Jump to content

Pergunta

Postado

Bom dia pessoal, uma duvida, eu invisto no mercado americano com o ETF SCHD, que é um. ETF focado em empresas que pagam dividendos com consistencia, e possui em sua carteira, empresas como Coca cola, Chevron, Home Dpt, etc.

Porém, ao pagar esses dividendos, sou tributado em 30% de IR, e quero evitar esse problema, alguém conhece algum ETF, que possui uma estratégia semelhante, mas que seja de acumulacao, que reinvista os dividendos no ETF, e nao pague esse valor ao acionista? 

• Brabo 1

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 1
Postado
1 hora atrás, Pedro Henrique Padilha Portella Da Cruz disse:

Bom dia pessoal, uma duvida, eu invisto no mercado americano com o ETF SCHD, que é um. ETF focado em empresas que pagam dividendos com consistencia, e possui em sua carteira, empresas como Coca cola, Chevron, Home Dpt, etc.

Porém, ao pagar esses dividendos, sou tributado em 30% de IR, e quero evitar esse problema, alguém conhece algum ETF, que possui uma estratégia semelhante, mas que seja de acumulacao, que reinvista os dividendos no ETF, e nao pague esse valor ao acionista? 

Oi Pedro,

Até onde sei, nos EUA não há ETFs de acumulação. Os ETFs americanos são obrigados por lei a distribuir praticamente todos os dividendos e ganhos de capital aos seus cotistas. Esta obrigatoriedade decorre da regulamentação fiscal americana, que exige que os fundos de investimento regulamentados (RICs) distribuam pelo menos 90% dos seus rendimentos tributáveis. Ou seja, ocorre tributação obrigatória e os dividendos devem ser reinvestidos manualmente.

A diferença entre ETFs de acumulação e de distribuição só existe mesmo na Europa.

Se precisar de alguma dica em relação a ETFs europeus é só chamar.

Espero ter ajudado!

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
10 horas atrás, Matheus P S disse:

Oi Pedro,

Até onde sei, nos EUA não há ETFs de acumulação. Os ETFs americanos são obrigados por lei a distribuir praticamente todos os dividendos e ganhos de capital aos seus cotistas. Esta obrigatoriedade decorre da regulamentação fiscal americana, que exige que os fundos de investimento regulamentados (RICs) distribuam pelo menos 90% dos seus rendimentos tributáveis. Ou seja, ocorre tributação obrigatória e os dividendos devem ser reinvestidos manualmente.

A diferença entre ETFs de acumulação e de distribuição só existe mesmo na Europa.

Se precisar de alguma dica em relação a ETFs europeus é só chamar.

Espero ter ajudado!

Salve Matheus, seria bom ter alguma dica de alguns ETFs europeus, só conheco os americanos

• 1
Postado
3 horas atrás, Pedro Henrique Padilha Portella Da Cruz disse:

Salve Matheus, seria bom ter alguma dica de alguns ETFs europeus, só conheco os americanos

Oi Pedro,

"Você tem um minuto para ouvir a palavra?" 🤣

Cara, tem um monte. E praticamente todos são duplicados, no sentido de existirem os de acumulação e os de distribuição.

Por exemplo, tem o VUAA, que é igual ao IVV, mas para acumulação; e o VUSA, também igual ao IVV, mas de distribuição.

E aí, como falei, tem de tudo. É muita coisa mesmo.

No momento estou com VUAA, EXUS (mundo desenvolvido menos EUA), e EMIM (mercados emergentes). Em breve vou pegar 4GLD, que é um ETF que investe em ouro e tem taxa de administração zerada.

Pra dar uma olhada, sugiro o site justetf (ponto) com. Clique em "ETF Screener" no topo, e depois na próxima página, é só escolher aqueles que te interessam conforme os filtros do lado esquerdo da tela.

Em breve vou fazer uma postagem trazendo alguns para a galera.

Espero ter ajudado!

• Aí cê deu aula... 1
  • 1
Postado
On 19/06/2025 at 09:44, Pedro Henrique Padilha Portella Da Cruz disse:

Pelo que sei, se uma corporação resolvesse reinvestir os dividendos do ETF teria de pagar I.R da renda dela toda, e isso implicaria em anunciar retornos menores (pois a taxa não foi repassada aos acionistas) e esse ETF seria muito menos atrativo aos olhos dos investidores em geral.

Alguns ETFs retornam parte do investimento inicial ao invés do ganho, o que pode lhe conceder vantagem tributária, mas não sei lhe indicar algum. Sugiro que pesquise e faça os cálculos para entender quais lhe cabem melhor.

Como os amigos disseram, ETFs de acumulação vão ser mais comuns na Europa por causa dessas questões legais dos EUA.

Abraços.

• Aí cê deu aula... 1
  • Criar novo...