Jump to content
  • 0

Preocupação com o crédito


Marcelo Parada Machado Filho

Pergunta

Não é motivo para desespero, mas é um momento para observar com atenção os riscos nos investimentos principalmente falência de empresas e alta inadimplência. Eu trabalho diretamente com cobrança de dívidas bancárias e nunca vi tamanha inadimplência, como prova é só olhar o resultado dos bancões. Será que a bolsa pode ficar ainda mais barata?

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Oi @Marcelo Parada Machado Filho,

Valeu pela "inside information".

Quanto às empresas e preço relativo, já estão baratas, mas podem ficar ainda mais, se os juros continuarem subindo...  O governo está se esperneando para baixar os juros, que pode faze a bolsa subir.

De qualquer forma, quando eu escolho os meus ativos, eu procuro setores resilientes, que vão continuar desempenhando relativamente bem no longo prazo.  Não me preocupo muito com o preço dos ativos que tenho e sim com a rentabilidade.  Empresas que deem lucro, que distribuam parte do lucro e que produzam bens ou serviços essenciais para nós todos no dia-a-dia, tais como transmissão e geração de energia, bancos ou materiais básicos, por exemplo.  Prefiro ainda as líderes de seus setores.

Se ficar ainda mais barato, eu vou na contra-mão do mercado e compro mais.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
32 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Uma outra coisa interessante pegando o gancho no que o William disse… o governo está esperneando para baixar os juros…

Será que não seria um momento interessante para comprar tesouro pré (13,50) e fazer marcação a mercado quando o governo fizer o BC obedecer suas vontades rsrs

É interessante fazer isso mas eu prefiro aguardar mais um pouco pq esse movimento da SELIC está imprevisível se ela abaixar a bolsa pode valorizar um pouco e se a taxa subir a renda fixa pode ficar mais atrativa então no momento em relação a SELIC eu prefiro só observar e continuar investido em renda variável.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
35 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Uma outra coisa interessante pegando o gancho no que o William disse… o governo está esperneando para baixar os juros…

Será que não seria um momento interessante para comprar tesouro pré (13,50) e fazer marcação a mercado quando o governo fizer o BC obedecer suas vontades rsrs

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
18 horas atrás, Marcelo Parada Machado Filho disse:

Não é motivo para desespero, mas é um momento para observar com atenção os riscos nos investimentos principalmente falência de empresas e alta inadimplência. Eu trabalho diretamente com cobrança de dívidas bancárias e nunca vi tamanha inadimplência, como prova é só olhar o resultado dos bancões. Será que a bolsa pode ficar ainda mais barata?

Bom dia, Marcelo!

Claro que não, se a empresa for saudável e gerar um bom fluxo de caixa não há motivos para se preocupar. Se mesmo assim você continua com um pé atrás, invista em empresas com dívida líquida negativa, afinal, sem dívidas elas não podem falir!

Sobre a inadimplência, precisamos lembrar que o maior índice é de Pessoa Física ou pequenas/médias empresas, enquanto grandes empresas seguem na normalidade! Vou citar o caso de Bradesco, mais afetado pela crise nas Americanas - o banco fez uma grande PDD, que afetou seu resultado do trimestre, mas mesmo assim apresentou um lucro bilionário e sem perda de fundamentos, apenas uma fase difícil. Em relação à inadimplência, o segmento de Grandes Empresas segue em apenas 0,1%, ou seja, não há necessidade de se preocupar.

release bbdc.png

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...