Jump to content
  • 0

Lei das Estatais


Matheus Malheiros Pinto

Pergunta

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
6 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde, Sardinhas!

A Lei das Estatais (Lei 13.303/16) basicamente existe para definir regras claras e rígidas para estatais, em sua governança e processos de compras, evitando casos de corrupção e interferência política. Dessa forma, as empresas públicas conseguem ter uma maior competitividade frente às empresas privadas, como demonstrado pelos resultados crescente do Banco do Brasil e Petrobras. Alguns argumentam que a empresa deve servir o povo, não os acionistas, mas se esquecem de um ponto importante: o Governo é o maior acionista, então seus gordos dividendos podem ser usados em benefício da população - a União recebeu apenas de Petrobras, R$62 Bilhões!

Acontece que o presidente eleito pode alterar essa lei, por meio de uma medida provisória, e voltar a nomear políticos para cargos de diretoria nas empresas, e essa possibilidade está agitando o mercado nos últimos dias. Diante disso, quero só dar uma palavrinha aqui, como um bom Sardinha raiz. Isso é apenas uma possibilidade, o presidente sequer falou publicamente disso, e mesmo se for verdade, o investidor de longo prazo obteve excelentes retornos sem a existência dessa lei antes. Então só gostaria de deixar a mensagem: não se desesperem, esperem qualquer pronunciamento oficial, e se a situação se confirmar, foco no longo prazo, não podemos ser mão de alface!

Concordo 99%. Só não concordo com a parte de não se desesperem, se desesperem sim, e venda barato para mim! kkkkkkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
27 minutes ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde, Sardinhas!

A Lei das Estatais (Lei 13.303/16) basicamente existe para definir regras claras e rígidas para estatais, em sua governança e processos de compras, evitando casos de corrupção e interferência política. Dessa forma, as empresas públicas conseguem ter uma maior competitividade frente às empresas privadas, como demonstrado pelos resultados crescente do Banco do Brasil e Petrobras. Alguns argumentam que a empresa deve servir o povo, não os acionistas, mas se esquecem de um ponto importante: o Governo é o maior acionista, então seus gordos dividendos podem ser usados em benefício da população - a União recebeu apenas de Petrobras, R$62 Bilhões!

Acontece que o presidente eleito pode alterar essa lei, por meio de uma medida provisória, e voltar a nomear políticos para cargos de diretoria nas empresas, e essa possibilidade está agitando o mercado nos últimos dias. Diante disso, quero só dar uma palavrinha aqui, como um bom Sardinha raiz. Isso é apenas uma possibilidade, o presidente sequer falou publicamente disso, e mesmo se for verdade, o investidor de longo prazo obteve excelentes retornos sem a existência dessa lei antes. Então só gostaria de deixar a mensagem: não se desesperem, esperem qualquer pronunciamento oficial, e se a situação se confirmar, foco no longo prazo, não podemos ser mão de alface!

Realmente complicado esta questão das estatais.

Espero que não se concretize .  porém, se é para servir o povo não deveria ter aberto o capital lá atrás. Como tem capital aberto, todo investidor tem o direito e quer receber bons dividendos por esta "sociedade".

 

Eu entendo que servir o povo, todas devem servir, agora fornecer de "graça" é complicado.

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
21 horas atrás, Flavio Prado disse:

O velho e bom ditado: "Cai no boato, sobe no fato".

Por falar em ditado, eu tenho um amigo, MUITO rico, que fala sempre:  fica de olho nos centavos que os milhões aparecem....  Ouvir isso mudou a minha visão nas coisinhas baratas que somadas, dão uma verdadeira fortuna em um ano....

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
7 minutes ago, William Redig disse:

Por falar em ditado, eu tenho um amigo, MUITO rico, que fala sempre:  fica de olho nos centavos que os milhões aparecem....  Ouvir isso mudou a minha visão nas coisinhas baratas que somadas, dão uma verdadeira fortuna em um ano....

Hoje essa ideia desse seu amigo ganhou o nome de microtransacão. Aqueles pequenos gastos que por serem pequenos ninguém dá importância. As vezes uma taxinha de cartão, ou 3, 4 assinaturas de serviços que não são utilizados e outros exemplos nessa linha.

Mas tenho um contraponto ou um complemento sobre isso. 

Meu avô dizia que "quem fica contando migalhas não tem tempo para ganhar dinheiro. " 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Otávio José Scarpim disse:

Hoje essa ideia desse seu amigo ganhou o nome de microtransacão. Aqueles pequenos gastos que por serem pequenos ninguém dá importância. As vezes uma taxinha de cartão, ou 3, 4 assinaturas de serviços que não são utilizados e outros exemplos nessa linha.

Mas tenho um contraponto ou um complemento sobre isso. 

Meu avô dizia que "quem fica contando migalhas não tem tempo para ganhar dinheiro. " 

 

 

Eu já tinha ouvido que quem trabalha muito não tem tempo de ganhar dinheiro...  O ideal é trabalhar com o cérebro e de forma inteligente para consumir cada vez menos do meu tempo.  Tempo esse que eu uso para bolar novas formas de fazer mais, trabalhando menos....

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, William Redig disse:

Eu já tinha ouvido que quem trabalha muito não tem tempo de ganhar dinheiro...  O ideal é trabalhar com o cérebro e de forma inteligente para consumir cada vez menos do meu tempo.  Tempo esse que eu uso para bolar novas formas de fazer mais, trabalhando menos....

O que eu entendi desse ditado foi que as vezes as pessoas se preocupam com economia o dinheiro do cafezinho ou as vezes não tem jogo de cintura para aceitar uma negociação ruim que pode eventualmente garantir um cliente pro resto da vida. Ou as vezes não quer gastar um dinheiro pra resolver um problema que liberaria o tempo dele com assuntos as vezes mais importantes. 

Foi essa a lição que eu tirei desse ditado. 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 minutes ago, Otávio José Scarpim disse:

O que eu entendi desse ditado foi que as vezes as pessoas se preocupam com economia o dinheiro do cafezinho ou as vezes não tem jogo de cintura para aceitar uma negociação ruim que pode eventualmente garantir um cliente pro resto da vida. Ou as vezes não quer gastar um dinheiro pra resolver um problema que liberaria o tempo dele com assuntos as vezes mais importantes. 

Foi essa a lição que eu tirei desse ditado. 

Sua imagem de perfil com o Tio Patinhas está ótima!!  Tudo a ver com nós, investidores!!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Klkkkk

Eu não tenho uma mísera foto, nenhuma mesmo. A que eu costumava usar de foto de perfil é de 2014. O jeito foi encontrar algo que combinasse com o  fundamento. Essa dai eu coloquei pra sempre me lembrar do significado de investir. 

 

 

Editado por Otávio José Scarpim
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
49 minutes ago, Otávio José Scarpim disse:

Klkkkk

Eu não tenho uma mísera foto, nenhuma mesmo. A que eu costumava usar de foto de perfil é de 2014. O jeito foi encontrar algo que combinasse com o  fundamento. Essa dai eu coloquei pra sempre me lembrar do significado de investir. 

 

 

VAMOS MUDAR DE ASSUNTO? Agora vamos falar da tekpix, a filmadora mais vendida do Brasil!!!?
 
Ela é 7 em 1, ela filma, tira foto, é mp3 pra vc ouvir suas musicas, mp4,pendrive, torradeira, microondas, ferro de passar, espada de greiscow, ela vem com fone de ouvido, controle remoto e ainda tem um presentinho especial pra vc! ligue agora e adiquira ja a sua tekpix, a filmadora mais vendida do Brasil, mas seja rapido pq as linhas congestionam em 5 minutos.

Não perca tempo e compre agora mesmo sua Tekpix 🤣🤣🤣
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bom dia, prezados,

Foi funcionario público federal por mais de 10 anos, e sou mestre em Ciencias Politicas, abaixo alguns pitacos

Há um ditado nas empresas públicas, "aos amigos tudo, aos inimigos a Lei", ou seja, não interessa o que você quer, se for do interesse de quem detem o poder o negocio vai rolar, nem que pra isso muda-se a lei. E quando tem alguém impedindo sua vontade nege tudo a ele e justifique com a lei (ou normas da empresa). 

Sobre o momento atual, o governo eleito não detem agora o "poder" então quem esta modificando a legislação, PEC transição, lei Estatais, e outras medidas legais é o governo atual, com os parlamentares e executivo atual... Isso mostra que o parlamento praticamente não mudou nada e a dinamica entre executivo e legislativo não mudara muita coisa para o futuro... O que mudou foram os amigos do rei, logo quem gosta de arma e do veio da Havan deu ruim...

No que pese a legislação, MP só serve para o executivo fazer coisas rapidas, no caso de gestão a longo prazo, sem o parlamento não rola, por isso já estão modificando a lei sem precisar de MP. Principalmente porque eles também serão beneficiados com os cargos.

Em resumo, nós criamos ideia abstratas de Executivo, Legislativo e Judiciário, mas isso é só ideia... Atrás das ideias estão as pessoas com seus interesses, logo ideia se modifica ao gosto das pessoas e seus interesses. Então antes de pensar em Presidente, parlamentares e STF, tente achar quais são as relações de interesses deles. Isso vale para todas as instancias de poder governamental.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 13/12/2022 at 13:36, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa tarde, Sardinhas!

A Lei das Estatais (Lei 13.303/16) basicamente existe para definir regras claras e rígidas para estatais, em sua governança e processos de compras, evitando casos de corrupção e interferência política. Dessa forma, as empresas públicas conseguem ter uma maior competitividade frente às empresas privadas, como demonstrado pelos resultados crescente do Banco do Brasil e Petrobras. Alguns argumentam que a empresa deve servir o povo, não os acionistas, mas se esquecem de um ponto importante: o Governo é o maior acionista, então seus gordos dividendos podem ser usados em benefício da população - a União recebeu apenas de Petrobras, R$62 Bilhões!

Acontece que o presidente eleito pode alterar essa lei, por meio de uma medida provisória, e voltar a nomear políticos para cargos de diretoria nas empresas, e essa possibilidade está agitando o mercado nos últimos dias. Diante disso, quero só dar uma palavrinha aqui, como um bom Sardinha raiz. Isso é apenas uma possibilidade, o presidente sequer falou publicamente disso, e mesmo se for verdade, o investidor de longo prazo obteve excelentes retornos sem a existência dessa lei antes. Então só gostaria de deixar a mensagem: não se desesperem, esperem qualquer pronunciamento oficial, e se a situação se confirmar, foco no longo prazo, não podemos ser mão de alface!

Algumas observações... Sociedades de Economia Mista, como as acima citadas Banco do Brasil e Petrobrás, além de deverem obediência a Lei das Estatais, também devem obedecer a Lei das S/A, o que difulcuta bastante, para não dizer que praticamente impossibilita, a indicação de políticos de carreira sem formação técnica específica que atenda às exigências da Lei das S/A e as demais normativas que todas empresas de capital aberto devem seguir, como tivemos o exemplo recente do atual presidente que mesmo trocando o presidente da Petrobrás de 30 em 30 dias, não conseguiu um que atendesse todos os seus desejos políticos.

Quanto a alteração na Lei das Estatais, ela não permitiu que o presidente eleito possa "voltar a nomear políticos para cargos de diretoria nas empresas". A antiga Lei das Estatais já permitia que ele fizesse isso.

O que mudou foi o seguinte... Para nomear um político pela lei antiga, era necessário que o mesmo não tivesse exercido cargos de natureza política nos últimos 36 meses. Com a mudança, esse tempo de quarentena passou a ser de apenas 30 dias.

Os mandatários de cargos do executivo nomeariam políticos para direções de empresas públicas de qualquer maneira. Se essa mudança não fosse aprovada, ele apenas iria escolher outro político que se enquadrasse no prazo da quarentena de 36 meses...

Editado por Renzo Nogueira Margotto
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...