Jump to content
  • 0

Tesouro


Fernanda Mel Sette Cardoso

Pergunta

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters For This Question

DIAS POPULARES

Top Posters For This Question

Posted Images

3 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
21 minutes ago, Fernanda Mel Sette Cardoso disse:

Galera, boa tarde. Sinceramente nao entendi sobre  (todo título do tesouro direto tem que valer R$ 1000,00 no vencimento do título). Alguem pode me explicar. Grata

Boa tarde Fernanda!

O tesouro oprefixado e o IPCA+, devem valer R$1000,00 no vencimento e R$1000,00 corrigidos pela inflação, respectivamente. Acontece que os títulos são capitalizados pelos juros, que andam em linha com a Selic, então conforme essa taxa varia o montante inicial deve aumentar (em casos de diminuição dos juros) ou diminuir (em caso de aumento dos juros) para valer o correto no vencimento, sendo esse fenômeno a marcação a mercado.

Abaixo fiz uma simulação de mercação a mercado de um título prefixado em 12% a.a. que foi comprado por 321,97 em 2022, com vencimento em 2032 (ou seja, 10 anos). Vamos supor que no mesmo ano a taxa de juros caia para 6% - para que você receba o combinado, o montante inicial deve ser corrigido para R$558,39). Nesse caso estou supondo que a Selic continuaria fixa em 6% após a queda por 10 anos, o que nunca vai ocorrer, mas foi apenas para fins demonstrativos. O importante é que esse fenômeno ocorre todo momento.

Ou seja, os títulos prefixados devem valer R$1.000,00 (ou R$1.000,00 corrigidos pela inflação) no vencimento, e para isso sofrem marcação a mercado com a variação das taxas de juros.

marcação a mercado.png

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

É simples. Se você comprar um título inteiro prefixado e não retirar até o vencimento, você receberá 1000 reais.

se comprar só 0,5 você receberá 500,00:

1.000,00 * 0,5 = 500,00.

O título IPCA é igual só que você não sabe exatamente quanto vai receber pois receberá 1000 mais o acumulado do IPCA.

De forma simples você paga uma valor é saber que vai recebe 1000 no final. Não importa o que aconteça.

aí tem a questão da marcação a mercado que o Matheus explicou ali. É um conceito bem simples só é difícil de entender.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/11/2022 at 15:13, Fernanda Mel Sette Cardoso disse:

Galera, boa tarde. Sinceramente nao entendi sobre  (todo título do tesouro direto tem que valer R$ 1000,00 no vencimento do título). Alguem pode me explicar. Grata

@Fernanda Mel Sette Cardoso complementando as respostas, postei sobre o assunto em outro tópico que acho que vai ajudar na compreensão.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...