Jump to content

Pergunta

8 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
1 hora atrás, Bruno Patricio Silva Pontes disse:

Aproveitando as taxas em máximas históricas, seria uma boa pegar um tesouro 35 ou 40 ou 60 e tentar um boa remuneração com marcação a mercado? No pior dos cenários levar até o vencimento e usar como “ acúmulo de patrimônio protegido da inflação “? Pretendo por entre 10-20k e não preciso dessa grana no curto médio prazo( 10 anos)

Oi Bruno,

O investimento em Tesouro não deve ser feito esperando-se marcação a mercado.

Lembre-se de que ela só compensa se, à época do resgate, houver algum título que te traga mais rendimentos do que se você mantivesse seu título original até o vencimento.

Imaginar que "com certeza" vai rolar marcação a mercado é um exercício de futurologia que o buy & hold não faz, hehehe.

Veja que você disse que não precisa "no curto-médio prazo (10 anos)". Até aí beleza, mas quem garante que as taxas estarão boas neste prazo?

Reflita sobre isso, e invista no que for melhor para você, é claro - mas lembre-se de que a marcação a mercado pode ser um "bônus", mas não o motivo principal do investimento.

Espero ter ajudado!

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado
3 horas atrás, Bruno Patricio Silva Pontes disse:

Aproveitando as taxas em máximas históricas, seria uma boa pegar um tesouro 35 ou 40 ou 60 e tentar um boa remuneração com marcação a mercado? No pior dos cenários levar até o vencimento e usar como “ acúmulo de patrimônio protegido da inflação “? Pretendo por entre 10-20k e não preciso dessa grana no curto médio prazo( 10 anos)

Bom dia, @Bruno Patricio Silva Pontes !

Apenas complementando nossos amigos.

Marcação a mercado é uam antecipação de rentabilidade. Em outras palavras, isso quer dizer que vocÊ não vai ganhar dinheiro a mais. O que poderá acontecer é que você pode receber um dinheiro antes da hora que já iria receber em algum momento. Apenas para elucidar melhor, tomemos como exemplo um Tesouro Prefixado:

Comprei um título prefixado hoje a R$600 e daqui a 4 anos no vencimento ele irá valer R$1.000. Na teoria, no primeiro ano meu título estaria valendo R$700, no segundo R$800, no terceiro R$900 e no quarto e último que o vencimento será R$1.000.

Vamos imaginar que no segundo ano onde o título deveria já estar acumulado em R$800, dado a marcação a mercado ele está em R$900. Veja que estamos antecipando em 1 ano o valor de R$900. Esse é o efeito da marcação que podemos ter que além do valor é uma antecipação de rentabilidade. JAMAIS receberei um valor superior ao do vencimento antes do prazo. E essa lógica se aplciará também ao Tesouro IPCA+.

Além disso tem um efeito do reinvestimento do valor como dito pelo amigo @Matheus P S. Suponha que este título que eu investi no exemplo acima foi de 15%a.a. (percentual fictício). Se eu levar o título até o vencimento, é essa taxa de 15% que eu recebei. Se eu resgatar antes, qual seria o sentido de investir a uma taxa menor do que 15%? Nenhum. Eu estaria apenas realocando meu capital para render menos. Seria melhor deixar o dinheiro lá parado rendendo em cima da taxa contratada. A marcação só fará sentido se você antecipar a rentabilidade e junto disso reaplicar o dinheiro a uma rentabilidade maior para seguir fazendo com que os juros compostos trabalhem de forma mais eficiente.

Espero que agregue ao tema!

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
  • 0
Postado

Bom dia, @Eddy Paulini!

Bastante esclarecedor seu complemento, mas me permita discordar do que mencionou no último parágrafo...

Se você conseguir antecipar em 1 ano a rentabilidade do título, significa que ele rendeu a uma taxa acima do esperado, digamos, 20%. Mantendo a aplicação, para que seja atingido os R$ 1.000,00 no vencimento o título irá performar abaixo da média, ou seja, abaixo dos 15%a.a. Então é possível realocar em aplicação que renda, por exemplo 12%a.a., e ainda assim obter vantagem. Como tenho poucos meses de AUVP, por favor me corrija se eu estiver enganado. 

• Brabo 3
  • 0
Postado

cara, cabe na sua estrategia? todo questionamento no fim das contas se resume a isso ai

se vc tem sei la, 40% pra alocar em renda fixa e ta com 38% alocado... pq nao meter os outros 2% justamente pra isso?

nao vejo problema algum, tudo eh um simples depende

mas tem q ter nocao de como funciona, vc estudou?

• Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • 1
Postado
1 hora atrás, Alexandre Menezes De Souza Lima disse:

Bom dia, @Eddy Paulini!

Bastante esclarecedor seu complemento, mas me permita discordar do que mencionou no último parágrafo...

Se você conseguir antecipar em 1 ano a rentabilidade do título, significa que ele rendeu a uma taxa acima do esperado, digamos, 20%. Mantendo a aplicação, para que seja atingido os R$ 1.000,00 no vencimento o título irá performar abaixo da média, ou seja, abaixo dos 15%a.a. Então é possível realocar em aplicação que renda, por exemplo 12%a.a., e ainda assim obter vantagem. Como tenho poucos meses de AUVP, por favor me corrija se eu estiver enganado. 

Boa tarde, @Alexandre Menezes De Souza Lima !

Na prática o título rende um determinado percentual antes da hora. Um título jamais renderá tanto nominalmente quanto percentualmente algo maior do que no vencimento.

Tavlez fique mais claro abaixo:

marcao1.png.0655bc11fc31dc893100d2a7d1375f13.png

marcao2.png.d407af4d7de02bf0ba668f42d6a0af6b.png

marcao3.png.c779bedafd03c4d13c6d10d910bf6059.png

marcao4.png.765c21b93d69717a30db387a80def492.png

• Brabo 3
  • Me ajudou 1
  • Criar novo...