Jump to content
  • 0

Riscos dos Fiagros, onde está?


William Redig

Pergunta

Oi S@ardinhas,

Andei estudando um pouco sobre Fiagro nesses últimos dias e estou aqui pensando onde estão os riscos desses fundos.  Sigam comigo:

Pelo que entendi, eu não invisto no agro de forma direta.  O que estarei fazendo é emprestar dinheiro para agricultores produzirem, meio que competindo com bancos.

Ao escolher os fundos para criar uma carteira diversificada, devo considerar:

  • Que tipo de agro estou financiando (soja, milho, cana de açucar/alcool, fruticultura, etc...)
  • Em que regiões do Brasi estão as lavouras;
  • Quantas safras/ano;
  • Quem é a gestora do fundo e qual a sua reputação.

Basicamente, essas 4 perguntas me permitem diversificar, uma vez que não tem graça eu ter 4 fiagros, todos financiando a soja na região centro/sul.  Não tem diversificação nenhuma ai....

Agora, resta a pergunta do assunto:  Onde está o risco?

Pelo pouco que entendi, eu não vou ganhar mais se tiver uma safra ou super-safra, se chover pouco ou muito na região, se tiver ou não tiver praga na lavoura.  Na melhor das hipoteses o fiagro vai ter inadimplência zero e o fundo vai performar bem.

Por outro lado, se tiver quebra de safra, chover mais ou menos que no necessário, e outros fatores negativos, pode ser que o agricultor não tenha grana para pagar ao fundo a taxa combinada.  Sei que devem ter seguros e garantias para cobrir eventuais defaults, mas aí o fundo vai começar a gastar com advogados para reaver o que lhe é devido, desvirtuando o foco do investimento.

Atualmente, tem muitos fundos novos e sem histórico, dificultando mais ainda a análise...

Eu entendi certo ou estou vendo chifre em cabeça de cavalo?  

Por favor, compartilhem as suas opiniões.  Digam que critérios usam para escolher os fundos, além dos critérios que relacionei.

Obrigado!

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

7 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

@William Redig quando comecei a estudar FIIAgro acabei parando pois para mim ao manja são mais um classe de fundos de papéis , e como a minha % de papel estava um pouco acima do que eu queria não voltei neles , mas realmente são novos e com pouco históricos ainda (daria pra equalizar isso , caso selecione algum , com as notas de resiliência )

no meu diagrama tenho 2 perguntas relacionada a tempo (existência do fundo mínima de 2 anos  , e tempo ininterrupto - sem oscilações fortes - no pagamento de dividendos de 2 anos ) 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/02/2023 at 21:32, Matheus Malheiros Pinto disse:

Boa noite, Wiliam!

Exato, os Fiagro são basicamente um pacote de CRAs, ou seja, você poderia fazer a mesma análise de renda fixa para cada título do fundo, mas é praticamente inviável. 

Você pode separar por High Yield e High Grade, além de estudar as garantias (LTV), competência da gestão e diversificação. Se os emissores forem saudáveis, mesmo em uma safra fraca é difícil ocorrer inadimplência, e se ocorrer, provavelmente haverá um pequeno impacto (desde que invista em fundos diversificados).

Um fundo que investe diretamente no Agro e me chama atenção (tenho em carteira) é o RZTR11, que atua com duas operações principais em fazendas:

  • Buy to lease: compra de imóveis a pedido do locatário.
  • Sale and leaseback: esse é mais fácil explicar com um exemplo: você é dono de um apartamento, decide vender ele e combina com o comprador para que você se torne o inquilino. É exatamente isso que ocorre nessa operação.

Esses contratos possuem cláusulas bem rigorosas e exigência de mais garantias, sendo considerados atípicos.

Complementando este tema aqui deste post, que alias esta com ótimas informações, eu peguei neste final de semana e assisti um videio de 2021 (podcast do Raul) falando com o Professor Baroni (2h do mais puro suco de prazer)... que aula de FIIs, e que podcast foda de assistir, alias @Mauricio Imparato tem que penduricar estes links aqui na comunidade em alguma seção especifica pq rapaz que preciosidade (sempre vi os cortes mas nunca tinha visto o video todo sem cortes).

No meu caso mesmo sendo um video de 2021, tem informaçoes muito pertinentes a esta fase atual dos FIIs, gestores, relação dos CRIs x empresa etc.. sensacional mesmo

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Esse artigo aqui eu escrevi em fevereiro....  A conclusão que eu cheguei na época foi que o DY oferecido parecia bom demais para ser verdade, mais com pinta de engodo do que rentabilidade real, proveniente do objetivo principal do fundo.  Tenho dois amigos que mergulharam de cabeça em fiagro e essa semana já estavam comentando/resmungando que a renda começou a reduzir.

Parece que um dos ensinamentos que aprendi no primeiro livro que li sobre investimentos - O Investidor Inteligente - está se pagando:  "Quando estiver estudando sobre um novo ativo, em vez de buscar motivos para investir, busque motivos pelos quais não deve investir."

Nada como o tempo para provar ou não a tese dos fiagros.....

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 23/02/2023 at 20:10, William Redig disse:

eu não vou ganhar mais se tiver uma safra ou super-safra, se chover pouco ou muito na região, se tiver ou não tiver praga na lavoura

 

On 23/02/2023 at 20:10, William Redig disse:

Por outro lado, se tiver quebra de safra, chover mais ou menos que no necessário, e outros fatores negativos, pode ser que o agricultor não tenha grana para pagar ao fundo a taxa combinada.

 

Matou a pau! Riscos que até podem fugir do controle mesmo de uma boa administração, para um retorno limitado.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...