Jump to content
  • 0

Fill


Rogerio Lima De Souza

Pergunta

20 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
34 minutes ago, Leonardo Grigorio Araujo disse:

O @Raul Sena fez um vídeo recentemente calculando a rentabilidade de cada tipo de FII ! 

Confira o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Iizot-cHbf4

No fim, os FIIs de papel acabam tendo um risco maior (vários CRIs e CRAs) compensando com uma rentabilidade média de 7,57%, ao tirar os fundos zerados chegamos ao valor médio de 10,74%.

Levando os 200k em consideração investidos nestes fundos de papel conseguimos chegar num potencial em retorno inicial de R$1.707,50 (p/mês). 

Em 10 anos seu montante total seria de R$ 554.721,74 sem considerar nenhum aporte.

Aportes de R$1.500 (se considerarmos aportes integrais referentes ao retorno dos juros seria bem mais, mas a força da preguiça me deixa inapto de fazer este cálculo para ti haha), resultam num total de R$ 866.337,40.

Mas lembrando, estes Fundos de Papel estão atrelados à contratos de renda fixa que eminentemente estão com uma taxa elevada já que acompanha nossa querida Selic, a diversificação vai garantir que você não dependa de uma alta na taxa básica de juros para que continue sendo rentável no longo prazo.

Falando de longo prazo, 

 image.png.8d825cc6061b29d107351dc271427866.png

Observe que alguém investindo em FIIs, lá por volta de 2013, acompanharia uma queda, em seu patrimônio investido, superior à 17%! Isso ao longo de 3 anos.  

Se ficou curioso quanto aos dividendos, encontrei uma matéria aqui mostrando a média de pagamento desse período:

image.png.784fc8e69316913903f45ef85bd96379.png

E os fundos com maior D.Y do período:

image.png.fb41107129cac5dd74da1be54a9a0ea3.png

Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:cJMWIdGSjE4J:www.tlon.com.br/fii/jornal/artigos/11105-dividend-yield-medio-de-fii-cai-em-agosto&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

 

 

Aulaas!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Conforme falaram depende muito de muita coisa, vou te falar da minha carteira real especifica para você ter uma ideia...

Esta rendendo 0,924% ao mes ...

Ai no caso da sua pergunta, sobre 200k receberia de dividendos = R$ 1848,00 por mes...

Nesta minha carteira tem 16 FIIs ( 7 papel 7 tijolos 2 fofs )

Mas montando uma carteira legal e equilibrada, você pode esperar algo entre 0,7% e 1,1% ao mes... ou seja, sobre 200k algo entre R$ 1400,00 e R$ 2200,00 por mês.

#TMJ 

 

Eu só teria cuidado em encher minha carteira de FIIs com muito fundo de papel, como já falado anteriormente os FIIs de papel são mais arriscados e no longo prazo costuma render menos que os de tijolos devido a valorização patrimonial dos FIIs de tijolos serem maiores.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Gilson Dos Santos Leite disse:

Eu só teria cuidado em encher minha carteira de FIIs com muito fundo de papel, como já falado anteriormente os FIIs de papel são mais arriscados e no longo prazo costuma render menos que os de tijolos devido a valorização patrimonial dos FIIs de tijolos serem maiores.

Com certeza Gilson, tudo tem que ser feito com cuidado, minha carteira é balanceada de forma igual entre todos os FII, cada um representa 6,25% da do total da parte de FII, e anualmente rodo ela

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Quero compartilhar um pensamento level 1 aqui sobre "papél" e ouvir a opinião de vcs, por favor. Digo "Level 1" mesmo, pq sou um grandíssimo novato(como me odeio por isso) no assunto.

 

Após a esperada pausa do aumento da Selic e deflação, fez os fundos de papéis serem menos atrativos, principalmente aqueles que continham em sua maioria, dívidas atreladas ao IPCA. São corretas essas afirmações?

Agora, o pensamento level 1: deflação no Brasil é quase tão raro quanto elefante branco, isso ocorreu por ações do governo em tempos de eleições. Tais ações criaram uma bomba relógio que vai explodir beeeem rápido. Os produtos básicos continuam com preços caros, e o petróleo deve ir as alturas em menos de 1 mês, e ai meus queridos, não vai ter como segurar preço de combustível e a inflação vai decolar.

 

Logo, aportar em fundos de papeis é um puta negócio? Aportar em Tesouro IPCA+ é um puta negócião?

 

 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
13 horas atrás, Leonardo Grigorio Araujo disse:

O @Raul Sena fez um vídeo recentemente calculando a rentabilidade de cada tipo de FII ! 

Confira o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Iizot-cHbf4

No fim, os FIIs de papel acabam tendo um risco maior (vários CRIs e CRAs) compensando com uma rentabilidade média de 7,57%, ao tirar os fundos zerados chegamos ao valor médio de 10,74%.

Levando os 200k em consideração investidos nestes fundos de papel conseguimos chegar num potencial (em retorno inicial) de R$1.707,50 (p/mês). 

Em 10 anos seu montante total seria de R$ 554.721,74 (contando com 0 aportes).

Aportes de R$1.500 (se considerarmos aportes integrais referentes ao retorno dos juros seria bem mais, mas a força da preguiça me deixa inapto a fazer este cálculo para ti haha), resultam num total de R$ 866.337,40.

Mas lembrando, estes Fundos de Papeis estão atrelados à contratos de renda fixa que eminentemente possuem atualmente uma taxa elevada já que acompanha nossa querida Selic, a diversificação vai garantir que você não dependa de uma alta na taxa básica de juros... para que continue sendo rentável no longo prazo.

Falando de longo prazo, 

 image.png.8d825cc6061b29d107351dc271427866.png

Observe que alguém investindo em FIIs, lá por volta de 2013, acompanharia uma queda, em seu patrimônio investido, superior à 17%! Isso ao longo de 3 anos.  

Se ficou curioso quanto aos dividendos, encontrei uma matéria aqui mostrando a média de pagamento desse período:

image.png.784fc8e69316913903f45ef85bd96379.png

E os fundos com maior D.Y do período:

image.png.fb41107129cac5dd74da1be54a9a0ea3.png

Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:cJMWIdGSjE4J:www.tlon.com.br/fii/jornal/artigos/11105-dividend-yield-medio-de-fii-cai-em-agosto&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

 

 

Tá doido! Deu aula demais

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
46 minutes ago, Leandro De Melo Malfato disse:

Quero compartilhar um pensamento level 1 aqui sobre "papél" e ouvir a opinião de vcs, por favor. Digo "Level 1" mesmo, pq sou um grandíssimo novato(como me odeio por isso) no assunto.

 

Após a esperada pausa do aumento da Selic e deflação, fez os fundos de papéis serem menos atrativos, principalmente aqueles que continham em sua maioria, dívidas atreladas ao IPCA. São corretas essas afirmações?

Agora, o pensamento level 1: deflação no Brasil é quase tão raro quanto elefante branco, isso ocorreu por ações do governo em tempos de eleições. Tais ações criaram uma bomba relógio que vai explodir beeeem rápido. Os produtos básicos continuam com preços caros, e o petróleo deve ir as alturas em menos de 1 mês, e ai meus queridos, não vai ter como segurar preço de combustível e a inflação vai decolar.

 

Logo, aportar em fundos de papeis é um puta negócio? Aportar em Tesouro IPCA+ é um puta negócião?

 

 

Todo investimento tem riscos. Todo puta negócio tem um puta risco, mas nem sempre um puta retorno kkkk

O tesouro não é bem um "investimento", ele tenta na verdade fazer com que seu dinheiro no máximo empate com a inflação do período... então se o título está de pagando 15% pode ter certeza que seu dinheiro perdeu bem mais valor do que isso... 
Os fundos de papeis em geral nao investem somente em renda fixa, sendo assim podem em um momento de baixa no mercado pagar bem menos que os outros setores. 

Outra coisa, o fundo cobra de você uma taxa fixa baseada no patrimônio e outra de performance, ou seja, se der ruim vc paga em cima do patrimônio, se der muito bom vc também paga em cima do patrimônio e eles ainda lucram tantos % em cima do que Exceder o CDI... 

Diversificar sempre! É válido sim IPCA, é valido investir em fundos.

Importante é entender bem sobre a ferramenta, calcular os riscos e ver se encaixa na sua estratégia 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Leandro De Melo Malfato disse:

Quero compartilhar um pensamento level 1 aqui sobre "papél" e ouvir a opinião de vcs, por favor. Digo "Level 1" mesmo, pq sou um grandíssimo novato(como me odeio por isso) no assunto.

 

Após a esperada pausa do aumento da Selic e deflação, fez os fundos de papéis serem menos atrativos, principalmente aqueles que continham em sua maioria, dívidas atreladas ao IPCA. São corretas essas afirmações?

Agora, o pensamento level 1: deflação no Brasil é quase tão raro quanto elefante branco, isso ocorreu por ações do governo em tempos de eleições. Tais ações criaram uma bomba relógio que vai explodir beeeem rápido. Os produtos básicos continuam com preços caros, e o petróleo deve ir as alturas em menos de 1 mês, e ai meus queridos, não vai ter como segurar preço de combustível e a inflação vai decolar.

 

Logo, aportar em fundos de papeis é um puta negócio? Aportar em Tesouro IPCA+ é um puta negócião?

 

 

Não exatamente, lembre-se que pagamos IR no tesouro direto e os fundos de papel não costuma ter uma valorização patrimonial boa com  o tempo, fazer o que você falou não é ruim, mas se sua intenção é proteger seu patrimônio contra inflação uma boa carteira de açoes e FIIs de tijolo provavelmente será mais eficaz.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa, Fernando e Gilson! Obrigado pelos toques, detalhes bem importantes mesmo, concordo com vcs. Só q vcs já foram pro level 2 de pensamento, eu tava falando em nivel 1, hehe.

A idéia era mostrar que o futuro próximo tá bem mais claro do que nebuloso, mesmo com eleições in(definidas?)

 

Agora, do que nos adianta "saber" que a inflação tenderá a subir em breve?

 

 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
On 06/10/2022 at 09:41, Leonardo Grigorio Araujo disse:

O @Raul Sena fez um vídeo recentemente calculando a rentabilidade de cada tipo de FII ! 

Confira o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Iizot-cHbf4

No fim, os FIIs de papel acabam tendo um risco maior (vários CRIs e CRAs) compensando com uma rentabilidade média de 7,57%, ao tirar os fundos zerados chegamos ao valor médio de 10,74%.

Levando os 200k em consideração investidos nestes fundos de papel conseguimos chegar num potencial (em retorno inicial) de R$1.707,50 (p/mês). 

Em 10 anos seu montante total seria de R$ 554.721,74 (contando com 0 aportes).

Aportes de R$1.500 (se considerarmos aportes integrais referentes ao retorno dos juros seria bem mais, mas a força da preguiça me deixa inapto a fazer este cálculo para ti haha), resultam num total de R$ 866.337,40.

Mas lembrando, estes Fundos de Papeis estão atrelados à contratos de renda fixa que eminentemente possuem atualmente uma taxa elevada já que acompanha nossa querida Selic, a diversificação vai garantir que você não dependa de uma alta na taxa básica de juros... para que continue sendo rentável no longo prazo.

Falando de longo prazo, 

 image.png.8d825cc6061b29d107351dc271427866.png

Observe que alguém investindo em FIIs, lá por volta de 2013, acompanharia uma queda, em seu patrimônio investido, superior à 17%! Isso ao longo de 3 anos.  

Se ficou curioso quanto aos dividendos, encontrei uma matéria aqui mostrando a média de pagamento desse período:

image.png.784fc8e69316913903f45ef85bd96379.png

E os fundos com maior D.Y do período:

image.png.fb41107129cac5dd74da1be54a9a0ea3.png

Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:cJMWIdGSjE4J:www.tlon.com.br/fii/jornal/artigos/11105-dividend-yield-medio-de-fii-cai-em-agosto&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

 

 

Uoou

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/10/2022 at 09:41, Leonardo Grigorio Araujo disse:

O @Raul Sena fez um vídeo recentemente calculando a rentabilidade de cada tipo de FII ! 

Confira o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Iizot-cHbf4

No fim, os FIIs de papel acabam tendo um risco maior (vários CRIs e CRAs) compensando com uma rentabilidade média de 7,57%, ao tirar os fundos zerados chegamos ao valor médio de 10,74%.

Levando os 200k em consideração investidos nestes fundos de papel conseguimos chegar num potencial (em retorno inicial) de R$1.707,50 (p/mês). 

Em 10 anos seu montante total seria de R$ 554.721,74 (contando com 0 aportes).

Aportes de R$1.500 (se considerarmos aportes integrais referentes ao retorno dos juros seria bem mais, mas a força da preguiça me deixa inapto a fazer este cálculo para ti haha), resultam num total de R$ 866.337,40.

Mas lembrando, estes Fundos de Papeis estão atrelados à contratos de renda fixa que eminentemente possuem atualmente uma taxa elevada já que acompanha nossa querida Selic, a diversificação vai garantir que você não dependa de uma alta na taxa básica de juros... para que continue sendo rentável no longo prazo.

Falando de longo prazo, 

 image.png.8d825cc6061b29d107351dc271427866.png

Observe que alguém investindo em FIIs, lá por volta de 2013, acompanharia uma queda, em seu patrimônio investido, superior à 17%! Isso ao longo de 3 anos.  

Se ficou curioso quanto aos dividendos, encontrei uma matéria aqui mostrando a média de pagamento desse período:

image.png.784fc8e69316913903f45ef85bd96379.png

E os fundos com maior D.Y do período:

image.png.fb41107129cac5dd74da1be54a9a0ea3.png

Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:cJMWIdGSjE4J:www.tlon.com.br/fii/jornal/artigos/11105-dividend-yield-medio-de-fii-cai-em-agosto&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

 

 

Caro amigo, uma duvida de leigo mesmo. Ele aportando os 200 mil, em 10 anos você diz que pode virar 554 mil mesmo ele nao aportando mais nada. O dinheiro fica rendendo eternamente ? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
1 minute ago, Leandro Andrade disse:

Caro amigo, uma duvida de leigo mesmo. Ele aportando os 200 mil, em 10 anos você diz que pode virar 554 mil mesmo ele nao aportando mais nada. O dinheiro fica rendendo eternamente ? 

Sim, mas considerando 10,74% de rentabilidade média anual. O que seria bem difícil de continuar igual por 10 anos, considerando meus ressalves sobre esses fundos de papel estarem surfando na onda da renda fixa.

Veja pela calculadora dos sardinhas: https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-de-juros-compostos/?autoSubmit=32917&valor-inicial=200.000,00&valor-mensal&taxa-juros=10,74&taxa-juros-frequencia[0]=yearly&periodo=10&periodo-unidade[0]=year

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Leonardo Grigorio Araujo disse:

Sim, mas considerando 10,74% de rentabilidade média anual. O que seria bem difícil de continuar igual por 10 anos, considerando meus ressalves sobre esses fundos de papel estarem surfando na onda da renda fixa.

Veja pela calculadora dos sardinhas: https://investidorsardinha.r7.com/calculadoras/calculadora-de-juros-compostos/?autoSubmit=32917&valor-inicial=200.000,00&valor-mensal&taxa-juros=10,74&taxa-juros-frequencia[0]=yearly&periodo=10&periodo-unidade[0]=year

Valeu Leonardo. Aconselham mais fazer pelos fundos de tijolo né? Tem algum top que possa recomendar para começar a investir, nem que seja pelo menos R$ 1.000,00 mensais?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
  • Time AUVP (Admin)
19 minutes ago, Leandro Andrade disse:

Valeu Leonardo. Aconselham mais fazer pelos fundos de tijolo né? Tem algum top que possa recomendar para começar a investir, nem que seja pelo menos R$ 1.000,00 mensais?

A CVM está com uma arma apontada para a minha cabeça neste instante, portanto não posso fazer recomendações. 🥲

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/10/2022 at 23:06, Fernando Martins Castanheira Junior disse:

Todo investimento tem riscos. Todo puta negócio tem um puta risco, mas nem sempre um puta retorno kkkk

O tesouro não é bem um "investimento", ele tenta na verdade fazer com que seu dinheiro no máximo empate com a inflação do período... então se o título está de pagando 15% pode ter certeza que seu dinheiro perdeu bem mais valor do que isso... 
Os fundos de papeis em geral nao investem somente em renda fixa, sendo assim podem em um momento de baixa no mercado pagar bem menos que os outros setores. 

Outra coisa, o fundo cobra de você uma taxa fixa baseada no patrimônio e outra de performance, ou seja, se der ruim vc paga em cima do patrimônio, se der muito bom vc também paga em cima do patrimônio e eles ainda lucram tantos % em cima do que Exceder o CDI... 

Diversificar sempre! É válido sim IPCA, é valido investir em fundos.

Importante é entender bem sobre a ferramenta, calcular os riscos e ver se encaixa na sua estratégia 

Só complementando a resposta do nosso amigo sardinha, não são todos os fundos que cobram a taxa de performance. Entao se voce escolher um com taxa de adm baixa e sem taxa de performance, a tendencia é ter uma rentabilidade melhor no longo prazo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Rogerio Lima De Souza

 

Depende de varias coisas, como você monta a carteira de FII diversificada, o momento que você compra os FII's. Eu por exemplo, aproveitei o ruido da tributação dos rendimentos de FII para fazer bons aportes diversificados. Então o dinheiro que investi em FII naquele mês que houve uma queda absurda do FII rende mais se hoje usassem o mesmo valor para aportar em FII, porque eu pude comprar mais cotas quando estavam em queda do que agora.

 

Tem um video do Raul falando sobre "O fim dos fundos de papel", o Brasil é um pais com tradição de inflação. Então aproveitar a deflação agora para comprar um pouco de FII de papel atrelado ao IPCA seria uma boa, XPCI11 por exemplo chegou a bater P/VP de 0,82 da ultima vez que vi.

 

E na minha opinião essa deflação é temporária e artificial porque o governo zerou o ICMS até dezembro. Provavelmente para baixar a inflação em período eleitoral, mas ano que vem, com o retorno do ICMS, a deflação acaba. Então no curto prazo, pode ter uma queda dos dividendos de fundos de papel, mas se for pensar no longo prazo, basta comparar com o que ocorreu com os fundos de Shoppings na pandemia.

 

Claro que pelo Brasil ter tradição de inflação vc não deve comprar só FII de papel. O ideal é diversificar os setores.

 

Da uma olhada no histórico do IPCA dos últimos 10 anos. A atual deflação começou com o zeramento do ICMS de combustíveis,. mas essa é uma medida temporária.

1478408840_10IPCA.png.6375b56bffa2eaa9955d72ef782aeb27.png

Editado por Douglas Quintanilha Miranda De Souza
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...