Jump to content
  • 0

Como trocar um hábito ?


Gabriel Lidenor Lira Araújo

Pergunta

Criei um hábito de sempre olhar a carteira de investimentos ao esperar a execução de testes unitários.

Eu consigo terminar o meu trabalho a tempo, entrego nos horários, mas sempre que posso, escapo para ver a carteira, a minha mão faz até automático.

Vocês tem alguma dica para retirar isso ?

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Oi @Gabriel Lidenor Lira Araújo,

Eu também tenho esse hábito, mas ele está cada vez menos presente.  Eu tinha mania de olhar a carteira na abertura do mercado e a cada hora (ou menos que a cada hora).  Continuo olhando umas 2 ou 3 vezes por dia, mas o valor total da carteira não está mais me incomodando tanto.

Nas datas que eu tenho aportes a fazer e no dia anterior, eu fico de olho até decidir onde aportar e no dia do aporte em si, eu fico olhando com mais frequência para acompanhar a execução das ordens.  Acho que a ansiedade geral diminuiu depois que eu ganhei confiança nos meus ativos.

Nas 2 ou 3 vezes que olho a cada dia é mais para ver se não tem alguma extra-promoção/oportunidade entre os meus ativos onde eu possa investir mais um pouquinho.

Com o tempo, você vai ficar cada vez menos ansioso.  Pelo menos foi assim comigo.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Gabriel Lidenor Lira Araújo disse:

Criei um hábito de sempre olhar a carteira de investimentos ao esperar a execução de testes unitários.

Eu consigo terminar o meu trabalho a tempo, entrego nos horários, mas sempre que posso, escapo para ver a carteira, a minha mão faz até automático.

Vocês tem alguma dica para retirar isso ?

Bom dia, Gabriel!

Esse hábito só passa com o tempo. Quando comecei era toda hora olhando o mercado, 10h da manhã já estava com o broker aberto para ver como estavam as ações, mesmo que em 99% dessas vezes eu não fosse comprar nada. Continue estudando, entendendo a importância de investir pensando no longo prazo e o quão aleatórias podem ser as flutuações do mercado, dessa forma você vai entendendo que não precisa e vai parar com esse hábito.

Na minha experiência, levou 2 anos investindo e mais alguns meses de estudo antes para perceber isso. Hoje eu olho praticamente só no dia de investir, e alguns dias no mês apenas para acompanhar os proventos, nem ligo mais para a cotação ou rentabilidade, sei que estou investindo em boas empresas :)

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
10 horas atrás, Gabriel Lidenor Lira Araújo disse:

Criei um hábito de sempre olhar a carteira de investimentos ao esperar a execução de testes unitários.

Eu consigo terminar o meu trabalho a tempo, entrego nos horários, mas sempre que posso, escapo para ver a carteira, a minha mão faz até automático.

Vocês tem alguma dica para retirar isso ?

Alem do que o pessoal falou... crie dificuldades, não sei se usa algum app especifico, se for o caso por um tempo desinstale ele... coloque bloqueio dos pais rsrs, para acessar somente de x vezes na semana, etc, enfim, crie dificuldades

Que é o oposto quando quer criar um habito bom, por exemplo beber agua, deixe sempre na sua frente uma garrafa de agua... neste caso torne o mais fácil possível o acesso

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
12 horas atrás, Gabriel Lidenor Lira Araújo disse:

Criei um hábito de sempre olhar a carteira de investimentos ao esperar a execução de testes unitários.

Eu consigo terminar o meu trabalho a tempo, entrego nos horários, mas sempre que posso, escapo para ver a carteira, a minha mão faz até automático.

Vocês tem alguma dica para retirar isso ?

@Gabriel Lidenor Lira Araújo complementando as respostas do pessoal, realmente o tempo somado ao entendimento que rentabilidade é coisa do ego é que conseguimos parar.

Quando comecei a investir eu fazia umas planilhas para atualizar os valores da carteira, ver como estava, quanto subia, quanto descia e ia nessa doideira. Aí fui percebendo que não fazia sentido, uma vez que a intenção não seria vender, mas a virada de chave foi quando em uma live ou vídeo o Raul falou: você vai em uma padaria e compra 6 pães e paga R$10,00. No dia seguinte você vai à padaria para olhar o preço do pão, e vê que o preço caiu ou subiu. Faz alguma diferença para você? Você não tem mais R$10,00 você tem 6 pães, e você não vai vender os 6 pães, então não faz diferença o preço depois que você comprou. A partir do momento que você compra uma ação/cota você é sócio da empresa, e ponto final.

Hoje eu entro na iSaEx para ver se caiu algum dividendo para reinvestir, e entro no início do mês para fazer o aporte principal. E quando preciso responder alguma dúvida aqui rsrsrsrs

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 16/03/2023 at 23:13, Gabriel Lidenor Lira Araújo disse:

Criei um hábito de sempre olhar a carteira de investimentos ao esperar a execução de testes unitários.

Eu consigo terminar o meu trabalho a tempo, entrego nos horários, mas sempre que posso, escapo para ver a carteira, a minha mão faz até automático.

Vocês tem alguma dica para retirar isso ?

O tempo vai ser a melhor saída. Eu também tinha esse hábito, inclusive entrando no aplicativo várias vezes ao dia. Hoje, quase não lembro de entrar para ver.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...