Andei estudando um pouco sobre Fiagro nesses últimos dias e estou aqui pensando onde estão os riscos desses fundos. Sigam comigo:
Pelo que entendi, eu não invisto no agro de forma direta. O que estarei fazendo é emprestar dinheiro para agricultores produzirem, meio que competindo com bancos.
Ao escolher os fundos para criar uma carteira diversificada, devo considerar:
Que tipo de agro estou financiando (soja, milho, cana de açucar/alcool, fruticultura, etc...)
Em que regiões do Brasi estão as lavouras;
Quantas safras/ano;
Quem é a gestora do fundo e qual a sua reputação.
Basicamente, essas 4 perguntas me permitem diversificar, uma vez que não tem graça eu ter 4 fiagros, todos financiando a soja na região centro/sul. Não tem diversificação nenhuma ai....
Agora, resta a pergunta do assunto: Onde está o risco?
Pelo pouco que entendi, eu não vou ganhar mais se tiver uma safra ou super-safra, se chover pouco ou muito na região, se tiver ou não tiver praga na lavoura. Na melhor das hipoteses o fiagro vai ter inadimplência zero e o fundo vai performar bem.
Por outro lado, se tiver quebra de safra, chover mais ou menos que no necessário, e outros fatores negativos, pode ser que o agricultor não tenha grana para pagar ao fundo a taxa combinada. Sei que devem ter seguros e garantias para cobrir eventuais defaults, mas aí o fundo vai começar a gastar com advogados para reaver o que lhe é devido, desvirtuando o foco do investimento.
Atualmente, tem muitos fundos novos e sem histórico, dificultando mais ainda a análise...
Eu entendi certo ou estou vendo chifre em cabeça de cavalo?
Por favor, compartilhem as suas opiniões. Digam que critérios usam para escolher os fundos, além dos critérios que relacionei.
Pergunta
William Redig
Oi S@ardinhas,
Andei estudando um pouco sobre Fiagro nesses últimos dias e estou aqui pensando onde estão os riscos desses fundos. Sigam comigo:
Pelo que entendi, eu não invisto no agro de forma direta. O que estarei fazendo é emprestar dinheiro para agricultores produzirem, meio que competindo com bancos.
Ao escolher os fundos para criar uma carteira diversificada, devo considerar:
Basicamente, essas 4 perguntas me permitem diversificar, uma vez que não tem graça eu ter 4 fiagros, todos financiando a soja na região centro/sul. Não tem diversificação nenhuma ai....
Agora, resta a pergunta do assunto: Onde está o risco?
Pelo pouco que entendi, eu não vou ganhar mais se tiver uma safra ou super-safra, se chover pouco ou muito na região, se tiver ou não tiver praga na lavoura. Na melhor das hipoteses o fiagro vai ter inadimplência zero e o fundo vai performar bem.
Por outro lado, se tiver quebra de safra, chover mais ou menos que no necessário, e outros fatores negativos, pode ser que o agricultor não tenha grana para pagar ao fundo a taxa combinada. Sei que devem ter seguros e garantias para cobrir eventuais defaults, mas aí o fundo vai começar a gastar com advogados para reaver o que lhe é devido, desvirtuando o foco do investimento.
Atualmente, tem muitos fundos novos e sem histórico, dificultando mais ainda a análise...
Eu entendi certo ou estou vendo chifre em cabeça de cavalo?
Por favor, compartilhem as suas opiniões. Digam que critérios usam para escolher os fundos, além dos critérios que relacionei.
Obrigado!
Link para compartilhar
Top Posters For This Question
3
3
1
1
DIAS POPULARES
23/Fev
3
24/Fev
2
12/Mai
2
27/Fev
1
Top Posters For This Question
William Redig 3 posts
Henrique Magalhães 3 posts
Matheus Malheiros Pinto 1 post
Rai Nunes Espindola 1 post
DIAS POPULARES
23/Fev 2023
3 posts
24/Fev 2023
2 posts
12/Mai 2023
2 posts
27/Fev 2023
1 post
Os mais famosos desse tópico
Matheus Malheiros Pinto
Boa noite, Wiliam! Exato, os Fiagro são basicamente um pacote de CRAs, ou seja, você poderia fazer a mesma análise de renda fixa para cada título do fundo, mas é praticamente inviável. Você
William Redig
Oi @Matheus Malheiros Pinto e @Henrique Magalhães, obrigado! O BTAL, BTRA e RZTR eu ja tive. O BTAL investe em agro logística (silos de armazenamento e coisas do gênero - tem tempo que estudei e
William Redig
Oi S@ardinhas, Andei estudando um pouco sobre Fiagro nesses últimos dias e estou aqui pensando onde estão os riscos desses fundos. Sigam comigo: Pelo que entendi, eu não invisto no agro de
7 respostas para essa pergunta
Recommended Posts