Jump to content
  • 0

Comparar CDB X IPCA+


Dener Aparecido Troiano

Pergunta

Boa noite !!

 

Concluindo o Módulo de Renda Fixa fiquei com duas dúvidas.

 

1- Como eu comparo a rentabilidade de um CDB com uma IPCA+ ? Devo considerar a inflação atual ou a inflação média do país?

 

2 - Quando eu sei que que o IPCA+ ou CDB esta em um bom valor historicamente?? Por exemplo os IPCA+ 6% que temos hoje é historicamente bom? o CDB com 140% da CDI é historicamente bom?

Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Oi @Dener Aparecido Troiano,

O IPCA é medido mês a mês e representa a inflação passada.  IPCA +  é a soma da inflação com o % a mais oferecido.  Esse valor ajusta mensalmente.

IPCA+6% significa um ganho 6% acima da inflação, o ganho real é de 6%.  140% do CDI é 1,4x a taxa Selic que não tem ligação direta com a inflação.  No cenário atual, onde o IPCA está na casa de 5,xx% e a Selic 13,65%, 140% do CDI equivale a 19,11% aa.

O diferencial é que IPCA+ vai te corrigir sempre a inflação + 6% (no seu exemplo), enquanto 140% do CDI também vai ser corrigido diariamente conforme a taxa Selic.  Hoje ela está alta, mas já esteve em 2% há uns 2 anos atrás e não deve ficar nesse patamar por muito tempo.  Dependendo do prazo do investimento, pode ser que comece pagando bem agora e depois caia.  A do IPCA sempre vai te pagar inflação + X% enquanto a segunda pode ser acima ou abaixo...

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
4 horas atrás, Dener Aparecido Troiano disse:

Boa noite !!

 

Concluindo o Módulo de Renda Fixa fiquei com duas dúvidas.

 

1- Como eu comparo a rentabilidade de um CDB com uma IPCA+ ? Devo considerar a inflação atual ou a inflação média do país?

 

2 - Quando eu sei que que o IPCA+ ou CDB esta em um bom valor historicamente?? Por exemplo os IPCA+ 6% que temos hoje é historicamente bom? o CDB com 140% da CDI é historicamente bom?

Tudo bem dener? Vou ver se consigo explicar de forma correta.

 

1- os titulos atrelado ao ipca tem o rendimento que varia conforme a inflação, ou seja o rendimento muda também. Você só teria como saber a taxa futura com precisão, se fosse vidente. Fato e que o ipca NUNCA chega a 0, então você nunca acabara com menos dinheiro do que entrou. CDB’s pos fixado atrelados ao CDI, também dependem da taxa de juros atual. Melhor forma é no dia da compra, usar a calculadora de juros compostos ou ate a calculadora da própria corretora pra avaliar isso no momento da compra e ver o que e mais interessante. Depois disso, fica acompanhando e esperando uma marcação a mercado.

 

2- cara, único jeito e pesquisar o histórico das taxas de juros e da inflação. Com relação ao cdb de 140% do CDI, tu tem que comparar com os rendimentos de outros CDBs, não sei onde olha as ofertas antigas de CDBs , mas nao gosto muito de ver coisa passada não, pra não dar ansiedade.

 

valeu

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Obrigado pela respostas, mas eu sei como funciona mas eu não sei na prática qual seria melhor se devo considerar a inflação dos últimos 12m ou uma inflação histórica.

 

E não sei se eu devo só comprar o melhor independente do valor, ou se deve comparar com ofertas que já tivemos anteriormente

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Dener Aparecido Troiano disse:

Obrigado pela respostas, mas eu sei como funciona mas eu não sei na prática qual seria melhor se devo considerar a inflação dos últimos 12m ou uma inflação histórica.

 

E não sei se eu devo só comprar o melhor independente do valor, ou se deve comparar com ofertas que já tivemos anteriormente

 

Deve considerar a expectativa de inflação futura, expectativa de inflação e taxa Selic.  Uma boa fonte de informação é o boletim Focus do Banco Central, divulgado toda segunda-feira.

image.png.b7b3c3647c28149f714d2b5f869fa51f.png

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu acredito que a escolha dentre investimentos vinculados a diferentes indicadores que determinam a rentabilidade, depende mais do que vc vislumbra para a economia futuramente. Em um cenário que vc acredita ter uma alta grande de inflação vc poderia optar pelos títulos ou cdbs vinculados ao IPCA, e aí procurar entre eles aquele que te oferece a melhor rentabilidade. Em caso de possível queda da taxa de juros, os pré fixados e assim por diante. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Eu acredito que a escolha dentre investimentos vinculados a diferentes indicadores que determinam a rentabilidade, depende mais do que vc vislumbra para a economia futuramente. Em um cenário que vc acredita ter uma alta grande de inflação vc poderia optar pelos títulos ou cdbs vinculados ao IPCA, e aí procurar entre eles aquele que te oferece a melhor rentabilidade. Em caso de possível queda da taxa de juros, os pré fixados e assim por diante. 

Cara, mas em momentos de grande inflação, o IPCA acaba simplesmente mantendo teu poder de compra… nosso eterno desafio investindo e superar o ipca hehehe

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/04/2023 at 13:16, William Redig disse:

Deve considerar a expectativa de inflação futura, expectativa de inflação e taxa Selic.  Uma boa fonte de informação é o boletim Focus do Banco Central, divulgado toda segunda-feira.

image.png.b7b3c3647c28149f714d2b5f869fa51f.png

@Willian Redig poderia me explicar porque a taxa Selic, nessa tabela, está 12,75? Não consegui entender.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
48 minutes ago, Heber Sérgio Coutinho Martins disse:

@Willian Redig poderia me explicar porque a taxa Selic, nessa tabela, está 12,75? Não consegui entender.

 

Cara, acredito que isso era uma previsão que nao se concretizou, era esperado, mas não rolou… mas também nao tenho certeza 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
51 minutes ago, Joao Lucas Ferreira Da Silva disse:

Cara, acredito que isso era uma previsão que nao se concretizou, era esperado, mas não rolou… mas também nao tenho certeza 

Essas taxas não refletem o passado ou presente e são a expectativa futura do mercado.  No caso, 12,75%aa é a quanto se espera no final do de 2023.

Editado por William Redig
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/04/2023 at 03:02, Dener Aparecido Troiano disse:

Boa noite !!

 

Concluindo o Módulo de Renda Fixa fiquei com duas dúvidas.

 

1- Como eu comparo a rentabilidade de um CDB com uma IPCA+ ? Devo considerar a inflação atual ou a inflação média do país?

 

2 - Quando eu sei que que o IPCA+ ou CDB esta em um bom valor historicamente?? Por exemplo os IPCA+ 6% que temos hoje é historicamente bom? o CDB com 140% da CDI é historicamente bom?

@Dener Aparecido Troiano complementando as respostas.

Não devemos olhar o passado. O IPCA e a Selic que foram no passado, não existem mais. As corretoras usam as expectativas futuras do IPCA e da Selic para calcular qual será a rentabilidade no vencimento dos títulos que estão sendo ofertados. Como estamos falando de índices que podem (e de fato) variam muito com o passar dos dias, a rentabilidade estimada no dia da compra não necessariamente será atingida, ela poderá ser maior ou menor no vencimento. E por esse motivo a importância de termos todos os tipos de títulos em carteira, pois a diversificação vai ajudar a equilibrar e otimizar a rentabilidade. 

O vídeo do Raul falando sobre o contrafluxo justamente sobre comk analisar individualmente o melhor momento de colocar em carteira cada tipo de título. 

Por exemplo, com a Selic a 13,75%aa e expectativa que ainda demore um pouco a baixar, dificilmente vamos achar títulos pagando 140% do CDi como tivemos a uns 2 anos atrás com a Selic baixa.

Espero ter ajudado.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...