Jump to content
  • 0

Taesa dando sopa?


Matheus Malheiros Pinto

Pergunta

Boa noite, Sardinhas!

A Taesa, fundada em 2000, atua na transmissão de energia, conhecida pelos dividendos generosos e estabilidade. Seu subsetor é o mais previsível dentro do eletétrico e possui contratos de longo prazo reajustados pela inflação, protegendo os acionistas contra a desvalorização da moeda.

Atualmente é controlada pela Cemig e ISA Investimentos, sendo que a primeira pretende realizar um desinvestimento na empresa, causando uma certa preocupação sobre o futuro. Além disso, participou agressivamente de diversos leilões de concessões, aumentando a dívida da empresa.

Comparando com seus pares do setor, a Taesa merece destaque em sua eficiência, sendo líder disparada em margens, dividendos rentabilidade e crescimento, porém pecando na dívida - que se encontra elevada por conta dos investimentos agressivos, mas não representa um grande risco para a empresa, que possui uma receita previsível, além de não ser a melhor opção nos múltiplos de valuation.

Com a recente queda na cotação, ficou negociada a preços mais interessantes, então resolvi fazer esse post pra compartilhar uma breve análise da empresa. Mas e vocês, investem em Taesa ou preferem outra?

 

taee 2.png

taee.png

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Recommended Posts

  • 0
8 horas atrás, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Eu tenho TAEE11 também, as quedas eu acredito que seja mais porque subiu muito por culpa do IPCA, pagou uns dividendos legais.

Na minha humilde opinião esta num preço legal, nem caro, nem barato

Pelo que eu estudei, a queda tem 3 motivos principais - incerteza com o desinvestimento do controlador, queda na RAP das concessões de categoria 2 e aumento da dívida, com maiores despesas financeiras.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Matheus Malheiros Pinto disse:

Pelo que eu estudei, a queda tem 3 motivos principais - incerteza com o desinvestimento do controlador, queda na RAP das concessões de categoria 2 e aumento da dívida, com maiores despesas financeiras.

Também estou por essa ideia, penso que a queda começou com a noticia do desejo de venda por parte da CEMIG e troca do gestor principal. 

É algo que gera um desconforto, mas tô no time TAEE e aguardando o pagamento, tomara q caia um pouco mais kkk

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 minutes ago, Vinicius Colpani Paschoal disse:

qual dos 3 tipos de taesa vcs recomendariam? eu nn faço questao nenhuma de ter q votar (on), prefiro receber mais dividendos, porem as PN estao com o DY menor...

Eu geralmente compro a que tem mais liquidez, que na maior parte das ações é a unit (final 11). Se a liquidez for parecida, fico com a que tem o maior dividen yield.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Heberth Jorge Feres disse:

Ontem adicionei Taesa e Energias BR (ENBR3) na minha carteira. É interessante o ser de Transmissão de Energia. As empresas tem bons números. ENBR3 depois de Taesa é a que tem os melhores número e diferente da TAEE não tem divida alta.

 

image.png.c23cb34e98aa28f3a547ff0fa9cedced.png

O subsetor de transmissão é muito interessante, muito mais seguro que geração e distribuição, sem se preocupar com inadimplência dos consumidores ou risco hidrológico, permitindo uma maior previsibilidade de receita para!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...