Jump to content
  • 0

Lista de Empresas para Estudo


Matheus Malheiros Pinto

Pergunta

Boa tarde pessoal! Gostaria de propor para criamos uma lista de boas empresas que valem um estudo aprofundado. Vou citar algumas em minha opinião e vamos fazer essa lista crescer!

Bancos: Banrisul, Banco do Brasil

Seguradoras: Porto Seguro e BB Seguros

Saneamento: Copasa e Sanepar

Energia: Copel, Taesa e Engie

Celulose: Klabin, Irani e Suzano

Ferro: Ferbasa

Saúde: Odontoprev e Fleury

Telecom: Vivo e Oi (brincadeira hahaha)

Lembrando que são apenas empresas para estudos, não é pra comprar sem fazer uma boa análise antes, ver se é um bom negócio, valuation atrativo e se faz sentido na sua estratégia 

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
On 07/10/2022 at 14:06, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde pessoal! Gostaria de propor para criamos uma lista de boas empresas que valem um estudo aprofundado. Vou citar algumas em minha opinião e vamos fazer essa lista crescer!

Bancos: Banrisul, Banco do Brasil

Seguradoras: Porto Seguro e BB Seguros

Saneamento: Copasa e Sanepar

Energia: Copel, Taesa e Engie

Celulose: Klabin, Irani e Suzano

Ferro: Ferbasa

Saúde: Odontoprev e Fleury

Telecom: Vivo e Oi (brincadeira hahaha)

Lembrando que são apenas empresas para estudos, não é pra comprar sem fazer uma boa análise antes, ver se é um bom negócio, valuation atrativo e se faz sentido na sua estratégia 

 

@Matheus Malheiros Pinto legal a ideia , seria bacana quando criar mais corpo , fazer uma relação por setor … na verdade fiquei pensando nisso está semana , em uma comunidade onde todos aqui de alguma forma vão analisar empresas (uns com mais talento e experiências e outros novatos como eu hehe e mais medrosos ainda ) , imagino que muitos indicadores ao menos os principais a galera acaba filtrando e fazendo um resumão … tipo uma peneira para seguir aprofundando o estudo individual !

lendo o livro do graham , vi q em alguns capítulos ele sempre cita indicadores que filtram número X de 500 empresas do índice s&p por exemplo levando em consideração os parâmetros para um “investidor defensivo” como é mencionado no livro !

Enfim ótima ideia cara 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
32 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

@Matheus Malheiros Pinto legal a ideia , seria bacana quando criar mais corpo , fazer uma relação por setor … na verdade fiquei pensando nisso está semana , em uma comunidade onde todos aqui de alguma forma vão analisar empresas (uns com mais talento e experiências e outros novatos como eu hehe e mais medrosos ainda ) , imagino que muitos indicadores ao menos os principais a galera acaba filtrando e fazendo um resumão … tipo uma peneira para seguir aprofundando o estudo individual !

lendo o livro do graham , vi q em alguns capítulos ele sempre cita indicadores que filtram número X de 500 empresas do índice s&p por exemplo levando em consideração os parâmetros para um “investidor defensivo” como é mencionado no livro !

Enfim ótima ideia cara 

Realmente, se a gente organiza esse post por setor e coloca alguns critérios vai ficar interessante pra dar um norte pro pessoal que tá começando na análise 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
6 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde Sardinhas! Encontrei esse post antigo meu e achei interessante trazer ele novamente aos holofotes para auxiliar o pessoal a escolher empresas.

@Matheus Malheiros Pinto ainda fica borbulhando na minha cabeça uma forma de termos um painel de empresas por setor avaliadas por alunos da AUVP , tipo um painel de estudos por setor onde muitas cabeças pensantes juntas possam gerar dúvidas , respostas e instigar mais perguntas acerca da análise em si … fiquei hoje pensando nisso depois do caso da americanas, no sentido de,  um fato relevante , afetar dívidas em bancos , alocações em FIIs, confiança nas auditorias em empresas lista das na bolsa … tudo conectado e escancarando  e provando como diversificar  e descorrelacionar nos ajuda com uma certa proteção … e principalmente evitando levarmos surpresas ingratas no nosso todo …

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

 

On 21/10/2022 at 12:55, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

O role dela, agora nas eleições, não sabemos como vai ficar 

Vi um corte de um analista explicando que no caso da Taurus 80% da receita dela é internacional e que ela fez uma parceria com uma emprest Indiana para fornecimento de armas na India ( um país ridiculamente populoso). E segundo ele tem um potencial de crescimento enorme por causa disso.

Não fui atrás da informação pois Taurus é uma empresa que não me interessa por questões pessoais. Não sou muito a favor do porte de armas apesar de entender que há casos necessários. Não é empresa para mim.

Se não me engano foi um corte do “Os economistas Podcast” 

On 07/10/2022 at 13:06, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde pessoal! Gostaria de propor para criamos uma lista de boas empresas que valem um estudo aprofundado. Vou citar algumas em minha opinião e vamos fazer essa lista crescer!

Bancos: Banrisul, Banco do Brasil

Seguradoras: Porto Seguro e BB Seguros

Saneamento: Copasa e Sanepar

Energia: Copel, Taesa e Engie

Celulose: Klabin, Irani e Suzano

Ferro: Ferbasa

Saúde: Odontoprev e Fleury

Telecom: Vivo e Oi (brincadeira hahaha)

Lembrando que são apenas empresas para estudos, não é pra comprar sem fazer uma boa análise antes, ver se é um bom negócio, valuation atrativo e se faz sentido na sua estratégia 

 

Eu dei uma olhada beeeem superficial em algumas empresas

 

Bancos:

— Itaú parece ser o mais sólido dos bancos brasileiros de capital aberto

Energia

— Gostei das propostas da Engie, parece ter um propósito melhor em trazer energia renovável do que as outras produtoras.

Celulose

— Klabin e Irani me pareceram bem mais sólidas e diversificadas do que a Suzano

Funerário

— dá para investir nisso? Exceto aquele CARE11 que é realmente ruim, há algo de bom para ganhar dinheiro aqui? É um setor perene afinal de contas. 
p.s parte da minha família tem uma indústria de urnas funerárias e por isso me surgiu a ideia.

Petróleo

— Ao invés de investir wm pretolíferas, não seria interessante as empresas que fornecem a elas? Fabricantes de oleodutos, ou máquinas que as empresas compram para o processo de extração, por exemplo.

Saúde

— Aqui eu gostaria de saber se existe um setor de alta tecnologia médica para investir no bBrasil. Sei que produtos hospitalares são caríssimos e deve ser um setor lucrativo.

Telefonia

— Existe alguma outra empresa nesse setor que valha a pena além de vivo? Parece ser um setor bem pequeno, com realmente poucos players.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Otávio José Scarpim disse:

 

Vi um corte de um analista explicando que no caso da Taurus 80% da receita dela é internacional e que ela fez uma parceria com uma emprest Indiana para fornecimento de armas na India ( um país ridiculamente populoso). E segundo ele tem um potencial de crescimento enorme por causa disso.

Não fui atrás da informação pois Taurus é uma empresa que não me interessa por questões pessoais. Não sou muito a favor do porte de armas apesar de entender que há casos necessários. Não é empresa para mim.

Se não me engano foi um corte do “Os economistas Podcast” 

Eu dei uma olhada beeeem superficial em algumas empresas

 

Bancos:

— Itaú parece ser o mais sólido dos bancos brasileiros de capital aberto

Energia

— Gostei das propostas da Engie, parece ter um propósito melhor em trazer energia renovável do que as outras produtoras.

Celulose

— Klabin e Irani me pareceram bem mais sólidas e diversificadas do que a Suzano

Funerário

— dá para investir nisso? Exceto aquele CARE11 que é realmente ruim, há algo de bom para ganhar dinheiro aqui? É um setor perene afinal de contas. 
p.s parte da minha família tem uma indústria de urnas funerárias e por isso me surgiu a ideia.

Petróleo

— Ao invés de investir wm pretolíferas, não seria interessante as empresas que fornecem a elas? Fabricantes de oleodutos, ou máquinas que as empresas compram para o processo de extração, por exemplo.

Saúde

— Aqui eu gostaria de saber se existe um setor de alta tecnologia médica para investir no bBrasil. Sei que produtos hospitalares são caríssimos e deve ser um setor lucrativo.

Telefonia

— Existe alguma outra empresa nesse setor que valha a pena além de vivo? Parece ser um setor bem pequeno, com realmente poucos players.

Rapaz, até ia procurar o contexto do que eu comentei para ver se me expressei mal. Mas é isso ai, a maior parte dela é lá fora, tem um futuro promissor na índia. O que eu queria dizer com o se o comentário era algo sobre como o mercado ia precificar e não algo que iria atingir o balanço da empresa

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Rapaz, até ia procurar o contexto do que eu comentei para ver se me expressei mal. Mas é isso ai, a maior parte dela é lá fora, tem um futuro promissor na índia. O que eu queria dizer com o se o comentário era algo sobre como o mercado ia precificar e não algo que iria atingir o balanço da empresa

É que como você citou o governo, imaginei que estivesse receoso de alguma mudança legislativa que viesse a mudar as leis estabelecidas e prejudicasse o mercado que essa empresa atua. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Otávio José Scarpim disse:

É que como você citou o governo, imaginei que estivesse receoso de alguma mudança legislativa que viesse a mudar as leis estabelecidas e prejudicasse o mercado que essa empresa atua. 

Eu não, mas muita gente esta, e mesmo que aconteça a receita da empresa não vai sofrer, mesmo que no curto prazo o papel apanhe um pouco. 

E para te falar bem a verdade, nem vi como esta para aquisição de novos equipamentos, até onde eu tinha entendido, ia dificultar e emissão dos CRs, e na minha opinião, quem queria tirar, aproveitou para tirar ano passado

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...