Jump to content

Recommended Posts

Postado
1 hora atrás, Lucas Henrique Andrade Camargo Gazula disse:

Cara, eu entendi a proposta, mas acho que muda bastante a regra de negócio do projeto, é um pouco chatinho de implementar

Deve ser, pq eu já dei a sugestão no final do ano passado e assim estamos hehe. De qualquer forma, fica uma boa sugestão para o amigo. 

PS: Muito legal o projeto, já deixei minha estrela lá no git também.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Postado
On 20/04/2026 at 18:47, Lucas Henrique Andrade Camargo Gazula disse:

Fala, pessoal!

Eu usava muito o Diagrama do Cerrado, mas tinha uma coisa que me incomodava bastante: não dá pra ter mais de uma carteira na mesma conta. E isso pra mim é um problema real, porque administro a minha carteira e também a do meu pai, então toda vez ficava meio zoado pra acompanhar a carteira dele.

Cheguei a comentar aqui na comunidade tempos atrás, mas me falaram que realmente não tinha como eu administrar duas carteiras no diagrama do cerrado. Então fui lá e fiz pra mim mesmo.

Chamei de Diagrama Panteiro (sou de MS, tinha que puxar pro nosso bioma).

O que tem de diferente:

• Multi-carteira de fábrica
  • Histórico de aportes persistido
  • Roda na minha máquina via Docker

Stack: Python · FastAPI · SQLite · SvelteKit · Tailwind · Docker.
APIs: Brapi, Yahoo Finance, CoinGecko, Tesouro Direto, AwesomeAPI.

Crédito total pro Raul pelo método e pra AUVP pela ferramenta original. Deixei o repositório público pra quem quiser dar um bizu.

E sei que não é melhor que o original, coloquei o nome so pra vcs entrarem, fiz o projeto em algumas horas com o claude code, tem muita coisa pra melhorar, mas já está me atendendo.
https://github.com/LucasGazula/diagrama_pantaneiro

image.png.49e069d2c91c24c584a8f9c7d4e350be.pngimage.png.13e045842b151085317fd00614f67b43.png
image.png.290540c372d387ea331bf64462b7575c.pngimage.png.f28ac01ead3151d3a36cc9624a25aaed.pngimage.png.c3287f88b8efdccd482ceffb02272cf0.pngimage.png.4a780ac4e323af0f06faa80f6271099f.pngimage.png.6d794805122965fde5144ebbf8c5009f.png

Ficou muito bom. Muito mesmo!!!

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Postado
15 horas atrás, Lucas Henrique Andrade Camargo Gazula disse:

Eu comparei bastante pra ver se batiam os valores, foi a maior dificuldade, mas consegui fazer baterem sim, vc vê que da uma leve divergência, mas é muito mais questão da api que eles podem estar usando que muda um pouco, mas é praticamente o mesmo resultado 

Existem pelo menos 3 formas matemáticas de fazer o equilibrio do % futuro com um novo aporte dividido entre os ativos atuais.

as 3 convergem obviamente para o mesmo resultado, mas com velocidades e comportamentos levemente diferentes.

a maior diferença aparece quando uma categoria está muito desbalanceada ou quando o aporte é muito pequeno (ou a carteira muito grande).

talvez essa seja a fonte das pequenas divergências que observou.

mas independente disso, o objetivo do "método burro" é tirar a emoção e colocar a matemática para decidir o que fazer e mesmo que dê uma pequena diferença agora isso será irrelevante no longo prazo.

• Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Postado

Fala, pessoal!

Eu usava muito o Diagrama do Cerrado, mas tinha uma coisa que me incomodava bastante: não dá pra ter mais de uma carteira na mesma conta. E isso pra mim é um problema real, porque administro a minha carteira e também a do meu pai, então toda vez ficava meio zoado pra acompanhar a carteira dele.

Cheguei a comentar aqui na comunidade tempos atrás, mas me falaram que realmente não tinha como eu administrar duas carteiras no diagrama do cerrado. Então fui lá e fiz pra mim mesmo.

O que tem de diferente:

Crédito total pro Raul pelo método e pra AUVP pela ferramenta original. Deixei o repositório público pra quem quiser dar um bizu.

E sei que não é melhor que o original, coloquei o nome so pra vcs entrarem, fiz o projeto em algumas horas com o claude code, tem muita coisa pra melhorar, mas já está me atendendo.

image.png.49e069d2c91c24c584a8f9c7d4e350be.pngimage.png.13e045842b151085317fd00614f67b43.png
image.png.290540c372d387ea331bf64462b7575c.pngimage.png.f28ac01ead3151d3a36cc9624a25aaed.pngimage.png.c3287f88b8efdccd482ceffb02272cf0.pngimage.png.4a780ac4e323af0f06faa80f6271099f.pngimage.png.6d794805122965fde5144ebbf8c5009f.png

@Alyf Mendonça @Bia Henriques

• Brabo 1
  • Me ajudou 1
Postado

Não sei você precisou disso ou já implementou, mas uma coisa que poderia ser feito é opção de destinar determinado aporte somente para uma classe específica, por exemplo, aportar em Stocks não é tão simples, pois tenho que transferir dinheiro para uma corretora americana e fazer aportes lá, e não é sempre que faço isso, então, hoje eu resolvo assim:
Antes de aportar, deixo 100% em Stocks, faço o aporte e depois volto os percentuais. O mesmo vale para o contrário, por exemplo, estou com 5 mil para aportar, mas quero aportar só aqui no Brasil, aí ele fica sugerindo Stocks, porém não quero aportar em Stocks nesse momento.

• Brabo 1
Postado
8 horas atrás, Bruno Conti disse:

Não sei você precisou disso ou já implementou, mas uma coisa que poderia ser feito é opção de destinar determinado aporte somente para uma classe específica, por exemplo, aportar em Stocks não é tão simples, pois tenho que transferir dinheiro para uma corretora americana e fazer aportes lá, e não é sempre que faço isso, então, hoje eu resolvo assim:
Antes de aportar, deixo 100% em Stocks, faço o aporte e depois volto os percentuais. O mesmo vale para o contrário, por exemplo, estou com 5 mil para aportar, mas quero aportar só aqui no Brasil, aí ele fica sugerindo Stocks, porém não quero aportar em Stocks nesse momento.

Então, não é muito dificil de implementar isso não, mas tipo, acaba fugindo um pouco da lógica do método "burro", se vc precisa mexer nas config a estratégia, significa que vc não ta exatamente seguindo a estratégia, você meio que ta criando uma estratégia própria

• Brabo 1
Postado

Boa, faz sentido sim, pode ser isso mesmo, como a discrapância que está dando é mínima não atrapalha muito e já facilita minha vida

12 horas atrás, Mikhail Koslowski disse:

Existem pelo menos 3 formas matemáticas de fazer o equilibrio do % futuro com um novo aporte dividido entre os ativos atuais.

as 3 convergem obviamente para o mesmo resultado, mas com velocidades e comportamentos levemente diferentes.

a maior diferença aparece quando uma categoria está muito desbalanceada ou quando o aporte é muito pequeno (ou a carteira muito grande).

talvez essa seja a fonte das pequenas divergências que observou.

mas independente disso, o objetivo do "método burro" é tirar a emoção e colocar a matemática para decidir o que fazer e mesmo que dê uma pequena diferença agora isso será irrelevante no longo prazo.

• Brabo 1
Postado

Fala, pessoal!

O que tem de diferente:

Fala Lucas, Tudo certo? Apesar de eu ser da área kkkkkkk mas sou fraco demais, consegue me explicar como eu faço pra executar esse seu projeto??

Crie uma conta ou entre para comentar

You need to be a member in order to leave a comment

Crie sua conta

Matricule-se na AUVP e faça parte da maior comunidade de influenciadores do Brasil.

Matricule-se na AUVP

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Login
  • Criar novo...