Jump to content

PEVIDENCIA PRIVADA


Recommended Posts

Alguém aqui tem previdencia privada? eu investi quando era novo em uma, lógico, oferecida por um bancão, 10 anos depois fui lá ver como estava essa situação.. quando vi que não tinha rendido praticamente nada arranquei todo o dinheiro, depois dessa experiência tenho realmente muito receio de fazer uma novamente. Como explicado pelo Raul na aula vejo mais sentindo em fazer minha propria carteira.. esse é o motivo de estar fazendo auvp rs. E também tenho muita duvida se vale a pena fazer para diversificação, mas um dos meus medos é diversificar demais e pulverizar a minha carteira.

e vocês, qual a opinião de vocês referente a previdência privada, acham que vale a pena ter como diversificação?
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Os que mais comentaram nesse tópico

DIAS POPULARES

Os que mais comentaram nesse tópico

Buenas... Eu trabalho em uma empresa do estado do PR e existe uma fundação que faz o plano de saúde e previdência privada dos funcionários que assim desejarem. No meu caso vale a pena (desde que o governo não meta a mão, né), pois eu posso aportar até 8\% do meu salário e a patrocinadora (empresa que eu trabalho) aporta o mesmo tanto. Então, de cara, já é um rendimento de 100\%. O problema é que eu acho que não é super confiável, pois já vimos vários escândalos (envolvendo compras mal feitas, desvios de verba) de fundações como esta que eu participo. Sei que a lei tem mudado para melhor, o que dificulta este tipo de ação. Por outro lado, a ação (desvio, compras mal feitas, etc) sempre foi fora da lei. Caso vc perceba que a tua previdência privada está ruim, migra para outra instituição. Faz portabilidade. No entanto, eu não faria disso um investimento. Melhor você mesmo cuidar dos investimentos do teu dinheiro. Pensar em longo prazo e segurança.
Link para compartilhar
Share on other sites

Existirem N emissores de Precidencia privada. Muitas tem performance bem. No geral previdência de bancões são ruins mesmo. Rendem abaixo de CDI.
Eu tenho uma mas que já parei de aportar faz tempo. Ela consistem em comprar cotas dos “melhores” fundos de investimento do mercado. Ela é bem agressiva, tinha uma rentabilidade muito acima do CDI, daí veio covid, agora tá apanhando feio. Hahaha…
Se você for pesquisar vai encontrar algumas que investem 100\% em renda fixa ou 70\% renda fixa e o restante em variável. Da pra fazer escolha legais de acordo com sua estratégia.
Na minha opinião vale mais a pena por causa de alguns benéficos. Como o de abater imposto de renda ou imposto 0 no caso de herança.
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu acho que pra quem ainda tem bastante tempo pra usufruir da previdência privada e é disciplinado financeiramente com investimentos, vale mais apena construir a própria carteira. A menos que você faça a declaração completa do IR e consiga abater praticamente total o valor do seu aporte na previdência com os 12\% de abatimento.
Do contrário acho que não é um produto que agregue muito valor. Mas vai dá realidade de cada um, sempre vale a análise cautelosa dos cenários.
Lauro Garcia Da Silva Chegou a ver a regra desse aporte complementar da empresa que você trabalha? Eu trabalho em uma empresa do Governo do PR e também tem esse aporte complementar, ao começar a trabalhar na empresa entrei na previdência privada. Porém ao adquirir mais conhecimento em investimentos fui ler e analisar melhor as condições da previdência, e esse aporte complementar da empresa NÃO entrava junto com o montante aportado na geração de juros compostos, ou seja, no final do plano pra você receber o benefício da previdência existiam 3 regras diferentes pro cálculo do benefício, apenas em uma delas, era considerado o valor final como o valor total que você havia aportado até o momento + 100\% desse valor por parte da empresa + os juros gerados até o momento dos seus aportes, e claro na regra que não seria a melhor escolha pro meu caso. Após pensar por um tempo resolvi sair do plano e fazer minha própria carteira. Não estou afirmando que é o mesmo cenário pra todos, mas acho que vale o alerta pra dar uma olhada nas regras e nas letras miúdas desses planos e aportes complementares da empresa.
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia Pedro, tudo bem!?
Eu estava no mesmo empasse algumas semanas atrás. Assim como o Lauro, eu também tenho uma Previdência em conjunto com a empresa que trabalho atualmente (eu faço aportes de 4\% e a empresa adiciona mais 2\%).
O meu objetivo com a previdência não é diversificar, mas fazer uma "poupança" para meu futuro filho(a) fazer o que bem entender com ele (espero que seja investir rsrs), e de quebra, consigo abater parte do imposto de renda, já que se trata de uma PGBL.
Link para compartilhar
Share on other sites

Sendo direta com a sua pergunta: não.
Se o objetivo é somente diversificação, acho que temos hoje no mercado e principalmente depois desse curso e acesso a ISAex, opções muito melhores pra diversificar. Mesmo porque, Prev Privada nem é um investimento, é um SEGURO.
Então, analise se, como seguro, faz sentido pra você.
Analise as vantagens, o próprio Raul comentou algumas vantagens na aula.
Link para compartilhar
Share on other sites

Existem diversos fundos de previdencia. Alguns muito bons, como o SuperPrev que foi idealizado pela Luciana Seabra e vez ou outra reabre para captação na XPI. Outros nem tanto, como o da Caixa ou do BB. Para se ter uma idéia, o fundo SuperPrev abriu neste ano e em menos de 2 dias fechou porque já tinha captado muito mais do que tinha planejado.
Link para compartilhar
Share on other sites

Fala pessoal, bacana o tópico. Também possuo prev privada, que também tinha aporte de patrocinador (7\%) pelo menos até eu sair da empresa no ano passado. Como essa previdencia performa razoavelmente ok (126\% CDI comparando os ultimos 10 anos), a mantenho como parte da diversificação em geral em função do desconto regressivo de IR, abatendo os valores até que a taxa de saída zere (46 anos no caso dessa previdencia). Dessa forma vejo um retorno baixo (126\% CDI + menor IR), portanto mais seguro, e que apenas compõe parte da diversificação da carteira. O que acham?
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...