Jump to content
  • 0

Salvar um trouxa que não sabia investir


Divino Eterno

Pergunta

Bom dia galera!

Estou muito feliz de estar participando desse curso.
Eu comecei a investir ano passado por contra própria mesmo, e acabei fazendo algumas coisas que hoje percebo que fiz muito errado.
Montei uma carteira totalmente desbalanceada e hoje estou pagando o preço da ganancia em ter investido a maior parte em fundos de papel.

Minha carteira esta assim hoje:
 

image.png.5b1f01e988554c27d88e8e2103e1fd77.png

 

Minhas maiores posições estão justamente no que esta pior hoje, eu sei que fiz muito errado e que deveria ter algo de 3% desses fundos ai.
Porem como já dizia o "Jovem Nerd: Fui menino, fui muleque", agora estou pagando o preço.

A grande pergunta é: O que devo fazer pra amenizar essas perdas? Continuo com os ativos e aguardo ver se melhora? Compro mais pra tentar recuperar algo quando subir "se subir"?

Me ajudem não sei o que fazer. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

6 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Bom dia!

Pelo menos ficou a lição de diversificar entre fundos de tijolo e papel, além das diferentes classes de ativos (ações, renda fixa, criptomoedas e investimentos internacionais). Seus fundos de papel são High Yield - oferecem rentabilidades mais altas investindo em títulos mais arricados. 

Enquanto o mutuários estão adimplentes esses fundos são maravilhosos, mas como já dizia Warren Buffett: "Você só descobre quem está nadando pelado quando a maré é baixa". Ou seja, com o aperto monetário e juros elevados, esses títulos de alto risco estão ficando inadimplentes, derrubado as cotações.

Antes de tomar qualquer decisão, estude a fundo o que está acontecendo (quais são os CRIs dos fundos, se a gestão é boa e por aí vai) e finalize a AUVP. Você mesmo vai saber se é melhor comprar mais ou vender depois de todo esse processo, mas enquanto isso a melhor escolha é deixar em quarentena.

  • Brabo 1
  • Me ajudou 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigado pela resposta, eu já tinha isso em mente mesmo, de deixar quieto até ver se melhora, pensei em até manter mesmo na carteira, mesmo se os pagamento de dividendos forem congelados, por que se eu vender agora perco muita coisa, e como não estou precisando desse dinheiro, creio que esperar seria a melhor solução pra ver se tem alguma volta.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Divino Eterno disse:

Bom dia galera!

Estou muito feliz de estar participando desse curso.
Eu comecei a investir ano passado por contra própria mesmo, e acabei fazendo algumas coisas que hoje percebo que fiz muito errado.
Montei uma carteira totalmente desbalanceada e hoje estou pagando o preço da ganancia em ter investido a maior parte em fundos de papel.

Minha carteira esta assim hoje:
 

image.png.5b1f01e988554c27d88e8e2103e1fd77.png

 

Minhas maiores posições estão justamente no que esta pior hoje, eu sei que fiz muito errado e que deveria ter algo de 3% desses fundos ai.
Porem como já dizia o "Jovem Nerd: Fui menino, fui muleque", agora estou pagando o preço.

A grande pergunta é: O que devo fazer pra amenizar essas perdas? Continuo com os ativos e aguardo ver se melhora? Compro mais pra tentar recuperar algo quando subir "se subir"?

Me ajudem não sei o que fazer. 

 

@Divino Eterno cara tudo é aprendizado , e nada de vender , pelo que vi ali o HCTR11 foi o que mais tombou mas os demais estão até na normalidade ! Porém como ele representa mais de 20% da sua carteira aí sim faltou gerenciar o risco (isso você vai aprender e se sentirá mais confiante depois em montar suas posições )

ou seja , não venda nada (apenas congele os aportes e vá assistindo as aulas ) , o módulo 4 vai explodir sua cabeça , e o módulo 8 a cereja do bolo  sobre como você vai ajustar , rebalancear , enfim por sua estratégia nos trilhos … 

Bons estudos e parabéns por já ter começado … 

  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 04/04/2023 at 09:01, Divino Eterno disse:

Bom dia galera!

Estou muito feliz de estar participando desse curso.
Eu comecei a investir ano passado por contra própria mesmo, e acabei fazendo algumas coisas que hoje percebo que fiz muito errado.
Montei uma carteira totalmente desbalanceada e hoje estou pagando o preço da ganancia em ter investido a maior parte em fundos de papel.

Minha carteira esta assim hoje:
 

image.png.5b1f01e988554c27d88e8e2103e1fd77.png

 

Minhas maiores posições estão justamente no que esta pior hoje, eu sei que fiz muito errado e que deveria ter algo de 3% desses fundos ai.
Porem como já dizia o "Jovem Nerd: Fui menino, fui muleque", agora estou pagando o preço.

A grande pergunta é: O que devo fazer pra amenizar essas perdas? Continuo com os ativos e aguardo ver se melhora? Compro mais pra tentar recuperar algo quando subir "se subir"?

Me ajudem não sei o que fazer. 

 

Ter HCTR e URPR é de muito risco! Precisa crescer essa carteira, principalmente com fundos de tijolo.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Diego Gustavo Santos Alves disse:

Ter HCTR e URPR é de muito risco! Precisa crescer essa carteira, principalmente com fundos de tijolo.

Da minha carteira de FIIs, o único que tenho medo é o URPR11, o único que eu me arrependo de ter em carteira é o RPBR11

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Oi @Divino Eterno,

Minha carteira em 20 FIIs, meio a meio entre Tijolo e Papel.  Também tenho HCTR, URPR, MALL e já tive TGAR.  No fim das contas, hoje nenhum deles está no positivo, mas a média dos proventos mensais é superior a 1% sobre meu preço de compra.  Como meu objetivo é renda e longo prazo, fico com todos eles feliz, por estarem me dando uma rentabilidade de quase o dobro da inflação.  Reinvisto os rendimentos todos os meses, tenho comprado mais FIIs e também ações com essa grana.

Quando eu desgosto/desconfio de um fundo, deixo ele de castigo, sem ganhar aportes ele vai perdendo relevância no bolo todo.  Só vendo se tiver algo de ruim acontecendo, e nesse ruim eu não considero uma inadimplência isolada.  O mundo é um ciclo, as CRIs dos FIIs tem garantias que podem ser executadas.  Pode até dar ruim em um CRI ou outro, mas uma boa gestora não empresta a grana do fundo sem garantias adequadas e muito raramente vão entubar um preju enorme.

Minha sugestão:  aumente o número de ativos na carteira com novos aportes e/ou reinvestindo os dividendos, colocando mais tijolos e, principalmente, tenha paciência e concentre-se em quantas cotas tem em vez de quanto R$ tem em cotas.  Procure balancear, deixando um valor em reais igual em cada FII.

Por último:  já calculou quando você recebe de proventos por mês em porcento de quanto investiu?  O resultado é menor que 100% do CDI?

Editado por William Redig
  • Me ajudou 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...