Jump to content
  • 0

Inadimplência HCTR e DEVA


William Redig

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
19 minutes ago, William Redig disse:

Eu já tive XPPR, mas quando vi que ele está alavancado com CDI+ e as receitas são IPCA+ e estava começando a cair,  eu sai fora dele quando estava a 34, lá em dezembro, amargando um preju......  Na época estava pagando 30 centavos.  Hoje,  eu olho para praticamente todos os FIIs e vejo excelentes oportunidades.  Eu vou continuar na minha estratégia...  Vou comprar um pouquinho de ações, pois a fatia está magra e colocar umas RF escadinha em IPCA+ por 3, 2, 1 anos, em fatias iguais.  Nosso amigo gaucho tinha ele nas recomendações.
 

Com certeza, foi de la que coloquei ele na carteira, usando a estrategia... mas não vou vender não, os gestores estão fazendo o corre-corre deles, acredito que vão dar a volta...

Apenas congelei eles, pra não ficar adubando ervas daninhas kkkkk

 

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
11 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Com certeza, foi de la que coloquei ele na carteira, usando a estrategia... mas não vou vender não, os gestores estão fazendo o corre-corre deles, acredito que vão dar a volta...

Apenas congelei eles, pra não ficar adubando ervas daninhas kkkkk

 

Eu espero conseguir ter essa mentalidade holder muito em breve.  Invetidor novato, estou tomando na cabeça com alguns ativos que comprei sabendo que era arriscado, mas eu julguei que os queria.  O bom disso tudo são duas coisas:  o aprendizado - eu aprendo rápido e sempre me lembro das m...s que fiz para não fazer novamente e, regra #1 - Nunca ter mais de 2% em nenhum ativo.  Preciso fazer uma nova regra de estabelecer um teto % para investimentos mais apimentados.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Boa noite!!!! 

Entrei nesse post porque tenho DEVA, e queria ver a posição de todos. Confesso, não compro mais. Pagam dividendos... nesse ponto não tem o que reclamar. Mas a queda da cota tem sido significativa, bem como em outros FII´s da minha carteira. Até porque DEVA foi um dos meus primeiros investimentos em 2018.

Pois então.... comecei minha carteira há um bom tempo... dicas, lendo... e não fui  bem sucedida. Decidi dar um basta entrando na AUVP... estou na turma nova (18), então faltam muitas aulas e muito aprendizado.

Sempre fui um pouco sangue frio... nunca vendi na emoção, até porque recebo bons dividendos e sei que renda variável funciona assim... mas desde 2022 os meus FII´s tem se superado na queda. Nos últimos 6 dias teve uma redução nos valores de cota de R$6mil. 

Caso optasse em vender tudo realizaria um prejuízo de R$ 51mil... se contasse os dividendos ficaria positivo em R$12mil. Ou seja, deveria ter colocado em renda fixa, pelo menos antes de estudar. Mas não adianta chorar agora kkkk vou lá estudar e ver se consigo estancar essa "sangria".

E vcs? Liquidariam tudo e começariam do ZERO? Tenho até vergonha de postar aqui a carteira de FII, tudo vermelho... exceto HGRU11.

 

 

  • Brabo 1
  • Me ajudou 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
23 minutes ago, Gisele Timm disse:

Boa noite!!!! 

Entrei nesse post porque tenho DEVA, e queria ver a posição de todos. Confesso, não compro mais. Pagam dividendos... nesse ponto não tem o que reclamar. Mas a queda da cota tem sido significativa, bem como em outros FII´s da minha carteira. Até porque DEVA foi um dos meus primeiros investimentos em 2018.

Pois então.... comecei minha carteira há um bom tempo... dicas, lendo... e não fui  bem sucedida. Decidi dar um basta entrando na AUVP... estou na turma nova (18), então faltam muitas aulas e muito aprendizado.

Sempre fui um pouco sangue frio... nunca vendi na emoção, até porque recebo bons dividendos e sei que renda variável funciona assim... mas desde 2022 os meus FII´s tem se superado na queda. Nos últimos 6 dias teve uma redução nos valores de cota de R$6mil. 

Caso optasse em vender tudo realizaria um prejuízo de R$ 51mil... se contasse os dividendos ficaria positivo em R$12mil. Ou seja, deveria ter colocado em renda fixa, pelo menos antes de estudar. Mas não adianta chorar agora kkkk vou lá estudar e ver se consigo estancar essa "sangria".

E vcs? Liquidariam tudo e começariam do ZERO? Tenho até vergonha de postar aqui a carteira de FII, tudo vermelho... exceto HGRU11.

 

 

Gisele, não vende nada não...

Meus estão todos no vermelho também, e tenho aportado mensalmente no meio do sangue kkkkk

Esquece o valor da cota (se o FII for bom), se concentra na quantidade de cotas que vai estar crescendo, e seu dividendo sobre o custo vai ficar maior quando os dividendos voltarem mais fortes...

Estou com 2 FII inclusive que resolveram praticamente parar de pagar kkk , vamos ver as cenas dos próximos capítulos !

 

 

  • Brabo 2
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Gisele Timm disse:

Boa noite!!!! 

Entrei nesse post porque tenho DEVA, e queria ver a posição de todos. Confesso, não compro mais. Pagam dividendos... nesse ponto não tem o que reclamar. Mas a queda da cota tem sido significativa, bem como em outros FII´s da minha carteira. Até porque DEVA foi um dos meus primeiros investimentos em 2018.

Pois então.... comecei minha carteira há um bom tempo... dicas, lendo... e não fui  bem sucedida. Decidi dar um basta entrando na AUVP... estou na turma nova (18), então faltam muitas aulas e muito aprendizado.

Sempre fui um pouco sangue frio... nunca vendi na emoção, até porque recebo bons dividendos e sei que renda variável funciona assim... mas desde 2022 os meus FII´s tem se superado na queda. Nos últimos 6 dias teve uma redução nos valores de cota de R$6mil. 

Caso optasse em vender tudo realizaria um prejuízo de R$ 51mil... se contasse os dividendos ficaria positivo em R$12mil. Ou seja, deveria ter colocado em renda fixa, pelo menos antes de estudar. Mas não adianta chorar agora kkkk vou lá estudar e ver se consigo estancar essa "sangria".

E vcs? Liquidariam tudo e começariam do ZERO? Tenho até vergonha de postar aqui a carteira de FII, tudo vermelho... exceto HGRU11.

 

 

Oi @Gisele Timm,

Compartilho do pensamento do @Marcelo Ribeiro, não venda nada agora!  Eu invisto há apenas 2 anos e tenho uns 20 FIIs na minha carteira e acho que tem apenas 1 no verde.  Perderam um valor absurdo na cotação nos últimos 2 meses!

Mesmo assim, se considerar o DY da grana que eu investi, esse mês que está fraquinho vai me pagar 0,98% que equivale a 12,42%aa -mais que a maioria das rendas fixas.  Eu continuo aportando aproveitando as promoções.  Tem um ou outro fundo "de castigo" e não ganham mais aportes por enquanto.  Comprando mais, meu PM vai baixando e o DY no custo aumentando.

Como você disse, é variável. e tem ciclos de alta e baixa e na baixa esquece dos valores do patrimônio, se foca em quantas cotas você tem e espere a volta da. normalidade.

Essa tabelinha abaixo é o meu DY no meu custo para os FIIs, desde quando invisto.  Tem meses piores, tem meses melhores, março vai estar entre os piores, mas considerando tudo que me pagaram no último ano e quanto vão me pagar no futuro, certamente vale pelo menos permanecer na carteira.

Contudo, você é aluna nova, e se ainda não concluiu o curso e está na incerteza, coloca a grana no Tesouro Selic ou alguma RF pagando pelo menos 100% do CDI com rentabilidade diária e se foca nas aulas.  Além dos FIIs, se optar por seguir a estratégia do nosso cardume, você vai querer ter uma carteira diversificada entre FIIs, Ações Brasileiras, Ações Gringas e RF.  Se seu maior volume está em FII, talvez valha dar uma congelada nos aportes neles e reservar esses aportes para balancear os seus investimentos.

image.png.a7f25d4185dfbd8a3d3dc6bbf3b5db7d.png

Espero que isso lhe ajude!  Boa sorte na jornada!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/03/2023 at 21:49, Marcelo Ribeiro disse:

Gisele, não vende nada não...

Meus estão todos no vermelho também, e tenho aportado mensalmente no meio do sangue kkkkk

Esquece o valor da cota (se o FII for bom), se concentra na quantidade de cotas que vai estar crescendo, e seu dividendo sobre o custo vai ficar maior quando os dividendos voltarem mais fortes...

Estou com 2 FII inclusive que resolveram praticamente parar de pagar kkk , vamos ver as cenas dos próximos capítulos !

 

 

@William Redige @Marcelo Ribeiro obrigada pelo retorno.

William vou apurar o Yeld mensal dos meus FII´s.

Abraço

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 10/03/2023 at 21:23, Gisele Timm disse:

Boa noite!!!! 

Entrei nesse post porque tenho DEVA, e queria ver a posição de todos. Confesso, não compro mais. Pagam dividendos... nesse ponto não tem o que reclamar. Mas a queda da cota tem sido significativa, bem como em outros FII´s da minha carteira. Até porque DEVA foi um dos meus primeiros investimentos em 2018.

Pois então.... comecei minha carteira há um bom tempo... dicas, lendo... e não fui  bem sucedida. Decidi dar um basta entrando na AUVP... estou na turma nova (18), então faltam muitas aulas e muito aprendizado.

Sempre fui um pouco sangue frio... nunca vendi na emoção, até porque recebo bons dividendos e sei que renda variável funciona assim... mas desde 2022 os meus FII´s tem se superado na queda. Nos últimos 6 dias teve uma redução nos valores de cota de R$6mil. 

Caso optasse em vender tudo realizaria um prejuízo de R$ 51mil... se contasse os dividendos ficaria positivo em R$12mil. Ou seja, deveria ter colocado em renda fixa, pelo menos antes de estudar. Mas não adianta chorar agora kkkk vou lá estudar e ver se consigo estancar essa "sangria".

E vcs? Liquidariam tudo e começariam do ZERO? Tenho até vergonha de postar aqui a carteira de FII, tudo vermelho... exceto HGRU11.

 

 

Vermelho é a cor da moda... rssss... deve ser para combinar com as meias da força do ódio!!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Deu ruim novamente para esses o HCTR, DEVA, IRDM e outros por conta de uma decisão judicial que permite que alguns CRIs fiquem 2 meses sem pagar o que devem para fundos.  Resultado?  Ladeira abaixo.  Não resisti e essa semana aportei mais nos 3, P/VP absurdamente baixo.  Comprei cotas pela metade do meu PM.  Vamos ver no que dá.  Apesar de serem pimentas, acredito que no longo prazo vai compensar.

Estou aprendendo que o mercado é nervosinho e reage sem pensar....  Todos vendendo?  Analisei o ativo e acho bom?  Estou comprando.  O rendimento de 1 ou 2 meses não é parâmetro para julgamento.  Estou de olho é no longo prazo e quanto vão me pagar daqui até a eternidade... (parece até música... rssss)

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu tenho uma planilha que calcula vários fatores que uso nas minhas análises:

Na parte verde, o DY do último provento sobre o valor atual da cota, em azul o DY sobre meu preço médio e na parte cinza o histórico - quanto ganhei de proventos, o provento médio, quantos meses eu tenho o FII em carteira e o meu DY médio de X meses.  Acho que olhando a "vida" desses FIIs na minha carteira, não dá para reclamar - todos bem acima do CDI.  Comprando agora, com P/VP absurdamente baixo dos 3 primeiros, espero lucrar no looongo prazo.  Estou doido para ver quanto vão pagar em abril....

image.png.0790c4b5afbb12692c9551c00adb11c2.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, William Redig disse:

Eu tenho uma planilha que calcula vários fatores que uso nas minhas análises:

Na parte verde, o DY do último provento sobre o valor atual da cota, em azul o DY sobre meu preço médio e na parte cinza o histórico - quanto ganhei de proventos, o provento médio, quantos meses eu tenho o FII em carteira e o meu DY médio de X meses.  Acho que olhando a "vida" desses FIIs na minha carteira, não dá para reclamar - todos bem acima do CDI.  Comprando agora, com P/VP absurdamente baixo dos 3 primeiros, espero lucrar no looongo prazo.  Estou doido para ver quanto vão pagar em abril....

image.png.0790c4b5afbb12692c9551c00adb11c2.png

Além disso seus YOC vai cantar ainda mais bonito  hein!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 30/03/2023 at 21:36, Wallace Pereira disse:

Eu também tenho HCTR, hora de aproveitar e comprar mais ou é cilada?

Sigo comprando... inclusive comprei ontem... 

Qualquer coisa, diminua a mão... 

se ia comprar 10 cotas, compra 5, 3... e veja o comportamento daqui pra frente, por que se voltar ao normal, vc não perdeu a oportunidade. 😉  

De qualquer forma, abaixar o preço médio não vai ser ruim.

estou aguardando sair o próximo relatório pra ver as medidas tomadas pelo fundo. mas, nesse momento, sigo comprando.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 09/03/2023 at 10:50, Marcelo Ribeiro disse:

Não olhei os outros ainda, mas olhei um pouco do VRTA11, e fiquei na duvida, porque ele é menos arriscado que o DEVA ou HCTR ?

É um fundo de papel também, e também tem CRIs bem fortes IPCA+12%a.a. por exemplo

 

Pelas minhas anotações o VRTA:

VRTA11 - preço teto 98,00
reserva acumulada de 0,10/cota
capacidade de distribuição nos próximos 12 meses de 12,75 = 15,4%

é menos arriscado que deva e hctr

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O HCTR está com ótimo preço.  P/VP lá em baixo.  Eu até queria comprar mais, ma as minhas regras e diagramas não deixam....  Já bateu nos 3%.  Se cair mais, vou poder comprar mais um pouquinho.  Mesmo pagando apenas 50 cents/cota, com a cota a 53 reais dá um DY de 0,94%a.m. que equivale a 11,93%aa.

O preço de todos os FIIs está absurdamente baixo.  Mesmo com meu PM bem mais alto que os preços atuais, o meu DY on cost mensal está superior a 1% a.m.  TODOS os meses. Não dá para reclamar.  Quem está começando agora a investir em FII está com ótima oportunidade:  Desde Janeiro/22 está com essa carinha linda abaixo!!  Aí tem um mix meio-a-meio entre Tijolo e Papel:

image.png.3e4906604cfb15ff9f60d0551246954b.png

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

O negócio tem cheiro de pirâmide financeira avalizada pela B3 e vocês seguem achando que tá descontado e é um bom investimento....

É o que eu falei lá no tópico do cara perguntando sobre Bradesco.

Mais importante que saber comprar um bom ativo é saber perder e sair de um ruim, isso o diagrama do serrado nunca vai mandar vender e sair fora, tem que ter astúcia. 

Logo logo vocês vem me chamar de trader aqui como fizeram lá, é diferente, sou só o chato que no fim das contas fica falando "eu avisei"

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 30/03/2023 at 03:15, William Redig disse:

Eu tenho uma planilha que calcula vários fatores que uso nas minhas análises:

Na parte verde, o DY do último provento sobre o valor atual da cota, em azul o DY sobre meu preço médio e na parte cinza o histórico - quanto ganhei de proventos, o provento médio, quantos meses eu tenho o FII em carteira e o meu DY médio de X meses.  Acho que olhando a "vida" desses FIIs na minha carteira, não dá para reclamar - todos bem acima do CDI.  Comprando agora, com P/VP absurdamente baixo dos 3 primeiros, espero lucrar no looongo prazo.  Estou doido para ver quanto vão pagar em abril....

image.png.0790c4b5afbb12692c9551c00adb11c2.png

Desses tenho HCTR, o prejuízo já está em 6 mil kkkk, rir pra não chorar, mas é pra longo prazo por isso não vendi.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...