Jump to content

Ativos correlacionados IVV x QQQ


Recommended Posts

Pessoal,

Queria trazer um tema pra trocarmos uma ideia...

Qual problema vocês veem em investirmos em ativos correlacionados, eu estava com vontade de aportar 50% / 50% nestes 2 ETFs

O Brenner me disse pra investir 100% em apenas 1 pois eles são correlacionados... ok entendi a ideia, mas não entendi o problema 😃

Queria trazer aqui para ver se conseguimos entender

Vou explicar meu pensamento (que pode ser tosco kkk, mas é meu pensamento)

IVV ao longo do tempo perde um pouco para o QQQ

QQQ tem bem mais volatilidade que o IVV

Eu queria ficar no meio termo, um "blend rsrs" que teoricamente entregue um pouco mais, porem com um pouco menos de volatilidade...

Ou seja, um 50/50 ficaria no meio dos 2...

Ai vem minha duvida, qual problema de fazer isso ?

image.png.5a684ce3584b7a1feb3637f2a7e63cdf.png

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal,

Queria trazer um tema pra trocarmos uma ideia...

Qual problema vocês veem em investirmos em ativos correlacionados, eu estava com vontade de aportar 50% / 50% nestes 2 ETFs

O Brenner me disse pra investir 100% em apenas 1 pois eles são correlacionados... ok entendi a ideia, mas não entendi o problema 😃

Queria trazer aqui para ver se conseguimos entender

Vou explicar meu pensamento (que pode ser tosco kkk, mas é meu pensamento)

IVV ao longo do tempo perde um pouco para o QQQ

QQQ tem bem mais volatilidade que o IVV

Eu queria ficar no meio termo, um "blend rsrs" que teoricamente entregue um pouco mais, porem com um pouco menos de volatilidade...

Ou seja, um 50/50 ficaria no meio dos 2...

Ai vem minha duvida, qual problema de fazer isso ?

image.png.5a684ce3584b7a1feb3637f2a7e63cdf.png

creio que uma imagem vale mais que mil palavras. tipo assim, a sua chance de perde dinheiro diminuir com uma carteira menos correlacionada, o gravifo do IVV e do QQQ msm, sempre que um sobe o outro sobe, e sempre que um desce, o outro tb desce, creio que e tipo uma falsa diversificação.

2d9hDvy1To9Kw1ZuWPZ3Clz5U9s2BGNv4QyWE3E3.png

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Leonardo Salles Binato disse:

Era o que eu tava fazendo nos meus investimentos internacionais, mas o Brenner me alertou sobre o correlacionamento também.

Não sei se chega a ser um problema, acho que é mais uma questão de não ser exatamente uma "diversificação".

com ativos menos correlacionados a volatividade, e o Risco x Retorno e menor tb

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Jerfesson Da Silva Melo disse:

com ativos menos correlacionados a volatividade, e o Risco x Retorno e menor tb

Exatamente, onde você consulta a correlação dos ETFs? 

A maioria que eu olho estão maiores do que 70% de correlação com o IVV...

Não sei se tô comendo bola na hora de pesquisar os ETFs e estou vendo mais os de índice....

Link para compartilhar
Share on other sites

33 minutes ago, Leonardo Salles Binato disse:

Exatamente, onde você consulta a correlação dos ETFs? 

A maioria que eu olho estão maiores do que 70% de correlação com o IVV...

Não sei se tô comendo bola na hora de pesquisar os ETFs e estou vendo mais os de índice....

Atualmente não estou investindo em etfs. mais gosto de usar o etf.com para o exterior, no Br o Investidor10 tem uma aba de etfs nacionais e internacionais tb.

pretento investir em etfs no meu proximo aporte mensal, ja estou analisando alguns.

Captura de tela 2023-01-17 225819.png

Editado por Jerfesson Da Silva Melo
Print.
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal,

Queria trazer um tema pra trocarmos uma ideia...

Qual problema vocês veem em investirmos em ativos correlacionados, eu estava com vontade de aportar 50% / 50% nestes 2 ETFs

O Brenner me disse pra investir 100% em apenas 1 pois eles são correlacionados... ok entendi a ideia, mas não entendi o problema 😃

Queria trazer aqui para ver se conseguimos entender

Vou explicar meu pensamento (que pode ser tosco kkk, mas é meu pensamento)

IVV ao longo do tempo perde um pouco para o QQQ

QQQ tem bem mais volatilidade que o IVV

Eu queria ficar no meio termo, um "blend rsrs" que teoricamente entregue um pouco mais, porem com um pouco menos de volatilidade...

Ou seja, um 50/50 ficaria no meio dos 2...

Ai vem minha duvida, qual problema de fazer isso ?

image.png.5a684ce3584b7a1feb3637f2a7e63cdf.png

@Marcelo Ribeiro incrivelmente ele viu uma anotação minha (para minha pesquisas dobre etf) e ele me disse a mesma coisa, e eu entendi que já estamos pegando um indice (com varias empresas/negicócios maduros - nos caso dos EUA) e com isso há uma correlação sempre proxima - este foi meu entendimento.

 

o que ele me passou para ajudar a comparar, foi este link

 

https://www.portfoliovisualizer.com/asset-correlations

 

image.png.e5faf7d9374b5fa068c46a6666160140.png

 

image.png.33b50f5cfcc4eb831b48b4162e84831d.png

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Matheus Malheiros Pinto disse:

Eu não veria tanto problema, justamente porque IVV e QQQ já são extremamente diversificados! Entendo a necessidade da diversificação, mas é exatamente isso que ocorre nesse caso, no qual o menor índice possui 100 ativos.

Exatamente isso Matheus ! você tocou exatamente no ponto que penso... a mistura que pensei para os 2 foi por aquilo que eu falei, diminuir um pouco a volatilidade do QQQ e puxar um pouquinho pra cima o IVV

Eu concordaria 100% com o que o Brenner falou em outro caso... que seria

Ao invés de 50/50 escolher um dos dois e colocar 100 (continuaríamos com o mesmo risco por conta da correlação)

colocar somente 50% em um dos dois e os outros 50% em outro ativo sem correlação...

Mas repetindo o que o Matheus disse... um ativo tem 503 empresas o outro 103 ... já estamos diversificados!

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Henrique Magalhães disse:

@Marcelo Ribeiro incrivelmente ele viu uma anotação minha (para minha pesquisas dobre etf) e ele me disse a mesma coisa, e eu entendi que já estamos pegando um indice (com varias empresas/negicócios maduros - nos caso dos EUA) e com isso há uma correlação sempre proxima - este foi meu entendimento.

 

o que ele me passou para ajudar a comparar, foi este link

 

https://www.portfoliovisualizer.com/asset-correlations

 

image.png.e5faf7d9374b5fa068c46a6666160140.png

 

image.png.33b50f5cfcc4eb831b48b4162e84831d.png

Sensacional Henrique !!! Eu estava procurando muito essa ferramenta !!! 😍

E o que você decidiu ? escolheu somente um dos dois ?

Eu estou altamente tentado (pelos motivos que descrevi) e aportar 50/50% neles

Abs!!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Estava com uma dúvida semelhante, pois tenho QQQ e também alguns stocks que são a maior parte de exposição do QQQ. Nesse meu caso, eu continuo correlacionado e ainda menos diversificado, do que a sua ideia de investir em um outro ETF semelhante.

Nesse seu caso, ambas as estratégia, de ir em apenas um ou dividir em dois ETFs, são corretas. Mas pelo seu relato, acredito que você ficaria mais confortável em dividir os aportes em dois ETF's, o que evitará, o que o Raul chama, aquela "dor de corno" em determinados momentos do tempo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

45 minutes ago, Raphael McLovin disse:

Estava com uma dúvida semelhante, pois tenho QQQ e também alguns stocks que são a maior parte de exposição do QQQ. Nesse meu caso, eu continuo correlacionado e ainda menos diversificado, do que a sua ideia de investir em um outro ETF semelhante.

Nesse seu caso, ambas as estratégia, de ir em apenas um ou dividir em dois ETFs, são corretas. Mas pelo seu relato, acredito que você ficaria mais confortável em dividir os aportes em dois ETF's, o que evitará, o que o Raul chama, aquela "dor de corno" em determinados momentos do tempo.

Exato… no seu caso quando pega o QQQ e coloca stocks dele, você está colocando uma pimentinha extra… vai aumentar um pouco a volatilidade do conjunto como um todo. (Se for um ativo com volatilidade alta claro)

No meu caso quero colocar IVV no QQQ justamente pra acalmar o coração dele kkkk

Link para compartilhar
Share on other sites

56 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Sensacional Henrique !!! Eu estava procurando muito essa ferramenta !!! 😍

E o que você decidiu ? escolheu somente um dos dois ?

Eu estou altamente tentado (pelos motivos que descrevi) e aportar 50/50% neles

Abs!!!

então eu no inicio estava confuso, agora parece que voltei ao inicio kkkk

na verdade inicialmente eu pensei numa formula grotesca (que depois entendi que para mercado americano não faria sentido), eu queria ter

Indice Bolsa Americana S&P (provavelmente IVV)

Indice de empresas de tecnologia (provavelmente QQQ)

Indice de Bonds (exemplo GOVT )

Indice de Small caps (exemplo IJR)

Indice de Reits (exemplo VNQ)

 

Após falar com Brenner ( ainda não fiz isso) quero ver se mantenho esta ideia mas procurando outros ETF de outros Países ou ETFs de segmentos que consiga manter esta descorrelação, mas de cara eu já elminei a ideia de ter os 3 primeiros e trocar por um unico americano , provavelmente o QQQ ou algo similar (ate para descorrelacionar do que fiz nas minhas ações Brasileiras) ou seja ainda to queimando tutano viu heheh 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

18 minutes ago, Henrique Magalhães disse:

então eu no inicio estava confuso, agora parece que voltei ao inicio kkkk

na verdade inicialmente eu pensei numa formula grotesca (que depois entendi que para mercado americano não faria sentido), eu queria ter

Indice Bolsa Americana S&P (provavelmente IVV)

Indice de empresas de tecnologia (provavelmente QQQ)

Indice de Bonds (exemplo GOVT )

Indice de Small caps (exemplo IJR)

Indice de Reits (exemplo VNQ)

 

Após falar com Brenner ( ainda não fiz isso) quero ver se mantenho esta ideia mas procurando outros ETF de outros Países ou ETFs de segmentos que consiga manter esta descorrelação, mas de cara eu já elminei a ideia de ter os 3 primeiros e trocar por um unico americano , provavelmente o QQQ ou algo similar (ate para descorrelacionar do que fiz nas minhas ações Brasileiras) ou seja ainda to queimando tutano viu heheh 

 

Legal!

A ferramenta mede correlação com ativos brasileiros ?

Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo nessa correlação não ser boa, seria como investir em NERD e HERO simultaneamente. A diferença de um ETF para o outro é a proporção geográfica. O NERD tem uma exposição maior nas empresas de games asiáticas, o HERO nas americanas. Então como eu gosto das empresas asiáticas, entre os dois, eu escolheria o NERD. 

Editado por Douglas Quintanilha Miranda De Souza
Link para compartilhar
Share on other sites

Esse tópico me acendeu uma redflag sobre a minha carteira de stocks (que comecei mês passado apenas)


image.png.a37a3b86b54217dd5c66ce17d9e6bf21.png

Apesar de querer manter IVV e QQQ na mesma carteira, de fato por serem altamente correlacionados não fazem sentido nas proporções que tenho hoje, já que ocupam 50% da minha carteira de stocks. Então fui no diagrama do cerrado e abaixei a nota de QQQ, e pesquisei sobre novos ETFs para adicionar na carteira e escolhi um de semicondutores (XSD) e um de healthcare (XLV) que ainda possuem certa correlação mas achei bem difícil conseguir ETFs que faziam sentido pra mim e que não fossem tao correlacionados com o IVV.


image.png.d04c6ba7aa953792a9918e262f39c6d3.png

@Brenner Nepomuceno apesar do XSD e XLV ainda terem 0.8 em relação ao IVV, entre si eles possuem apenas 0.58, então faz sentido manter os dois na carteira a fim de diversificar? Eu preferi o XSD no lugar de SOXX por exemplo pois o XSD tem maior participação de Midcaps, que acho que ajuda na diversificação

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Time AUVP (Admin)
On 17/01/2023 at 19:58, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal,

Queria trazer um tema pra trocarmos uma ideia...

Qual problema vocês veem em investirmos em ativos correlacionados, eu estava com vontade de aportar 50% / 50% nestes 2 ETFs

O Brenner me disse pra investir 100% em apenas 1 pois eles são correlacionados... ok entendi a ideia, mas não entendi o problema 😃

Queria trazer aqui para ver se conseguimos entender

Vou explicar meu pensamento (que pode ser tosco kkk, mas é meu pensamento)

IVV ao longo do tempo perde um pouco para o QQQ

QQQ tem bem mais volatilidade que o IVV

Eu queria ficar no meio termo, um "blend rsrs" que teoricamente entregue um pouco mais, porem com um pouco menos de volatilidade...

Ou seja, um 50/50 ficaria no meio dos 2...

Ai vem minha duvida, qual problema de fazer isso ?

image.png.5a684ce3584b7a1feb3637f2a7e63cdf.png

Não, pô. 

Eu falei pra vc não seguir com essa ideia de comprar tudo em QQQ + IVV. Não comentei sobre proporções ou escolher um kkkk você pode ter os dois, mas numa proporção bem menor.

A estrutura de uma carteira vem antes dos ativos.

Esse tipo de análise visa reduzir o risco sistêmico e é o que postaram acima, uma imagem do livro do Ray Dalio. Em momento oportuno volto ao tópico p/ responder melhor.

Link para compartilhar
Share on other sites

4 minutes ago, Brenner Nepomuceno disse:

Não, pô. 

Eu falei pra vc não seguir com essa ideia de comprar tudo em QQQ + IVV. Não comentei sobre proporções ou escolher um kkkk você pode ter os dois, mas numa proporção bem menor.

A estrutura de uma carteira vem antes dos ativos.

Esse tipo de análise visa reduzir o risco sistêmico e é o que postaram acima, uma imagem do livro do Ray Dalio. Em momento oportuno volto ao tópico p/ responder melhor.

Talvez ficou confuso uma coisa importante ...

Isso tudo que estou falando é em relação aos 20% da minha carteira referentes a investimento no exterior !!

Não a carteira toda hein !

 

Link para compartilhar
Share on other sites

8 minutes ago, Brenner Nepomuceno disse:

Não, pô. 

Eu falei pra vc não seguir com essa ideia de comprar tudo em QQQ + IVV. Não comentei sobre proporções ou escolher um kkkk você pode ter os dois, mas numa proporção bem menor.

A estrutura de uma carteira vem antes dos ativos.

Esse tipo de análise visa reduzir o risco sistêmico e é o que postaram acima, uma imagem do livro do Ray Dalio. Em momento oportuno volto ao tópico p/ responder melhor.

No caso minha proporção é essa abaixo (ai estaria falando por exemplo de colocar 10% em cada)

image.png.707bfef436cbe3535ce0f0162c86fed5.png

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...