Jump to content

Consumista? Eu sou! Descobri uma forma útil de saciar a minha fome de consumo...


Recommended Posts

Ja pensei algo parecido kkkkk.
O consumo desenfreado sai caro mesmo.
Nunca pensei em quantas ações daria para comprar, mas confesso que faço uma conta de cabeça levando em conta a taxa de juros atual. Diálogo real que tive recentemente:
- Vamos gastar 100 reais com assinatura de nintendo plus?
- Poh, mas gastar esses 100 reais com a selic a 13% é complicado...

Acho que a questão é desperdício. Se é algo bom que traga valor e esta dentro do orçamento pq não gastar? O que eu corto veementemente são desperdícios, como assinatura de planos e compras que só levam o dinheiro.

Outro aspecto interessante que penso é a quantidade de luxo que nos damos deve estar de acordo com uma vida financeira saudável. Posso comprar ifood todo dia? Posso comprar uma casa de 500k a vista ao invés de investir? Depende, quanto mais desenvolvida estão nossas finanças mais luxo podemos nos dar (não necessariamente devemos).

Pelo menos é nisso que acredito.

Editado por Lucas Marques De Paula
  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

58 minutes ago, William Redig disse:

Eu sempre fui um cara consumista.  Durante muitos anos joguei muita grana fora comprando coisas que não precisava e às vezes nem queria, influenciado por propagandas, etc...

De uns 2 anos para cá eu aprendi o que era investir (eu achava que era só para os ricos - e estava certo:  todo investidor, mais cedo ou mais tarde, fica rico).  Continuei consumista, mas agora minha fome de consumo é saciada pela compra de ações, cotas de FIIs, investimentos em Renda Fixa.

Todo mês, o "eu do futuro" corre na frente e gasta toda a grana que o "eu do presente" gastaria em besteira comprando ativos.  Sério mesmo, comprar ativos mata a fome de consumo.

Quem, além de mim, já comparou coisas do tipo:  Se eu sair para jantar fora naquele restaurante caro, vai custar uns 3 HCTR11 ou 20 ITSA4 por cabeça.  Melhor ir no a KG, mais barato, quase tão bom quanto e na 2a feira eu compro as ações ou FIIs com o "troco" da farra gastronômica?

Cara, desculpa se eu entendi errado kkkkkk rs.

Eu particularmente eu nunca tive esta "noia" de pensar assim não... se eu sair pra gastar X, vou deixar de investir na ação X....

no próprio curso o Raul ensina a questão dos prazeres e tal, que devemos ter PRAZERES pq n podemos ser o cara mais rico do cemitério.

MEU CASO...

Eu já fui muito gastão na questão de GASTAR o que tem, sempre dentro da grana que eu ganhava por MES, porém, nunca tive aquela questão de economizar não.

Sempre ia baladas, sexta a domingo, gastava uma grana kkkkk. 

Hj em dia, eu continuo saindo porém dentro dos limites que estabeleci para mim (estou em fase de ajuste dos percentuais que posso gastar.

hj, poupo os 20 a 25% do salario e gasto o restante.

 

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

oi @Daniel Fernandes Coração, não é questão de não gastar com prazeres, eu gasto sim, com coisas que me dão prazer.  Até os 61 anos de idade, era consumo desenfreado, as vezes gastando até mais do que ganhava, ou por conta de uma grana que ia receber.

Depois que recebi meus primeiros proventos de um fundo imobiliário, a minha mente mudou e passei a dar valor a outras coisas e outros prazeres.  Não quero ser o cara mais rico do cemitério, mas minhas metas e ambições hoje são poucas.  Quero poder trocar de carro a cada 3 anos, visitar meus filhos e netos que moram em outros paises um vez por ano e dentro de 10 anos ter uma renda passiva que me pague o que ganho hoje.

Considerando que do meu custo atual, cerca de 25% é custo da minha empresa e funcionários, 30% eu invisto e consigo viajar, trocar de carro a cada 3 anos com os 45% restantes, sinto prazer em poder ajudar os meus filhos, em estar formando uma reserva que vai me pagar quando eu não quiser mais trabalhar e ainda poder deixar para meus filhos um patrimônio investido que vai dar a cada um dos 3 um terço do que tenho de renda, isso me da um prazer enorme.

Continuo jantando fora, pedindo comida no ifood de vez em quando, comprando um telefone novo de tempos em tempos, mas tudo isso eu faço com a grana que está no orçamento mensal.  Quando tem um motivo especial, eu vou a um restaurante mais caro, mas sinto prazer também nas pequenas coisas.  Só de não ter que cozinhar e lavar louça já é um prazer e o mais importante é a companhia e satisfazer bem a lumbriga... rssss

Vivo com conforto, num lugar legal.  Como você bem falou, otimizo e não desperdiço.  Não dou dinheiro para bancões, não tenho assinaturas que não preciso.  Invisto em conhecimento, na minha empresa, em melhorias.

Ver meus ativos engordando me da prazer também.  Ter adquirido conhecimentos que me permitem não ter o meu humor influenciado se a bolsa subiu ou desceu... 

Tem duas coisas atualmente que me deixam triste:  Quando tem liquidação na bolsa e eu não tenho grana para aportar ou, a bolsa subindo quando tenho grana para aportar.... rssss

É isso!!

Link para compartilhar
Share on other sites

@William Redig legal sua visão, e acredito que o que o pessoal disse vai na linha de que se investir “antes” mesmo os mais descontrolados vão se dar bem também…

Pois se já fez o aporte e quer mandar bala no resto (sem ficar negativo claro kkk) pode mandar bala como se não houvesse amanhã kkk

Uma curiosidade você é de onde ? E sua empresa é do que ?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, William Redig disse:

Eu sempre fui um cara consumista.  Durante muitos anos joguei muita grana fora comprando coisas que não precisava e às vezes nem queria, influenciado por propagandas, etc...

De uns 2 anos para cá eu aprendi o que era investir (eu achava que era só para os ricos - e estava certo:  todo investidor, mais cedo ou mais tarde, fica rico).  Continuei consumista, mas agora minha fome de consumo é saciada pela compra de ações, cotas de FIIs, investimentos em Renda Fixa.

Todo mês, o "eu do futuro" corre na frente e gasta toda a grana que o "eu do presente" gastaria em besteira comprando ativos.  Sério mesmo, comprar ativos mata a fome de consumo.

Quem, além de mim, já comparou coisas do tipo:  Se eu sair para jantar fora naquele restaurante caro, vai custar uns 3 HCTR11 ou 20 ITSA4 por cabeça.  Melhor ir no a KG, mais barato, quase tão bom quanto e na 2a feira eu compro as ações ou FIIs com o "troco" da farra gastronômica?

Tenho feito umas contas parecidas com as suas @William Redig, comparando algumas possíveis compras com FIIs ou ações, achei que fosse a única doida. rsrsrs

Mas como você, vivia alavancada, quanto mais ganhava, mais gastava e como tive alguns sérios problemas na infância, adolescência e até no início da vida adulta de violência doméstica, criei algumas várias crenças limitantes que foram e continuam sendo trabalhadas a base de muita terapia. Então criei um relação muito ruim com dinheiro durante muito tempo. Mais nova tinha raiva porque achava que o dinheiro era o culpado por ser obrigada a passar por aquilo, pois a desculpa da minha mãe para aceitar e permitir era: não querer baixar o padrão da sua vida e do seu irmão. 

Custei a enxergar que era justamente ele que me livraria daquele circulo vicioso que vivia. Então cada aporte que faço, é uma vitória e mais ainda, conseguir mostrar a importância de ter educação financeira para minha filha, é indescritível. Mensalmente, ela manda para a corretora pelo menos 50% do salário para investir.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

18 horas atrás, William Redig disse:

Eu sempre fui um cara consumista.  Durante muitos anos joguei muita grana fora comprando coisas que não precisava e às vezes nem queria, influenciado por propagandas, etc...

De uns 2 anos para cá eu aprendi o que era investir (eu achava que era só para os ricos - e estava certo:  todo investidor, mais cedo ou mais tarde, fica rico).  Continuei consumista, mas agora minha fome de consumo é saciada pela compra de ações, cotas de FIIs, investimentos em Renda Fixa.

Todo mês, o "eu do futuro" corre na frente e gasta toda a grana que o "eu do presente" gastaria em besteira comprando ativos.  Sério mesmo, comprar ativos mata a fome de consumo.

Quem, além de mim, já comparou coisas do tipo:  Se eu sair para jantar fora naquele restaurante caro, vai custar uns 3 HCTR11 ou 20 ITSA4 por cabeça.  Melhor ir no a KG, mais barato, quase tão bom quanto e na 2a feira eu compro as ações ou FIIs com o "troco" da farra gastronômica?

Meu marido odiava quando faço essas comparações, nossa como isso ta caro, comprava x ações de weg com esse valor, kkkk, agora ele ta aprendendo sobre investimentos e me entende melhor.
Mas já fui consumista também, mas mais em relação a comer fora e sair para beber, sempre arranjava uma desculpa, ahh trabalhei demais, estou merecendo, ahh estou triste mereço um agrado, estou feliz tenho que comemorar e no fim quando vi minha planilha de controle de gastos fiquei horrorizada, o sentido não é de deixar de aproveitar o dinheiro e deixar de viver a vida, mas também não meter o louco, agr eu escolho 1 a 2 lugares para sair no mês no máximo e curto minha vida poupando ao mesmo tempo, descobri que fazer alguns jantares em casa, além de agregar qualidade é muito mais econômico.
 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
21 horas atrás, William Redig disse:

Eu sempre fui um cara consumista.  Durante muitos anos joguei muita grana fora comprando coisas que não precisava e às vezes nem queria, influenciado por propagandas, etc...

De uns 2 anos para cá eu aprendi o que era investir (eu achava que era só para os ricos - e estava certo:  todo investidor, mais cedo ou mais tarde, fica rico).  Continuei consumista, mas agora minha fome de consumo é saciada pela compra de ações, cotas de FIIs, investimentos em Renda Fixa.

Todo mês, o "eu do futuro" corre na frente e gasta toda a grana que o "eu do presente" gastaria em besteira comprando ativos.  Sério mesmo, comprar ativos mata a fome de consumo.

Quem, além de mim, já comparou coisas do tipo:  Se eu sair para jantar fora naquele restaurante caro, vai custar uns 3 HCTR11 ou 20 ITSA4 por cabeça.  Melhor ir no a KG, mais barato, quase tão bom quanto e na 2a feira eu compro as ações ou FIIs com o "troco" da farra gastronômica?

Acho que a ânsia de gastar é só para ver o dígito abaixar na conta, que bom que você conseguiu foca-la.

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Acho uma ideia valida transferir o consumismo para os investimentos. Tem vontade de ter um XBOX mas sabe que não vai ter tempo de jogar, compra ações da MSFT, quer comer hamburguer mas precisa fazer dieta, usa o dinheiro dos lanches para e compra MCD ou BKBR3, precisa cortar refrigerantes, compra KO ou PEP, quer parar ou diminuir a bebida alcoolica, compra ABEV3... por exemplo.

Editado por Douglas Quintanilha Miranda De Souza
  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Rafaela Almeida Campos disse:

Adorei! Como ainda não sei investir, irei usar o dinheiro que compraria algo e vou colocar na reserva de emergência. Isso vai ser TOP.

É isso aí, vai formando sua reserva de emergencia, mantendo em CDB de liquidez diária pagando pelo menos 100% CDI ou Tesouro Selic. A medida que for evoluindo nos módulos, vai aprendendo a criar suas metas e quais os investimentos mais apropriados para atingi-las. No próprio curso você faz um teste no inicio e final, o PIAR,  que te dá uma sugestão de alocação de ativos de acordo com o seu perfil de investidor. É bem legal ver como sua cabeça muda em poucas semanas, salvei os meus 2 testes e ficava comparando as mudanças que ocorreram quando eu passei a saber o que estava fazendo.

Só te digo que o curso é TOP, vale cada centavo investido!! Bem vinda ao cardume sardinha!! 🐟

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 14/12/2022 at 01:20, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Só eu que bati o olho e li: Comunista? Eu sou!"kkkkkkk

E só tem uma sensação melhor do que comprar ações/Fiis, é comprar ações e fiis com os dividendos 

kkkk O ser humano é um bicho muito interessante mesmo né? (não sei se o comentário do Danilo foi zoeira ou foi só espontâneo,  mas é mais uma amostra do quanto podemos nos equivocar quando agimos "no automático")
E nossos padrões de comportamento, assim como as crenças limitantes, nos direcionam a ações (atitudes) que em geral são respostas do nosso "cérebro rápido" (primitivo, irracional, reptiliano... o que age no automático). Mas quando usamos o nosso córtex/neocortex, cérebro racional... que é nosso "cérebro devagar", aquele que pensa e utiliza o conhecimento para tomar decisões, podemos realmente nos colocar no topo da linhagem evolutiva. *** fica a dica de um livro bacana, que da esse conceito "RAPIDO E DEVAGAR: DUAS FORMAS DE PENSAR" de Daniel Kahneman, premio Nobel de Economia.

Pois é... se era piada dizer que o homem tem duas cabeças, temos mesmo... mulheres também tem 2 cérebros... alias, na verdade temos 3. Tem também o "cérebro emocional" ou sistema límbico, que evolutivamente surgiu nos mamíferos.

Então, com qual cérebro estamos agindo?

Aí o Willian matou a charada! Mudou um comportamento impulsivo, irracional e automático: consumismo... e com o conhecimento, supriu o "vicio" com um comportamento produtivo, de investir.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/12/2022 at 16:22, William Redig disse:

Eu sempre fui um cara consumista.  Durante muitos anos joguei muita grana fora comprando coisas que não precisava e às vezes nem queria, influenciado por propagandas, etc...

De uns 2 anos para cá eu aprendi o que era investir (eu achava que era só para os ricos - e estava certo:  todo investidor, mais cedo ou mais tarde, fica rico).  Continuei consumista, mas agora minha fome de consumo é saciada pela compra de ações, cotas de FIIs, investimentos em Renda Fixa.

Todo mês, o "eu do futuro" corre na frente e gasta toda a grana que o "eu do presente" gastaria em besteira comprando ativos.  Sério mesmo, comprar ativos mata a fome de consumo.

Quem, além de mim, já comparou coisas do tipo:  Se eu sair para jantar fora naquele restaurante caro, vai custar uns 3 HCTR11 ou 20 ITSA4 por cabeça.  Melhor ir no a KG, mais barato, quase tão bom quanto e na 2a feira eu compro as ações ou FIIs com o "troco" da farra gastronômica?

Confesso que realmente traz uma ótima sensação de saciedade relacionada ao consumo quando se investe/compra cotas de fii, títulos privados , enfim ações , etc! Sabendo que é uma compra para seu eu do futuro …

eu Brinco com minha mulher quando pensamos em faltar da nossa aula de crossfit , aí rimos “pouts são 2 cotas de Mxrf11 pelo ralo se eu não for hoje”!! Mas é uma forma de descontração no resto comemos , saímos , fazemos nossas coisas já sabendo que o nosso eu do futuro está bem satisfeito … o equilíbrio tem que surgir senão vira uma neura !

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

6 horas atrás, Mario Yoshiuki Utiamada disse:

kkkk O ser humano é um bicho muito interessante mesmo né? (não sei se o comentário do Danilo foi zoeira ou foi só espontâneo,  mas é mais uma amostra do quanto podemos nos equivocar quando agimos "no automático")
E nossos padrões de comportamento, assim como as crenças limitantes, nos direcionam a ações (atitudes) que em geral são respostas do nosso "cérebro rápido" (primitivo, irracional, reptiliano... o que age no automático). Mas quando usamos o nosso córtex/neocortex, cérebro racional... que é nosso "cérebro devagar", aquele que pensa e utiliza o conhecimento para tomar decisões, podemos realmente nos colocar no topo da linhagem evolutiva. *** fica a dica de um livro bacana, que da esse conceito "RAPIDO E DEVAGAR: DUAS FORMAS DE PENSAR" de Daniel Kahneman, premio Nobel de Economia.

Pois é... se era piada dizer que o homem tem duas cabeças, temos mesmo... mulheres também tem 2 cérebros... alias, na verdade temos 3. Tem também o "cérebro emocional" ou sistema límbico, que evolutivamente surgiu nos mamíferos.

Então, com qual cérebro estamos agindo?

Aí o Willian matou a charada! Mudou um comportamento impulsivo, irracional e automático: consumismo... e com o conhecimento, supriu o "vicio" com um comportamento produtivo, de investir.

Pior que foi verdade, a primeira vez que eu li, li comunista, quando eu reli ai vi que era consumista kkkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/12/2022 at 16:22, William Redig disse:

Eu sempre fui um cara consumista.  Durante muitos anos joguei muita grana fora comprando coisas que não precisava e às vezes nem queria, influenciado por propagandas, etc...

De uns 2 anos para cá eu aprendi o que era investir (eu achava que era só para os ricos - e estava certo:  todo investidor, mais cedo ou mais tarde, fica rico).  Continuei consumista, mas agora minha fome de consumo é saciada pela compra de ações, cotas de FIIs, investimentos em Renda Fixa.

Todo mês, o "eu do futuro" corre na frente e gasta toda a grana que o "eu do presente" gastaria em besteira comprando ativos.  Sério mesmo, comprar ativos mata a fome de consumo.

Quem, além de mim, já comparou coisas do tipo:  Se eu sair para jantar fora naquele restaurante caro, vai custar uns 3 HCTR11 ou 20 ITSA4 por cabeça.  Melhor ir no a KG, mais barato, quase tão bom quanto e na 2a feira eu compro as ações ou FIIs com o "troco" da farra gastronômica?

Começar a investir me deu uma sensação de limite. Antes, como poupar não tinha um propósito, eu até guardava, mas depois gastava com a consciência tranquila, afinal, não ia fazer nada melhor com o dinheiro mesmo... Agora que entendo algumas coisas o cenário mudou, sei que alguns excessos não valem a pena e antecipar sonhos, a longo prazo só traz frustração. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 13/12/2022 at 16:22, William Redig disse:

Eu sempre fui um cara consumista.  Durante muitos anos joguei muita grana fora comprando coisas que não precisava e às vezes nem queria, influenciado por propagandas, etc...

De uns 2 anos para cá eu aprendi o que era investir (eu achava que era só para os ricos - e estava certo:  todo investidor, mais cedo ou mais tarde, fica rico).  Continuei consumista, mas agora minha fome de consumo é saciada pela compra de ações, cotas de FIIs, investimentos em Renda Fixa.

Todo mês, o "eu do futuro" corre na frente e gasta toda a grana que o "eu do presente" gastaria em besteira comprando ativos.  Sério mesmo, comprar ativos mata a fome de consumo.

Quem, além de mim, já comparou coisas do tipo:  Se eu sair para jantar fora naquele restaurante caro, vai custar uns 3 HCTR11 ou 20 ITSA4 por cabeça.  Melhor ir no a KG, mais barato, quase tão bom quanto e na 2a feira eu compro as ações ou FIIs com o "troco" da farra gastronômica?

Ainda bem que é Consumista e não Comunista! kkk

  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Uma conta semelhante 

On 13/12/2022 at 15:22, William Redig disse:

Eu sempre fui um cara consumista.  Durante muitos anos joguei muita grana fora comprando coisas que não precisava e às vezes nem queria, influenciado por propagandas, etc...

De uns 2 anos para cá eu aprendi o que era investir (eu achava que era só para os ricos - e estava certo:  todo investidor, mais cedo ou mais tarde, fica rico).  Continuei consumista, mas agora minha fome de consumo é saciada pela compra de ações, cotas de FIIs, investimentos em Renda Fixa.

Todo mês, o "eu do futuro" corre na frente e gasta toda a grana que o "eu do presente" gastaria em besteira comprando ativos.  Sério mesmo, comprar ativos mata a fome de consumo.

Quem, além de mim, já comparou coisas do tipo:  Se eu sair para jantar fora naquele restaurante caro, vai custar uns 3 HCTR11 ou 20 ITSA4 por cabeça.  Melhor ir no a KG, mais barato, quase tão bom quanto e na 2a feira eu compro as ações ou FIIs com o "troco" da farra gastronômica?

Uma conta um pouco diferente da sua mas que também faz sentido, principalmente para autônomos prestadores de serviço, é trocar a cota do FIi, ou ação pelo valor do seu tempo. 
 

Exemplo: A pessoa produz/ganha por mês 4.400,00 reais, e trabalha 44h por semana: Então, se ele for CLT considerando DSR e bla bla bla a conta fica 4.400,00 : 220h = 20,00 por hora de trabalho, aproximadamente. 
 

É uma boa métrica para se usar. As vezes quer gastar com algo supérfluo, por exemplo, e que custa sei lá 320,00 pila.

Se raciocinar que ao invés de 320,00 pila isso custa 2 dias de trabalho pode ser uma boa medida de autocontrole. 
 

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...