Jump to content

Recommended Posts

Postado (edited)

Fala Sardinhas, boa noite!

Todo mundo que já pesquisou sobre investimento se deparou em algum momento com o conceito de reserva de emergência e sua importância para as horas de perrengue.

Nessa pegada, pensando em reserva de emergência, criam o ETF (Exchange Traded Funds) LFTS11 um etf com a proposta de ser a sua reserva.

O LFTS11 é um fundo de índice listado na B3 que acompanha a performance de títulos públicos pós-fixados ligados a Selic com duração acima de 2 anos.

Segundo a gestora do fundo a finalidade do LFTS11 é ser um instrumento eficiente para gestão de caixa e reserva de emergência.

A primeira vista podemos elencar como vantagens:

1. Taxa de adm. 0,19 a.a., quando no Tesouro Direto essa taxa é de 0,2 ao ano;
  2. No ETF não tem vencimento, então a tabela regressiva do IR passa a não ser um problema. Exceto para os casos em que você venda com lucro, todavia nessa hipótese o imposto será de 15%, ou seja, a mínima quando comparada a tabela do IR (caso mantenha o título por + de 720 dias);
  3. Outra detalhe, talvez menos relevante, é o IOF que incide caso você resgate o título de renda fixa com menos de 30 dias. Nesse caso há isenção de IOF para o LFTS11;

Por outro lado, se analisarmos com pouco mais de calma, e dependendo do caso a caso, há desvantagens que não podem ser desconsideradas. A meu ver, são elas:

1. Para quem não declara imposto de renda ainda, a partir do momento que você comprar esse etf ficará obrigado a declarar uma vez que é uma operação feita na bolsa de valores;
  2. A liquidez em D+1 pode ser um problema, principalmente para aquele investidor que deixa toda sua R.M alocada em um único lugar;
  3. Por fim, principalmente por hora, é um investimento muito novo e pode haver um problema de liquidez.

Outra coisa que me chamou a atenção é que embora as vantagens fiscais sejam atrativas, a rentabilidade comparada ao DI não me parece TÃO SUPERIOR:

449209941_Capturadetela_20221116_212146.png.c8d6f4edea0c678004336f0a7b033863.png

E aí, esse novo ETF faz sentido para vocês? Suspeito que o custo de tempo estudando e acompanhando-o não valha, talvez seja melhor gastar esse tempinho estudando algo da minha área.

At.te,

Victor Rios

Editado por Victor Antonio Cordeiro Rios
  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta
Postado

Existem vários ETF de renda fixa:

FIXA11: para mesclar pré e pós-fixados
B5P211: para títulos de inflação de prazo curto
IMAB11 e IMBB11: para títulos de inflação de prazos variados
IB5M11 e B5MB11: para títulos de inflação longos
IRFM11: para investir em prefixados

O ideal é verificar qual risco vc quer assumir, o risco de rentabilidade ou o risco de crédito:

ETF é valor mobiliário de renda variável, então ao investir em um ETF de renda fixa, vc fica sujeito ao risco de rentabilidade do próprio ETF;

Já investindo diretamente na renda fixa, vc tem a rentabilidade previamente acordada, mas fica sujeito ao risco de crédito, considerando que renda fixa é na pratica comprar uma dívida, o risco não se refere a volatilidade e sim se o devedor irá pagar na data de vencimento. Lembrando que nem todos todos os títulos de renda fixa são cobertos pelo FGC.

Postado

Embora o ETF seja de renda fixa, ainda é um investimento de renda variável. O valor da cota pode oscilar pra cima como pra baixo.

A reserva de emergência precisa ser segura e ter liquidez imediata, não importando se é dia de semana ou feriado.

Dinheiro da reserva não é pra ter rentabilidade. É pra ter tranquilidade.

então não considero um bom local para se alocar a reserva de emergência.

Postado
1 hora atrás, Heberth Jorge Feres disse:

Embora o ETF seja de renda fixa, ainda é um investimento de renda variável. O valor da cota pode oscilar pra cima como pra baixo.

A reserva de emergência precisa ser segura e ter liquidez imediata, não importando se é dia de semana ou feriado.

Dinheiro da reserva não é pra ter rentabilidade. É pra ter tranquilidade.

então não considero um bom local para se alocar a reserva de emergência.

Entendo! Mas no caso do LFTS11 o valor da cota acompanha o DI. 
De toda forma não trocaria meu local de reserva pela o ETF

image.png.cbef17a50e62867b59755d300e41f252.png

Postado
On 17/11/2022 at 15:31, André Butilheiro disse:

Achei bem interessante!

Pra quem tá começando a reserva de emergência, é uma boa.
Acho que não rola é, se já tem uma reserva de emergência num CDB ou Tesouro, tirar a grana, porque daí vai antecipar o IR.
Mas vejo muito mais vantagens que desvantagens.

Exato @André Butilheiro pra quem está começando pode ser uma boa ter uma parte nele, apesar de ser novo e ainda provavelmente terá pouca liquidez , mas isso provavelmente deve melhorar com o passar do tempo - é algo muito novo ! Vi um vídeo do Bruno Perini dedicado apenas a este tema , vale a pena assistir ! 

• Brabo 1
Postado

Achei bem interessante!

Acho que não rola é, se já tem uma reserva de emergência num CDB ou Tesouro, tirar a grana, porque daí vai antecipar o IR.

@André Butilheiro reserva de emergência não é investimento. Mesmo sendo um ETF de índice, ele continua sendo renda variável e pode variar negativamente justamente quando formos precisar dele. 

Reserva de emergência não tem o que inventar, uma parte em dinheiro, uma parte no balcão, uma parte no banco digital, uma parte em CDB de liquidez diária com 100% do CDI ou mais, e uma parte no Tesouro Selic. 

PS: um pouco em tudo, ou em algumas destas opções. 

Postado

Achei bem interessante!

Também acho uma vantagem para quem está começando a reserva de emergência.  Mas eu alocaria apenas uma parcela no ETF e deixaria outra mais acessível

• Brabo 1
Postado (edited)
18 horas atrás, Heberth Jorge Feres disse:

A minha reserva é 50% bancão, 45% conta digital e 5% no colchão…

Em caso de banco digital tem que ficar atento e ativar o RDB (Recibo de Depósito Bancário), caso contrario não fica protegido pelo FGC. Tem tutorial na internet.

Editado por Douglas Quintanilha Miranda De Souza
  • Criar novo...