Jump to content

Pergunta

Postado

Boa noite !!

Concluindo o Módulo de Renda Fixa fiquei com duas dúvidas.

1- Como eu comparo a rentabilidade de um CDB com uma IPCA+ ? Devo considerar a inflação atual ou a inflação média do país?

2 - Quando eu sei que que o IPCA+ ou CDB esta em um bom valor historicamente?? Por exemplo os IPCA+ 6% que temos hoje é historicamente bom? o CDB com 140% da CDI é historicamente bom?

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

• 0
Postado

Oi @Dener Aparecido Troiano,

O IPCA é medido mês a mês e representa a inflação passada.  IPCA +  é a soma da inflação com o % a mais oferecido.  Esse valor ajusta mensalmente.

IPCA+6% significa um ganho 6% acima da inflação, o ganho real é de 6%.  140% do CDI é 1,4x a taxa Selic que não tem ligação direta com a inflação.  No cenário atual, onde o IPCA está na casa de 5,xx% e a Selic 13,65%, 140% do CDI equivale a 19,11% aa.

O diferencial é que IPCA+ vai te corrigir sempre a inflação + 6% (no seu exemplo), enquanto 140% do CDI também vai ser corrigido diariamente conforme a taxa Selic.  Hoje ela está alta, mas já esteve em 2% há uns 2 anos atrás e não deve ficar nesse patamar por muito tempo.  Dependendo do prazo do investimento, pode ser que comece pagando bem agora e depois caia.  A do IPCA sempre vai te pagar inflação + X% enquanto a segunda pode ser acima ou abaixo...

• Brabo 1
  • 0
Postado
4 horas atrás, Dener Aparecido Troiano disse:

Boa noite !!

1- Como eu comparo a rentabilidade de um CDB com uma IPCA+ ? Devo considerar a inflação atual ou a inflação média do país?

2 - Quando eu sei que que o IPCA+ ou CDB esta em um bom valor historicamente?? Por exemplo os IPCA+ 6% que temos hoje é historicamente bom? o CDB com 140% da CDI é historicamente bom?

Tudo bem dener? Vou ver se consigo explicar de forma correta.

1- os titulos atrelado ao ipca tem o rendimento que varia conforme a inflação, ou seja o rendimento muda também. Você só teria como saber a taxa futura com precisão, se fosse vidente. Fato e que o ipca NUNCA chega a 0, então você nunca acabara com menos dinheiro do que entrou. CDB’s pos fixado atrelados ao CDI, também dependem da taxa de juros atual. Melhor forma é no dia da compra, usar a calculadora de juros compostos ou ate a calculadora da própria corretora pra avaliar isso no momento da compra e ver o que e mais interessante. Depois disso, fica acompanhando e esperando uma marcação a mercado.

2- cara, único jeito e pesquisar o histórico das taxas de juros e da inflação. Com relação ao cdb de 140% do CDI, tu tem que comparar com os rendimentos de outros CDBs, não sei onde olha as ofertas antigas de CDBs , mas nao gosto muito de ver coisa passada não, pra não dar ansiedade.

valeu

• 0
Postado
2 horas atrás, Dener Aparecido Troiano disse:

Obrigado pela respostas, mas eu sei como funciona mas eu não sei na prática qual seria melhor se devo considerar a inflação dos últimos 12m ou uma inflação histórica.

E não sei se eu devo só comprar o melhor independente do valor, ou se deve comparar com ofertas que já tivemos anteriormente

Deve considerar a expectativa de inflação futura, expectativa de inflação e taxa Selic.  Uma boa fonte de informação é o boletim Focus do Banco Central, divulgado toda segunda-feira.

image.png.b7b3c3647c28149f714d2b5f869fa51f.png

• Brabo 3
  • 0
Postado

Eu acredito que a escolha dentre investimentos vinculados a diferentes indicadores que determinam a rentabilidade, depende mais do que vc vislumbra para a economia futuramente. Em um cenário que vc acredita ter uma alta grande de inflação vc poderia optar pelos títulos ou cdbs vinculados ao IPCA, e aí procurar entre eles aquele que te oferece a melhor rentabilidade. Em caso de possível queda da taxa de juros, os pré fixados e assim por diante. 

• 0
Postado
2 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Eu acredito que a escolha dentre investimentos vinculados a diferentes indicadores que determinam a rentabilidade, depende mais do que vc vislumbra para a economia futuramente. Em um cenário que vc acredita ter uma alta grande de inflação vc poderia optar pelos títulos ou cdbs vinculados ao IPCA, e aí procurar entre eles aquele que te oferece a melhor rentabilidade. Em caso de possível queda da taxa de juros, os pré fixados e assim por diante. 

Cara, mas em momentos de grande inflação, o IPCA acaba simplesmente mantendo teu poder de compra… nosso eterno desafio investindo e superar o ipca hehehe

• Brabo 2
  • 0
Postado (edited)
51 minutes ago, Joao Lucas Ferreira Da Silva disse:

Cara, acredito que isso era uma previsão que nao se concretizou, era esperado, mas não rolou… mas também nao tenho certeza 

Essas taxas não refletem o passado ou presente e são a expectativa futura do mercado.  No caso, 12,75%aa é a quanto se espera no final do de 2023.

Editado por William Redig
  • Brabo 1
  • 0
Postado
On 06/04/2023 at 03:02, Dener Aparecido Troiano disse:

Boa noite !!

@Dener Aparecido Troiano complementando as respostas.

Não devemos olhar o passado. O IPCA e a Selic que foram no passado, não existem mais. As corretoras usam as expectativas futuras do IPCA e da Selic para calcular qual será a rentabilidade no vencimento dos títulos que estão sendo ofertados. Como estamos falando de índices que podem (e de fato) variam muito com o passar dos dias, a rentabilidade estimada no dia da compra não necessariamente será atingida, ela poderá ser maior ou menor no vencimento. E por esse motivo a importância de termos todos os tipos de títulos em carteira, pois a diversificação vai ajudar a equilibrar e otimizar a rentabilidade. 

O vídeo do Raul falando sobre o contrafluxo justamente sobre comk analisar individualmente o melhor momento de colocar em carteira cada tipo de título. 

Por exemplo, com a Selic a 13,75%aa e expectativa que ainda demore um pouco a baixar, dificilmente vamos achar títulos pagando 140% do CDi como tivemos a uns 2 anos atrás com a Selic baixa.

Espero ter ajudado.

• Criar novo...