Jump to content
  • 1

ETFs que não distribuem dividendos e reinveste em si mesmo. (AUVP11)

Pergunta

Postado (edited)

Bom dia, esse tipo de etf reinveste em si mesmo e não distribui dividendos.

Pelo que vi, o AUVP11 só fará o rebalancemento da carteira 1 vez ao ano em abril, isso significa que os dividendos ficam em caixa "parados" até essa data?

Outra dúvida relacionado a isso é, se o etf só faz o rebalanceamento 1 vez ao ano significa que suas cotas só serão valorizadas 1 vez ao ano? Já que o Raul disse que existe um sistema no mercado para manter o preço da cota beirando o valor inicial de $100, ou esse sistema é apenas nos dias iniciais?

Editado por Jean Ribeiro#2088
  • Brabo 3

Recommended Posts

• 1
Postado
27 minutes ago, Jean Ribeiro#2088 disse:

Pelo que vi, o AUVP11 só fará o rebalancemento da carteira 1 vez ao ano em abril, isso significa que os dividendos ficam em caixa "parados" até essa data?

Bom dia! Os dividendos serão reinvestidos comprando mais cotas dentro das proporções previamente definidas.

O balanceamento que será feito 1 vez ao ano é para ajustar os percentuais de cada ativo, possíveis adições e remoções.

• Brabo 4
  • 0
Postado
19 minutes ago, Jean Ribeiro#2088 disse:

Outra dúvida relacionado a isso é, se o etf só faz o rebalanceamento 1 vez ao ano significa que suas cotas só serão valorizadas 1 vez ao ano? Já que o Raul disse que existe um sistema no mercado para manter o preço da cota beirando o valor inicial de $100, ou esse sistema é apenas nos dias iniciais?

Boa pergunta. Eu não mexia com ETFs até entrar para  a AUVP então ainda é algo novo para mim.

Também gostaria de saber como vai funcionar na prática esse reinvestimento de dividendos. Como ele influencia no preço da cota ao longo do tempo?

Isso está gerando um pouco de confusão na minha cabeça pois sempre achei que esse tipo de gestão (gestão de caixa) fosse exclusiva dos fundos de investimentos.

Seriam então os ETFs um tipo de fundo de investimento, só que com regras mais definidas sobre os ativos (replicamos o indice X) ou não tem nada a ver?

• Brabo 2
  • 0
Postado

Olá pessoal,

Existem diferentes tipos de ETFs. Passivos e ativos por exemplo: (passivo - segue um índice. Ativo - é gerenciado e movimentado de acordo com uma estratégia do gestor). Ambos tipos cobram uma taxa de ADM para gerir o fundo.

O AUVP11 segue a metodologia da AUVP através do índice criado. A lâmina com as empresas q compõem o ativo e a metodologia podem ser visto no site do fundo.

Investir os dividendos no próprio fundo significa usar os dividendos pra comprar mais cotas por exemplo. Sempre usar os dividendos pra algo q fortalece o fundo. @Jean Ribeiro#2088 e no caso da cota valorizar, ela oscila diariamente, já q é um ativo q oscila a mercado. Renda variável. Tá na B3. Como uma ação por exemplo.

• Brabo 2
  • 0
Postado
2 horas atrás, Jean Ribeiro#2088 disse:

Não existe sistema pra balancear. Eh simplesmente alguém vendendo ou comprando mtas cotas pra botar o preço onde ele quer.

Da uma estudada em como funciona livro de ordem.

Provavelmente o q o Raul quis dizer eh q a pessoa iria vender mtas cotas a 100 pra puxar o preço pra baixo

Uma coisa q todo mundo tem q decorar

1. Ordens mais caras tem preferência de compra

2. Ordens mais baratas tem preferência nas vendas

• Brabo 3
  • 0
Postado
5 horas atrás, Jean Ribeiro#2088 disse:

Como os colegas disseram, o reinvestimento de dividendos é automático vai ser feito para manter as proporções no ETF conforme algumas empresas se valorizam mais ou menos que outras ao longo do ano.

O rebalanceamento anual se refere ao monitoramento do desempenho do índice de referência.

• Brabo 2
  • 0
Postado

Olá pessoal! Tenho uma dúvida por que não entendi direito o intuito de um ETF que reinveste os dividendos.
Para uma pessoa na fase de viver de renda, como funcionaria? 
E para uma pessoa em fase de acumulação? Em que momento ela viria a vantagem de utilizar um ETF se ele reinveste os dividendos? Não sei se ficou claro minha colocação, mas no futuro, quando chegar a minha fase de viver de renda, eu teria que vender as minhas cotas no ETF?

• Brabo 2
  • 0
Postado
52 minutes ago, Guilherme Villela Vieira Ribeiro disse:

Olá pessoal! Tenho uma dúvida por que não entendi direito o intuito de um ETF que reinveste os dividendos.

Fala, @Guilherme Villela Vieira Ribeiro! :)

54 minutes ago, Guilherme Villela Vieira Ribeiro disse:

Para uma pessoa na fase de viver de renda, como funcionaria? 

Pra uma pessoa na fase de viver de renda, não funcionaria. rsrs É um ETF de acumulação.

54 minutes ago, Guilherme Villela Vieira Ribeiro disse:

E para uma pessoa em fase de acumulação? Em que momento ela viria a vantagem de utilizar um ETF se ele reinveste os dividendos? Não sei se ficou claro minha colocação, mas no futuro, quando chegar a minha fase de viver de renda, eu teria que vender as minhas cotas no ETF?

Mas uma pessoa em fase de acumulação tem justamente de usar os dividendos para reinvestir e o ETF faz isso automaticamente. Dividendos providos de ETFs são tributados no Brasil, então não compensa investir num ETF esperando receber dividendos sendo que em outros tipos de ativos essa distribuição é isenta.

• Brabo 3
  • 0
Postado
23 minutes ago, Bolívar Luiz disse:

Pra uma pessoa na fase de viver de renda, não funcionaria. rsrs É um ETF de acumulação.

Mas uma pessoa em fase de acumulação tem justamente de usar os dividendos para reinvestir e o ETF faz isso automaticamente. Dividendos providos de ETFs são tributados no Brasil, então não compensa investir num ETF esperando receber dividendos sendo que em outros tipos de ativos essa distribuição é isenta.

@Bolívar Luiz A dúvida do Guilherme descreveu bastante a minha, principalmente por ainda não ter estudado sobre. Então esse ETF só vai gerar o retorno pro investidor somente quando o mesmo vender no futuro, ganhando na valorização do mesmo?

• Brabo 2
  • 0
Postado
30 minutes ago, Bolívar Luiz disse:

Perfeito. O que não está entrando na minha cabeça: "Se eu quero viver de rendimento no futuro, para que eu vou aportar em ativo que não me dá dividendo no futuro?" 

Sim, eu entendi que para acumulação é ótimo, mas quando chegar na minha vez de viver de dividendo, o que eu faço com o ETF? Vendo ele?

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Guilherme Villela Vieira Ribeiro disse:

Perfeito. O que não está entrando na minha cabeça: "Se eu quero viver de rendimento no futuro, para que eu vou aportar em ativo que não me dá dividendo no futuro?" 

Sim, eu entendi que para acumulação é ótimo, mas quando chegar na minha vez de viver de dividendo, o que eu faço com o ETF? Vendo ele?

@Guilherme Villela Vieira Ribeiro @Andre Luiz Alves De Souza Sim, na fase de viver de renda você vai começar a migrar seus investimentos mais para renda fixa, FIIs e como uma "pimentinha" algumas ações de empresas maduras pagadoras de dividendos.

De qualquer forma, uma forma de se pensar é que todo ativo só vai te dar "retorno" de fato quando usufruir do dinheiro para viver da renda, pois até lá você vai reinvestir qualquer ganho. A diferença é que o ETF está fazendo isso por vocês. 

• Brabo 1
  • 0
Postado
2 horas atrás, Andre Luiz Alves De Souza disse:

@Bolívar Luiz A dúvida do Guilherme descreveu bastante a minha, principalmente por ainda não ter estudado sobre. Então esse ETF só vai gerar o retorno pro investidor somente quando o mesmo vender no futuro, ganhando na valorização do mesmo?

exatamente....o retorno só com a venda 

• Brabo 3
  • 0
Postado
2 horas atrás, Guilherme Villela Vieira Ribeiro disse:

Amigo @Guilherme Villela Vieira Ribeiro, levando em consideração um cenário de tributação de dividendos para Pessoa Física, mudança na legislação, na fase de acumulação teríamos um benefício fiscal no ETF  que poderá ser compensado no futuro, mesmo que na fase de viver de renda precise vender um pouquinho pagando os tributos, atualmente 15% sobre o lucro.   

Enquanto a legislação sobre dividendos não mudar, considerarei o ETF como uma ação na carteira e caso mude, zero a nota no diagrama das minhas ações em comum do ETF e aumento os aportes no AUVP11. 

• Brabo 1
  • 0
Postado

@Bolívar Luiz o que acredito que deve estar gerando maior confusão no pessoal é sobre a citação que o Raul menciona que a intenção é que a cota se manterá a 100.

Se isto realmente acontecer, como teremos a valorização da cota? Por meio de bonificações ou desdobramentos?

Entendo que o intuito é que o ETF compre mais ações com estes dividendos e se valorize a longo prazo, aumentando a sua participação nas empresas, mas como se dará a valorização das cotas.

• 0
Postado
3 horas atrás, Guilherme Villela Vieira Ribeiro disse:

Só lembrando que o dividendo é descontado do valor da ação. Pela sua pergunta aqui, entendi que você acha interessante investir em ações pagadoras de dividendos desde já, mas o fato de ela pagar também pode desencadear um crescimento mais lento.

Como alguns colegas aí já falaram, você pode investir em ações/ETFs que não pagam dividendos e rebalancear a carteira quando decidir viver de renda. É por isso que normalmente as corretoras te fazem algumas perguntas para descobrir o seu perfil de investidor. Quando estiver vivendo de renda você terá um perfil conservador e esse tipo de perfil normalmente tem uma rentabilidade menor.

• 1
Postado
37 minutes ago, Otávio Augusto Guidini disse:

@Bolívar Luiz o que acredito que deve estar gerando maior confusão no pessoal é sobre a citação que o Raul menciona que a intenção é que a cota se manterá a 100.

Se isto realmente acontecer, como teremos a valorização da cota? Por meio de bonificações ou desdobramentos?

Entendo que o intuito é que o ETF compre mais ações com estes dividendos e se valorize a longo prazo, aumentando a sua participação nas empresas, mas como se dará a valorização das cotas.

@Otávio Augusto Guidini em que momento o Raul falou que a cota se manterá em R$100,00? Não faz sentido, o ETF segue o índice IAFD que foi criado com a metodologia da AUVP. O índice tem uma carteira teórica que vai oscilar conforme as ações oscilam na B3, então se hoje o IAFD oscilar +2% o valor da AUVP11 vai oscilar +2% também. Se no outro dia o IAFD oscilar -0,50% o valor da AUVP11 vai oscilar -0,50% também. É a mesma mecânica de qualquer ETF que segue um índice, como por exemplo o BOVA11 que segue o IBovespa. 

O que acontece é que tem agentes no Mercado que operam em grandes volumes arbitrando o valor da conta do AUVP11 para que oscile no mesmo percentual que o índice IAFD oscilou, por esta razão não há um descolamento entre ETF e seu índice.

E a valorização da cota se dará justamente pela valorização das ações que estão dentro do ETF, que são as mesmas ações que compõem o índice. Eu demorei para conseguir entender este funcionamento e por qual motivo o preço da cota não oscila descolando do índice, afinal os investidores estão comprando e vendendo, e nem sabem se o índice está subindo ou caindo.

Espero ter ajudado.

• Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
  • 0
Postado
23 minutes ago, Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo disse:

o mercado que "ditará". 

como faz com os demais ativos. da renda variável.

@Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo na verdade o mercado ditará indiretamente, pois não são as negociações das cotas de AUVP11 feitas entre os investidores que fará o preço das cotas se alterarem. Tem agentes operando volumes enormes "caçando" o centavo do descolamento de preço entre a cotação da AUVP11 e o índice IAFD. E o que afeta o IAFD é afetado diretamente pelas cotações das empresas que fazem parte da carteira teórica, então as negociações das empresas que compõem a carteira do índice IAFD.

Espero ter ajudado.

• 0
Postado
1 hour ago, Otávio Augusto Guidini disse:

Ele n quis dizer 100 na abertura?

De qqer modo a galera tem q estudar mais. De repente etf virou prioridade

• Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
  • 0
Postado
20 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Itallo Epaminondas De Queiroz Rêgo na verdade o mercado ditará indiretamente, pois não são as negociações das cotas de AUVP11 feitas entre os investidores que fará o preço das cotas se alterarem. Tem agentes operando volumes enormes "caçando" o centavo do descolamento de preço entre a cotação da AUVP11 e o índice IAFD. E o que afeta o IAFD é afetado diretamente pelas cotações das empresas que fazem parte da carteira teórica, então as negociações das empresas que compõem a carteira do índice IAFD.

Espero ter ajudado.

Isso. não deixa de ser o mercado!

• Criar novo...