Jump to content

Gastos em Vários Cartões - (Módulo 2 - Aula 02 - Turma 18)


Recommended Posts

On 09/03/2023 at 13:51, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

 

Eu gosto de comprar meus FIIs sempre da data com, exemplo, tenho FIIs com data com dia 15, se hoje é dia 14 eu compro ele, se já passou do dia 15, eu compro os FIIs com data com no final do mês

Entendi. 

Show!

Link para compartilhar
Share on other sites

On 09/03/2023 at 06:33, Raphael Antonio Leão Santos disse:

Olá, @Henrique Magalhães tudo bem? 

Cara, você tá completamente certo. Eu que devo ter me expressado errado. 

Não é que eu utilize um cartão de crédito como reserva de emergência. 

Eu tenho minha reserva de emergência em CDB com liquidez diária (inclusive não deixo no tesouro Selic pq já ouvi falar que não dá para sacar nos fins de semana. Isso é verdade?). Minha Reserva não é lá das mais altas, mas segura a barra por 6 meses caso algo acontecesse. 

Eu uso o meu cartão de crédito em uma emergência em casos que vale a pena. Por exemplo estragou algo no meu motor home. Vou arrumar na oficina ficou R$600,00. Se a oficina oferecer um parcelamento que compense mais que pagar a vista eu pago no cartão. 

Talvez eu esteja confundindo o que é emergencia também né... Talvez estragar algo no carro não entre como uma emergência. Eu tô colocando como emergência pq é algo fora do que está previsto no orçamento mensal. 

Em fim... Espero ter me expressado melhor.

Sobre organizar minha planilha, tô pegando os dados dos meus bancos e dos meus cartões para colocar na planilha e vou comparar com meu app de gerenciamento de finanças. 

Vou fazer da melhor maneira possível para chegar na conclusão de pra onde meus gastos está indo. 

Mas realmente, acaba que com o tempo você mesmo já consegue organizar na cabeça pra onde a grana tá indo. Principalmente se você consegue manter as despesas na rédia curta rs. A quantidade de lançamentos acaba diminuindo e meio que a planilha ou aplicativo é mais para validar e ter registrado.

Mas é isso. Valeu pelas dicas.

Tô no objetivo de conseguir controlar melhor meus gastos e aportar todos os meses sem falha. 

Vamos que vamos!

@Raphael Antonio Leão Santos o Tesouro Direto só dá para resgater em dias uteis e em horário de negociação do Tesouro, além disso, dependendo do horário que você faz o resgate, o dinheiro é creditado no dia útil seguinte, por esse motivo não devemos ter 100% da reserva de emergência no Tesouro Selic.

Link para compartilhar
Share on other sites

On 09/03/2023 at 06:37, Raphael Antonio Leão Santos disse:

Fala @Marcos Malcher tudo bem? Obrigado por compartilhar sua experiência. 

Cara, você falou uma coisa que não sabia... A data/dia que a gente compra os FIIs no mês é a data/dia em que vamos receber? Se sim realmente é interessante focar numa data específica. 

Em fim... Valeu demais! 

Obrigado!

@Raphael Antonio Leão Santos não é a data em que você comprou o FII que define a data em que você recebe os dividendos. Cada FII define a data-com e a data de pagamento.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 07/03/2023 at 07:52, Raphael Antonio Leão Santos disse:

Fala galera. Tudo bem? 

Estou no Módulo 2 da turma 18. E vi que o Raul indica usar vários cartões para dividir o uso de cada um para uma determinada categoria de gastos. 

Hoje eu utilizo 2 cartões. Um para o dia a dia e outro para Imprevistos (Quando vale mais a pena usar ele do que a reserva de emergência).

Aí pensei em fazer como o Raul, para simplificar meu controle financeiro. Que hoje faço muito no detalhe utilizando um App chamado Organizze Finanças. 

1 dúvida. Vocês fizeram os três cartões de uma vez? Azul, Latam e Pão de Açucar? Eu acabei de solicitar os três de uma vez... kkk.

2 dúvida. Vocês cadastram esses cartões no App de pagamento do celular de vocês? Ou utilizam fisicamente? Como cuidam da segurança digital nesse caso?

Por enquanto é isso.

Obrigado Sarinhas!

TMJ! 

Boa tarde. Não  solicitei, pois vi, rapidamente, que para ter isenção  na anuidade tem limite mínimo de gasto.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 08/03/2023 at 16:04, Érlon Santos disse:

Há mais de um ano não uso cartões de crédito na pessoa física. Foi a melhor coisa que fiz!!

Pago no débito ou em dinheiro. Consegui controlar e ter a real noção de todas minhas saídas/débitos.

Já tive limites generosos nos cartões, mas há algum tempo as operadoras não dispensam a anuidade. Então não vejo sentido pagar anuidade para ter crédito e adiantar sonhos.

Uso Cartão de Crédito no CNPJ pois em algumas situações é mais vatajoso dividir no cartão que comprar à vista.

Voce pode pagar um 1x no cartao, e acumlar os pontos necessarios, fazer compra bonificada que equivale a um desconto de mais de 10%, apos ter o seu controle financeiro, o cartao de credito pode ser um aliado na economia, ou seja se você tem o dinheiro para pagar a vista, você pode escolher pagar no cartão.

Alem de outros benefícios de comprar com cartão, como por exemplo a proteção de preço, se comprar um celular ou uma geladeira e achar o mesmo produto mais barato em 30 dias, o cartão te devolve a diferença;

Se voce compra no debito seu dinheiro sai da conta e deixa de render a merrequinha que o banco paga, se for comprar um celular por exemplo, a merrequinha pode ser considerável.

Tem um cara na internet (@Raul Sena)que fala um pouco sobre essas coisas:

 

 

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Luana Almeida Felix disse:

Boa tarde. Não  solicitei, pois vi, rapidamente, que para ter isenção  na anuidade tem limite mínimo de gasto.

Sim, eu observei, mas escolhi um plano que estaria dentro dos meus gastos. 

Mas ainda não tive retorno rs... 

Por enquanto vou organizar da maneira que eu puder! rsrs.

Obrigado pela contribuição @Luana Almeida Felix

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Voce pode pagar um 1x no cartao, e acumlar os pontos necessarios, fazer compra bonificada que equivale a um desconto de mais de 10%, apos ter o seu controle financeiro, o cartao de credito pode ser um aliado na economia, ou seja se você tem o dinheiro para pagar a vista, você pode escolher pagar no cartão.

Alem de outros benefícios de comprar com cartão, como por exemplo a proteção de preço, se comprar um celular ou uma geladeira e achar o mesmo produto mais barato em 30 dias, o cartão te devolve a diferença;

Se voce compra no debito seu dinheiro sai da conta e deixa de render a merrequinha que o banco paga, se for comprar um celular por exemplo, a merrequinha pode ser considerável.

Tem um cara na internet (@Raul Sena)que fala um pouco sobre essas coisas:

 

 

 

Valeu pelas dicas @Ricardo Ochoa Pachas. Vou assistir esses vídeos para entender melhor. 

Você está fazendo dessa forma? Qual sua experiência?

Link para compartilhar
Share on other sites

On 14/03/2023 at 19:17, Raphael Antonio Leão Santos disse:

Valeu pelas dicas @Ricardo Ochoa Pachas. Vou assistir esses vídeos para entender melhor. 

Você está fazendo dessa forma? Qual sua experiência?

Eu comecei a estudar sobre milhas há quase 1 ano, antes disso tinha apenas 3 💳 💳 💳, sem anuidade, um deles Platinum, os pontos ou milhas gerados por ano eram uns 30 mil e nunca iria trocar por uma 📺 ou um 📱 que eram 300 mil milhas ou uma viagem q eram 80 mil milhas e elas expiram, não teria como juntar nem 💯 mil só com gastos do 💳

Mas existem realmente oportunidades de multiplicar as milhas, viajar, comprar produtos com desconto, usar salas vip, isentar anuidade e comprar.e vender, milhas tendo lucro, muitas vezes apenas 5%, mas algumas de mais de 30%, só que não dá para fazer todo mês, toda hora, algumas dessas vendas são uma vez na vida, pelas limitações dos programas de fidelidade

Agora tenho melhores cartões, mais de 5, alguns sem anuidade, outros com anuidade reduzida, nenhum.com anuidade full, usei salas vip, vendi milhas, comprei celular com desconto, dou asesoría para amigos próximos.

Cada 💳 tinha inicialmente uma categoria de gastos maiores, supermercado, farmácia, passagem Mas tem alguns q preciso atingir um limite de gastos, aí mistura tudo e uso primeiro, depois os outros.

E o controle 🎚️ de gastos, fica numa planilha, tendo os app dos cartões com os 🎲 🎲 🎲 para preencher a planilha 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Eu comecei a estudar sobre milhas há quase 1 ano, antes disso tinha apenas 3 💳 💳 💳, sem anuidade, um deles Platinum, os pontos ou milhas gerados por ano eram uns 30 mil e nunca iria trocar por uma 📺 ou um 📱 que eram 300 mil milhas ou uma viagem q eram 80 mil milhas e elas expiram, não teria como juntar nem 💯 mil só com gastos do 💳

Mas existem realmente oportunidades de multiplicar as milhas, viajar, comprar produtos com desconto, usar salas vip, isentar anuidade e comprar.e vender, milhas tendo lucro, muitas vezes apenas 5%, mas algumas de mais de 30%, só que não dá para fazer todo mês, toda hora, algumas dessas vendas são uma vez na vida, pelas limitações dos programas de fidelidade

Agora tenho melhores cartões, mais de 5, alguns sem anuidade, outros com anuidade reduzida, nenhum.com anuidade full, usei salas vip, vendi milhas, comprei celular com desconto, dou asesoría para amigos próximos.

Cada 💳 tinha inicialmente uma categoria de gastos maiores, supermercado, farmácia, passagem Mas tem alguns q preciso atingir um limite de gastos, aí mistura tudo e uso primeiro, depois os outros.

E o controle 🎚️ de gastos, fica numa planilha, tendo os app dos cartões com os 🎲 🎲 🎲 para preencher a planilha 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oie @Ricardo Ochoa Pachas, que legal sua experiência. De fato muitas dessas "oportunidades" na realidade não são totalmente o que prometem... Na realidade é diferente. 

Bom... Hoje que já tem um tempo que usa, quais cartões prefere? 

E tentando encaixar cada cartão em uma determinada categoria, quais cartões você acha que são melhores? 

Levando em consideração as taxas claro... Pq tem essa questão o uso mínimo para não pagar taxa. Aí imagino que isso deve gerar uma bagunça na hora da divisão das categorias. Pq para evitar pagar a taxa você acaba misturando. 

Outra dúvida que tenho é como você usa na prática... Hoje tenho 1 cartão cadastrado no App do celular para pagamento com aproximação. E outro não cadastro ele pq as vezes passa um ou passa outro sem perceber que mudou e isso pode misturar as categorias também. 

Então na prática eu imagino que deixar só 1 cadastrado no celular (Até por segurança) e os demais que usamos com mais frequência usar o cartão físico na carteira física... imagino que ajude a controlar os gastos em cima de cada categoria da maneira correta. 

Pode me dizer como você se organiza nessa questão também? 

Obrigado pelas dicas! 

Abraços.

Link para compartilhar
Share on other sites

blz pessoal, sou novo aqui, to curtindo e aprendendo lendo tudo
Eu sempre fui contra o uso de cartao, porq guando era mais novo, não tive limites com os gastos e nao me dei bem com o resultado rs

mas hoje, aprendi a usar o cartao de forma a meu favor, uso os benefícios deles e tento aproveitar o máximo do que oferece, seja pontos e milhas, salas vip, descontos, ajuda quando estou em duvida de presentes, seguro viagem, ate passagem grátis ja ganhei, então o que eu puder colocar no cartão hoje eu coloco, apenas se a compra a vista me der algum desconto eu mando ela no debito

mas as boas vantagens infelizmente vem de cartões melhores, se eu puder dar uma dica de cartão, tenta o da Uniprime, ótimo cartão e nao e alta renda

o PDA ja não vale mais a pena

 

abracos pessoal

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 16/03/2023 at 08:13, Raphael Antonio Leão Santos disse:

Oie @Ricardo Ochoa Pachas, que legal sua experiência. De fato muitas dessas "oportunidades" na realidade não são totalmente o que prometem... Na realidade é diferente. 

Bom... Hoje que já tem um tempo que usa, quais cartões prefere? 

E tentando encaixar cada cartão em uma determinada categoria, quais cartões você acha que são melhores? 

Levando em consideração as taxas claro... Pq tem essa questão o uso mínimo para não pagar taxa. Aí imagino que isso deve gerar uma bagunça na hora da divisão das categorias. Pq para evitar pagar a taxa você acaba misturando. 

Outra dúvida que tenho é como você usa na prática... Hoje tenho 1 cartão cadastrado no App do celular para pagamento com aproximação. E outro não cadastro ele pq as vezes passa um ou passa outro sem perceber que mudou e isso pode misturar as categorias também. 

Então na prática eu imagino que deixar só 1 cadastrado no celular (Até por segurança) e os demais que usamos com mais frequência usar o cartão físico na carteira física... imagino que ajude a controlar os gastos em cima de cada categoria da maneira correta. 

Pode me dizer como você se organiza nessa questão também? 

Obrigado pelas dicas! 

Abraços.

Não tenho preferência por cartões na hora de gastar. Tenho preferência pelos benefícios deles.

Tenho vários cadastrados na wallet, tem cores diferentes, só tem alguns do mesmo banco q aparecem iguais no app e pode confundir. Dependendo do seu celular, vc pode ter mais de uma wallet também.

Não separo mais tão rigorosamente cartões por categoria de gastos, controlo por uma planilha.

Separar gastos por cartões por categoria, ajuda no início para controlar os gastos, depois pode acompanhar por planilha.

Mas se mesmo assim você quiser continuar com cartões por categoria, tem varia opções de cartões sem anuidade, maioria dos Platinum, com certeza consegue um Gold, seguindo por esse caminho, não deve se preocupar pelos.pontoa gerados por gastos, q são muito pouco e não vai fazer diferença entre cartões 

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

On 18/03/2023 at 11:35, Ricardo Ochoa Pachas disse:

Não tenho preferência por cartões na hora de gastar. Tenho preferência pelos benefícios deles.

Tenho vários cadastrados na wallet, tem cores diferentes, só tem alguns do mesmo banco q aparecem iguais no app e pode confundir. Dependendo do seu celular, vc pode ter mais de uma wallet também.

Não separo mais tão rigorosamente cartões por categoria de gastos, controlo por uma planilha.

Separar gastos por cartões por categoria, ajuda no início para controlar os gastos, depois pode acompanhar por planilha.

Mas se mesmo assim você quiser continuar com cartões por categoria, tem varia opções de cartões sem anuidade, maioria dos Platinum, com certeza consegue um Gold, seguindo por esse caminho, não deve se preocupar pelos.pontoa gerados por gastos, q são muito pouco e não vai fazer diferença entre cartões 

 

Show. 

Obrigado pelas dicas @Ricardo Ochoa Pachas.

Vou tentar fazer só mais 2 para separar por categorias e juntar pontos dentro dos meus limites. 

Agradeço por compartilhar sua experiência.

Precisando estou por aqui!

Link para compartilhar
Share on other sites

On 16/03/2023 at 20:23, Muriel Da Silva Pinheiro disse:

blz pessoal, sou novo aqui, to curtindo e aprendendo lendo tudo
Eu sempre fui contra o uso de cartao, porq guando era mais novo, não tive limites com os gastos e nao me dei bem com o resultado rs

mas hoje, aprendi a usar o cartao de forma a meu favor, uso os benefícios deles e tento aproveitar o máximo do que oferece, seja pontos e milhas, salas vip, descontos, ajuda quando estou em duvida de presentes, seguro viagem, ate passagem grátis ja ganhei, então o que eu puder colocar no cartão hoje eu coloco, apenas se a compra a vista me der algum desconto eu mando ela no debito

mas as boas vantagens infelizmente vem de cartões melhores, se eu puder dar uma dica de cartão, tenta o da Uniprime, ótimo cartão e nao e alta renda

o PDA ja não vale mais a pena

 

abracos pessoal

Fala @Muriel Da Silva Pinheiro tudo bem? 

Obrigado por compartilhar sua experiência. 

Vou buscar esse Uniprime para conhecer... Não vou fazer muitos por enquanto. Tenho 2 hoje... Talvez fazer mais uns dois para controlar por categorias principais. 

Tmj. Precisando tô aí! 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...