Jump to content
  • 0

Bancões - Uma fatia menor de uma pizza maior.


Heberth Jorge Feres

Pergunta

Estava eu aqui comparando os dados fundamentalistas dos bancões pra ver como anda o setor e qual/quais colocar na carteira.

Em TAMANHO DE MERCADO ficam nesta ordem:
Itaú com R$ 265 bi
Bradesco com R$ 182 bi
BTG Pactual com R$ 141 bi
Santander com R$ 116 bi
Brasil com R$ 108 bi

Então eu comparei a % da MARGEM LÍQUIDA sobre MARGEM BRUTA:
BTG Pactual com 77,83%
Santander com 46,81%
Brasil com 46,72%
Bradesco com 45,77%
Itaú com 21,48%

Em relação a margem EBIT:
BTG Pactual com 25,29%
Santander com 19,70%
Itaú com 16,05%
Bradesco com 14,13%
Brasil com 12,13%

O retorno médio sobre o patrimônio ROE dos últimos 5 anos:
Itaú 17,18%
Satander 14,42%
Bradesco 14,02%
BTG 12,90%
Brasil 12,83%

Quanto a RECEITA LÍQUIDA dentro os bancões:
Itaú tem uma fatia de 34,94% e apresenta um crescimento de  15,97%
Brasil tem uma fatia de 25,82% e apresenta um crescimento de -19,04%
Bradesco tem uma fatia de 21,66% e apresenta um crescimento de -30,12%
Santander tem uma fatia de 15,26% e apresenta um crescimento de 3,92%
BTG tem uma fatia de 2,32 e apresenta um crescimento  de 62,40%

Então vamos para o LUCRO LÍQUIDO médio:
Itaú com R$ 18 mi e crescimento de 4,31%
Bradesco com R$ 14 mi e crescimento de 11,66%
Brasil com R$ 11 mi e crescimento de 36,43%
Santander com R$ 10 mi e crescimento de 59,88
BTG com R$ 2 mi e crescimento de 76,72%

O ITAÚ é de longe o maior quando falamos de dinheiro. Mas achei muito estranho a MARGEM BRUTA ter um spreed muito grande quanto a MARGEM LÍQUIDA. Isso é um sinal de pouca eficiência? Margem Bruta de 59% enquanto a líquida tem só 12%. Os outros bancos estão entre 12 e 16 de margem liquida mas a bruta entre 20 e 33.

Os indicadores do BTG PACTUAL estão muito bons. Acima da media dos outros bancos. Porém em termos de dinheiro. A receita líquida é bem pequena. Só 2% em relação aos outros bancões. a média do ROE em 12,90% mas apresentou crescimento de receita em 62,40% e crescimento do lucro em 76,72.

O SANTANADER também está bem legal. Só fica atrás na receita e lucro líquido.


O que seria melhor? Investir em quem é mais seguro. Gera a maior quantia de dinheiro porém o crescimento do lucro está bem inferior aos outros. 4,31%

Eu vou atrás da fatia menor em um pizza maior? Ou fico na pizza menor com perspectiva de crescimento?

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

4 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
15 minutes ago, Heberth Jorge Feres disse:

Estava eu aqui comparando os dados fundamentalistas dos bancões pra ver como anda o setor e qual/quais colocar na carteira.

Em TAMANHO DE MERCADO ficam nesta ordem:
Itaú com R$ 265 bi
Bradesco com R$ 182 bi
BTG Pactual com R$ 141 bi
Santander com R$ 116 bi
Brasil com R$ 108 bi

Então eu comparei a % da MARGEM LÍQUIDA sobre MARGEM BRUTA:
BTG Pactual com 77,83%
Santander com 46,81%
Brasil com 46,72%
Bradesco com 45,77%
Itaú com 21,48%

Em relação a margem EBIT:
BTG Pactual com 25,29%
Santander com 19,70%
Itaú com 16,05%
Bradesco com 14,13%
Brasil com 12,13%

O retorno médio sobre o patrimônio ROE dos últimos 5 anos:
Itaú 17,18%
Satander 14,42%
Bradesco 14,02%
BTG 12,90%
Brasil 12,83%

Quanto a RECEITA LÍQUIDA dentro os bancões:
Itaú tem uma fatia de 34,94% e apresenta um crescimento de  15,97%
Brasil tem uma fatia de 25,82% e apresenta um crescimento de -19,04%
Bradesco tem uma fatia de 21,66% e apresenta um crescimento de -30,12%
Santander tem uma fatia de 15,26% e apresenta um crescimento de 3,92%
BTG tem uma fatia de 2,32 e apresenta um crescimento  de 62,40%

Então vamos para o LUCRO LÍQUIDO médio:
Itaú com R$ 18 mi e crescimento de 4,31%
Bradesco com R$ 14 mi e crescimento de 11,66%
Brasil com R$ 11 mi e crescimento de 36,43%
Santander com R$ 10 mi e crescimento de 59,88
BTG com R$ 2 mi e crescimento de 76,72%

O ITAÚ é de longe o maior quando falamos de dinheiro. Mas achei muito estranho a MARGEM BRUTA ter um spreed muito grande quanto a MARGEM LÍQUIDA. Isso é um sinal de pouca eficiência? Margem Bruta de 59% enquanto a líquida tem só 12%. Os outros bancos estão entre 12 e 16 de margem liquida mas a bruta entre 20 e 33.

Os indicadores do BTG PACTUAL estão muito bons. Acima da media dos outros bancos. Porém em termos de dinheiro. A receita líquida é bem pequena. Só 2% em relação aos outros bancões. a média do ROE em 12,90% mas apresentou crescimento de receita em 62,40% e crescimento do lucro em 76,72.

O SANTANADER também está bem legal. Só fica atrás na receita e lucro líquido.


O que seria melhor? Investir em quem é mais seguro. Gera a maior quantia de dinheiro porém o crescimento do lucro está bem inferior aos outros. 4,31%

Eu vou atrás da fatia menor em um pizza maior? Ou fico na pizza menor com perspectiva de crescimento?

Boa noite Heberth!

Pra entender melhor o que aconteceu com o Itaú, não tem jeito, precisamos pegar as demonstrações financeiras do banco e analisar com calma. Olhando a margem bruta, ela seria a relação entre a receita e o custo dos produtos vendidos, no caso dos bancos, entre os empréstimos e custo de captação. Como o Itaú apresenta essa margem elevada, ele consegue ser bem eficiente nesse ponto, praticando um spread bancário acima da média (olhando só esse indicador, o Itaú não deve ser muito bom pra pegar empréstimo, o que é maravilhoso pro acionista hahaha). No caso do BTG pactual, não há muitos descontos após o custo de captação - como é um banco com menos agências e menos pessoal, seus custos administrativos são menores, e possui menos perdas decorrentes de inadimplência por conta de ser um banco de investimentos, então seus clientes possuem menos risco de default. Isso não sinaliza ineficiência do Itaú, é um resultado natural desses bancos possuírem um público-alvo diferente e formas de atuação diferentes, tanto que o BTG possuí uma margem líquida bem mais próxima da bruta, em relação aos demais bancos. No caso do Itaú, o banco sofreu com provisões associadas ao risco de crédito, que dobrou no comparativo em relação ao 3T21.

Nessa lista o diferentão é o BTG, e vai de você investir ou não, busque entender o negócio a fundo a analisar seus números, se fizer sentido pra você, invista! Não tem como dizer se você pega o maior e mais seguro, ou menor e menos seguro, na dúvida pode até investir nos dois hahaha.

itau.png

btg.png

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Então @Matheus Malheiros Pinto na real nem estou cogitando comprar BTG no momento. Estou mais inclinado em Santander. 
 

Eu gastei um tempo juntando os dados para comprar. Agora vou começar a ler o RI de Itaú e Santander pra um pouco melhor sobre o segmento.

 Discrepância das margens do Itaú em relação aos concorrentes me chamou a atenção. Por isso trouxe os dados aqui pra dar um discutida e entender melhor.

Não estava pensando em adicionar dois bancos na carteira de imediato…

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa noite Heberth!

Pra entender melhor o que aconteceu com o Itaú, não tem jeito, precisamos pegar as demonstrações financeiras do banco e analisar com calma. Olhando a margem bruta, ela seria a relação entre a receita e o custo dos produtos vendidos, no caso dos bancos, entre os empréstimos e custo de captação. Como o Itaú apresenta essa margem elevada, ele consegue ser bem eficiente nesse ponto, praticando um spread bancário acima da média (olhando só esse indicador, o Itaú não deve ser muito bom pra pegar empréstimo, o que é maravilhoso pro acionista hahaha). No caso do BTG pactual, não há muitos descontos após o custo de captação - como é um banco com menos agências e menos pessoal, seus custos administrativos são menores, e possui menos perdas decorrentes de inadimplência por conta de ser um banco de investimentos, então seus clientes possuem menos risco de default. Isso não sinaliza ineficiência do Itaú, é um resultado natural desses bancos possuírem um público-alvo diferente e formas de atuação diferentes, tanto que o BTG possuí uma margem líquida bem mais próxima da bruta, em relação aos demais bancos. No caso do Itaú, o banco sofreu com provisões associadas ao risco de crédito, que dobrou no comparativo em relação ao 3T21.

Nessa lista o diferentão é o BTG, e vai de você investir ou não, busque entender o negócio a fundo a analisar seus números, se fizer sentido pra você, invista! Não tem como dizer se você pega o maior e mais seguro, ou menor e menos seguro, na dúvida pode até investir nos dois hahaha.

itau.png

btg.png

Hehhe @Matheus Malheiros Pinto eu tive q parar de analisar os bancos e ir pras eletricas (transmissão) pq de cara fiquei enviesado … eu gosto do Bradesco (mesmo não tendo os melhores números ) vejo como um banco segundo lugar que parece que está um tanto subvalorizado … e ao mesmo tempo penso nele + 1 banco tipo btg (2 bancos 🤑🤑🤑)

@Heberth Jorge Feres parabéns pela análise e obrigado por compartilhar , ficou muito joia e com o complemento dos nossos amigos enriquece nossos olhares quando formos fazer nossas análises !

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
58 minutes ago, Heberth Jorge Feres disse:

Então @Matheus Malheiros Pinto na real nem estou cogitando comprar BTG no momento. Estou mais inclinado em Santander. 
 

Eu gastei um tempo juntando os dados para comprar. Agora vou começar a ler o RI de Itaú e Santander pra um pouco melhor sobre o segmento.

 Discrepância das margens do Itaú em relação aos concorrentes me chamou a atenção. Por isso trouxe os dados aqui pra dar um discutida e entender melhor.

Não estava pensando em adicionar dois bancos na carteira de imediato…

Realmente, a discrepância chamou atenção, mas deu pra entender qual foi o ocorrido? Pra entender fenômenos assim só indo fundo nos números da empresa mesmo

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...