Jump to content

Tirando a Viseira


Recommended Posts

Boa tarde Sardinhas ! Cara, preciso vir aqui para meio que expressar o que estou sentindo nesse momento para que quem sabe alguém tenha passado por uma situação semelhante e tenha tido mesmo que ao longo do tempo, sucesso na jornada. Não dá muito tempo que comecei a participar dos assuntos de investimentos, para ser sincero faz menos de três meses. E isso só começou pelo fato do meu cachorro ter ficado doente. Então vamos lá, recém completei 13 anos em uma empresa cujo a qual eu já não me identifico mais faz tempo. Mas como eu ACHAVA (pelo comodismo que estava) que ganhava razoável, fui empurrando com a barriga. Eu já tinha o hábito de sempre que me era permitido vender minhas férias para ter um “troquinho” a mais que para ser sincero eu acabava torrando com besteira. As histórias começam a se juntar aí, vendi minha férias em Setembro achando que iria “passar bem” até que o “prejuízo” o nome pelo qual estou chamando o meu cachorro agora ficou doente e precisou operar. Mais de R$ 3.500 de preju ! Consegui pagar uma parte que tinha com o dinheiro que eu achava que iria ficar bem no final de ano (minhas férias) e outra parte acabei financiando sem juros em 10x. Mas há males que vêm para o bem. Devido a esse acontecimento com o “prejuízo” (meu cachorro), foi o qual acabei descobrindo esse mundo de investimentos (assim que eu chamo) através do barbeiro que da o talento no meu Hair ! A partir daí, parece que tirou a “Viseira” da minha cara e eu comecei a ter uma visão muito diferente das coisas ao meu redor, principalmente quando descobrir o que realmente são Ativos e Passivos, já não acho que ganho um salário razoável (torno de R$5k mês) sendo Gerente Industrial. No começo do ano havia ganho o Livro “Pai Rico e Pai Pobre” que estava jogado na gaveta de cuecas, com muito esforço resolvi tirá-lo de lá para ler e o quando isso está me fazendo enxergar coisas que eu não enxergava antes também! A grande questão é realmente sobre o meu trabalho, estou pensando seriamente em larga-lo e me juntar ao meu irmão em uma sociedade de prestação de Consultorias na área de vendas e liderança. Ele trabalha sozinho hoje e seria aparentemente uma excelente oportunidade para nós dois de expandir mercado e conhecimento. Mas agora vem aquela insegurança. Apesar de não aguentar mais, eu me sinto seguro no trabalho que estou hoje, recebendo todo dia de pagamento e sem haver grandes preocupações. Como eu devo medir essa insegurança? Como não se preocupar em colocar comida na mesa? Hoje, devido a minha despreocupação com q minha própria gestão financeira, ainda tenho um custo de vida bem alto, que já está sendo corrigido mas que ainda vai levar a metade de 2023 pelo menos. Desde já agradeço o apoio de todos e a atenção dispensada ao caso. Para aqueles que se encheram já nas três primeiras linhas com essa “baboseira” sentimental, quando virar filme eu mando para vocês, só deixar o contato! 🤣🤣🤣 Grande Abraço Sardinhas !

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

15 minutes ago, José Henrique Festa disse:

Boa tarde Sardinhas ! Cara, preciso vir aqui para meio que expressar o que estou sentindo nesse momento para que quem sabe alguém tenha passado por uma situação semelhante e tenha tido mesmo que ao longo do tempo, sucesso na jornada. Não dá muito tempo que comecei a participar dos assuntos de investimentos, para ser sincero faz menos de três meses. E isso só começou pelo fato do meu cachorro ter ficado doente. Então vamos lá, recém completei 13 anos em uma empresa cujo a qual eu já não me identifico mais faz tempo. Mas como eu ACHAVA (pelo comodismo que estava) que ganhava razoável, fui empurrando com a barriga. Eu já tinha o hábito de sempre que me era permitido vender minhas férias para ter um “troquinho” a mais que para ser sincero eu acabava torrando com besteira. As histórias começam a se juntar aí, vendi minha férias em Setembro achando que iria “passar bem” até que o “prejuízo” o nome pelo qual estou chamando o meu cachorro agora ficou doente e precisou operar. Mais de R$ 3.500 de preju ! Consegui pagar uma parte que tinha com o dinheiro que eu achava que iria ficar bem no final de ano (minhas férias) e outra parte acabei financiando sem juros em 10x. Mas há males que vêm para o bem. Devido a esse acontecimento com o “prejuízo” (meu cachorro), foi o qual acabei descobrindo esse mundo de investimentos (assim que eu chamo) através do barbeiro que da o talento no meu Hair ! A partir daí, parece que tirou a “Viseira” da minha cara e eu comecei a ter uma visão muito diferente das coisas ao meu redor, principalmente quando descobrir o que realmente são Ativos e Passivos, já não acho que ganho um salário razoável (torno de R$5k mês) sendo Gerente Industrial. No começo do ano havia ganho o Livro “Pai Rico e Pai Pobre” que estava jogado na gaveta de cuecas, com muito esforço resolvi tirá-lo de lá para ler e o quando isso está me fazendo enxergar coisas que eu não enxergava antes também! A grande questão é realmente sobre o meu trabalho, estou pensando seriamente em larga-lo e me juntar ao meu irmão em uma sociedade de prestação de Consultorias na área de vendas e liderança. Ele trabalha sozinho hoje e seria aparentemente uma excelente oportunidade para nós dois de expandir mercado e conhecimento. Mas agora vem aquela insegurança. Apesar de não aguentar mais, eu me sinto seguro no trabalho que estou hoje, recebendo todo dia de pagamento e sem haver grandes preocupações. Como eu devo medir essa insegurança? Como não se preocupar em colocar comida na mesa? Hoje, devido a minha despreocupação com q minha própria gestão financeira, ainda tenho um custo de vida bem alto, que já está sendo corrigido mas que ainda vai levar a metade de 2023 pelo menos. Desde já agradeço o apoio de todos e a atenção dispensada ao caso. Para aqueles que se encheram já nas três primeiras linhas com essa “baboseira” sentimental, quando virar filme eu mando para vocês, só deixar o contato! 🤣🤣🤣 Grande Abraço Sardinhas !

Bem-vindo ao time @José Henrique Festa você está saindo da caverna … e já disse em suas próprias palavras que está se organizando (ótimo) quando a mudança de emprego , esta decisão vai ser bem pessoal e você terá que medir o quão isso te deixaria desconfortável … na pandemia eu sofri desemprego (mas estava insatisfeito no emprego atual - então tive a sorte de ser demitido ) sorte pois aí aceitei trabalhar em um cooperativa (num modelo similar a um PJ ganhando por horas e sem garantias ) e incrivelmente se abriu um mundo de oportunidades ( mas eu não tinha nada e arrisquei ter meses com ganhos mínimos - ou seja a ideia aqui eh fazer uma reserva para suportar os primeiros meses que possam vir a ser instáveis , talvez isso possa te dar um caminho para refletir melhor )

Link para compartilhar
Share on other sites

Quero ver o filme. HAHAHA

 

Não sei se é a melhor resposta mas eu ja tive sociedade com minha mãe, e tive uma lição que sempre escutei mas nunca dei bola digamos assim. Sociedade é foda rapaz, ainda mas com família. Mas enfim acho que você deveria avaliar bem a situação não sei como é sua vida com seu irmão mas da uma analisada nisso antes de tudo. E seja bem vindo ao mundo dos investimentos, tenho certeza que você vai começar a ter bem mais visão daqui pra frente. Digo por experiencia própria.

Link para compartilhar
Share on other sites

Combinado @Thiago Alves, quando sair o “longa” será o primeiro a receber. Sem maldades no assunto!! 
Então cara, como foi bom realmente compartilhar essa conversa, porque aparece vários pontos de vista e com certeza ajudam ainda mais abrir a visão sobre o assunto. Meu irmão e eu sempre nos demos bem. E eu sou o cara que sempre falo que “amigos amigos (neste caso irmão que é até pior), negócios a parte! Mas sei que na prática é diferente ! Alia se alguém aqui ler essa resposta e puder compartilhar uma experiência de sociedade com um familiar seria ótimo ! 
Grande Abraço Thiago !

Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutes ago, José Henrique Festa disse:

Combinado @Thiago Alves, quando sair o “longa” será o primeiro a receber. Sem maldades no assunto!! 
Então cara, como foi bom realmente compartilhar essa conversa, porque aparece vários pontos de vista e com certeza ajudam ainda mais abrir a visão sobre o assunto. Meu irmão e eu sempre nos demos bem. E eu sou o cara que sempre falo que “amigos amigos (neste caso irmão que é até pior), negócios a parte! Mas sei que na prática é diferente ! Alia se alguém aqui ler essa resposta e puder compartilhar uma experiência de sociedade com um familiar seria ótimo ! 
Grande Abraço Thiago !

Sim, que nem falei fiz a sociedade com minha mãe uma pessoa que me dou muito bem, mas alguns ideais não batia.

Eu tinha montado uma hamburgueria Delivery, e dai a mistura do hamburguer que é o diferencial geralmente eu tinha definido um, mas ela quem cuidava de comprar as coisas e descobri que ela não estava comprando o combinado, dizia que estava cara a carne mas o valor estava precificado no produto. E outra coisa também era questão do horario, a principio era pra ir ate as 00:00 mas quando estava fraco o movimento ela queria fechar mas cedo. Então era coisas que pra mim não estava dando certo. Mas que nem falei analisa certinho tudo isso, e tenho certeza que em breve os companheiros (as) vão ajudar com mais coisas.

Link para compartilhar
Share on other sites

33 minutes ago, José Henrique Festa disse:

Boa tarde Sardinhas ! Cara, preciso vir aqui para meio que expressar o que estou sentindo nesse momento para que quem sabe alguém tenha passado por uma situação semelhante e tenha tido mesmo que ao longo do tempo, sucesso na jornada. Não dá muito tempo que comecei a participar dos assuntos de investimentos, para ser sincero faz menos de três meses. E isso só começou pelo fato do meu cachorro ter ficado doente. Então vamos lá, recém completei 13 anos em uma empresa cujo a qual eu já não me identifico mais faz tempo. Mas como eu ACHAVA (pelo comodismo que estava) que ganhava razoável, fui empurrando com a barriga. Eu já tinha o hábito de sempre que me era permitido vender minhas férias para ter um “troquinho” a mais que para ser sincero eu acabava torrando com besteira. As histórias começam a se juntar aí, vendi minha férias em Setembro achando que iria “passar bem” até que o “prejuízo” o nome pelo qual estou chamando o meu cachorro agora ficou doente e precisou operar. Mais de R$ 3.500 de preju ! Consegui pagar uma parte que tinha com o dinheiro que eu achava que iria ficar bem no final de ano (minhas férias) e outra parte acabei financiando sem juros em 10x. Mas há males que vêm para o bem. Devido a esse acontecimento com o “prejuízo” (meu cachorro), foi o qual acabei descobrindo esse mundo de investimentos (assim que eu chamo) através do barbeiro que da o talento no meu Hair ! A partir daí, parece que tirou a “Viseira” da minha cara e eu comecei a ter uma visão muito diferente das coisas ao meu redor, principalmente quando descobrir o que realmente são Ativos e Passivos, já não acho que ganho um salário razoável (torno de R$5k mês) sendo Gerente Industrial. No começo do ano havia ganho o Livro “Pai Rico e Pai Pobre” que estava jogado na gaveta de cuecas, com muito esforço resolvi tirá-lo de lá para ler e o quando isso está me fazendo enxergar coisas que eu não enxergava antes também! A grande questão é realmente sobre o meu trabalho, estou pensando seriamente em larga-lo e me juntar ao meu irmão em uma sociedade de prestação de Consultorias na área de vendas e liderança. Ele trabalha sozinho hoje e seria aparentemente uma excelente oportunidade para nós dois de expandir mercado e conhecimento. Mas agora vem aquela insegurança. Apesar de não aguentar mais, eu me sinto seguro no trabalho que estou hoje, recebendo todo dia de pagamento e sem haver grandes preocupações. Como eu devo medir essa insegurança? Como não se preocupar em colocar comida na mesa? Hoje, devido a minha despreocupação com q minha própria gestão financeira, ainda tenho um custo de vida bem alto, que já está sendo corrigido mas que ainda vai levar a metade de 2023 pelo menos. Desde já agradeço o apoio de todos e a atenção dispensada ao caso. Para aqueles que se encheram já nas três primeiras linhas com essa “baboseira” sentimental, quando virar filme eu mando para vocês, só deixar o contato! 🤣🤣🤣 Grande Abraço Sardinhas !

@José Henrique Festa como disseram os colegas, que bom que está colocando as coisas em ordem.

Agora vamos a algumas considerações de minha humilde pessoa.

Dentro do mercado que você atua, há outras empresas que poderiam te dar um ânimo profissional? Ou a questão é o trabalho em si, e mudar para outra empresa seria mais do mesmo?

Pelo que entendo do seu relato, você é solteiro, pois não chegou a comentar sobre esposa, filhos, somente falou do "Prejuízo". Também entendo que você não tem uma reserva de emergência. Entendo que, mesmo você empurrando com a barriga o trabalho, talvez seja o caso de formar uma reserva de emergência antes de tomar uma ação de largar o emprego.

Outra opção seja fazer uma acordo com a empresa para ser demitido e com o valor do FGTS e Multas rescisórias você forme uma reserva de emergência e sobre um valor.

Com relação a sociedade com o seu irmão. Eu já tive sociedade com 3 amigos, um deles amigo de mais de 30 anos, o negócio não prosperou, porém a amizade ainda existe, apesar da bucha financeira que sobrou para cada um, e não foi pequena. De qualquer maneira, sociedade é sempre algo complexo, e quanto mais cenários estiverem no papel, tanto para o "deu bom", mas principalmente para o "deu ruim", é melhor. Ter definido antes de qualquer coisa, como serão as coisas. E aqui vale o ditado: "Cachorro com dois donos, morre de fome.", ou seja, uma sociedade de 50%-50% não tem dono, pois os dois mandam igual.

E por último, é possível/viável você iniciar com o seu irmão e continuar no trabalho para acelerar a formação da reserva de emergência?

Espero ter ajudado.

PS: nada o que foi dito acima é uma recomendação. As decisões devem são pessoais e intransferíveis.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

25 minutes ago, Thiago Alves disse:

Sim, que nem falei fiz a sociedade com minha mãe uma pessoa que me dou muito bem, mas alguns ideais não batia.

Eu tinha montado uma hamburgueria Delivery, e dai a mistura do hamburguer que é o diferencial geralmente eu tinha definido um, mas ela quem cuidava de comprar as coisas e descobri que ela não estava comprando o combinado, dizia que estava cara a carne mas o valor estava precificado no produto. E outra coisa também era questão do horario, a principio era pra ir ate as 00:00 mas quando estava fraco o movimento ela queria fechar mas cedo. Então era coisas que pra mim não estava dando certo. Mas que nem falei analisa certinho tudo isso, e tenho certeza que em breve os companheiros (as) vão ajudar com mais coisas.

@Thiago Alvescara, lamento por não ter dado certo o negócio com sua mãe e espero que hoje isso tenha ficado apenas como experiência!

Obrigado pela ajuda 🤜🏻🤛🏻

Link para compartilhar
Share on other sites

16 minutes ago, Flavio Prado disse:

@José Henrique Festa como disseram os colegas, que bom que está colocando as coisas em ordem.

Agora vamos a algumas considerações de minha humilde pessoa.

Dentro do mercado que você atua, há outras empresas que poderiam te dar um ânimo profissional? Ou a questão é o trabalho em si, e mudar para outra empresa seria mais do mesmo?

Pelo que entendo do seu relato, você é solteiro, pois não chegou a comentar sobre esposa, filhos, somente falou do "Prejuízo". Também entendo que você não tem uma reserva de emergência. Entendo que, mesmo você empurrando com a barriga o trabalho, talvez seja o caso de formar uma reserva de emergência antes de tomar uma ação de largar o emprego.

Outra opção seja fazer uma acordo com a empresa para ser demitido e com o valor do FGTS e Multas rescisórias você forme uma reserva de emergência e sobre um valor.

Com relação a sociedade com o seu irmão. Eu já tive sociedade com 3 amigos, um deles amigo de mais de 30 anos, o negócio não prosperou, porém a amizade ainda existe, apesar da bucha financeira que sobrou para cada um, e não foi pequena. De qualquer maneira, sociedade é sempre algo complexo, e quanto mais cenários estiverem no papel, tanto para o "deu bom", mas principalmente para o "deu ruim", é melhor. Ter definido antes de qualquer coisa, como serão as coisas. E aqui vale o ditado: "Cachorro com dois donos, morre de fome.", ou seja, uma sociedade de 50%-50% não tem dono, pois os dois mandam igual.

E por último, é possível/viável você iniciar com o seu irmão e continuar no trabalho para acelerar a formação da reserva de emergência?

Espero ter ajudado.

PS: nada o que foi dito acima é uma recomendação. As decisões devem são pessoais e intransferíveis.

Opa @Flavio Prado, cara eu tenho esposa e uma linda filha de 07 anos. Minha esposa trabalha, ganha algo relativamente parecido comigo e além de tudo tem o espírito empreendedor, junto ao trabalho formal também  trabalha com vendas de roupas e acessórios. 
Sinto aquela vontade imensa de empreender, por isso acredito que só se houvesse uma proposta salarial atípica me faria pensar, mas acredito que ainda precise viver o empreendedor (bom ou ruim) que há em mim.

A minha ideia é permanecer mais um tempo na empresa para tentar sair pela porta da frente, afinal tem um ditado que diz que não devemos cuspir no prato em que se comeu”, se um dia tudo der errado, eu puder voltar sabendo que deixei a porta aberta, mas, confiante também na prosperidade de um negócio próprio. Minha ideia é treinar alguém que possa me substituir para não deixar a empresa nas “mãos”. E também convencer o dono a me mandar embora ou pelo menos um acordo legal para que eu possa tirar seguro desemprego e o FGTS. 

Não, eu não tenho ainda uma reserva de emergência!

E sim, era justamente do acordo que pretendo fazer que eu penso em ter a reserva de emergência !

É sei que as sociedades são extremamente duras e por isso amanhã eu e ele sentaremos para conversar sobre todos os termos, aliás se puder me ajudar na lista de detalhes que preciso ficar atento em uma sociedade eu vou ser extremamente grato.

Os assuntos que penso em abordar com ele são:

Valor a investir (o quanto ele quer pela porcentagem que ele deseja me vendar a parte da empresa);

Valor de reinvestimento na empresa (% por contrato fechado);

Retiradas (salários);

Contratos vigentes;

Prospecção de futuros clientes;

Debitos atuais;

Portfólio de produtos;

Desenvolvimento de novos produtos;

Enfim, está nessa linha de raciocínio!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Opa! Parabéns pela iniciativa mano! Se puder contribuir com algo, tudo na vida tem risco, uns maiores e outros menores. O ideal era vc arriscar tendo sua reserva, ainda mais tendo família para suportar financeiramente, pois todo negócio leva tempo para maturar até você conseguir tirar um valor dele.

No seu caso que já possui experiência de muitos anos, se está com planos de sair, vou na linha do que falaram aqui de ver se é possível vc conciliar sua atividade de hoje com a atividade que vc quer executar como uma renda extra primeiro. Ao invés de entrar direto na sociedade, veja se seu irmão não te pagaria como consultor ou se você não conseguiria algum outro trabalho nesse formato para fazer um extra e ter ao menos uma reserva (no caso de demissão, esse dinheiro pode ser usado para compor essa reserva também, então seria fazer conta pra vc ter mais tranquilidade no que for fazer).

No caso da sociedade em si, segue:

  • Valor a investir (o quanto ele quer pela porcentagem que ele deseja me vendar a parte da empresa): importante alinhar esse aporte financeiro já que vc não tem essa reserva. Se vc entrar com trabalho e conhecimento, às vezes é possível negociar um vesting e um aporte menor com algumas ressalvas.
  • Valor de reinvestimento na empresa (% por contrato fechado): Não sei se a empresa está começando ou ele já tem alguma tração então isso vai depender do estado da empresa.
  • Retiradas (salários): Depende tb do estágio da empresa, mas geralmente em empresas jovens, é melhor ter o caixa e não ter retirada. No caso, algo que vcs devem já considerar na formação do preço é o valor da hora do consultor seja ele vc, seja ele um terceiro, então até daria para ter essa remuneração, tratando vcs como colaboradores e tendo, mas lembra que o mais importante é manter a empresa saudável.
  • Contratos vigentes: Estimativa de receita e tentar entender se é possível escalar
  • Prospecção de futuros clientes: Ponto mais importante é ter novos clientes para escalar e liberar mais tempo pra vcs.
  • Debitos atuais: Entender o que vc responderia e o que não no período de vesting

Qualquer coisa, bora trocar ideia! Se puder ajudar, tmj!

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

O loquinho @Yuri Cervantes !! Show de bola as suas dicas mano. Minha cabeça está um turbilhão de ideias! A ideia de ter uma outra possibilidade de renda junto a consultoria também já me passou pela cabeça. Amanhã terei minha primeira reunião com meu irmão. Vamos ver no que vai dar e eu vou atualizando aqui conforme as coisas vão saindo. Obrigado Brother ! Grande Abraço !

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

@José Henrique Festa sociedade pode ser bem complicado. É bom você pensar bem sobre isso.

Pelo seu relato, acredito que não tenho Reserva de Emergência ainda. Eu juntaria ao menos 12 meses de salário (12 * 5.000 =R$ 60.000,00 ) antes de pensar em pedir as contas. Poderia der apenas 6 meses. Mas como pensa e se tornar autônomo/empresário é bom ter uma reserva gorda.

Enquanto você via montando sua reserva você terá tempo de pensar no assunto. As vezes ira mudar de ideia ou não. 🙃

E o Prejuízo?  Tudo bem com o danado?

Link para compartilhar
Share on other sites

@Heberth Jorge Feres Então, como eu estou aprendendo literalmente agora sobre tudo que envolve educação financeira, eu realmente não tinha/não tenho nada muito significativo em relação a reserva de emergência. Sei que o ideal é ter de 06 a 12 meses de salários garantidos para ficar tranquilo. Mas eu vou demorar muito tempo para juntar esse dinheiro e essa oportunidade com certeza vai passar. Não que não possa surgir outras, mas fica aquela sensação que eu poderia ter tentado. Como eu disse a outro nobre colega, eu vou ter uma primeira reunião hoje com meu irmão para tratar desse assunto e vamos ver como vai ser. Sei que várias pessoas me alertam e realmente acredito que sociedade é bem complicado. Obrigado Irmão ! Grande Abraço !

Olha o prejuízo aí !

9C8205AC-AF68-470B-81F8-A71F570FF61B.jpeg

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...