Jump to content

Ainda se contrata por ter formação?


Recommended Posts

14 minutes ago, Maurício Sampaio disse:

Fala sardinhas tudo certo? Na área que vocês atuam ter formação tem muito peso? e para os empreendedores levam em consideração? 

@Maurício Sampaio eu trabalho na área de sistemas desde 2003, e hoje atuo como consultor SAP, neste segmento específico (consultoria SAP) , a experiência é realmente exigida , na cooperativa que trabalho só aceitamos plenos-sênior (com um mínimo de 5 anos na área )! Quando trabalhei na TOTVs sempre se exigiu também alguma experiência anterior , mas havia vez ou outra programas de trainee para formação de novos consultores! Inclusive há também certificações para esta área (apesar da experiência pesar sempre mais )!

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Maurício Sampaio disse:

Fala sardinhas tudo certo? Na área que vocês atuam ter formação tem muito peso? e para os empreendedores levam em consideração? 

O que acontece hoje em dia é que cada vez mais o mercado de trabalho percebe que formação pura e simples é algo que não funciona sem atualização. É preciso estar constantemente se atualizando.

Imagine, por exemplo, um oncologista que se formou na década de 80 e nunca mais se atualizou, utilizando ainda métodos e medicamentos dessa época para tratar seus pacientes?

Por isso hoje existem certificações nas mais diversas áreas, sendo mais comuns em tecnologia da informação e no mercado financeiro (CPA, CNPI...CNPI).

Em áreas que não possuem certificações, como a jurídica por exemplo, o que o empregador vai buscar é um currículo atualizado e participações em eventos e cursos que mostrem que você é um profissional atualizado com as recentes mudanças de legislação e como o judiciário as tem tratado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Cara, por mais que encontremos artigos e textos falando sobre a importância das tais "soft skills" (características em termos de personalidade, forma de atuar em grupo, habilidades emocionais, etc.) e sobre como devemos ver o perfil da pessoa e não só a formação dela, entender as experiências e não só a formação, acho que os gestores de hoje ainda são tradicionais e um bom currículo (que na minha visão começa por uma boa formação) é a primeira coisa avaliada.
Não estou dizendo que esteja certo, mas na minha leitura a coisa ainda funciona assim.

Link para compartilhar
Share on other sites

20 minutes ago, Eduardo Kazuyuki Kumi disse:

Aqui na veterinaria a formação é obrigatória, porem é aquele negocio como o mercado ja ta muito prostituido nao acho que vala tanto a pena 

Direito esta parecido. Agora entendo porque já escutei tantas piadas de advogados desde que nasci... Mas nas capitais os escritórios além de formação e especialização, estão exigindo inglês, independente da área de atuação.

Link para compartilhar
Share on other sites

Trabalho em TI, especificamente faço automações RPA em python. Na minha empresa, tirando as profissões que só atuam com carteira ou certificações de área, a exigência de formação depende do líder que está contratando. Eu não tenho formação, mas faz muita diferença, tanto ter uma formação, como também ter uma boa formação, como TI ficou famosinho e tivemos pessoas falando que "em 6 meses da pra ganhar R$: 5.000,00", hoje tem muitos cursos que te ensinam "receita de bolo", e seguindo na analogia o dia que faltar um ingrediente você se ferra porque não aprendeu a cozinhar, mas sim seguir a receita que nunca deu errado durante o curso.

Acho que o diploma pode até não ser necessário, mas pegar a grade curricular e seguir aqueles cursos (em TI da pra fazer tudo de graça na internet se souber inglês, ótimos cursos por sinal) faz muita diferença. Só que em TI diferente de outras profissões citadas você não está lidando com a vida, então muita gente desvalorizou, hoje tem diversos cursos caros que te ensinam muito menos que o manual básico de cada linguagem, (que estão disponíveis de graça) por exemplo Python que é a mais famosinha hoje, eu te garanto que se você fizer o tutorial (do próprio manual) e ler um pouco mais do manual da linguagem fica a frente de muito curso e bootcamp com até um ano de duração.

E geralmente TI pra novatos e alguns plenos a contratação tem um desafio técnico, pra ver se você realmente sabe, o que importa é passar ali e desempenhar bem, pra isso vai precisar de muita outras coisas antes da linguagem, que o curso superior de qualidade certamente te da, mas um bootcamp ou curso rápido não.

Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...