Jump to content

SÓ PRA DESCONTRAIR - JA PENSOU EM UM JOGO QUE SIMULA O MERCADO FINANCEIRO?


Recommended Posts

As empresas de jogos criam simuladores de tudo.

 

Simulador de administração de hospital, loja (de varios tipos), aeroporto, restaurante, cidades, fazendas, máfia. Ja pensou um jogo chamado Investment Simulator para PC e cionsoles com crosplay. Já existe a versão demo de ferramentas  para traders ou swing traders... então não seria difícil criar um jogo assim. O nível de dificuldade determina o capital para investir mensalmente e o jogador decide sua estratégia, se faz day trade, swing trade ou buy and hold, competindo com outros players (no sentido literal) online.... ai dependendo dos direitos autorais as empresas poderiam ser reais ou fictícias como fazem com os jogadores de futebol que não liberam seus direitos de imagem... 🤓

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)

SimCity é um jogo que sempre me estimulou a pensar nessa ideia de criar um jogo que simule o mercado financeiro. Acho que eventualmente aparece algum (se já não apareceu), mas independente do jogo acho ele vai precisar considerar muuiiiitas variáveis para não deixar a impressão de que day trade seja uma opção viável na vida real haha.

No entanto, seria bem educativo se o jogo conseguisse replicar bem a realidade mas acelerando os resultados rápido o suficiente para as pessoas enxergarem o potencial de um bom investimento no longo prazo, mas com uma progressão lenta para não ficar chato e repetitivo.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Se duvidar até já deve existir. Igual o @Leonardo Grigorio Araujo comentou, tem o SimCity que simula uma cidade; RollerCoster que simula um parque de diversão; The Sims que simula interações sociais ...  

Claro que cada jogo tem a sua complexidade, desses só SimCity que nunca joguei, mas já "perdi" muitas horas da minha vida com The Sims e RollerCoster 

Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

As empresas de jogos criam simuladores de tudo.

 

Simulador de administração de hospital, loja (de varios tipos), aeroporto, restaurante, cidades, fazendas, máfia. Ja pensou um jogo chamado Investment Simulator para PC e cionsoles com crosplay. Já existe a versão demo de ferramentas  para traders ou swing traders... então não seria difícil criar um jogo assim. O nível de dificuldade determina o capital para investir mensalmente e o jogador decide sua estratégia, se faz day trade, swing trade ou buy and hold, competindo com outros players (no sentido literal) online.... ai dependendo dos direitos autorais as empresas poderiam ser reais ou fictícias como fazem com os jogadores de futebol que não liberam seus direitos de imagem... 🤓

@Douglas Quintanilha Miranda De Souza trabalhei por 11 anos na Folha de S.Paulo, gerenciando a Folha Online (site de notícias) e a Publifolha (editora). O jornal tinha um "jogo" chamado Folha Invest, uma parceria da Bovespa com o Jornal, onde os participantes recebiam uma carteira de ações e durante o ano iam fazendo as compras e vendas, e ao final do ano havia prêmio para as carteiras com as melhores rentabilidades. Toda segunda-feira havia o caderno Folha Invest no jornal impresso, falando da competição e de notícias do mercado financeiro.

Em 2003, se não me falha a memória, o produto "Folha Invest" passou para a gestão da Folha Online, e eu, junto com a Equipe de TI, refizemos o simulador deixando o mesmo mais adequado ao que era mais "moderno" na época quando se falava em internet. Foram várias reuniões com a Bovespa para definição dos funcionamentos, entender como "esta coisa" de ações funcionava. Depois de alguns meses de desenvolvimento, lançamos o novo simulador, com prêmios mensais e anuais. Com festa de premiação no final do ano, levando os ganhadores para a festa na Bovespa. Foi muito legal a experiência. Fiz até cursos de ca**el (palavra proibida kkkkk) lá na Bovespa. Hoje em dia nem sei mais se existe o Folha Invest.

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

As empresas de jogos criam simuladores de tudo.

 

Simulador de administração de hospital, loja (de varios tipos), aeroporto, restaurante, cidades, fazendas, máfia. Ja pensou um jogo chamado Investment Simulator para PC e cionsoles com crosplay. Já existe a versão demo de ferramentas  para traders ou swing traders... então não seria difícil criar um jogo assim. O nível de dificuldade determina o capital para investir mensalmente e o jogador decide sua estratégia, se faz day trade, swing trade ou buy and hold, competindo com outros players (no sentido literal) online.... ai dependendo dos direitos autorais as empresas poderiam ser reais ou fictícias como fazem com os jogadores de futebol que não liberam seus direitos de imagem... 🤓

@Douglas Quintanilha Miranda De Souza Voltado somente para investimentos seria bem da hora....

Mais acho que não teria publico para tal ''Jogo''!!

Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Douglas Quintanilha Miranda De Souza trabalhei por 11 anos na Folha de S.Paulo, gerenciando a Folha Online (site de notícias) e a Publifolha (editora). O jornal tinha um "jogo" chamado Folha Invest, uma parceria da Bovespa com o Jornal, onde os participantes recebiam uma carteira de ações e durante o ano iam fazendo as compras e vendas, e ao final do ano havia prêmio para as carteiras com as melhores rentabilidades. Toda segunda-feira havia o caderno Folha Invest no jornal impresso, falando da competição e de notícias do mercado financeiro.

Em 2003, se não me falha a memória, o produto "Folha Invest" passou para a gestão da Folha Online, e eu, junto com a Equipe de TI, refizemos o simulador deixando o mesmo mais adequado ao que era mais "moderno" na época quando se falava em internet. Foram várias reuniões com a Bovespa para definição dos funcionamentos, entender como "esta coisa" de ações funcionava. Depois de alguns meses de desenvolvimento, lançamos o novo simulador, com prêmios mensais e anuais. Com festa de premiação no final do ano, levando os ganhadores para a festa na Bovespa. Foi muito legal a experiência. Fiz até cursos de ca**el (palavra proibida kkkkk) lá na Bovespa. Hoje em dia nem sei mais se existe o Folha Invest.

Que sensacional, lembro disso tudo, ADVFN, Bastter, e cosias do genero kkk

Mas o que eu ia falar é que em simulação você tira o principal fator de fora... o fator "cagaço" kkkk o que pode modificar demais o resultado real x simulado

Uma coisa é você investir 1 milhão no banco imobiliário, outra é investir 1 milhão de verdade rsrs

@Flavio Prado xo achar um livro que tenho aqui da época, mas que agora não faz mais sentido...

Link para compartilhar
Share on other sites

38 minutes ago, Flavio Prado disse:

@Douglas Quintanilha Miranda De Souza trabalhei por 11 anos na Folha de S.Paulo, gerenciando a Folha Online (site de notícias) e a Publifolha (editora). O jornal tinha um "jogo" chamado Folha Invest, uma parceria da Bovespa com o Jornal, onde os participantes recebiam uma carteira de ações e durante o ano iam fazendo as compras e vendas, e ao final do ano havia prêmio para as carteiras com as melhores rentabilidades. Toda segunda-feira havia o caderno Folha Invest no jornal impresso, falando da competição e de notícias do mercado financeiro.

Em 2003, se não me falha a memória, o produto "Folha Invest" passou para a gestão da Folha Online, e eu, junto com a Equipe de TI, refizemos o simulador deixando o mesmo mais adequado ao que era mais "moderno" na época quando se falava em internet. Foram várias reuniões com a Bovespa para definição dos funcionamentos, entender como "esta coisa" de ações funcionava. Depois de alguns meses de desenvolvimento, lançamos o novo simulador, com prêmios mensais e anuais. Com festa de premiação no final do ano, levando os ganhadores para a festa na Bovespa. Foi muito legal a experiência. Fiz até cursos de ca**el (palavra proibida kkkkk) lá na Bovespa. Hoje em dia nem sei mais se existe o Folha Invest.

Eu com certeza seria um player desse jogo, ja ia abrir um canal na Twich para fazer as lives kkkkkk
Não é a toa que é o brabo dos investimentos aqui na comunidade, já ate desenvolveu um simulador junto com Bovespa 

Link para compartilhar
Share on other sites

Sou desenvolvedor de sites, aplicativos e sistemas. Também grande entusiasta dos games. Há dois anos atras comecei a rascunhar um jogo, mas tive que abandonar por falta de tempo. 

O projeto consistia em conseguir 1 milhão de reais o mais rápido possível. Foi até inspirado pelo surgimento daquela moça da empiricus que virou meme. Nem lembro o nome dela.

O jogo passava de mês em mês. Você iniciava a vida com um salario mínimo mensal. Então tinha ver a melhor maneira de investir. Seja em cursos, ou negócios. Porém tinha custos mensais como aluguel, alimentação e tal. Poderia ficar doente, c omprar carro e tudo mais.

Eu estava trabalhando na mecânica de apertura de empresas. Estava bem legal. Mas tive que engavetar.

Ao iniciar este curso me deu vontade de tirar da gaveta o projeto. Agora com um entendimento melhor das coisas daria pra aplicar no game o conceito de inflação, selic e tal.

batch_ABusiness-layout.png.9bbc8713d70b2ac7b0f69bc591070c47.pngbatch_layout-business.png.7cb58fa5c07a4d46d976b6127b036415.png

Editado por Heberth Jorge Feres
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu lembro do Folha Invest, gostava dele que diferente da maioria de simuladores ele não batia o preço so quando virava o valor, acha muito bom mesmo.

Fora isso eu joguei um que me marcou muito, aprendi muito sobre ações com ele foi o Railroad Tycoon, no jogo você é o dono de uma ferroviária e tem que fazer os trilhos, estações, compra de vagões e talz, ai aprende a administrar, ver onde tem oferta e demanda, as vezes vale mais conectar pontos distantes em linha reta do que atravessar uma montanha devido ao alto custo de um túnel. Mas o que mais me atraiu foi que no modo avançado jogando online o mercado de ações era 100% liberado e você podia fazer o que o jogo chamava de "ações traiçoeiras" ou algo do tipo. Por exemplo ir comprando ações de concorrentes e quando você tivesse maioria oferecia a compra no valor minimo, como você era maioria só dependia da agência reguladora aprovar a fusão, não tinha proteção aos minoritários, dessa forma você podia focar em alguém que tinha boa malha ferroviária e péssima distribuição de vagões, ou outras oportunidades, no final dava pra você jogar online sem nunca ter construído nada, só comprando e revendendo as empresas na bolsa, hahaha.

 

Online também tinha o virtonomics, mas esse eu achava complexo. Você podia ser dono de uma empresa, ai escolhia setor, local e tudo, no jogo você poderia por exemplo ser uma tecelagem, e depois ir comprando outras empresas do ramo para verticalizar a produção, ou então de ramos diferentes pra diversificar, você podia escolher abrir na bolsa ou não a empresa, tinha um simulador de mercado de ações muito bom, mas eu achava absurdamente complexo o jogo, porque no exemplo da tecelagem você "ia a mercado" pra comprar então tinha que ver fornecedor, distância, qualidade, isso tudo impactava na sua produção, ai tinha que fazer marketing, podia procurar outros jogadores pra fazer apl's pra reduzir o custo de marketing, no geral foi o jogo mais próximo ao real que achei. Ele tinha um apelo que o dinheiro online podia ser retirado em dinheiro real, tipo as moedas digitais hoje, mas nem bitcoin tinha naquele tempo, era 2007 ou 2006, então não engajou muito.

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Douglas Quintanilha Miranda De Souza trabalhei por 11 anos na Folha de S.Paulo, gerenciando a Folha Online (site de notícias) e a Publifolha (editora). O jornal tinha um "jogo" chamado Folha Invest, uma parceria da Bovespa com o Jornal, onde os participantes recebiam uma carteira de ações e durante o ano iam fazendo as compras e vendas, e ao final do ano havia prêmio para as carteiras com as melhores rentabilidades. Toda segunda-feira havia o caderno Folha Invest no jornal impresso, falando da competição e de notícias do mercado financeiro.

Em 2003, se não me falha a memória, o produto "Folha Invest" passou para a gestão da Folha Online, e eu, junto com a Equipe de TI, refizemos o simulador deixando o mesmo mais adequado ao que era mais "moderno" na época quando se falava em internet. Foram várias reuniões com a Bovespa para definição dos funcionamentos, entender como "esta coisa" de ações funcionava. Depois de alguns meses de desenvolvimento, lançamos o novo simulador, com prêmios mensais e anuais. Com festa de premiação no final do ano, levando os ganhadores para a festa na Bovespa. Foi muito legal a experiência. Fiz até cursos de ca**el (palavra proibida kkkkk) lá na Bovespa. Hoje em dia nem sei mais se existe o Folha Invest.

Eu lembro do Folha Invest, já até participei. Isso tem muito tempo hein rsrsrs...

Eu acho legal a ideia de um simulador em tempo real da B3 com grana fictícia como parte de um projeto de educação financeira para crianças e adolescentes. Não apenas como puro entretenimento. Já vi projetos interessantes nessa área de games e educação como uso do Assassins Creed para ensino de história.

Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, José Carlos Souza Júnior disse:

@Douglas Quintanilha Miranda De Souza Voltado somente para investimentos seria bem da hora....

Mais acho que não teria publico para tal ''Jogo''!!

Sou gamer, e te digo, tem gente que ganha dinheiro com lives de jogos de simulação mais comuns... Simulador de Motorista de Caminhão, Motorista de Ônibus, Motorista de entrega... se duvidar ganham mais do que motoristas reais... e eu fico assustado com a quantidade de visualizações simultâneas.

Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

Sou gamer, e te digo, tem gente que ganha dinheiro com lives de jogos de simulação mais comuns... Simulador de Motorista de Caminhão, Motorista de Ônibus, Motorista de entrega... se duvidar ganham mais do que motoristas reais... e eu fico assustado com a quantidade de visualizações simultâneas.

@Douglas Quintanilha Miranda De Souza Sim... Entendo... Mais o publico que quis dizer e voltado para os investimentos somente!!!

Euro Truck já e conhecido a anos entende? 

Isso que quis dizer!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...