Jump to content

Declaração do Imposto de Renda


Evelyn Santos

Recommended Posts

28 minutes ago, Claudiane Marques Da Silva disse:

Eu ainda perdida de como declarar ações a primeira vez optei por fazer com uma contadora, minha meta é aprender pra ano que vem declarar sozinha

@Claudiane Marques Da Silva normal estarmos perdidos. A declaração é simples, porém com detalhes. Minha sugestão é que você confira os lançamentos que a contadora fez. Infelizmente uma boa parte dos Contadores dizem saber sobre os lançamentos dos investimentos, mas não sabem.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
  • 3 semanas depois...

Olá Flavio e pessoal,

Boa Noite! Tudo bem?

Antes de qualquer coisa, muito obrigado pela ajuda com as minhas dúvidas! Sei que quando se trata de algo tão extenso assim, fica complicado de ler tudo e dar um direcionamento, então sou extremamente grato. Gastei alguns bons dias em cima desse assunto e recorri a experts, assim como o apoio do pessoal da MyProfit e entendi a razão da minha dúvida: como muita lei existente em nosso país, o entendimento da minha dúvida sobre como declarar o JCP é ambíguo, portanto pode ser colocado tanto o valor efetivamente recebido quanto o recebido + o aquilo que será recebido. 

Acabei decidindo por declarar o valor efetivamente recebido na área de Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva e na área de Bens e Direitos, informar o valor do crédito em transito (R$ 9.21). Nossos amigos da receita federal não ajudam muito quando se trata de facilitar o entendimento de como deve ser lançado.

Abraços,

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
17 horas atrás, Felipe Gutieri Contini disse:

Olá Flavio e pessoal,

Boa Noite! Tudo bem?

Antes de qualquer coisa, muito obrigado pela ajuda com as minhas dúvidas! Sei que quando se trata de algo tão extenso assim, fica complicado de ler tudo e dar um direcionamento, então sou extremamente grato. Gastei alguns bons dias em cima desse assunto e recorri a experts, assim como o apoio do pessoal da MyProfit e entendi a razão da minha dúvida: como muita lei existente em nosso país, o entendimento da minha dúvida sobre como declarar o JCP é ambíguo, portanto pode ser colocado tanto o valor efetivamente recebido quanto o recebido + o aquilo que será recebido. 

Acabei decidindo por declarar o valor efetivamente recebido na área de Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva e na área de Bens e Direitos, informar o valor do crédito em transito (R$ 9.21). Nossos amigos da receita federal não ajudam muito quando se trata de facilitar o entendimento de como deve ser lançado.

Abraços,

 

 

@Felipe Gutieri Contini nem precisa agradecer, estamos todos no mesmo barco, aprendendo juntos.

Realmente, a Receita Federal em nada ajuda. O manual da declaração anual nem fala nada, só diz que devemos lançar, mas não diz exatamente o quê devemos lançar.

Ano passado também fiquei buscando informação de como proceder com os valores pagos e não pagos de dividendos e de JCP. A conclusão que cheguei é que devemos lançar em Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva/Definitiva o valor efetivamente recebido + o valor não-pago, e o valor não-pago também deve ser lançado em Bens e Direitos. Cheguei nessa conclusão por vários artigos sobre o assunto, e pela lógica da questão. A competência é o ano referente a declaração, e a empresa pagadora lançou em seu balanço o pagamento dos dividendos e do JCP, e o recolhimento do imposto de renda sobre o JCP. Se está lançado no balanço deles, devemos lançar no nosso "balanço" também.

Além disso, em alguns informes de rendimento vem na legenda que devemos lançar o valor total (recebido + não-pago) na aba Rendimento Sujeitos a Tributação Exclusiva/Definitiva, então eu tenho lançado dessa maneira.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Convidado
This topic is now closed to further replies.
invest
×
×
  • Criar novo...