Jump to content
  • 0

Sugestões para melhorar

Pergunta

Postado

Pessoal, estou em uma fase que me liguei em muitos erros em diversos pontos da vida. Sempre foquei só em trabalho (não pela parte financeira, mas me esforçar para ser a melhor no que faço e as pessoas verem isso, que "sou diferenciada" - eu sei, ilusão). Em alguns pontos estou melhorando (lentamente, mas indo); mas no âmbito de amizade estou meio perdida, gostaria de sugestões de como fazer novas amizades (os ambientes que estou incluida nesse momento de vida não favorecem nesse ponto e ainda não consegui achar um hobbie também para facilitar isso). 

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Acho muito valioso esse momento em que a gente começa a enxergar com mais clareza alguns padrões e decide mudar. Sobre amizades, sei que pode ser difícil, principalmente quando os ambientes que a gente frequenta não favorecem isso. Uma coisa que pode ajudar é começar com passos pequenos, tentando se reaproximar de pessoas conhecidas ou colegas, mesmo que seja só pra um café, sem grandes expectativas. Às vezes, também vale a pena explorar novos espaços de forma leve — fazer um curso rápido, alguma atividade em grupo ou até voluntariado pode ser uma boa forma de conhecer gente nova. Existem também aplicativos e grupos online que facilitam essas conexões.. E algo que aprendi com o tempo: as conexões mais sinceras vêm quando a gente se permite ser autêntico, sem tentar provar nada. Se sentir vontade, buscar apoio terapêutico também pode ser um passo importante pra lidar com essas exigências internas que, muitas vezes, nos afastam dos outros. Já é muito significativo o fato de você estar olhando pra tudo isso com tanta consciência e carinho. Você está no caminho. Boa sorte! 

• Brabo 1
  • 0
Postado
12 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Pessoal, estou em uma fase que me liguei em muitos erros em diversos pontos da vida. Sempre foquei só em trabalho (não pela parte financeira, mas me esforçar para ser a melhor no que faço e as pessoas verem isso, que "sou diferenciada" - eu sei, ilusão). Em alguns pontos estou melhorando (lentamente, mas indo); mas no âmbito de amizade estou meio perdida, gostaria de sugestões de como fazer novas amizades (os ambientes que estou incluida nesse momento de vida não favorecem nesse ponto e ainda não consegui achar um hobbie também para facilitar isso). 

To meio corrido hoje, então vai uma resposta um pouco mais direta.

Como vc mesma percebeu, talvez essa situação seja decorrente de um foco grande no trabalho e na vida profissional, e que hoje vc reconhece como exagerado.

Acho que a dica do @Erik Shine de começar retomando amizades que ficaram pelo caminho é o melhor a se fazer num primeiro momento. E com certeza vai te trazer muita satisfação.

Mas de uma forma mais genérica, tudo na vida é priorização. Pra que estas coisas voltem a surgir na sua vida, vc precisa abrir espaço pra elas. E eu acredito que tudo que fazemos para a nossa satisfação pessoal nos faz mais abertos e "atraentes"

Então... cuide-se! Permita-se! Faça passeios, uma viagem, busque alguns lazeres, a idéia do Hobby tbm é legal! Tudo isso vai começar a mudar o padrão das coisas ao seu redorl.

• Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
12 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Passei por algo parecido, e o que tem me ajudado a criar novas amizades são hobbies novos  alguns que talvez funcionem pra você: corrida, alguma arte marcial, aqueles livros de colorir (não sei bem o nome, mas estão na moda), ir a parques, fazer trilhas, entre outros. Além disso, me inserir em ambientes diferentes tem feito muita diferença.

Mas, como os amigos comentaram, sempre vale a pena mandar uma mensagem para aqueles conhecidos ou amigos que você acabava deixando meio no vácuo no Instagram.
Acredite: eles provavelmente vão ficar felizes por você ter lembrado deles (experiência própria).

Não sei o quanto você curte sair para bares e festas, mas geralmente são ótimos lugares para conhecer gente nova  de boa qualidade… ou não kkk.

• Brabo 1
  • 0
Postado

Tenho um (ex)amigo que ficou dessa mesma forma. Bitolou em trabalho e estudo e se esqueceu das outras partes da vida. O problema é que isso acaba afastando as pessoas e quem está vivendo não percebe. Pode ser que em algum momento da vida isso faça falta.

Acho que na vida tudo tem seu tempo. Acredito que na infância/adolescência, na maioria das vezes, é onde criamos os laços mais fortes que carregamos ao longo da vida, e se nesse tempo estiver focado somente em outras coisas acaba passando e após esse período é tão difícil construir laços duradouros. Tudo é questão de saber equilibrar.

Acho muito válido o conselho dos colegas, de tentar refazer alguns laços (se forem pessoas agradáveis, é claro). E no mais, nunca é tarde pra começar algo novo.

O mais importante você já fez, que é enxergar que precisa dar uma desacelerada. Vai dar certo!

• Brabo 1
  • 1
Postado
13 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Anonimo, entendo perfeitamente isso, eu me mudei para minha cidade atual ha 2 decadas, e passei uns bons anos viajando , atendendo cliente, ttrabalhando cedo, tarde e noite, e com isso eu tenho poucas amizades, ainda tenho, mas hoje eu procuro conhecer a galera aqui da AUVP pq acho um ambiente fantastico (ja fiz varios amigos de vida aqui desde 2022), e aqui n aminha cidade eu faço Crossfit ha algum tempo (desde 2017) e  é um ambiente em que conheco muitas pessoas diferentes...

Ademais te indico marcar um bate papo com algum conselheiro, é um papo totalmente individual e tranquilo , voce pode escolher o Conselheiro e agendar, enfim vale a pena. vamso mudar isso, de o primeiro passo e venha agendar com um conselheiro

• Brabo 2
  • 0
Postado
19 horas atrás, Convidado Anônimo disse:

Oi anônima! (assumo isso por usar adjetivos femininos)

Primeiramente, parabéns pelo esforço e por ter se ligado nesses erros. Muitas pessoas sequer chegam nisso.

Acho que todas as dicas dos colegas estão muito boas, e minha sugestão ia ser a mesma do @Henrique Magalhães de checar o programa de conselheiros da AUVP. São pessoas muito inteligentes e atenciosas que vão te ouvir e oferecer novas perspectivas muito valiosas.

Abraço.

• Brabo 1
  • Criar novo...