Anônimo Postado Quinta-feira às 00:35 Postado Quinta-feira às 00:35 🚨 Oportunidade ou furada? Preciso da opinião de vocês. Um grande amigo meu quer vender o apartamento dele pra comprar um carro e me ofereceu um acordo bem flexível: 💰 Entrada de R$ 30.000,00 📜 Transferência imediata pro meu nome 📆 E o restante eu pagaria do jeito que eu conseguir, parcelado direto com ele. O problema é que esses 30 mil estão hoje aplicados nos meus investimentos (ações, fundos, etc.) – e eu teria que sacar tudo pra dar essa entrada. Não é todo dia que aparece um acordo assim… mas também não sei se vale a pena abrir mão dos meus investimentos agora. tudo feito com contrato e advogado pra não ter erro O que vocês acham? Vocês entrariam nessa? Ou esperariam uma chance melhor?
2 Post popular Narlubia Prada Postado Quinta-feira às 13:29 Post popular Postado Quinta-feira às 13:29 Querido anônimo, tenho medo de grandes oportunidades, mas vamos lá: 1) O imóvel está com a certidão de nada consta em dia? Verificou os impostos pagos na prefeitura? 2) Se o imóvel for em um condomínio, pegou a certidão de quitação, onde o condomínio afirma que não há débitos em aberto? 3) Consultou o site da justiça trabalhista para ver se não há processos contra o atual proprietário? Imagina se esse imóvel é o único bem de alguém que está com uma dívida trabalhista em vias de execução? 4) Consultou o site da justiça estadual do local onde o imóvel está situado ou do local onde o vendedor reside, para saber se há processos de conhecimento acerca de possível dívida ou processos de execução? 5) Consultou no cartório se o imóvel está devidamente regularizado, se há escritura ou se é um imóvel sem documentação? Você pode ou não estar disposto a comprar um imóvel não regularizado, isso é uma decisão sua, mas é importante saber essa informação. 6) O imóvel, presumo eu, já está quitado pelo vendedor. Não há nenhuma penhora em andamento e nenhuma pendência de financiamento, você já conferiu? 7) O imóvel é residencial? Existem moradores nesse imóvel? 8) O imóvel é em uma área que de acordo com os dados está com valorização/expansão imobiliária? 9) Há algum projeto de bem feitoria pública para a região? Ou seja, alguma praça a ser construída ou algum comércio interessante a ser instalado ou coisas do gênero? 10) Há algum projeto para a região que trará alguma externalidade ruim, como por exemplo uma obra de uma boate que trará barulho para a região ou uma mudança no trânsito que complicará o acesso ao imóvel? 11) Já visitou ao dia, a noite, quando chove? Tudo ok, sem alagamentos, a prefeitura cuida, não é uma área abandonada como a parte de trás de um shopping que pode atrair um fluxo indesejado de usuários de crack ou algo nesse sentido? 12) Fez seu orçamento / fluxo de caixa? Você conseguiria arcar com o pagamento sem sacrificar a saúde financeira da sua família? 13) Comparou os rendimentos do seu dinheiro investido X a oportunidade que se aproxima? Você teria ganhos financeiros? 14) Esse imóvel seria de média liquidez? 15) O dinheiro investido é investimento ou reserva de emergência? Acredito que as respostas para esses questionamentos acima te nortearão acerca da melhor decisão. A melhor decisão nem sempre envolve apenas aspectos financeiros, principalmente quando se trata de um imóvel. 2 1 8
0 Antonio De Matos Teixeira Neto Postado Quinta-feira às 14:50 Postado Quinta-feira às 14:50 14 horas atrás, Convidado Anônimo disse: 🚨 Oportunidade ou furada? Preciso da opinião de vocês. Um grande amigo meu quer vender o apartamento dele pra comprar um carro e me ofereceu um acordo bem flexível: 💰 Entrada de R$ 30.000,00 📜 Transferência imediata pro meu nome 📆 E o restante eu pagaria do jeito que eu conseguir, parcelado direto com ele. O problema é que esses 30 mil estão hoje aplicados nos meus investimentos (ações, fundos, etc.) – e eu teria que sacar tudo pra dar essa entrada. Não é todo dia que aparece um acordo assim… mas também não sei se vale a pena abrir mão dos meus investimentos agora. tudo feito com contrato e advogado pra não ter erro O que vocês acham? Vocês entrariam nessa? Ou esperariam uma chance melhor? Eu não faria. Se vc tem investimentos em ações, fundos...provavelmente é para o LONGO PRAZO, não tava acumulando para esse objetivo. E assim 30k de entrada, e qntas parcelas a mais? de qual valor? sem juros? Vc precisa desse bem agora? Vc já tem outro imóvel? Lembre-se um apartamento, tem condomínio, IPTU, fora taxa de transferência e outras questões.
0 Thiago M Borges Postado Quinta-feira às 15:28 Postado Quinta-feira às 15:28 Eu preferiria pegar os 30mil emprestado que liquidar as operações kkk Depois de passar em todo o crivo que o colega majestosamente elencou, vê se consegue outro amigo parceiro que nem esse pra pegar 30k sem juros parceladinho. Por mais que possa parecer brincadeira eu comprei a chave de um apartamento assim, pedindo emprestado pra 3 brother e pro meu pai kkkkk
0 Bruno Alex Pereira Rodrigues Postado Quinta-feira às 15:47 Postado Quinta-feira às 15:47 15 horas atrás, Convidado Anônimo disse: 🚨 Oportunidade ou furada? Preciso da opinião de vocês. Um grande amigo meu quer vender o apartamento dele pra comprar um carro e me ofereceu um acordo bem flexível: 💰 Entrada de R$ 30.000,00 📜 Transferência imediata pro meu nome 📆 E o restante eu pagaria do jeito que eu conseguir, parcelado direto com ele. O problema é que esses 30 mil estão hoje aplicados nos meus investimentos (ações, fundos, etc.) – e eu teria que sacar tudo pra dar essa entrada. Não é todo dia que aparece um acordo assim… mas também não sei se vale a pena abrir mão dos meus investimentos agora. tudo feito com contrato e advogado pra não ter erro O que vocês acham? Vocês entrariam nessa? Ou esperariam uma chance melhor? Antes de decidir, vale destrinchar os prós, contras e alternativas desse negócio – afinal, nem todo “acordo flexível” significa oportunidade de ouro. 1. Pontos positivos Transferência imediata do apartamento para o seu nome, com entrada “baixinha” de R$ 30 000. Contrato e advogado já alinhados, o que reduz (mas não elimina) riscos jurídicos. Se o preço do apartamento estiver abaixo do valor de mercado, pode ser um desconto interessante. 2. Riscos e custos ocultos Custo de oportunidade Esses R$ 30 000, hoje aplicados em ações e fundos, podem render talvez 8–10 % a.a. (mas da elevar isso a 12% a 14% com bons estudos) (~R$ 2 400–3 000/ano). Ao sacar tudo, você abre mão desse rendimento. Liquidez e imobilização de capital Imóvel é pouco líquido: se você precisar de caixa, vender poderá levar meses—e talvez com desconto. Valor total, despesas e financiamento Qual o preço final do apartamento? Você sabe quanto “resta pagar” e em que prazo? Além da entrada, virão custos de ITBI, escritura, registro, e eventuais reformas ou condomínio atrasado. Parcelamento direto x juros de mercado Seu amigo pode cobrar taxa implícita (juros embutidos) no parcelamento. Compare com uma hipoteca bancária ou CDC imobiliário: muitas vezes a taxa do banco fica abaixo de 8–10 % a.a. 3. Checklist antes de “fechar” Avaliação de mercado: faça uma cotação em imobiliárias ou use sites de referência (por m² na mesma região). Laudo de vistoria e certidões: verifique dívida de condomínio, IPTU, garantias de uso, possíveis ônus no cartório. Fluxo de pagamento: detalhe o cronograma de cada parcela, valor, eventuais correções (IGP-M, IPCA, juros fixos?). Impacto no seu orçamento: simule um mês “pior” (imprevistos, queda na bolsa, ferroou no emprego) e veja se cabe essa despesa. Minha visão resumida Se esse apartamento estiver com preço substancialmente abaixo do mercado, e o parcelamento for a juro realmente zero ou próximo disso, pode valer a pena considerar um bate-volta rápido (só o suficiente para captar a “oportunidade” antes que outra pessoa apareça). Se for preço de tabela ou o contrato embutir juros razoáveis, liquidar toda a sua carteira para esse fim tende a ser uma furada: você perde rendimento, abre mão de liquidez e assume todos os custos extras do imóvel. Peça ao seu amigo o laudo de avaliação e as certidões negativas. Compare com duas ou três ofertas de financiamento num banco. Só então decida se vale a pena sacar os R$ 30 000 ou se é melhor financiar e manter seu portfólio trabalhando para você. Com essas informações em mãos, você terá muito mais clareza se é o negócio certo… ou se vale a pena esperar outra oportunidade.
0 Bolívar Luiz Postado Quinta-feira às 21:31 Postado Quinta-feira às 21:31 8 horas atrás, Narlubia Prada disse: Querido anônimo, tenho medo de grandes oportunidades, mas vamos lá: 1) O imóvel está com a certidão de nada consta em dia? Verificou os impostos pagos na prefeitura? 2) Se o imóvel for em um condomínio, pegou a certidão de quitação, onde o condomínio afirma que não há débitos em aberto? 3) Consultou o site da justiça trabalhista para ver se não há processos contra o atual proprietário? Imagina se esse imóvel é o único bem de alguém que está com uma dívida trabalhista em vias de execução? 4) Consultou o site da justiça estadual do local onde o imóvel está situado ou do local onde o vendedor reside, para saber se há processos de conhecimento acerca de possível dívida ou processos de execução? 5) Consultou no cartório se o imóvel está devidamente regularizado, se há escritura ou se é um imóvel sem documentação? Você pode ou não estar disposto a comprar um imóvel não regularizado, isso é uma decisão sua, mas é importante saber essa informação. 6) O imóvel, presumo eu, já está quitado pelo vendedor. Não há nenhuma penhora em andamento e nenhuma pendência de financiamento, você já conferiu? 7) O imóvel é residencial? Existem moradores nesse imóvel? 8) O imóvel é em uma área que de acordo com os dados está com valorização/expansão imobiliária? 9) Há algum projeto de bem feitoria pública para a região? Ou seja, alguma praça a ser construída ou algum comércio interessante a ser instalado ou coisas do gênero? 10) Há algum projeto para a região que trará alguma externalidade ruim, como por exemplo uma obra de uma boate que trará barulho para a região ou uma mudança no trânsito que complicará o acesso ao imóvel? 11) Já visitou ao dia, a noite, quando chove? Tudo ok, sem alagamentos, a prefeitura cuida, não é uma área abandonada como a parte de trás de um shopping que pode atrair um fluxo indesejado de usuários de crack ou algo nesse sentido? 12) Fez seu orçamento / fluxo de caixa? Você conseguiria arcar com o pagamento sem sacrificar a saúde financeira da sua família? 13) Comparou os rendimentos do seu dinheiro investido X a oportunidade que se aproxima? Você teria ganhos financeiros? 14) Esse imóvel seria de média liquidez? 15) O dinheiro investido é investimento ou reserva de emergência? Acredito que as respostas para esses questionamentos acima te nortearão acerca da melhor decisão. A melhor decisão nem sempre envolve apenas aspectos financeiros, principalmente quando se trata de um imóvel. Excelentes questionamentos, @Narlubia Prada! 1
0 Henrique Magalhães Postado 19 horas atrás Postado 19 horas atrás On 25/06/2025 at 21:35, Convidado Anônimo disse: 🚨 Oportunidade ou furada? Preciso da opinião de vocês. Um grande amigo meu quer vender o apartamento dele pra comprar um carro e me ofereceu um acordo bem flexível: 💰 Entrada de R$ 30.000,00 📜 Transferência imediata pro meu nome 📆 E o restante eu pagaria do jeito que eu conseguir, parcelado direto com ele. O problema é que esses 30 mil estão hoje aplicados nos meus investimentos (ações, fundos, etc.) – e eu teria que sacar tudo pra dar essa entrada. Não é todo dia que aparece um acordo assim… mas também não sei se vale a pena abrir mão dos meus investimentos agora. tudo feito com contrato e advogado pra não ter erro O que vocês acham? Vocês entrariam nessa? Ou esperariam uma chance melhor? Se você tivesse os 30 mil e tivesse renda que justifique parcelar e pagar seu amigo depois , sim! se você fizer com sua situação atual vai acabar perdendo o amigo , e estranho o cara já passar no seu nome sem finalizar o pagamento total , normalmente se faz contrato de gaveta pra isso ! é amigo mesmo ou ele viu que você tem os 30 mil pra sacar ? amigo amigo , negócio a parte ! 1
0 Mikhail Koslowski Postado 19 horas atrás Postado 19 horas atrás isso tem cara de golpe, cheiro de golpe e anda igual golpe. mas o amigo é seu, então avalie tudo o que já te mandaram aí de sugestão e pense bem no que vai fazer por que pode acabar perdendo 30k, o ap e o amigo. no mínimo isso é um rolo bem enrolado. 2
0 Artur Barbosa Postado 19 horas atrás Postado 19 horas atrás On 25/06/2025 at 21:35, Convidado Anônimo disse: 🚨 Oportunidade ou furada? Preciso da opinião de vocês. Um grande amigo meu quer vender o apartamento dele pra comprar um carro e me ofereceu um acordo bem flexível: 💰 Entrada de R$ 30.000,00 📜 Transferência imediata pro meu nome 📆 E o restante eu pagaria do jeito que eu conseguir, parcelado direto com ele. O problema é que esses 30 mil estão hoje aplicados nos meus investimentos (ações, fundos, etc.) – e eu teria que sacar tudo pra dar essa entrada. Não é todo dia que aparece um acordo assim… mas também não sei se vale a pena abrir mão dos meus investimentos agora. tudo feito com contrato e advogado pra não ter erro O que vocês acham? Vocês entrariam nessa? Ou esperariam uma chance melhor? Pergunte para seu eu do futuro se esses 30k rendendo o tanto que pode render até lá se vai fazer a diferença. Lembre-se do 80-20! Você estava procurando apartamento? Não tem onde morar hoje e precisa comprar? Muitas dúvidas...
0 Gustavo Queiroz Lima Postado 19 horas atrás Postado 19 horas atrás On 25/06/2025 at 21:35, Convidado Anônimo disse: 🚨 Oportunidade ou furada? Preciso da opinião de vocês. Um grande amigo meu quer vender o apartamento dele pra comprar um carro e me ofereceu um acordo bem flexível: 💰 Entrada de R$ 30.000,00 📜 Transferência imediata pro meu nome 📆 E o restante eu pagaria do jeito que eu conseguir, parcelado direto com ele. O problema é que esses 30 mil estão hoje aplicados nos meus investimentos (ações, fundos, etc.) – e eu teria que sacar tudo pra dar essa entrada. Não é todo dia que aparece um acordo assim… mas também não sei se vale a pena abrir mão dos meus investimentos agora. tudo feito com contrato e advogado pra não ter erro O que vocês acham? Vocês entrariam nessa? Ou esperariam uma chance melhor? Acho que ta "bom demais pra ser verdade". Você vai mandar pra ele 30 mil reais e todo o restante vai parcelar do jeito que vc conseguir, sem juros nenhum, direto com ele? Qual o restante? Esses 30 mil que você tem aplicado equivalem a quanto tempo de investimentos? Se você ta a 2 anos juntando esses 30 mil e vai dar de entrada em um apartamento que você não precisa (ou precisa? Você não especificou se tem casa própria) e depois vai ter o resto do custo ainda, que pode ser 200, 300 mil (você também não especificou), pode ser uma grande furada pra você.
0 Gabriel Silva De Brito Postado 5 horas atrás Postado 5 horas atrás On 25/06/2025 at 21:35, Convidado Anônimo disse: Um grande amigo meu quer vender o apartamento dele pra comprar um carro responsabilidade: ZERO On 25/06/2025 at 21:35, Convidado Anônimo disse: Não é todo dia que aparece um acordo assim esta frase sempre me da medo, geralmente algo ruim acontece depois. On 25/06/2025 at 21:35, Convidado Anônimo disse: 📜 Transferência imediata pro meu nome verifica bem isso ai, uma coisa é ir no cartório e assinar um papel, outra coisa é chegar com o papel assinado no REGISTRO DE IMOVEIS e estar tudo certo transferência de imóvel é complicada, tem que consultar muita coisa pra ter certeza que não vai aparecer depois alguma divida de algum processo judicial, ou uma penhora. nunca vi ninguém transferir imóvel sem receber todo o valor. On 25/06/2025 at 21:35, Convidado Anônimo disse: 📆 E o restante eu pagaria do jeito que eu conseguir, parcelado direto com ele. rapaz essa proposta ai só de pai pra filho, está parecendo bom demais pra ser verdade em, não quero ser pessimista, mas me parece que tem algo muito errado com esse apartamento, alguma divida, posso estar errado, mas eu verificaria muito bem pra não ter risco depois. Bom vamos ao que interessa: já verificou qual valor mensal do condomínio? tem lugares que o valor é salgado, chega dar medo. este imóvel esta em boas condições ou você terá que reformar ele? o imóvel fica em uma área boa? qual seu objetivo com este imóvel? morar nele? alugar? se você mora de aluguel: vai valer a pena financeiramente comprar o imóvel? você vai pagar menos do que pagaria de aluguel ou um valor próximo? ou você vai sacrificar todo seu suado dinheiro e passar aperto? se você já mora em imóvel próprio: você consegue alugar o imóvel por um bom valor? vai conseguir usar o aluguel para pagar as parcelas? ou vai ter que completar do seu bolso todo mês?
Pergunta
Anônimo
🚨 Oportunidade ou furada? Preciso da opinião de vocês.
Um grande amigo meu quer vender o apartamento dele pra comprar um carro e me ofereceu um acordo bem flexível:
💰 Entrada de R$ 30.000,00
📜 Transferência imediata pro meu nome
📆 E o restante eu pagaria do jeito que eu conseguir, parcelado direto com ele.
O problema é que esses 30 mil estão hoje aplicados nos meus investimentos (ações, fundos, etc.) – e eu teria que sacar tudo pra dar essa entrada.
Não é todo dia que aparece um acordo assim… mas também não sei se vale a pena abrir mão dos meus investimentos agora.
tudo feito com contrato e advogado pra não ter erro
O que vocês acham? Vocês entrariam nessa? Ou esperariam uma chance melhor?
Top Posters For This Question
1
1
1
1
DIAS POPULARES
26/Jun
6
27/Jun
4
28/Jun
1
Top Posters For This Question
Narlubia Prada 1 post
Thiago M Borges 1 post
Antonio De Matos Teixeira Neto 1 post
Bruno Alex Pereira Rodrigues 1 post
DIAS POPULARES
26/Jun 2025
6 posts
27/Jun 2025
4 posts
28/Jun 2025
1 post
Os mais famosos desse tópico
Narlubia Prada
Querido anônimo, tenho medo de grandes oportunidades, mas vamos lá: 1) O imóvel está com a certidão de nada consta em dia? Verificou os impostos pagos na prefeitura? 2) Se o imóvel for em um
Mikhail Koslowski
isso tem cara de golpe, cheiro de golpe e anda igual golpe. mas o amigo é seu, então avalie tudo o que já te mandaram aí de sugestão e pense bem no que vai fazer por que pode acabar perdendo 30k,
Bolívar Luiz
Excelentes questionamentos, @Narlubia Prada!
10 respostas para essa pergunta
Recommended Posts