Jump to content

Investir em ações é basicamente um grande dilema/hipocrisia?


Recommended Posts

dilema

 

 
  1. FILOSOFIA
    raciocínio que parte de premissas contraditórias e mutuamente excludentes, mas que paradoxalmente terminam por fundamentar uma mesma conclusão [Em um dilema, ocorre a necessidade de uma escolha entre alternativas opostas A e B, que resultará em uma conclusão ou consequência C, que deriva necessariamente tanto de A quanto de B.]
     
    hipocrisia
     
    1. característica do que é hipócrita; falsidade, dissimulação.
       
    2. ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade.
       
       
       
    você investe em ações e fica feliz quando essas sobem mas também pode ficar triste ----> subiu tanto que não faz mais sentido aportar.
     
    você investe em ações e fica triste quando essas caem mas também pode ficar feliz ----> vai aportar até o brioco fazer bico.
     
     
    Você basicamente torce para que a bolsa suba infinito, menos nos dias que antecedem seu aporte?
     
     
    P.S.: Ironia do dia(hidden brag)
    1 - O Raul não responde(respondia) um direct com uma dúvida justa ou comentário relevante, mas responde(u) quando escrevo(i) qualquer merda.  
     
Link para compartilhar
Share on other sites

21 minutes ago, Leandro De Melo Malfato disse:

dilema

 

 
  1. FILOSOFIA
    raciocínio que parte de premissas contraditórias e mutuamente excludentes, mas que paradoxalmente terminam por fundamentar uma mesma conclusão [Em um dilema, ocorre a necessidade de uma escolha entre alternativas opostas A e B, que resultará em uma conclusão ou consequência C, que deriva necessariamente tanto de A quanto de B.]
     
    hipocrisia
     
    1. característica do que é hipócrita; falsidade, dissimulação.
       
    2. ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade.
       
       
       
    você investe em ações e fica feliz quando essas sobem mas também pode ficar triste ----> subiu tanto que não faz mais sentido aportar.
     
    você investe em ações e fica triste quando essas caem mas também pode ficar feliz ----> vai aportar até o brioco fazer bico.
     
     
    Você basicamente torce para que a bolsa suba infinito, menos nos dias que antecedem seu aporte?
     
     
    P.S.: Ironia do dia(hidden brag)
    1 - O Raul não responde(respondia) um direct com uma dúvida justa ou comentário relevante, mas responde(u) quando escrevo(i) qualquer merda.  
     

Sobre a parte da resposta do Raul , acredito que caso tenha uma dúvida realmente relevante seria mais prático e ter mais resultado postando aqui na comunidade ou na live (perguntando diretamente a ele)! Sigo ele nas redes sociais e acho impossível alguém conseguir responder todas as perguntas que chegam por direct ou caixinhas de pergunta … 

Link para compartilhar
Share on other sites

25 minutes ago, Leandro De Melo Malfato disse:

dilema

 

 
  1. FILOSOFIA
    raciocínio que parte de premissas contraditórias e mutuamente excludentes, mas que paradoxalmente terminam por fundamentar uma mesma conclusão [Em um dilema, ocorre a necessidade de uma escolha entre alternativas opostas A e B, que resultará em uma conclusão ou consequência C, que deriva necessariamente tanto de A quanto de B.]
     
    hipocrisia
     
    1. característica do que é hipócrita; falsidade, dissimulação.
       
    2. ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade.
       
       
       
    você investe em ações e fica feliz quando essas sobem mas também pode ficar triste ----> subiu tanto que não faz mais sentido aportar.
     
    você investe em ações e fica triste quando essas caem mas também pode ficar feliz ----> vai aportar até o brioco fazer bico.
     
     
    Você basicamente torce para que a bolsa suba infinito, menos nos dias que antecedem seu aporte?
     
     
    P.S.: Ironia do dia(hidden brag)
    1 - O Raul não responde(respondia) um direct com uma dúvida justa ou comentário relevante, mas responde(u) quando escrevo(i) qualquer merda.  
     

Acredito que o investidor de longo prazo sequer deve se preocupar com isso, levar as emoções pro mercado é o que nos faz cometer erros. Devemos apenas focar em construir patrimônio no longo prazo mantendo nossa racionalidade, comprando boas empresas (FIIs, títulos de renda fixa e criptomoedas também) a bons preços, ou seja, as melhores oportunidades que temos no momento.

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu não vejo isso, eu vejo os fundamentos da empresa e jogo no diagrama. Comprei banco do brasil a R$: 44,00, não fiz preço médio agora, apontou em outras direções, fui lá e comprei, não me interessa o valor hoje, mas sim daqui a 10 anos e aí qualquer estudo de constância te mostra que o saldo é sempre positivo no longo prazo quando os fundamentos se mantem.

Faço uma compra por mês, 3 dias depois atualizo o diagrama e o investidor 10 e depois não fico olhando cotação, dividendos, jcp, etc, etc. Só vou ver isso tudo no mês seguinte, quando vou fazer o novo aporte "po você pode colocar os dividendos e jcp no banco digital pra render um cdi", posso, mas vou ganhar migalhas. A construção do hábito mensal de aportar independente de como o mercado está é o que vai me garantir uma renda futura, então o mercado pode subir, cair, andar de lado, eu não to ligando nada. Se o diagrama diz "compra" eu vou no mercado no preço que tiver, a festa é só daqui a 10 anos ai pondero o que fiz.

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu andei comparando o mercado brasileiro e americano...o mercado americano sobe muito porque a taxa de juros la é absurdamente baixa.

 

Aqui no Brasil...temos uns bons anos, juros e IPCA sobe, e o ativo devolve toda alta, isso fica se repetindo e a valorização dos ativos brasileiros muitas vezes ficam em linha reta, devolvem toda alta...dai corre o risco de passar anos preso no mesmo valor.

 

Ativos americanos tem a vantagem da rentabilidade, os brasileiros tem a vantagem de surgir oportunidade para comprar mais quantidade barato.

 

Ai é questão de como a pessoa se adapta a esses cenários para montar sua estratégia.

Link para compartilhar
Share on other sites

Minha opinião pessoal resumida em uma frase gente, valido por que vivi isso, fiz algum patrimônio em 50 anos de vida totalmente longe de renda variável, então aceitar ou mudar um "conceito" é pra lá de difícil :

"O grande DILEMA foi aceitar a FILOSOFIA Buy and Hold sem HIPOCRISIA".

No início eu falei a mim mesmo, será que funciona, é assim mesmo este tal de Buy and Hold?? *Dilema

Depois vieram as primeiras compras mas, passava o dia olhando as cotações pra ver como estavam. *Hipocrisia

Então tive uma semana em que não pude olhar as cotações e entendi forçadamente a *Filosofia de que a "Bolsa Sobe Caindo".

E sem IRONIA, foi assim mesmo minha entrada no "Mar das Variáveis" e hoje descobri que sempre quis isso, nunca imaginei que gostaria tanto de ações, cotações, fatos relevantes, dados fundamentalistas, notícias e tudo que envolve o mundo das empresas na bolsa.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 05/12/2022 at 21:39, Leandro De Melo Malfato disse:

dilema

 

 
  1. FILOSOFIA
    raciocínio que parte de premissas contraditórias e mutuamente excludentes, mas que paradoxalmente terminam por fundamentar uma mesma conclusão [Em um dilema, ocorre a necessidade de uma escolha entre alternativas opostas A e B, que resultará em uma conclusão ou consequência C, que deriva necessariamente tanto de A quanto de B.]
     
    hipocrisia
     
    1. característica do que é hipócrita; falsidade, dissimulação.
       
    2. ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade.
       
       
       
    você investe em ações e fica feliz quando essas sobem mas também pode ficar triste ----> subiu tanto que não faz mais sentido aportar.
     
    você investe em ações e fica triste quando essas caem mas também pode ficar feliz ----> vai aportar até o brioco fazer bico.
     
     
    Você basicamente torce para que a bolsa suba infinito, menos nos dias que antecedem seu aporte?
     
     
    P.S.: Ironia do dia(hidden brag)
    1 - O Raul não responde(respondia) um direct com uma dúvida justa ou comentário relevante, mas responde(u) quando escrevo(i) qualquer merda.  
     

Você usou aí três palavras que para muitas pessoas fazem sentido: torcer, triste e feliz. Complemento abaixo da resposta do Matheus.

On 05/12/2022 at 22:07, Matheus Malheiros Pinto disse:

Acredito que o investidor de longo prazo sequer deve se preocupar com isso, levar as emoções pro mercado é o que nos faz cometer erros. Devemos apenas focar em construir patrimônio no longo prazo mantendo nossa racionalidade, comprando boas empresas (FIIs, títulos de renda fixa e criptomoedas também) a bons preços, ou seja, as melhores oportunidades que temos no momento.

A questão é exatamente essa que o Matheus levantou. Quando você investe na bolsa, você está virando, como o Barsi diz, um pequeno dono de uma grande empresa. O trabalho principal é o de avaliar quais as melhores empresas para virar sócio, dentro de uma linha que envolva a análise da área de mercado que essa empresa opera, e se essa área se alinha com seus objetivos e seu perfil de investidor. Dessa forma, você não vai precisar torcer, nem ficar oscilando entre tristeza e alegria de acordo com a cotação do dia.

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu entendi o propósito da discussão do tópico, mas gostaria de expandir um pouco a discussão.

 

O investidor de longo prazo investe pensando no crescimento da empresa, acreditando no potencial dela. Com cabeça de acionista.

O Barsi diz que investir em longo prazo é ajudar a financiar a empresa, mas é realmente? Pode ser considerada uma forma de “empreender”? A pergunta vem pelo fato de que a menos que esse investidor “empreendedor” entre no IPO, ele estará comprando no mercado secundário e nesse caso esse dinheiro não iria para o caixa da empresa. 
 

Então fica a minha pergunta investir no longo prazo é realmente ajudar a financiar um empreendimento?

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Otávio José Scarpim disse:

Eu entendi o propósito da discussão do tópico, mas gostaria de expandir um pouco a discussão.

 

O investidor de longo prazo investe pensando no crescimento da empresa, acreditando no potencial dela. Com cabeça de acionista.

O Barsi diz que investir em longo prazo é ajudar a financiar a empresa, mas é realmente? Pode ser considerada uma forma de “empreender”? A pergunta vem pelo fato de que a menos que esse investidor “empreendedor” entre no IPO, ele estará comprando no mercado secundário e nesse caso esse dinheiro não iria para o caixa da empresa. 
 

Então fica a minha pergunta investir no longo prazo é realmente ajudar a financiar um empreendimento?

A não ser que você invista no IPO ou participe de um Follow-on, você não está ajudando a financiar a empresa, você simplesmente compra a participação de algum sócio que a vendeu, então não entram recursos no caixa da empresa.

Link para compartilhar
Share on other sites

Investir em ações pode ser uma forma de empreender.

Melhor dizendo, eu nunca tive veio empreendedora. Sempre fui do tipo mais executor, ou até mesmo copiador. Isso mostra um tanto da minha personalidade e me deixa fadado a ser/ter medíocre em quase td q faço. É muito duro dizer isso, haha. 

 

Então, o investir acaba sendo uma maneira de empreender "às custas" dos outros. Esses outros, eu me refiro aos que criaram o negócio e venderam uma parte.

 

Eu não tenho apetite ao risco de tomar a frente de um negócio, mas tenho em acreditar nele e investir. É meu unico jeito de "empreender", pelo menos ainda.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Leandro De Melo Malfato disse:

Investir em ações pode ser uma forma de empreender.

Melhor dizendo, eu nunca tive veio empreendedora. Sempre fui do tipo mais executor, ou até mesmo copiador. Isso mostra um tanto da minha personalidade e me deixa fadado a ser/ter medíocre em quase td q faço. É muito duro dizer isso, haha. 

 

Então, o investir acaba sendo uma maneira de empreender "às custas" dos outros. Esses outros, eu me refiro aos que criaram o negócio e venderam uma parte.

 

Eu não tenho apetite ao risco de tomar a frente de um negócio, mas tenho em acreditar nele e investir. É meu unico jeito de "empreender", pelo menos ainda.

Essa é uma boa interpretação. Em vez de criar um negócio novo, pequeno e correr o risco de falir. Você compra um pedaço de um negócio grande, pronto, e ja consolidado no mercado.

 

Por isso Raul é contra BDR, ao comprar BDR vc esta comprando um recibo que equivale uma fração de ação, comprando diretamente no exterior você de fato é sócio da companhia. Essa que é a mentalidade de sócio do investidor. Agora quem compra BDR, tendo ciência de que é um recibo, ai ja compra não com mentalidade de sócio, e sim com mentalidade de acumulo de valores mobiliários.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Leandro De Melo Malfato disse:

Investir em ações pode ser uma forma de empreender.

Melhor dizendo, eu nunca tive veio empreendedora. Sempre fui do tipo mais executor, ou até mesmo copiador. Isso mostra um tanto da minha personalidade e me deixa fadado a ser/ter medíocre em quase td q faço. É muito duro dizer isso, haha. 

 

Então, o investir acaba sendo uma maneira de empreender "às custas" dos outros. Esses outros, eu me refiro aos que criaram o negócio e venderam uma parte.

 

Eu não tenho apetite ao risco de tomar a frente de um negócio, mas tenho em acreditar nele e investir. É meu unico jeito de "empreender", pelo menos ainda.

É mais seguro ser um pequeno sócio de um grande negócio do que grande sócio de um pequeno negócio. Apesar do empreendedorismo ser um dos melhores caminhos pra riqueza, precisa ter muita persevarança e não se desanimar com os erros, que vão ser muitos. Mas também não é o único caminho para enriquecer, mesmo sendo funcionário é completamente possível, você pode ganhar um bom salário em inúmeras profissões, e investindo isso certamente construirá um patrimônio considerável no longo prazo, que nem o engenheiro que o Raul citou - sequer teve um salário fora da média da profissão, mas apenas investindo durante a vida acumulou um patrimônio de 20 milhões.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...