos que a falta de conhecimento faz duvidar da possibilidade de ser apenas boatos, fora as inúmeras opções de investimentos, que mesmo muito bem explicadas, ficamos na dúvida se é a mais correta para o momento. Para quem está começando a se interessar por investimentos de verdade, passa a conhecer inúmeras formas de se proteger, e tudo parece tão fácil e "seguro", mas ainda assim, nada impede nossa consciência de acessar nosso subconsciente que fica gritando: "Será que vc não está fazendo besteira?" Eu, assim como nosso colega (imagino que o pensamento não seja muito diferente do meu) contamos com a colaboração de todos para virar essa página de uma vez por todas. Enquanto investir não se tornar comum (como deixar dinheiro na poupança) ainda passarão inúmeras dúvidas e inseguranças em nossa cabeça. Tudo é questão de manter a consistência até se tornar corriqueiro.
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...