Jump to content

  • 0

Regime de bens


Convidado Anônimo

Pergunta

Preciso opinião. Tenho um certo patrimônio já, invisto e a renda da minha namorada é cerca de 5 a 10% da minha (falando só de salário). Ela é parceira, trabalha, não é gastadeira ou esbanjada (ao ponto de não me deixar pedir vinho no restaurante, deixando para beber em casa que é mais barato), diz que se mudaria comigo para qualquer lugar que eu quisesse, que mudaria a vida por mim, e de fato como namorada dedica todo tempo livre a mim. É 10 anos mais jovem mas diz que só aceita se casar em comunhão parcial de bens por achar mais justo (e quer casar, inclusive pressiona para isso). Tentei alguns argumentos, disse que a ajudaria, que investiria dinheiro na conta dela também, tentei argumentar que numa separação futura poderia ficar muito injusto para mim: imagine eu mais velho, prestes a me aposentar para viver de renda como planejo, teria que dividir metade de tudo que foi acumulado e ainda vê-la viver com um cara mais jovem usufruindo da metade deste patrimônio? Estou errado na minha forma de pensar? Há alguma forma disso ser justo? Preciso tomar uma decisão, talvez a mais dificil: é terminar, mesmo amando, mas também seria uma atitude digna deixá-la seguir a vida se eu não me decidir a aceitar o casamento da maneira que ela quer. Opiniões?

Link para compartilhar
Share on other sites

14 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Não sei a idade de vocês, mas 10 anos é muita diferença, média de 90% a 95% da renda é sua. Se ela te ama, casa com separação de bens, quando se ama nem deveria estar pensando em como dividir os bens no divórcio.

 

10 anos mais nova é tentador, mas talvez seja uma boa ideia você buscar alguem um pouco mais próximo da sua idade que possa contribuir mais com sua renda e seja mais compreensiva.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Talvez ela esteja pensando em se casar sob o regime de comunhão de bens porque sente que de alguma forma contribui para a construção do patrimônio de vocês. Essa contribuição não necessariamente precisa ser através do dinheiro. Se isso realmente acontece, nada mais justo! Acho que essa decisão é sua, mas você precisa entender exatamente o que você e ela querem para agora e para o futuro antes de tomar qualquer decisão. E esse entendimento vai vir só com a conversa, vocês precisam colocar esse assunto na mesa e discutir abertamente.

Você assistiu a aula da família? Está no final do módulo 1 e trata exatamente sobre esse e outros tipos de situação que podem ocorrer em relacionamentos. Acho que a reflexão que fica depois de todos os cenários que o Raul trouxe vai te ajudar bastante a ponderar isso na cabeça. Se não assistiu, assista com ela do lado e façam juntos as dinâmicas propostas. A live te ajuda a iniciar a conversa sobre sonhos e planos futuros do casal. Vai ser bom!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Guest Anônimo disse:

Preciso opinião. Tenho um certo patrimônio já, invisto e a renda da minha namorada é cerca de 5 a 10% da minha (falando só de salário). Ela é parceira, trabalha, não é gastadeira ou esbanjada (ao ponto de não me deixar pedir vinho no restaurante, deixando para beber em casa que é mais barato), diz que se mudaria comigo para qualquer lugar que eu quisesse, que mudaria a vida por mim, e de fato como namorada dedica todo tempo livre a mim. É 10 anos mais jovem mas diz que só aceita se casar em comunhão parcial de bens por achar mais justo (e quer casar, inclusive pressiona para isso). Tentei alguns argumentos, disse que a ajudaria, que investiria dinheiro na conta dela também, tentei argumentar que numa separação futura poderia ficar muito injusto para mim: imagine eu mais velho, prestes a me aposentar para viver de renda como planejo, teria que dividir metade de tudo que foi acumulado e ainda vê-la viver com um cara mais jovem usufruindo da metade deste patrimônio? Estou errado na minha forma de pensar? Há alguma forma disso ser justo? Preciso tomar uma decisão, talvez a mais dificil: é terminar, mesmo amando, mas também seria uma atitude digna deixá-la seguir a vida se eu não me decidir a aceitar o casamento da maneira que ela quer. Opiniões?

Tem uma frase que fala, quer conhecer sua namorada, case! Quer conhecer sua mulher, separe!

Dito isso, a comunhão parcial de bens preservaria tudo o que você já conquistou de patrimônio antes de assinar o casamento. Até ali, aportes futuros em investimentos podem ser questionados, já que seriam construídos com seus aportes, mas com a vida em comum pode se dizer que ela abriu mão para auxiliar nesse crescimento.

Já que pitaco na vida alheia não tira pedaço mesmo, sugeriria pra ela casar com separação total porém você a auxiliaria com cursos, treinamentos e até financiando projetos para ela também alcançar a independência dela.

Caso no futuro vocês resolvessem seguir caminhos opostos, ninguém sairia prejudicado.

 

Exemplo de vida: Um amigo estava namorando sério e pretendendo se casar, tinha dinheiro para comprar a casa mas queria casar primeiro, sugeri dele comprar antes e casar com comunhão parcial. Assim foi feito, até ser convencido de morar numa casa maior, com mais espaço pro filho e tal.

Tempos depois se separaram e adivinha qual dos dois ficou na casa nova com o filho e quem foi pagar aluguel novamente????? 

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

É mano, situação complicada e muito pessoal; concordo com o Lucas quando ele fala de construção de patrimônio juntos, mesmo não tendo a mesma renda direta; isso acontece muito quando se é empreendedor, onde a companheira sempre está do lado e segurando todas "pontas" rsrsrsrsrsrs; se for esse o seu caso mano, é justo sim a parcial; mais é isso, decisão muito pessoal mano!!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
16 horas atrás, Guest Anônimo disse:

Preciso opinião. Tenho um certo patrimônio já, invisto e a renda da minha namorada é cerca de 5 a 10% da minha (falando só de salário). Ela é parceira, trabalha, não é gastadeira ou esbanjada (ao ponto de não me deixar pedir vinho no restaurante, deixando para beber em casa que é mais barato), diz que se mudaria comigo para qualquer lugar que eu quisesse, que mudaria a vida por mim, e de fato como namorada dedica todo tempo livre a mim. É 10 anos mais jovem mas diz que só aceita se casar em comunhão parcial de bens por achar mais justo (e quer casar, inclusive pressiona para isso). Tentei alguns argumentos, disse que a ajudaria, que investiria dinheiro na conta dela também, tentei argumentar que numa separação futura poderia ficar muito injusto para mim: imagine eu mais velho, prestes a me aposentar para viver de renda como planejo, teria que dividir metade de tudo que foi acumulado e ainda vê-la viver com um cara mais jovem usufruindo da metade deste patrimônio? Estou errado na minha forma de pensar? Há alguma forma disso ser justo? Preciso tomar uma decisão, talvez a mais dificil: é terminar, mesmo amando, mas também seria uma atitude digna deixá-la seguir a vida se eu não me decidir a aceitar o casamento da maneira que ela quer. Opiniões?

No regime parcial, ela só vai ter direito no valor que foi acumulado durante a união, tudo o que vc já tem atualmente ela só teria direito no caso de falescimento mesmo, e falando de forma sincera, eu não me casaria com alguém com regime de separação de bens,  e quanto ao regime de comunhão total, somente se tivesse a renda e acumulo de patrimonio igual ou bem proxima da pessoa, se for para ter uma relação de casamento com quem vc não confia é melhor nem casar, fica só como namorado mesmo e se em um futuro vc tiver mais confiança voltaria nesse ponto. Fora que contribuição em um relacionamento não é só financeira, construir um casamento com outra pessoa é algo bem complicado e necessita do esforço das 2 pessoas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 07/03/2023 at 23:16, Guest Anônimo disse:

Preciso opinião. Tenho um certo patrimônio já, invisto e a renda da minha namorada é cerca de 5 a 10% da minha (falando só de salário). Ela é parceira, trabalha, não é gastadeira ou esbanjada (ao ponto de não me deixar pedir vinho no restaurante, deixando para beber em casa que é mais barato), diz que se mudaria comigo para qualquer lugar que eu quisesse, que mudaria a vida por mim, e de fato como namorada dedica todo tempo livre a mim. É 10 anos mais jovem mas diz que só aceita se casar em comunhão parcial de bens por achar mais justo (e quer casar, inclusive pressiona para isso). Tentei alguns argumentos, disse que a ajudaria, que investiria dinheiro na conta dela também, tentei argumentar que numa separação futura poderia ficar muito injusto para mim: imagine eu mais velho, prestes a me aposentar para viver de renda como planejo, teria que dividir metade de tudo que foi acumulado e ainda vê-la viver com um cara mais jovem usufruindo da metade deste patrimônio? Estou errado na minha forma de pensar? Há alguma forma disso ser justo? Preciso tomar uma decisão, talvez a mais dificil: é terminar, mesmo amando, mas também seria uma atitude digna deixá-la seguir a vida se eu não me decidir a aceitar o casamento da maneira que ela quer. Opiniões?

Vai de comunhão parcial de bens.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

SEPARAÇÃO DE BENS . Ela é parceira? Que bom...porque se nao fosse  você nem deveria estar com ela  estaria com ela

  "dedica todo tempo livre a mim." Porque ? Voce que pediu , é isso que voce quer? Que ela se dedique todos o tempo a voce, e quando ela cansar e quando voce cansar , ela tem que ter a vida dela , amigos dela ....porque se nao com os anos ela vai se cansar de te seguir , voce vai cansar de nao ter liberdade

 "ao ponto de não me deixar pedir vinho no restaurante", Erro ...controlando um dinheiro que nao é dela , voce investe , justamente pra viver de renda e fazer o que voce quiser 

"que mudaria a vida por mim" ERRO, nao sei que tipo de vida ela tem pra mudar , ou trabalho que ela faz...mais uma pessoa com um empreso , considerado normal na sociedade ,estaria errado tambem 

Um casal nao pode significar renunciar a vida, o trabalho e se dedicar 100% a ninguém ...isso na frente nao da certo 

diz que só aceita se casar em comunhão parcial de bens por achar mais justo"  PERIGOSO....justo pra quem??  , pra voce eu vejo muito injusto . EU diria seria separação de bens ou terminar e dai voce vai ver que o ...de se dedicar a voce al 100%, mudar de vida por voce , o tempo livre dela vai se dedicar a outras coisa...

Outra coisa muitooooo diferente seria se você pedisse pra ela fazer isso por ejemplo

-Porque estão  juntos a muitoooo tempo ,

-Porque querem ter filhos e  voce quer que ela fique em casa, e tem condições pra isso,  q

-Que voce goste ou aceite do fato de que  ela decida se voce pode ou ano pedir um vinho,

- Que voce goste que ela se dedique todo o tempo so a voce ....voce quer dedicar seu tempo só a ela ??  

 -Talvez você quer mudar de cidade e ela tem um trabalho estável e vai renunciar a isso por você ( nesse caso , obvio que é mais que justo )

- Se voce é  plenamente consiente  de que ela vai depender de você e que dentro de 5-10-15 anos ( se voces se separem, algo bastante realista hoje em dia , quem sai ganhando é so ela), mais voce vai ficar de boa , porque voce era consciente que isso poderia  passar entao ok.

Mais....

Como conselho .... analisa a situação como uma inversão

P/VP= Você apostaria seu patrimonio por ela , quanto a metade ? 

PL=Como você ve esse relacionamento dentro de alguns anos , acha que vai durar 10, 15 anos e depois disso esta disposto a perder a metade do que você investiu sozinho ? 

 DY= % o que ela te aportar a você pra que te compense o risco de perder a metade de tudo ?  Raul ja explicou , quanto maior o risco maior o premio ...qual é o premio aqui pra voce ? O você espera dessa relação dentro de alguns meses , anos , o que voce espera dela como companheira, esposa , ser humano pra compensar o risco de você perder tudo o que você ja tem de patrimonio .

Roe= que retorno  ela vai te aportar , sendo que é você que vai aumentar o patrimonio dela ,

Capex= quanto e o que ela aporta na relaçao que para voces crescerem em um futuro ....acho que casamento é algo serio e realmente  tem que pensar  tudo ...porque depois na hora que der errado ...você vai se sentir mal com você mesmo. 

 

Mais pra mi o que mais me chamou atenção foi " diz que só aceita se casar em comunhão parcial de bens por achar mais justo"  se ela realmente disse isso .. me desculpa é so uma opinaao minha , nao a conheço e obvio que é voce que tem que analisar a relaçao , nao posso dizer com verdade absoluta mas...ta com cara daquelas pirâmides financeira  sabe...primero ela se asegura um patrimônio e você vai pagar pra ver.  Quando é por amor a gente casa sem condições ...e no futuro se voce fosse que realmente nao foi justo pra ela , voce poderia mudar essa situação, dar pra ela carro, apartamento ....mais o patrimonio do outro é do outro ...você construiu sozinho... cuidado com dar carona  na sua construção de patrimonio .  Ela nao tem acha nada justo ou injusto ...isso é voce quem decide e se ela nao entender e nao casar por isso ....nunca foi amor , foi um livramento 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Glauce Giordane Alves Coutinho disse:

SEPARAÇÃO DE BENS . Ela é parceira? Que bom...porque se nao fosse  você nem deveria estar com ela  estaria com ela

  "dedica todo tempo livre a mim." Porque ? Voce que pediu , é isso que voce quer? Que ela se dedique todos o tempo a voce, e quando ela cansar e quando voce cansar , ela tem que ter a vida dela , amigos dela ....porque se nao com os anos ela vai se cansar de te seguir , voce vai cansar de nao ter liberdade

 "ao ponto de não me deixar pedir vinho no restaurante", Erro ...controlando um dinheiro que nao é dela , voce investe , justamente pra viver de renda e fazer o que voce quiser 

"que mudaria a vida por mim" ERRO, nao sei que tipo de vida ela tem pra mudar , ou trabalho que ela faz...mais uma pessoa com um empreso , considerado normal na sociedade ,estaria errado tambem 

Um casal nao pode significar renunciar a vida, o trabalho e se dedicar 100% a ninguém ...isso na frente nao da certo 

diz que só aceita se casar em comunhão parcial de bens por achar mais justo"  PERIGOSO....justo pra quem??  , pra voce eu vejo muito injusto . EU diria seria separação de bens ou terminar e dai voce vai ver que o ...de se dedicar a voce al 100%, mudar de vida por voce , o tempo livre dela vai se dedicar a outras coisa...

Outra coisa muitooooo diferente seria se você pedisse pra ela fazer isso por ejemplo

-Porque estão  juntos a muitoooo tempo ,

-Porque querem ter filhos e  voce quer que ela fique em casa, e tem condições pra isso,  q

-Que voce goste ou aceite do fato de que  ela decida se voce pode ou ano pedir um vinho,

- Que voce goste que ela se dedique todo o tempo so a voce ....voce quer dedicar seu tempo só a ela ??  

 -Talvez você quer mudar de cidade e ela tem um trabalho estável e vai renunciar a isso por você ( nesse caso , obvio que é mais que justo )

- Se voce é  plenamente consiente  de que ela vai depender de você e que dentro de 5-10-15 anos ( se voces se separem, algo bastante realista hoje em dia , quem sai ganhando é so ela), mais voce vai ficar de boa , porque voce era consciente que isso poderia  passar entao ok.

Mais....

Como conselho .... analisa a situação como uma inversão

P/VP= Você apostaria seu patrimonio por ela , quanto a metade ? 

PL=Como você ve esse relacionamento dentro de alguns anos , acha que vai durar 10, 15 anos e depois disso esta disposto a perder a metade do que você investiu sozinho ? 

 DY= % o que ela te aportar a você pra que te compense o risco de perder a metade de tudo ?  Raul ja explicou , quanto maior o risco maior o premio ...qual é o premio aqui pra voce ? O você espera dessa relação dentro de alguns meses , anos , o que voce espera dela como companheira, esposa , ser humano pra compensar o risco de você perder tudo o que você ja tem de patrimonio .

Roe= que retorno  ela vai te aportar , sendo que é você que vai aumentar o patrimonio dela ,

Capex= quanto e o que ela aporta na relaçao que para voces crescerem em um futuro ....acho que casamento é algo serio e realmente  tem que pensar  tudo ...porque depois na hora que der errado ...você vai se sentir mal com você mesmo. 

 

Mais pra mi o que mais me chamou atenção foi " diz que só aceita se casar em comunhão parcial de bens por achar mais justo"  se ela realmente disse isso .. me desculpa é so uma opinaao minha , nao a conheço e obvio que é voce que tem que analisar a relaçao , nao posso dizer com verdade absoluta mas...ta com cara daquelas pirâmides financeira  sabe...primero ela se asegura um patrimônio e você vai pagar pra ver.  Quando é por amor a gente casa sem condições ...e no futuro se voce fosse que realmente nao foi justo pra ela , voce poderia mudar essa situação, dar pra ela carro, apartamento ....mais o patrimonio do outro é do outro ...você construiu sozinho... cuidado com dar carona  na sua construção de patrimonio .  Ela nao tem acha nada justo ou injusto ...isso é voce quem decide e se ela nao entender e nao casar por isso ....nunca foi amor , foi um livramento 

Obrigado pela opinião sincera, ajudou muito. Fique tranquila, não tomarei decisão apenas com base em opinião alheia, mas é bom ouvir de quem não está envolvido sentimentalmente. Aqui vão alguns pontos que refleti após seu texto: não estou com ela há muito tempo, não houve participação dela no patrimônio construído até agora e provavelmente a participação em patrimônio futuro seria em percentual baixo ou mesmo nenhum, uma vez que meu ramo não é empreendedorismo, não é algo em que ela atuaria junto. Não exijo que fique no lar cuidando de casa e filhos, nem que mude de cidade, tenho diarista, pagaria babá, estaria disposto a ensiná-la a investir e até investiria sim algum percentual em conta dela para caso seja parceira não ficasse de mão abanando em eventual separação. Então juntando todas essas peças, não vejo por que eu ser obrigado a aceitar a condição de comunhão parcial de bens.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
24 minutes ago, Guest Anônimo disse:

Obrigado pela opinião sincera, ajudou muito. Fique tranquila, não tomarei decisão apenas com base em opinião alheia, mas é bom ouvir de quem não está envolvido sentimentalmente. Aqui vão alguns pontos que refleti após seu texto: não estou com ela há muito tempo, não houve participação dela no patrimônio construído até agora e provavelmente a participação em patrimônio futuro seria em percentual baixo ou mesmo nenhum, uma vez que meu ramo não é empreendedorismo, não é algo em que ela atuaria junto. Não exijo que fique no lar cuidando de casa e filhos, nem que mude de cidade, tenho diarista, pagaria babá, estaria disposto a ensiná-la a investir e até investiria sim algum percentual em conta dela para caso seja parceira não ficasse de mão abanando em eventual separação. Então juntando todas essas peças, não vejo por que eu ser obrigado a aceitar a condição de comunhão parcial de bens.

Minha mulher é 8 anos mais nova que eu, namoramos há 15 anos , já nos separamos uma vez e voltamos há 7 anos atrás e ela mora comigo desde então … não somos casados no papel , e pra ser sincero tive momento em que eu tinha preocupação por eu ganhar bem mais e estar com valor alto guardado investido e ela não (por ganhar bem menos ),  mas consegui melhorar meu salário , passei por desemprego na pandemia, voltei a ganhar bem mais , e neste meio tempo ela melhorou o salário dela (ela ganha 6 x menos que eu ) mas pra mim isso pouco importa pq se eu for olhar pra isso , vou ter que por requisito q pra ser parceira precisa ganhar igual a mim? Seria meio ridículo … hoje entendo que o que temos é nosso e se um dia ocorrer uma separação ela teve parte ativa na construção (nem sempre a construção eh só por dinheiro )

mas pela sua insegurança eu diria pra você procurar além de um advogado um psicólogo (acho que você pode estar em um relacionamento por aparência ou algo do gênero)

espero q saia deste embrolio 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/04/2023 at 07:01, Adriano Furtado disse:

Glauce,

Complicado isso, não passa segurança,  eu tava investindo em um modelo aqui em uma plataforma que investe em construção civil da filandia, Dinamarca e muito da região Ucrânia e etc, chama-se estateguru,  dando 11% aa parei por causa da guerra, emprestar dinheiro para eles é  problema,  vejo uma ótima oportunidade pós guerra, mas agora não dá kkk. Vou voltar também ao Brasil,  mais 6 a 8 anos, então não faz sentido para min continuar aqui no antigo continente os investimentos. Vou desmontar posições devagar e alocar ao Brasil, enquanto está tudo em promoção por lá kkk. Abraços. 

 

On 12/04/2023 at 18:43, Diego Gustavo Santos Alves disse:

Vai de comunhão parcial de bens.

Mais no seu caso @Henrique Magalhães, parece ser diferente a historia....obviamente nao se trata de escolher parceira que ganhe igual a você, nem mais , nem menos  ...mais sim de que ele , nesse caso ...que  ele tenha plena consciência do que pode acontecer caso nao de certo o casamento... caso ele queira você compartilhar  ok.

Minha mentalidade é muito diferente , porque aqui onde moro é tudo separação de bens por ley, nao interesa que tenha  mais ou menos , cada um tem o seu ...você pode ate casar com comunhão parcial ...mais o juiz pra fazer seu casamento TE OBRIGA e você tem demostra que foi por separado a  um advogado e em um psicólogo...nao conheço ninguém que depois do advogado e do psicologo casou nem com comunhão parcial de bens kkkk ...agora bem....se você ou a mulher tem um padrão melhor de vida e quer compartilha com essa pessoa, o que  se pode fazer é um acordo , nao sei...  ele comprar um imóvel e colocar no nome dos dois , ou so no nome dela ...dar dinheiro pra ela começar a investir e ter algo no futuro ... tudo sao acordos....é questão do que é justo mesmo , quem tem o dinheiro , quem juntou, quem trabalhou ?

Quem tem que escolher o que fazer com o dinheiro é quem ganhou , incluindo a decisão de com quem dividir ... o que é ese é seu e o que é da outra pessoa é dela ... quantos casais jurammm amor eterno e depois de 1 ano  ou 10, conheceu outro amor...

Meu sobrinho por ejemplo ...é piloto de Motogp profesional , tem um contrato anual aprox, de mais 40 milhoes de reais por ano , fora patrocinadores e tudo mais ... NUNCA que nenhum advogado do mundo ia aconselhar ele se casar com comunhão parcial .... mais....fizeram um acordo econômico , porque ele , nao quer que ela trabalhe e ela aceitou , ela nao vai trabalhar e vai receber um salario, imóveis ...sei la o que eles acordaram ...mais foram a um advogado e decidiram o que fazer...ela vai aportar algo econômico alguma vez ? Nunca , mais ele é cosciente disso , esta de acordo , é feliz com isso,  alem de dar um bom salário pra ela e todos os caprichos  e em caso de separação , vai receber dinheiro pra nao precisar trabalhar nunca mais na vida , porque ele entendeu que ela deixando de fazer as coisas dela , pra viver o sonho e o trabalho dele...e sao super felices assim e aqui nenhum dos dois teve duvida ao respeito .

Minha cunhada queria se casar em comunhão  parcial, porque ela dizia que era o justo e meu irmão se negou , porque eles estavam juntos a 6 años e ele dizia pra gente  que ela era importante pra ele, na sua vida , no seu crescimento pessoal  e profissional , que juntos eram uma equipe , ela nao teve as mesmas oportunidades que ele, ele sempre dizia era plenamente consiente que queria se casar com ela em comunhão total de bens e que se um dia  eles se separassem , ele achava mais do que justo dividir o patrimônio al 50% , porque sem ela , ele nao seria quem é hoje ...mesmo ela sem trabalhar , sem aportar nenhum dinheiro .... 

Você disse "hoje entendo que o que temos é nosso e se um dia ocorrer uma separação ela teve parte ativa na construção (nem sempre a construção eh só por dinheiro ),nao é a mesma situação que ele descreveu aqui.

Então a sua situação e a do meu irmão sao um pouco mais parecidas , do que a minha historia e a do anônimo.

Tudo é questão de ser consciente do que pode acontecer...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

 

18 horas atrás, Guest Anônimo disse:

Obrigado pela opinião sincera, ajudou muito. Fique tranquila, não tomarei decisão apenas com base em opinião alheia, mas é bom ouvir de quem não está envolvido sentimentalmente. Aqui vão alguns pontos que refleti após seu texto: não estou com ela há muito tempo, não houve participação dela no patrimônio construído até agora e provavelmente a participação em patrimônio futuro seria em percentual baixo ou mesmo nenhum, uma vez que meu ramo não é empreendedorismo, não é algo em que ela atuaria junto. Não exijo que fique no lar cuidando de casa e filhos, nem que mude de cidade, tenho diarista, pagaria babá, estaria disposto a ensiná-la a investir e até investiria sim algum percentual em conta dela para caso seja parceira não ficasse de mão abanando em eventual separação. Então juntando todas essas peças, não vejo por que eu ser obrigado a aceitar a condição de comunhão parcial de bens.

Então ...na forma em que você usa a frase "obrigado a aceitar a condição ", parece ser que é a única forma em que ela "aceitaria" se casar com você  e nao abre mão  ...parece dar a entender que ... ou vocês se casam  em comunhão parcial ou ela nao vai aceitar se casar com você , certo ?

Então pra mim... a separação ja chegou antes de se casar... porque dentro do casamento pode acontecer a mesmo coisa .....quero isso ou me separo , quero ter filhos e quero ficar em casa e voce nao esta de acordo e quer pagar baba, vai dar problema ....faz aquilo outro ou me separo ...

O que EU faria primeiro seria com calma ( sem discursão ) explicar a ela que ate se casaria , mais em separação de bens e depois de uns  anos , você repesaria a situação econômica, porque se voces estão juntos a pouco tempo nao sabe como vai ser e deixar claro pra ela que você NAO espera dela , que ela se dedique  "dedique a vida a você , ou o tempo todo a você " , você nao é Buda pra ser endeusado , quer esta com ela , mais que você quer que ela tenha a propia identidade, os propios amigos e espaço ( que é muito importante , para que uma relação funcione) , podendo modificar a situaçao a posteriori  caso ambos estivesse de acordo , dai você vai ver a reação dela. 

Pode acontecer duas coisas :

1ª Que ela fique p... da vida , nao aceite e pronto ...quebra o pau e termine com você ( então esse casamento ja nao ia da certo e você teve um livramento, porque tudo seria como ela achasse "justo" ou nada )

2ªQue ela fique chateada (que seria "normal"), mais que logo entenda o que você vai explicar com calma e aceita(ntalves tente buscar um meio termo, que tambem seria normal), porque se voces nao se conhece muito bem ainda , esperar por alguns anos,  nao vejo como algo  absurdo .

E si o que acontece é a segunda opçao... eu iria a um advogado pra perguntar si no Brasil seria possível fazer isso , trocar o regime matrimonial com o tempo , de separação total , pra comunhão parcial ( assim você tem tempo de pensar e ver como vai as coisas, e se ela aceitar a segunda opção , ja é um indicio que ela gosta de você, porque estar disposta a aceitar algo que ela nao queria ou nao acha justo )  e quem sabe nem meio tempo ate chegar o casamento você a conhece  melhor e se convence de ja se casar com comunhão parcial ...pra ela seria uma surpresa alegre e você estaria mais tranquilo , porque apesar de que a exigencia saiu dela , você pode testarla e nao se casar com a sensação de obrigação ..... e se você nao se convenceu e ela aceita , você vai se casar , como ela quer e vai se  conhecendo durante o matrimonio e vai vendo como sao como casal ....so que IMPORTANTE ....se você ver que com os anos que ela é parceira, que realmente mesmo sem aportar nada econômico al relacionamento , ela estar por voces como familia mesmo , é uma boa esposa, boa pessoa ...você deveria realmente trocar o regime matrimonial ou construir uma empresa a nome dos dois ...ou ir comprando imóveis e colocar um percetual no nome dela , porque dai , se você nao fizer isso estaria sendo injusto.

Converse com um amigo de confiança sobre o assunto , com um advogado , volte a aula da família ... antes de tomar qualquer decisão e lembre que essa decisão é so sua , porque será você que vai ter que conviver com ela.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Glauce Giordane Alves Coutinho disse:

 

Mais no seu caso @Henrique Magalhães, parece ser diferente a historia....obviamente nao se trata de escolher parceira que ganhe igual a você, nem mais , nem menos  ...mais sim de que ele , nesse caso ...que  ele tenha plena consciência do que pode acontecer caso nao de certo o casamento... caso ele queira você compartilhar  ok.

Minha mentalidade é muito diferente , porque aqui onde moro é tudo separação de bens por ley, nao interesa que tenha  mais ou menos , cada um tem o seu ...você pode ate casar com comunhão parcial ...mais o juiz pra fazer seu casamento TE OBRIGA e você tem demostra que foi por separado a  um advogado e em um psicólogo...nao conheço ninguém que depois do advogado e do psicologo casou nem com comunhão parcial de bens kkkk ...agora bem....se você ou a mulher tem um padrão melhor de vida e quer compartilha com essa pessoa, o que  se pode fazer é um acordo , nao sei...  ele comprar um imóvel e colocar no nome dos dois , ou so no nome dela ...dar dinheiro pra ela começar a investir e ter algo no futuro ... tudo sao acordos....é questão do que é justo mesmo , quem tem o dinheiro , quem juntou, quem trabalhou ?

Quem tem que escolher o que fazer com o dinheiro é quem ganhou , incluindo a decisão de com quem dividir ... o que é ese é seu e o que é da outra pessoa é dela ... quantos casais jurammm amor eterno e depois de 1 ano  ou 10, conheceu outro amor...

Meu sobrinho por ejemplo ...é piloto de Motogp profesional , tem um contrato anual aprox, de mais 40 milhoes de reais por ano , fora patrocinadores e tudo mais ... NUNCA que nenhum advogado do mundo ia aconselhar ele se casar com comunhão parcial .... mais....fizeram um acordo econômico , porque ele , nao quer que ela trabalhe e ela aceitou , ela nao vai trabalhar e vai receber um salario, imóveis ...sei la o que eles acordaram ...mais foram a um advogado e decidiram o que fazer...ela vai aportar algo econômico alguma vez ? Nunca , mais ele é cosciente disso , esta de acordo , é feliz com isso,  alem de dar um bom salário pra ela e todos os caprichos  e em caso de separação , vai receber dinheiro pra nao precisar trabalhar nunca mais na vida , porque ele entendeu que ela deixando de fazer as coisas dela , pra viver o sonho e o trabalho dele...e sao super felices assim e aqui nenhum dos dois teve duvida ao respeito .

Minha cunhada queria se casar em comunhão  parcial, porque ela dizia que era o justo e meu irmão se negou , porque eles estavam juntos a 6 años e ele dizia pra gente  que ela era importante pra ele, na sua vida , no seu crescimento pessoal  e profissional , que juntos eram uma equipe , ela nao teve as mesmas oportunidades que ele, ele sempre dizia era plenamente consiente que queria se casar com ela em comunhão total de bens e que se um dia  eles se separassem , ele achava mais do que justo dividir o patrimônio al 50% , porque sem ela , ele nao seria quem é hoje ...mesmo ela sem trabalhar , sem aportar nenhum dinheiro .... 

Você disse "hoje entendo que o que temos é nosso e se um dia ocorrer uma separação ela teve parte ativa na construção (nem sempre a construção eh só por dinheiro ),nao é a mesma situação que ele descreveu aqui.

Então a sua situação e a do meu irmão sao um pouco mais parecidas , do que a minha historia e a do anônimo.

Tudo é questão de ser consciente do que pode acontecer...

@Glauce Giordane Alves Coutinho sei exatemente que meu caso é diferente , o que não acho saudável é está mesquinhez humana de e meu , eu que acumulei etc etc ! Se for pra viver assim então eh melhor não arrumar ninguém e se for arrumar fazer questionário se a pessoa tem bens …

como o anônimo compartilhou a história dele , da pra notar a insegurança dele (parece estar meio perdido entre ter uma mulher mais nova e medo de ser passado pra trás) e até onde sei não se começa um relacionamento com estas dúvidas oi suspeitas (é quase como pular numa fossa cheia de m… e querer sair cheirando a perfume ) 

quando cito Psicologo é justamente pra ele se preservar e se conhecer como pessoa e tratar esta insegurança … isso já vai dar a ele o caminho do que fazer 

o assunto é muito pessoal e não acredito nenhum pouco que lendo os comentários aqui ele vai resolver , no máximo ele vai ter caminhos , opções e direções para seguir (se ele acredita que isso pode resolver )

mas acho um tema delicado demais e o pessoal as vezes parece que quer por o dinheiro na frente de tudo, não acredito q isso seja saudável pra ninguém … 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 07/03/2023 at 23:16, Guest Anônimo disse:

Preciso opinião. Tenho um certo patrimônio já, invisto e a renda da minha namorada é cerca de 5 a 10% da minha (falando só de salário). Ela é parceira, trabalha, não é gastadeira ou esbanjada (ao ponto de não me deixar pedir vinho no restaurante, deixando para beber em casa que é mais barato), diz que se mudaria comigo para qualquer lugar que eu quisesse, que mudaria a vida por mim, e de fato como namorada dedica todo tempo livre a mim. É 10 anos mais jovem mas diz que só aceita se casar em comunhão parcial de bens por achar mais justo (e quer casar, inclusive pressiona para isso). Tentei alguns argumentos, disse que a ajudaria, que investiria dinheiro na conta dela também, tentei argumentar que numa separação futura poderia ficar muito injusto para mim: imagine eu mais velho, prestes a me aposentar para viver de renda como planejo, teria que dividir metade de tudo que foi acumulado e ainda vê-la viver com um cara mais jovem usufruindo da metade deste patrimônio? Estou errado na minha forma de pensar? Há alguma forma disso ser justo? Preciso tomar uma decisão, talvez a mais dificil: é terminar, mesmo amando, mas também seria uma atitude digna deixá-la seguir a vida se eu não me decidir a aceitar o casamento da maneira que ela quer. Opiniões?

Que situação meu caro!!! Qual a idade de vocês?

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...