Jump to content
  • 0

Travar rentalibilidade na alta


Lucas Duarte Orestes

Pergunta

Bom dia Sardinhas, estava eu aqui olhando o historico na nossa querida taxa selic e logo observei em 2005 ela ficou em 19,75% e em 2002 e 2003 acima dos 20% 

Logo comecei a indagar como que fica a baguncinha da renda fixa nessa epoca, se a Selicona esta nos 20% entao posso supor que os CBDs pré estavam pagando uma merreca a mais. 
Tudo bem que a inflação estava nas alturas, comendo parte da rentabilidade, mas o ponto é que é possivel travar essa tão sonhada rentabilidade de 2% ao mês por varios anos. 
Em 2010 ja tem uma queda da selic para 8,75% indicando que a inflação foi diminuindo tambem.

Algum dos nossos queridos Anciões Sardinhas ja investia nessa epoca? 
Como foi a experiencia de voces? 

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Esse lance de travar o pré fixado é meramente uma questão de timing ou sorte? Raramente vi um título pré fixado nessas taxas que duram um ciclo econômico inteiro a ponto de pegar um período de queda de inflação. Normalmente os bancos e corretoras conseguem “datar” o título de forma que eles não se ferram, né? 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Otávio José Scarpim disse:

Esse lance de travar o pré fixado é meramente uma questão de timing ou sorte? Raramente vi um título pré fixado nessas taxas que duram um ciclo econômico inteiro a ponto de pegar um período de queda de inflação. Normalmente os bancos e corretoras conseguem “datar” o título de forma que eles não se ferram, né? 

@Otávio José Scarpim eu entendo ser timing e sorte, e principalmente não ter ganância. Digo isto porquê podemos perder uma chance de um bom título porquê achamos que vai ter melhores amanhã, e aí passou o momento. 

Com relação aos bancos, eles emitem e compram tudo quanto é tipo de título ao longo do tempo, onde vão se "equilibrando" no tempo, e certamente não perdem dinheiro.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 minute ago, Flavio Prado disse:

@Otávio José Scarpim eu entendo ser timing e sorte, e principalmente não ter ganância. Digo isto porquê podemos perder uma chance de um bom título porquê achamos que vai ter melhores amanhã, e aí passou o momento. 

Com relação aos bancos, eles emitem e compram tudo quanto é tipo de título ao longo do tempo, onde vão se "equilibrando" no tempo, e certamente não perdem dinheiro.

Complementando a resposta do mestre @Flavio Prado, como o povo ficou encantando em travar na alta hehehe (sonho de todo mundo ) devemos ainda nos lembrar que não teremos todos o nosso montante pra aportar/travar nesta possível “alta taxa estralando no céu”

eu comecei em renda fixa em 2016 e confesso q mesmo sem entender e com ajuda de um amigo que me explicou a renda fixa num churrasco , eu “dei sorte” e travei mais da metade dos títulos em pré-fixados em 2016 pra 4-5 anos …. Como pode ver os gráficos abaixo foi um bom negócio pra mim , mas quando começaram a vencer em 2019/2020 , como eu não tinha estratégia diversificada (e não sabia muito o que fazer ) catei umas taxas bem baixinhas , apesar de ter arriscado em alguns ipca+ e %cdi bons (tenho até hoje um 144% cdi rodando forte )

BCA025F8-3F29-4B31-B8D4-1AB660DBD15E.jpeg.a163986ff09bd8bba722bc20ab3d528f.jpeg9F68F07A-F2D5-452C-BEF0-26AE31638041.png.d1f82955ece396a1523b764d0cd3b6e4.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...