Jump to content
  • 0

Rendimento de fundos imobiliários


Eduardo José De Oliveira

Pergunta

Fala Pessoal!

        Como vocês fazem para melhorar um pouco o rendimento dos FII´s? Eu costumo fazer uma média do dividend yield para saber qual será meu rendimento médio, tem ficado em torno de 0,8% ao mês. Não é muito baixo?  Vai ficar acima da inflação estimada mas fica abaixo da SELIC, nesse caso não seria melhor retirar tudo dos FII´s e aplicar em tesouro SELIC, mesmo com o IR (já que é para longo prazo e se eu sair pagarei apenas 15%).

        Comentem aí.

        

Obrigado!

Editado por Eduardo José De Oliveira
Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
1 hora atrás, Eduardo José De Oliveira disse:

Fala Pessoal!

        Como vocês fazem para melhorar um pouco o rendimento dos FII´s? Eu costumo fazer uma média do dividend yield para saber qual será meu rendimento médio, tem ficado em torno de 0,8% ao mês. Não é muito baixo?  Vai ficar acima da inflação estimada mas fica abaixo da SELIC, nesse caso não seria melhor retirar tudo dos FII´s e aplicar em tesouro SELIC, mesmo com o IR (já que é para longo prazo e se eu sair pagarei apenas 15%).

        Comentem aí.

        

Obrigado!

@Eduardo José De Oliveira vamos com calma com as coisas, e não deixa o Raul ler este post rsrsrsrsrs

Um DY de 0,80% para FIIs está bom. Agora a ideia de vender FII, ou qualquer outro investimento, somente porque agora a Selic está alta é uma péssima ideia. E quando a Selic baixar, você vai vender tudo do Tesouro Selic e vai comprar novamente FII? Será que não estarão mais caros? Como diria o Raul, volta e assiste as aulas novamente. Volta para o básico. 

O que você precisa ter em mente é a sua estratégia e conforme for fazendo os aportes, estes aportes são nos melhores investimentos no momento e que façam sentido com a sua estratégia, e que sejam conforme o Diagrama do Cerrado indicar.

Investimentos são como sabonete, quanto mais você mexe, menor eles ficam.

  • Brabo 3
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Justamente porque a Selic esta alta que esta no melhor momento para comprar FIIs e ações. Quando a Selic cair, alem dessa renda que você já vem recebendo todos os mês, você vai ganhar na valorização da cota. 

Por isso que já ter um foco/objetivo é a melhor estratégia. Se você quer ter 30% de FIIs e agora tem 20%, significa que você precisa comprar FIIs, que estão descontado. Quem faz rebalanceamento geralmente vai estar comprando contra o fluxo!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Valeu Flávio e Danilo!

          Até não penso em vender o que possuo mas abandonar os aportes na área e focar em outra área. Uma que apresente um rendimento melhor, mas concordo com o Danilo que é preciso manter a estratégia. A verdadeira questão que quis trazer é mesmo a rentabilidade, isto é, se vocês usam alguma estratégia com FII's que garanta mais do que essa média que mencionei aí.

Abraço!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Eduardo José De Oliveira disse:

Valeu Flávio e Danilo!

          Até não penso em vender o que possuo mas abandonar os aportes na área e focar em outra área. Uma que apresente um rendimento melhor, mas concordo com o Danilo que é preciso manter a estratégia. A verdadeira questão que quis trazer é mesmo a rentabilidade, isto é, se vocês usam alguma estratégia com FII's que garanta mais do que essa média que mencionei aí.

Abraço!

Única estratégia que faço com FIIs é em relação com o que eu compro com os proventos recebidos. Tenho um grupo de FIIs que pagam dia 15, e outros com data com dia 15, os proventos recebidos dia 15, uso para comprar mais cotas desses com data com dia 15, com isso, vai ajudando a aumentar um pouco o valor recebido no final do mês. Com os dividendos recebidos no final do mês, utilizo para comprar mais cota dos FIIs com data com no ultimo dia útil do mês, e assim ajudo a minha bola de neve.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Eduardo José De Oliveira,

Quantos FIIs diferentes você tem na carteira?  Numa carteira com uns 15 FIIs diferentes, fica espaço para um pouco mais de risco incluindo FIIs High Yield, que devem melhorar essa sua média.  Também não sei quanto você tem investido; se não for um valor muito alto, vale a pena pesquisar alguns FIIs que tem menos liquidez e que pagam bem.  Eu tenho dois tijolos que não passam no crivo das listas recomendadas por baixa liquidez e por serem do setor bancário, mas estudei os dois, achei que são sólidos e que ambos tem futuro e coloquei na carteira.  Esses dois tijolos me pagam acima de 1,3% a.m. e nem com a desinflação ou covid, deixaram de pagar bem.

Note que nos meus 20 FIIs, eu procuro ter quantidades de R$ iguais em cada um e assim, o risco fica de 5% para cada.  Mesmo que um dê ruim, os demais compensam.

Precisa estudar, pesquisar e ler os relatórios sempre!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 12/02/2023 at 09:14, William Redig disse:

Oi @Eduardo José De Oliveira,

Quantos FIIs diferentes você tem na carteira?  Numa carteira com uns 15 FIIs diferentes, fica espaço para um pouco mais de risco incluindo FIIs High Yield, que devem melhorar essa sua média.  Também não sei quanto você tem investido; se não for um valor muito alto, vale a pena pesquisar alguns FIIs que tem menos liquidez e que pagam bem.  Eu tenho dois tijolos que não passam no crivo das listas recomendadas por baixa liquidez e por serem do setor bancário, mas estudei os dois, achei que são sólidos e que ambos tem futuro e coloquei na carteira.  Esses dois tijolos me pagam acima de 1,3% a.m. e nem com a desinflação ou covid, deixaram de pagar bem.

Note que nos meus 20 FIIs, eu procuro ter quantidades de R$ iguais em cada um e assim, o risco fica de 5% para cada.  Mesmo que um dê ruim, os demais compensam.

Precisa estudar, pesquisar e ler os relatórios sempre!

Ei William, poderia dizer quais são estes FIIs que adquiriu, mesmo sem a liquidez mas com bons dividendos? Grata

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

@Eduardo José De Oliveira não se esqueça do que o Raul ensinou sobre o contrafluxo! Se a SELIC está atrativa como está hoje, as pessoas tendem a migrar, desvalorizando os ativos de renda variável. Se vc sempre for no que está mais atrativo no momento, vai acabar comprando na alta e vendendo na baixa, então não deixe as emoções tomarem conta e siga o método, mantenha a estratégia, isso sim vai dar resultados sólidos.

Hoje por conta da SELIC alta, os títulos de renda variável estão mais baratos, então no longo prazo tendem a ser mais atrativos e te entregar bons resultados. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite @William Redig

            Eu tenho 12 FII´s e quando fiz a pergunta eu estava pensando justamente nisso. Eu tenho pouco mais de 80k em FII's e estava pensando em colocar mais 3 com um pouco mais de risco mas com maior rendimento. Vou continuar pesquisando eles aqui. Se fizer alguma mudança que traga ganhos eu compartilho aqui.

            Obrigado pessoal por dividir suas experiências comigo.

            Valeu!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Bem lembrado @Petrus Pierre

          Ficarei atento para a questão do contra fluxo, o que é justamente o que está ocorrendo nesse momento, os FII's tem caído bastante nesse momento, seu achar os FII's adequados vou aproveitar o momento.

 

          Valeu abraço!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 12/02/2023 at 01:38, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Única estratégia que faço com FIIs é em relação com o que eu compro com os proventos recebidos. Tenho um grupo de FIIs que pagam dia 15, e outros com data com dia 15, os proventos recebidos dia 15, uso para comprar mais cotas desses com data com dia 15, com isso, vai ajudando a aumentar um pouco o valor recebido no final do mês. Com os dividendos recebidos no final do mês, utilizo para comprar mais cota dos FIIs com data com no ultimo dia útil do mês, e assim ajudo a minha bola de neve.

Nunca olhei essa questão de data com... as datas não variam ? sempre da certo ? o fundo repete exatamente a mesma data com ?

E fazendo isso você não tem problema de "ter" que investir em fundos que não estão "pedindo" balanceamento ?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Marcelo Ribeiro disse:

Nunca olhei essa questão de data com... as datas não variam ? sempre da certo ? o fundo repete exatamente a mesma data com ?

E fazendo isso você não tem problema de "ter" que investir em fundos que não estão "pedindo" balanceamento ?

Varia, mas quando varia, varia junto, o que pode acontecer, igual aconteceu agora, os FIIs pagaram dia 14, e a data com foi dia 15, o que não interfere em nada na estratégia. 

Agora sobre o balanceamento vai depender muito da quantidade de FIIs que você tem, eu mesmo recebo um pouco mais de um salário mínimo por mês, então não interfere bastante no total de FIIs, e você sempre pode usar o aporte para rebalancear. 

Para exemplo pratica, recebi 61,61 no dia 07/02, juntei com mais 40 reais e comprei uma cota de um FII com data com dia 15. Dia 14 recebi 553,72, juntei com mais 50 reias e comprei 6 cotas de um FII com data com dia 15. Dia 17/02 recebi 328,70 não fiz nada porque fiquei enrolado aqui e não entrei no HB, devo comprar mais 3 cotas de um FII com data com no ultimo dia útil do mês, que vai me pagar no dia 15/03. Dia 24/02 vou receber 417,18 que vou comprar mais 4 cotas de algum FII com data com no ultimo dia do mês, pode ser o mês que comprei, pode ser outro, no dia eu decido. 

Em relação a minha carteira, por culpa dos aportes e subscrição, os FIIs com data no dia 15, representam a maior parte da carteira, aos poucos vou corrigindo isso, tenho comprado mais do Fiagro com data com dia 15 do que dos FIIs que já são as maiores posições da carteira. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/02/2023 at 09:54, Marcelo Ribeiro disse:

Nunca olhei essa questão de data com... as datas não variam ? sempre da certo ? o fundo repete exatamente a mesma data com ?

E fazendo isso você não tem problema de "ter" que investir em fundos que não estão "pedindo" balanceamento ?

A Maioria da Data COM de FII é o ultimo dia do mês, mas existem exceções, e os FII de papeis costumam usar a DATA COM na primeira semana do mês do pagamento porque precisa contabilizar os rendimentos de todos os FII's em carteira antes de divulgar o rendimento do mês.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Douglas Quintanilha Miranda De Souza disse:

A Maioria da Data COM de FII é o ultimo dia do mês, mas existem exceções, e os FII de papeis costumam usar a DATA COM na primeira semana do mês do pagamento porque precisa contabilizar os rendimentos de todos os FII's em carteira antes de divulgar o rendimento do mês.

@Douglas Quintanilha Miranda De Souza fiz o post abaixo com uma tabela de datas de alguns FIIs.

 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...