Jump to content

Reserva de Emergência


Recommended Posts

17 minutes ago, Enio Junior disse:

Bom dia Galera !

Onde vocês indicam colocar a reserva de emergência ? tem algum lugar na IsaEx? ou a reserva fica fora da corretora ? 

O ideal é a reserva ficar a sua disposição para ser usada a qualquer momento, então normalmente seria um banco grande de preferencia que tenha agencia fisica, eu guardo 70% da reserva no banco e 30% no tesouro selic que tem o resgate mais demorado, se estiver montando aconselho a deixar td no banco no primeiro momento.
Pessoal tem falado muito bem do ITI do Itaú, mas é bom dar uma olhada e ver se vc vai gostar, eu uso Bradesco pq já recebo nele mesmo.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

 

1 hora atrás, Priscylla Roberta Dos Santos disse:

O ideal é a reserva ficar a sua disposição para ser usada a qualquer momento, então normalmente seria um banco grande de preferencia que tenha agencia fisica, eu guardo 70% da reserva no banco e 30% no tesouro selic que tem o resgate mais demorado, se estiver montando aconselho a deixar td no banco no primeiro momento.
Pessoal tem falado muito bem do ITI do Itaú, mas é bom dar uma olhada e ver se vc vai gostar, eu uso Bradesco pq já recebo nele mesmo.

Tá bom, entendi 🙏🏼😊

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu deixo no Bradesco CDB 100% CDI com resgate automático. 

Na IsaEx tem CDB com liquidez diária de 107%. Só que você não consegue sacar nos feriados e finais de semana.

E lembra-se, na reserva de emergencia o que você menos esta atras, é de rentabilidade!

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Não pense em deixar tudo em um único lugar. Lembre-se da história dos ovos em uma cesta: se cair, todos quebram.

Sou cliente de um banco com CDB de liquidez diária 110% CDI e resgate a qualquer momento que se encaixa como uma excelente opção.

Caso você queira, me envie uma mensagem privada e te passo meu código de cliente para, caso você faça um investimento, ganhar um valor de bônus junto comigo.

Não coloco aqui na mensagem porque não sei se as regras da comunidade permitem divulgar uma empresa concorrente.

No meu caso a Reserva de Emergência está dividida entre este CDB, o Tesouro Selic e um Fundo Multimercados de liquidez D+0. Quanto ao saque, hoje com PIX, a transferência para qualquer conta corrente é praticamente automática...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

16 horas atrás, Enio Junior disse:

Bom dia Galera !

Onde vocês indicam colocar a reserva de emergência ? tem algum lugar na IsaEx? ou a reserva fica fora da corretora ? 

Boa noite Enio!

Reserva de emergência o importante é liquidez, inclusive por isso, nunca devemos deixar tudo em um local. Sugeiro que deixe em CDB de balcão, poupança (sim, até a poupança serve - tem cartão, pode usar qualquer hora), tesouro direito e outra parte em dinheiro físico. 

Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Samuel Góes Gonçalves disse:

Não pense em deixar tudo em um único lugar. Lembre-se da história dos ovos em uma cesta: se cair, todos quebram.

Sou cliente de um banco com CDB de liquidez diária 110% CDI e resgate a qualquer momento que se encaixa como uma excelente opção.

Caso você queira, me envie uma mensagem privada e te passo meu código de cliente para, caso você faça um investimento, ganhar um valor de bônus junto comigo.

Não coloco aqui na mensagem porque não sei se as regras da comunidade permitem divulgar uma empresa concorrente.

No meu caso a Reserva de Emergência está dividida entre este CDB, o Tesouro Selic e um Fundo Multimercados de liquidez D+0. Quanto ao saque, hoje com PIX, a transferência para qualquer conta corrente é praticamente automática...

110 do CDI liquidez diária ?

Que estranho,  não tem pegadinha não ?

Qual banco é esse ?

Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Samuel Góes Gonçalves disse:

Não pense em deixar tudo em um único lugar. Lembre-se da história dos ovos em uma cesta: se cair, todos quebram.

Sou cliente de um banco com CDB de liquidez diária 110% CDI e resgate a qualquer momento que se encaixa como uma excelente opção.

Caso você queira, me envie uma mensagem privada e te passo meu código de cliente para, caso você faça um investimento, ganhar um valor de bônus junto comigo.

Não coloco aqui na mensagem porque não sei se as regras da comunidade permitem divulgar uma empresa concorrente.

No meu caso a Reserva de Emergência está dividida entre este CDB, o Tesouro Selic e um Fundo Multimercados de liquidez D+0. Quanto ao saque, hoje com PIX, a transferência para qualquer conta corrente é praticamente automática...

Acabei de ver a rentabilidade. 

Link para compartilhar
Share on other sites

15 horas atrás, Samuel Góes Gonçalves disse:

Não pense em deixar tudo em um único lugar. Lembre-se da história dos ovos em uma cesta: se cair, todos quebram.

Sou cliente de um banco com CDB de liquidez diária 110% CDI e resgate a qualquer momento que se encaixa como uma excelente opção.

Caso você queira, me envie uma mensagem privada e te passo meu código de cliente para, caso você faça um investimento, ganhar um valor de bônus junto comigo.

Não coloco aqui na mensagem porque não sei se as regras da comunidade permitem divulgar uma empresa concorrente.

No meu caso a Reserva de Emergência está dividida entre este CDB, o Tesouro Selic e um Fundo Multimercados de liquidez D+0. Quanto ao saque, hoje com PIX, a transferência para qualquer conta corrente é praticamente automática...

Quando eu leio que parte da reserva está em um fundo multimercado , dói até a espinha …. Espero q seja uma parte bem pequena …

de qq modo você está com sua reserva e ela tem uma função importantíssima …

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Henrique Magalhães disse:

Quando eu leio que parte da reserva está em um fundo multimercado , dói até a espinha …. Espero q seja uma parte bem pequena …

de qq modo você está com sua reserva e ela tem uma função importantíssima …

Já me falaram isso. Entendo apenas de renda fixa, por isso comecei a AUVP.

Estou certo de que, assim que eu aprender sobre o tópico, poderei fazer uma decisão melhor com o dinheiro aportado.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 24/12/2022 at 02:08, Samuel Góes Gonçalves disse:

Não pense em deixar tudo em um único lugar. Lembre-se da história dos ovos em uma cesta: se cair, todos quebram.

Sou cliente de um banco com CDB de liquidez diária 110% CDI e resgate a qualquer momento que se encaixa como uma excelente opção.

Caso você queira, me envie uma mensagem privada e te passo meu código de cliente para, caso você faça um investimento, ganhar um valor de bônus junto comigo.

Não coloco aqui na mensagem porque não sei se as regras da comunidade permitem divulgar uma empresa concorrente.

No meu caso a Reserva de Emergência está dividida entre este CDB, o Tesouro Selic e um Fundo Multimercados de liquidez D+0. Quanto ao saque, hoje com PIX, a transferência para qualquer conta corrente é praticamente automática...

@Samuel Góes Gonçalves estou achando que você vai precisar "transferir" o fundo multimercado para a sua carteira e repor o valor da reserva de emergência. 

Link para compartilhar
Share on other sites

On 24/12/2022 at 02:08, Samuel Góes Gonçalves disse:

Não pense em deixar tudo em um único lugar. Lembre-se da história dos ovos em uma cesta: se cair, todos quebram.

Sou cliente de um banco com CDB de liquidez diária 110% CDI e resgate a qualquer momento que se encaixa como uma excelente opção.

Caso você queira, me envie uma mensagem privada e te passo meu código de cliente para, caso você faça um investimento, ganhar um valor de bônus junto comigo.

Não coloco aqui na mensagem porque não sei se as regras da comunidade permitem divulgar uma empresa concorrente.

No meu caso a Reserva de Emergência está dividida entre este CDB, o Tesouro Selic e um Fundo Multimercados de liquidez D+0. Quanto ao saque, hoje com PIX, a transferência para qualquer conta corrente é praticamente automática...

Mas pra usar o Pix precisa estar com o dinheiro em conta. Ou num sábado qualquer você consegue fazer um Pix do CDB, ou do Fundo? Do Tesouro eu sei que não. Eu deixo no Itau minha reserva, não rende nada, mas se eu precisar a qualquer momento mando Pix.

Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Flavio Prado disse:

@Samuel Góes Gonçalves estou achando que você vai precisar "transferir" o fundo multimercado para a sua carteira e repor o valor da reserva de emergência. 

Estou chegando lá. Estou avançando no curso dentro de meu tempo, mas em Janeiro estarei de férias e vou turbinar meus conhecimentos...

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Levy Anesi Py Júnior disse:

Mas pra usar o Pix precisa estar com o dinheiro em conta. Ou num sábado qualquer você consegue fazer um Pix do CDB, ou do Fundo? Do Tesouro eu sei que não. Eu deixo no Itau minha reserva, não rende nada, mas se eu precisar a qualquer momento mando Pix.

Você consegue fazer o PIX do CDB (por se tratar de um banco) e das contas de pagamento em qualquer horário. Claro que ficamos reféns da tecnologia, mas isso é normal em qualquer situação hoje em dia.

Acredito que com essa última fase do Open Finance nem PIX será necessário para movimentar o valor do CDB.

Link para compartilhar
Share on other sites

Assim como alguns mencionaram aqui, da mesma forma como fazemos com os nossos investimentos, a reserva de emergência também não deveria estar toda em um só lugar. Vale, como regra de ouro, colocar em um local de liquidez diária (ou seja, você pode sacar a qualquer momento) e preferencialmente em uma instituição de confiança. Minha reserva de emergência mesmo está dividida em três: Tesouro Direto Selic, Conta Nubank, CDB do Itaú DI.

Vale ressaltar apenas que o Tesouro Direto Selic, é D+1 (se não me engano), então se algo é realmente urgente e você precisará do dinheiro naquele momento, não é o melhor dos lugares para se investir, entretanto para mim, sempre funcionou!

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olha eu voltando no tópico:

Uma coisa que me ocorreu há pouco: se for investir em Tesouro Selic, há uma cobrança de imposto quando alcança 10 mil, por isso é interessante não deixar o valor passar.

 

No meu caso, por exemplo, como minha reserva de emergência está pronta e o meu investimento do TS foi há mais de dois anos, pego o que excede da reserva e tiro do TS para investir em melhores opções, ficando na reserva apenas o valor que eu preciso (que no caso foi para dois anos de sobrevivência).

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Samuel Góes Gonçalves disse:

Olha eu voltando no tópico:

Uma coisa que me ocorreu há pouco: se for investir em Tesouro Selic, há uma cobrança de imposto quando alcança 10 mil, por isso é interessante não deixar o valor passar.

 

No meu caso, por exemplo, como minha reserva de emergência está pronta e o meu investimento do TS foi há mais de dois anos, pego o que excede da reserva e tiro do TS para investir em melhores opções, ficando na reserva apenas o valor que eu preciso (que no caso foi para dois anos de sobrevivência).

Não sabia dessa 😶👏

Link para compartilhar
Share on other sites

Partindo do princípio que a reserva de emergência é para uma emergência e a rentabilidade fica em segundo plano, não me agrada a ideia de parte da minha grana parada ou rendendo menos que poderia.

Considerando isso, eu fiz um plano para a reserva, considerando o seguinte:

  • O Banco Inter tem umas opções de LCI/LCA com liquidez a partir de 90 ou de 180 dias, com prazo final de 3 anos, rendendo 92 ou 93% do CDI, que equivale hoje a pouco mais de 12,5% ao ano, livre de impostos.
  • Apliquei parte da grana da reserva nessas LCI/LCA há algum tempo e hoje elas já tem liquidez diária (D0) mas podem ficar com esse rendimento até 2024 ou 2025.  Se no caminho, aparecer oportunidade melhor, eu posso resgatar.
  • 100% do CDI em CDB vai render líquido de IR , entre 10,68% e 11,60% a.a, menos que as LCI/LCA, e tem também prazo de vencimento.

Hoje, a reserva que preciso está dividida em 3 partes:  50% nessas LCIs/LCAs que já tem disponibilidade imediata; 25% está guardada em casa em Euro e Dólar (eu viajo constantemente e compro Euro e/ou Dólar quando o preço está barato) e 25% estão "sofrendo" num CDB Diário a 100% do CDI no Bradesco.

Pensando em se/quando eu precisar de grana imediata, posso usar o limite do cartão de crédito para fazer um pagamento imediato ou posso ainda "invadir" o limite de cheque especial durante um final de semana, zerando a posição negativa no dia útli seguinte (acho que o banco nem cobra por isso....

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...