Jump to content
  • 0

Metade salada e metade drogas - Conselhos


Convidado Anônimo

Pergunta

Bom dia a todos.

Sou aluno AUVP, e assisti ao módulo de saladas e drogas umas 4x, mas mesmo assim tenho algumas questões internas e gostaria de compartilhar com vocês, afim de ter conselhos e com isso não me estrepar tanto com gastos desordenados, afinal de contas, todos ai sabem como é difícil juntar cada real. 

Sou solteiro, 31 anos, engenheiro civil-empresário. Tenho um salario mensal de 25k e uma empresa que possui 300 mil em caixa(apenas de lucro dela mesma, não tenho onde investir esse dinheiro na empresa agora, ñ pretendo expandir). Na minha pessoa física, tenho 350k investidos, sendo 50k de reserva de emergência. Moro em um apt próprio quitado. Não possuo outros imóveis senão o meu de morar.

Meu gasto "prazeres" sou uma pessoa caseira com um custo de vida muito baixo. Meu maior prazer hoje é meu trabalho.  

Penso em fazer uma "loucura" e gastar 400 mil reais em um segundo carro, um "brinquedo". Ele me traria um custo anual (fora depreciação) de cerca de 50 mil reais.  Pensei em tirar 250k da minha empresa, e 150k da minha pessoa física. Seria uma loucura?


Nas minhas contas, eu conseguiria continuar investindo 25% do meu salario mesmo mantendo o custo extra do carro, (hoje invisto cerca de 50%)

E ai, será loucura? Ou vale o "um pouco de drogas ai na salada". Dessa forma eu estaria deixando a independência financeira pra mais longe.

 

Conselho, colegas...

Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Eu acho que é muita droga pra salada. 
A partir do momento que você tem o dinheiro pra comprar a vista, pelo menos não vai perder dinheiro com financiamento. Mas mesmo pra você que tem uma renda bem alta, me parece muito dinheiro. 

Acredito que é uma questão bem individual, se for um sonho e tals, afinal é pra isso que o dinheiro serve também.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Questão complicada, acho que quando se entra o lado emocional é muito particular. Mas ao meu ver ao menos uma baita de uma burrice não seria, afinal de contas, como o colega acima falou, pelo menos voce tem o dinheiro pra pagar a vista, e isso ñ vai atrapalhar voce continuar poupando.

Porem, vou deixar essa pros mais experientes te ajudarem.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Guest Anônimo disse:

Bom dia a todos.

Sou aluno AUVP, e assisti ao módulo de saladas e drogas umas 4x, mas mesmo assim tenho algumas questões internas e gostaria de compartilhar com vocês, afim de ter conselhos e com isso não me estrepar tanto com gastos desordenados, afinal de contas, todos ai sabem como é difícil juntar cada real. 

Sou solteiro, 31 anos, engenheiro civil-empresário. Tenho um salario mensal de 25k e uma empresa que possui 300 mil em caixa(apenas de lucro dela mesma, não tenho onde investir esse dinheiro na empresa agora, ñ pretendo expandir). Na minha pessoa física, tenho 350k investidos, sendo 50k de reserva de emergência. Moro em um apt próprio quitado. Não possuo outros imóveis senão o meu de morar.

Meu gasto "prazeres" sou uma pessoa caseira com um custo de vida muito baixo. Meu maior prazer hoje é meu trabalho.  

Penso em fazer uma "loucura" e gastar 400 mil reais em um segundo carro, um "brinquedo". Ele me traria um custo anual (fora depreciação) de cerca de 50 mil reais.  Pensei em tirar 250k da minha empresa, e 150k da minha pessoa física. Seria uma loucura?


Nas minhas contas, eu conseguiria continuar investindo 25% do meu salario mesmo mantendo o custo extra do carro, (hoje invisto cerca de 50%)

E ai, será loucura? Ou vale o "um pouco de drogas ai na salada". Dessa forma eu estaria deixando a independência financeira pra mais longe.

 

Conselho, colegas...

Concordo um pouco com todos os comentarios em cima. 
Mas pendo a concordar mais com o @Rodrigo Nunes Endres, voce nao pensa em expandir hoje, mas, e se precisar desse dinheiro na empresa num futuro proximo?

Ao mesmo tempo, se é um sonho seu... só vai! hahaha🏎️🏎️🏎️🏎️

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
39 minutes ago, Rodrigo Nunes Endres disse:

Uma das principais razões de pequenas empresas falirem é os donos confundirem o caixa da empresa com o seu próprio dinheiro.
O dinheiro da empresa não é seu. É da empresa. Não pegue para seu proveito.

Se quer comprar um carro, coloque isso como objetivo, e aplique o SEU dinheiro para atingir esse objetivo pessoal.

Acredito que depende também do custo da operação da empresa dele. As vezes o caixa realmente é um acumulado de muito lucro e é muitas vezes maior que o custo da empresa, daí acho que é tranquilo fazer uma "distribuição de dividendos" pra ele mesmo sem afetar a saúde da empresa.

De qualquer forma isso é uma informação que não temos.

Mas concordo com você, eu mesmo cometi esse erro de não separar os caixas quando era novo empresário e fiz muita bagunça com isso.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

De antemão muito obrigado a todos,

 

@Rodrigo Nunes Endres em que momento seria saudável retirar esse acumulado de lucro? No caso, todo o custo da empresa esta dentro de suas obras, é um formato que é intitulado "obra por administração" então consiste basicamente em lucro mesmo, esta esse valor pois só fiz uma retirada em toda a pequena historia da empresa (três anos). O meu salário se vem de um outro emprego o qual ñ tem nada haver com minha empresa. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Guest Anônimo disse:

De antemão muito obrigado a todos,

 

@Rodrigo Nunes Endres em que momento seria saudável retirar esse acumulado de lucro? No caso, todo o custo da empresa esta dentro de suas obras, é um formato que é intitulado "obra por administração" então consiste basicamente em lucro mesmo, esta esse valor pois só fiz uma retirada em toda a pequena historia da empresa (três anos). O meu salário se vem de um outro emprego o qual ñ tem nada haver com minha empresa. 

A resposta exata depende de mais detalhes. Mas nunca é bom contar com o ovo da galinha.

Então eu diria que só depois da obra finalizada, incluso o tempo de garantia e ajustes.

Lembrando que empresas, como pessoa jurídica, também precisa de reserva de emergência igual as pessoas físicas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Guest Anônimo disse:

De antemão muito obrigado a todos,

 

@Rodrigo Nunes Endres em que momento seria saudável retirar esse acumulado de lucro? No caso, todo o custo da empresa esta dentro de suas obras, é um formato que é intitulado "obra por administração" então consiste basicamente em lucro mesmo, esta esse valor pois só fiz uma retirada em toda a pequena historia da empresa (três anos). O meu salário se vem de um outro emprego o qual ñ tem nada haver com minha empresa. 

Vou dar meus cinquenta cents!

voce tem o lucro da empresa , ok? Vamos dar a Cézar o que é de César (deixa isso como dinheiro da empresa ainda )

os outros 250k você tem investidos ou em caixa ? Pq se você for desinvestir para comprar o carro aí entendo que seja sim um baita de uma besteira … pois já que é um sonho , algo que você quer e você tem um salário legal (25k) , eu pensaria em como criar uma conta/caixinha separado (pode ser um tesouro selic mesmo ) e compor lá o valor do carro que você quer (e sim vai levar meses e até anos ) mas você está falando de um carro que custa 16x 100% do seu salário … ou seja se você criar uma retirada do lucro da empresa se forma gradativa (para te custear no mês ) e usar seu salário na totalidade para criar um caixa pra este sonho , em menos de 1 ano e meio você terá o carro ! 
Digo isso por que eu tentaria comprar o carro com dinheiro novo e não com os aportes que você já vez em sua carteira de investimentos (não acredito ser viável você se descapitalizar quase tudo  pra um carro de alto valor)

pode você pode mas não parece ser o mais inteligente a se fazer , você até poderia refletir mais enquanto faz este caixa 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
8 horas atrás, Guest Anônimo disse:

De antemão muito obrigado a todos,

 

@Rodrigo Nunes Endres em que momento seria saudável retirar esse acumulado de lucro? No caso, todo o custo da empresa esta dentro de suas obras, é um formato que é intitulado "obra por administração" então consiste basicamente em lucro mesmo, esta esse valor pois só fiz uma retirada em toda a pequena historia da empresa (três anos). O meu salário se vem de um outro emprego o qual ñ tem nada haver com minha empresa. 

Te aconselho a procurar o sebrae se tiver na sua cidade. Eles tem diversos cursos pra vários tipos de empresas e tem o Empretec que é geral e voltado para empresas mais maduras.

Mas pelo que entendi você trabalha "de graça", eu fiz alguns cursos e nunca dei certo sendo dono de empresa, mas uma das primeiras coisas que o Sebrae ensina é que você é dono e também funcionário o seu salário (pró-labore) tem que ser definido, se você trabalha com meta, ele pode ter um fixo + variável, mas tem que ser definido e o dinheiro da empresa vai ser sempre da empresa. Como minhas empresas nunca cresceram muito não participei do Empretec, que é provável onde dariam a resposta de quando realizar a distribuição de lucro.

Mas acho que você já pode definir seu pró-labore e depois começar a ter a cabeça de seu ganho ser o pró-labore + o salário.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
19 horas atrás, Guest Anônimo disse:

Bom dia a todos.

Sou aluno AUVP, e assisti ao módulo de saladas e drogas umas 4x, mas mesmo assim tenho algumas questões internas e gostaria de compartilhar com vocês, afim de ter conselhos e com isso não me estrepar tanto com gastos desordenados, afinal de contas, todos ai sabem como é difícil juntar cada real. 

Sou solteiro, 31 anos, engenheiro civil-empresário. Tenho um salario mensal de 25k e uma empresa que possui 300 mil em caixa(apenas de lucro dela mesma, não tenho onde investir esse dinheiro na empresa agora, ñ pretendo expandir). Na minha pessoa física, tenho 350k investidos, sendo 50k de reserva de emergência. Moro em um apt próprio quitado. Não possuo outros imóveis senão o meu de morar.

Meu gasto "prazeres" sou uma pessoa caseira com um custo de vida muito baixo. Meu maior prazer hoje é meu trabalho.  

Penso em fazer uma "loucura" e gastar 400 mil reais em um segundo carro, um "brinquedo". Ele me traria um custo anual (fora depreciação) de cerca de 50 mil reais.  Pensei em tirar 250k da minha empresa, e 150k da minha pessoa física. Seria uma loucura?


Nas minhas contas, eu conseguiria continuar investindo 25% do meu salario mesmo mantendo o custo extra do carro, (hoje invisto cerca de 50%)

E ai, será loucura? Ou vale o "um pouco de drogas ai na salada". Dessa forma eu estaria deixando a independência financeira pra mais longe.

 

Conselho, colegas...

Agora que estou com mais tempo, e já falei da questão da empresa, vou entrar na questão de comprar o carro em si. Desculpe se parecei um pouco curto e grosso nas respostas anteriores.

Primeiro, os valores dos carros estão muito altos. Isso devido a fase de produção pós-pandemia baixa e também os juros altos. Então, não é o momento de comprar carros a não se que seja obrigatório. Espere, pelo menos os juros baixarem ou o preços dos carros baixarem. Se o carro é importado (estou inferindo por causa do alto valor) o preço dele é mais regido pelo dólar. Neste caso, é negociar com a concessionária ou aguardar uma leva de carros comprados com o dólar mais baixo.

Segundo, a questão de gastar todo o seu dinheiro num carro. Você não tem dívidas, e está com um reserva e algum patrimônio. Para quê vai sair dessa posição boa para gastar com um carro? Daí que falei em estabelecer META e deixar o seu dinheiro render o dinheiro do carro para comprá-lo. É só ter paciência.
Quando Raul falou de metade drogas e metade salada, ele estava se referindo a pequenas regalias, como beber com os amigos de vez em quando, ou ir num restaurante. Que não é necessário ser mão de vaca completo para poder poupar, mas também de forma dosada, senão não sobraria nada para poupar. Se investiu 25%, o resto você gasta como quiser, ou puder.

Terceiro, sobre o dinheiro da Empresa. Como disse, a empresa precisa de reserva de emergência também. Muitos negócios promissores quebraram na quarentena por não ter isso. Além disso, há tempos de vacas gordas e tempos de vacas magras. Não é porque não pretende reinvestir na empresa, que na época que está dando lucro você pode gasta tudo. 

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Olá! 2 pontos:

1- o dinheiro da empresa não é teu. mesmo que ela seja sua. não misture as coisas. o certo é investir o dinheiro da empresa na empresa para poder aumentar teu pró-labore, e nunca tirar nada alem do pró-labore para uso pessoal. pq se se acostumar com isso vai virar bagunça em pouco tempo....

 

2- todo mundo tem a sua "droga". agora acho que nesse momento ela é bem maior que teus investimentos pessoa física ne? eu se fosse você esperaria mais um pouco, aumentaria a renda antes de entrar nessa. 

mas conta ai, qual o carro? hahahahah

tbm gosto dessas "drogas"

  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...