Jump to content

Vale a pena sair de um trabalho fixo CLT para ir a um estagio superior ?


Recommended Posts

Galera, me ajudem com a opinião de voces, estou num trabalho CLT que é bem remunerado até, porem, sem perspectiva de crescimento algum para a area que eu quero atuar.

estou cursando faculdade e entrando no 3º ano de graduação, recebo diversas propostas de estagio para outras empresas devido ao meu currilo e idade que eu tenho.

o que voces fariam em meu lugar ?? iriam pro estagio recebenddo menos porem na area da graduação, ou permaneceriam na empresa ate se formar e busca algo depois de formado

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Alison Vitor Gameiro disse:

Galera, me ajudem com a opinião de voces, estou num trabalho CLT que é bem remunerado até, porem, sem perspectiva de crescimento algum para a area que eu quero atuar.

estou cursando faculdade e entrando no 3º ano de graduação, recebo diversas propostas de estagio para outras empresas devido ao meu currilo e idade que eu tenho.

o que voces fariam em meu lugar ?? iriam pro estagio recebenddo menos porem na area da graduação, ou permaneceriam na empresa ate se formar e busca algo depois de formado

Ola,

Uma das primeiras coisas que você tem que levar em conta é seu fluxo de caixa…

Essa queda vai atrapalhar muito ? Ou tem fôlego ?

Voce já construiu uma história onde está… tem certeza que não tem mais nada lá ? É sua percepção ou já conversou com alguém ?

Na empresa que está atualmente não tem essa área que está estudando ? Ou você acha que não tem lugar pra você ?

Por curiosidade está se graduando em que ?

abs!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Marcelo Ribeiro disse:

Ola,

Uma das primeiras coisas que você tem que levar em conta é seu fluxo de caixa…

Essa queda vai atrapalhar muito ? Ou tem fôlego ?

Voce já construiu uma história onde está… tem certeza que não tem mais nada lá ? É sua percepção ou já conversou com alguém ?

Na empresa que está atualmente não tem essa área que está estudando ? Ou você acha que não tem lugar pra você ?

Por curiosidade está se graduando em que ?

abs!

Nessa posição a necessidade imediata de sobrevivência deve ser levada em conta.

O primeiro ponto é; Consegue viver com um pagamento menor? 

Caso consiga, consegue abaixar o padrão de vida pois tempo indeterminado? Pois não dá pra saber quando a maré vai mudar.

E por último é o seu apetite ao risco. E isso é exatamente pessoal. 

 

Então pondere o que pode ser medido como salário, custo de vida, reserva de emergência.

O restante vai unicamente de você estar disposto ou não e se tem ou não algum propósito. Se mudar de emprego te deixar mais perto do seu propósito e você estiver disposto a e puder (financeiramente) sofrer uma privação agora para colher futuramente enão a a consideração é possível.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Aí depende muito Alison!

Se for financeiramente viável, tem que analisar a qualidade do estágio. 

Algumas empresas contratam estagiário pra tirar xerox e servir café (além de às vezes ter que lidar com superior chato). Outras são realmente sérias e te envolvem nos projetos. 

Considerando ser uma empresa séria, vale a pena demais. Ter contato com profissionais que atuam na área, fazer networking, não chegar no mercado de trabalho sem experiência, além de uma certa flexibilidade aos erros por ser jovem e não ser efetivo.

(E você também pode se formar já com emprego "garantido").

Trabalhar em uma empresa que você admira (por produtividade, peso da marca) pode ser bem enriquecedor também.

Se realmente pretende seguir na área, estágio é uma ótima.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Alison Vitor Gameiro disse:

Galera, me ajudem com a opinião de voces, estou num trabalho CLT que é bem remunerado até, porem, sem perspectiva de crescimento algum para a area que eu quero atuar.

estou cursando faculdade e entrando no 3º ano de graduação, recebo diversas propostas de estagio para outras empresas devido ao meu currilo e idade que eu tenho.

o que voces fariam em meu lugar ?? iriam pro estagio recebenddo menos porem na area da graduação, ou permaneceriam na empresa ate se formar e busca algo depois de formado

@Alison Vitor Gameiro é muito particular essa análise. E tem de levar em consideração pontos que a moçada colocou anteriormente:
 

  1. Você comportaria a redução no salário?
  2. Já esgotou todas a possibilidade verdadeiramente? Se está decidindo/decido a sair pode arriscar mais em, na empresa atual, se não há oportunidade em outros setores ou equipes que lhe interesse e está apto a migrar.
  3. Cuidado para num cair em cilada, trocando seis por meia dúzia ou até menos. Busque bastante informação sobre as empresas que estão te convidando, hoje tem sites com Glassdoor ou até mesmo no LinkedIn tentando adicionar um funcionário ou ex-funcionário à tua rede.
  4. A oportunidade de aprender algo novo, ser desafiado a crescer nunca terá preço e é um investimento para voos maiores no futuro.
  5. Lembrar sempre que nada é garantido, pode ficar e as coisas mudarem para melhor onde está, ou muita coisa não ser o esperado para onde resolver ir.

No mais camarada... não fique refém do medo ou de um emprego/salário ainda mais se estiver no início de carreira.  Sempre atento ao seu contexto, realidade...

Mas a vida é isso mesmo, num terá como fugir do risco, e que nos resta é mitigar esses riscos ao máximo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Todas as respostas acima foram muito coerentes e eu complementaria com o conselho: MANTENHA SEU FOCO.

Se você iniciou a faculdade é porque pretende seguir essa carreira, então qual o seu foco? Após formado você pretende chegar a uma determinada posição e quais os degraus vão lhe permitir alcançar esse objetivo? 

Se o seu trabalho atual não oferece o caminho que você precisa mas surgiu uma vaga de estágio que é exatamente o ponto inicial do seu sonho, jogue-se pois não haverão outras oportunidades como essa em sua vida, afinal você não terá a mesma idade e nem vai estar no mesmo período duas vezes na vida!

Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/12/2022 at 08:21, Alison Vitor Gameiro disse:

Galera, me ajudem com a opinião de voces, estou num trabalho CLT que é bem remunerado até, porem, sem perspectiva de crescimento algum para a area que eu quero atuar.

estou cursando faculdade e entrando no 3º ano de graduação, recebo diversas propostas de estagio para outras empresas devido ao meu currilo e idade que eu tenho.

o que voces fariam em meu lugar ?? iriam pro estagio recebenddo menos porem na area da graduação, ou permaneceriam na empresa ate se formar e busca algo depois de formado

 

@Alison Vitor Gameiro, qual a sua idade? e vc mora com família?

Parceiro, acho que vou ser um pouco diferente da opinião dos demais colegas que postaram aqui no seu tópico.

Cara a única análise que eu faria no seu caso é:

Se o salário do estágio cobrir as contas básicas que vc tem? mesmo que vc diminua o padrão de vida no momento que vc está. Eu arriscaria a mudança.

Cara não tem dinheiro no mudo que pague a questão de experiência. Na pior das hipóteses vc vai sair muito mais fortalecido dessa experiência.

Eu falo pq vc tomar uma decisão de mudança assim quanto mais velho vc for..... mais difícil estas decisões.

Eu tomei decisões quando estava em um momento bom da vida, em uma empresa que gostava de mais de estar e na questão salarial ofertava um bom salario na época. Tinha 29 anos na época.

Mesmo me ferrando em um curto espaço de tempo, a experiência que adquiri, as pessoas que conheci nesta trajetória.... me fortaleceram... me deixaram muito mais maduro e forte mentalmente.

Se hj estou aqui, neste fórum, a decisão que tomei a 10 anos atrás certamente faz parte disto.

Pensa com carinho, analise as situações particulares que só vc sabe e se o cenário for favorável, ARRISQUE.

 

 

 

 

 

Editado por Daniel Fernandes Coração
  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/12/2022 at 10:21, Marcelo Ribeiro disse:

Ola,

Uma das primeiras coisas que você tem que levar em conta é seu fluxo de caixa…

Essa queda vai atrapalhar muito ? Ou tem fôlego ?

Voce já construiu uma história onde está… tem certeza que não tem mais nada lá ? É sua percepção ou já conversou com alguém ?

Na empresa que está atualmente não tem essa área que está estudando ? Ou você acha que não tem lugar pra você ?

Por curiosidade está se graduando em que ?

abs!

Fala Marcelo

Cara, a questão financeira nao me afetaria, hoje meus gastos fixos sao abaixo do valor que receberia do estagio, etnao daria pra me manter tranquilamentente.

Estou cursando engenharia de produção.

E na empresa onde trabalho, todas as pessoas que vem da fabrica sofre um processo seletivo muito mais complexo de quem vem de fora, acaba existindo uma quantidade dde vagas limitadas de pessoas que saem da area tecnica e vao pra liderança.

Conversando muito com meus supervisores eles relatam muito isso, essa competitividade e dificuldade de obter sucesso na promoção

por isso pensei de assumir um estagio, porque a chance de efetivação ja como liderança é grande, visto que ja terminarei o estagio formado

Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/12/2022 at 11:38, Otávio José Scarpim disse:

Nessa posição a necessidade imediata de sobrevivência deve ser levada em conta.

O primeiro ponto é; Consegue viver com um pagamento menor? 

Caso consiga, consegue abaixar o padrão de vida pois tempo indeterminado? Pois não dá pra saber quando a maré vai mudar.

E por último é o seu apetite ao risco. E isso é exatamente pessoal. 

 

Então pondere o que pode ser medido como salário, custo de vida, reserva de emergência.

O restante vai unicamente de você estar disposto ou não e se tem ou não algum propósito. Se mudar de emprego te deixar mais perto do seu propósito e você estiver disposto a e puder (financeiramente) sofrer uma privação agora para colher futuramente enão a a consideração é possível.

 

Como disse a alguns comentarios, a questão financeira não vai mexer cmg, entao eu viveria o estagio sem problemas de $$

é mais que questão do risco de permanecer aqui, e não ter chance de promoção... e se demorar muito, vou perder a oportunidade de estagio, que isso vai impactar demais se eu nao conseguir a promoção, entende?

Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/12/2022 at 19:25, Sofia Costa disse:

Aí depende muito Alison!

Se for financeiramente viável, tem que analisar a qualidade do estágio. 

Algumas empresas contratam estagiário pra tirar xerox e servir café (além de às vezes ter que lidar com superior chato). Outras são realmente sérias e te envolvem nos projetos. 

Considerando ser uma empresa séria, vale a pena demais. Ter contato com profissionais que atuam na área, fazer networking, não chegar no mercado de trabalho sem experiência, além de uma certa flexibilidade aos erros por ser jovem e não ser efetivo.

(E você também pode se formar já com emprego "garantido").

Trabalhar em uma empresa que você admira (por produtividade, peso da marca) pode ser bem enriquecedor também.

Se realmente pretende seguir na área, estágio é uma ótima.

Vlw Sofia, essa é minha duvida real sabe kkkk

se eu manter onde estou, é capaz de me formar e demorar 2 a 3 anos pra assumir (isso se assumir) um cargo de liderança

ja o estagio, eu vejo como um passo para tras, porem posso errar e conhecer muitas coisas novas, para num futuro dar 2 passos à frente.

Obrigado pela opinião

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/12/2022 at 20:04, Felipe Candido Salvador disse:

@Alison Vitor Gameiro é muito particular essa análise. E tem de levar em consideração pontos que a moçada colocou anteriormente:
 

  1. Você comportaria a redução no salário?
  2. Já esgotou todas a possibilidade verdadeiramente? Se está decidindo/decido a sair pode arriscar mais em, na empresa atual, se não há oportunidade em outros setores ou equipes que lhe interesse e está apto a migrar.
  3. Cuidado para num cair em cilada, trocando seis por meia dúzia ou até menos. Busque bastante informação sobre as empresas que estão te convidando, hoje tem sites com Glassdoor ou até mesmo no LinkedIn tentando adicionar um funcionário ou ex-funcionário à tua rede.
  4. A oportunidade de aprender algo novo, ser desafiado a crescer nunca terá preço e é um investimento para voos maiores no futuro.
  5. Lembrar sempre que nada é garantido, pode ficar e as coisas mudarem para melhor onde está, ou muita coisa não ser o esperado para onde resolver ir.

No mais camarada... não fique refém do medo ou de um emprego/salário ainda mais se estiver no início de carreira.  Sempre atento ao seu contexto, realidade...

Mas a vida é isso mesmo, num terá como fugir do risco, e que nos resta é mitigar esses riscos ao máximo.

Vlw Felipe, acho que vou refletir bem nessas questões

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 19/12/2022 at 04:34, Samuel Góes Gonçalves disse:

Todas as respostas acima foram muito coerentes e eu complementaria com o conselho: MANTENHA SEU FOCO.

Se você iniciou a faculdade é porque pretende seguir essa carreira, então qual o seu foco? Após formado você pretende chegar a uma determinada posição e quais os degraus vão lhe permitir alcançar esse objetivo? 

Se o seu trabalho atual não oferece o caminho que você precisa mas surgiu uma vaga de estágio que é exatamente o ponto inicial do seu sonho, jogue-se pois não haverão outras oportunidades como essa em sua vida, afinal você não terá a mesma idade e nem vai estar no mesmo período duas vezes na vida!

Belo ponto Samuel

a questão da idade pesa muito e não dei o valor devido a isso, hoje recebo mt proposta boa de excelentes empresas, mas fico com receio de arriscar, as vezes por ser muito novo tambem.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 19/12/2022 at 09:18, Daniel Fernandes Coração disse:

 

@Alison Vitor Gameiro, qual a sua idade? e vc mora com família?

Parceiro, acho que vou ser um pouco diferente da opinião dos demais colegas que postaram aqui no seu tópico.

Cara a única análise que eu faria no seu caso é:

Se o salário do estágio cobrir as contas básicas que vc tem? mesmo que vc diminua o padrão de vida no momento que vc está. Eu arriscaria a mudança.

Cara não tem dinheiro no mudo que pague a questão de experiência. Na pior das hipóteses vc vai sair muito mais fortalecido dessa experiência.

Eu falo pq vc tomar uma decisão de mudança assim quanto mais velho vc for..... mais difícil estas decisões.

Eu tomei decisões quando estava em um momento bom da vida, em uma empresa que gostava de mais de estar e na questão salarial ofertava um bom salario na época. Tinha 29 anos na época.

Mesmo me ferrando em um curto espaço de tempo, a experiência que adquiri, as pessoas que conheci nesta trajetória.... me fortaleceram... me deixaram muito mais maduro e forte mentalmente.

Se hj estou aqui, neste fórum, a decisão que tomei a 10 anos atrás certamente faz parte disto.

Pensa com carinho, analise as situações particulares que só vc sabe e se o cenário for favorável, ARRISQUE.

 

 

 

 

 

Eae Daniel

Cara, estou com 22 anos

3º pra 4º da faculdade e ainda moro com meus pais

meus gasto são abaixo do valor de salario que ganharia no estagio, porem meus aportes reduziriam e muito por ter sobra hoje com o que ganho...

Acho que vou refletir e muito nessa questão de conhecimento e pesquisar o quanto essa mudança vai agregar na minha carrera.

Agradeço ai o comentario !!

Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/12/2022 at 08:21, Alison Vitor Gameiro disse:

Galera, me ajudem com a opinião de voces, estou num trabalho CLT que é bem remunerado até, porem, sem perspectiva de crescimento algum para a area que eu quero atuar.

estou cursando faculdade e entrando no 3º ano de graduação, recebo diversas propostas de estagio para outras empresas devido ao meu currilo e idade que eu tenho.

o que voces fariam em meu lugar ?? iriam pro estagio recebenddo menos porem na area da graduação, ou permaneceriam na empresa ate se formar e busca algo depois de formado

Opa Alison,
Saber se vale a pena ou não só você vai poder dizer...
Mas deixo aqui o meu relato pois passei por algo parecido.
Eu cheguei aos 21 anos ganhava relativamente bem (3 salários mínimos) porém larguei tudo para poder cursar faculdade.
Hoje aos 31 anos ganho mais de 21 salários mínimos e acho que com certeza ter reduzido a minha qualidade de vida temporariamente no passado pela oportunidade de atuar na área foi a decisão certa.
Provavelmente não estaria ganhando nem metade do que ganho hoje.

Sobre carreira: Não terceirize sua carreira, se a empresa não te reconheceu provavelmente nunca reconhecerá. Raramente uma empresa da promoção para alguém. Mais facil contratar alguém de fora para ocupar cargos mais altos que o seu do que dar promoção. Preferem manter o funcionario produzindo mais e ganhando menos. Se estagiar é o que voê quer mete ficha.

Editado por Lucas Marques De Paula
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

invest
×
×
  • Criar novo...