Jump to content
  • 0

É hora de aportar tudo em BBDC3?


José Carlos Vieira Junior

Pergunta

Recommended Posts

  • 0
3 horas atrás, Marcelo Ribeiro disse:

Só tem um pequeno problema em "meter o louco" quem garante que o BBDC chegou no fundo ?

Ai sempre tem a dor de corno depois kkkk

Hoje esta 11... mando brasa em tudo, amanha esta 10, depois de amanha 9, ai demora 3 anos pra voltar em 11...

Temos sempre que lembrar estes detalhes também

E pra piorar mais um pouco o exemplo, vamos supor que ao mesmo tempo outras ações da carteira que você deixou de lado pra aportar na oportunidade, disparem ? 

 

Exatamente , a dor de corno sempre vai chegar heheh

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
13 horas atrás, Leandro Nogueira disse:

Concordo plenamente com vc.

Eu uso o diagrama pra me manter informado do que tenho e em qual classe está desbalanceado.

Dentro da classe eu não fico comprando migalha aqui e outra ali. Nem uso sistema de pontuação.

A pontuação que faço é acompanhar os balanços trimestrais das empresas, começou a feder eu pulo fora. Não tenho disso de levar a ferro e fogo até que a morte nos separe, é só um papel, não tenho amores por nada ali.

Tenho empresa ruim que espero no futuro melhorar sim, mas com acompanhamento rígido, e é só a ponta da pirâmide.

Se esse mês meti tudo em uma ou duas e desbalanceou no mês que vem eu faço o rebalanceamento.

Pra falar a verdade já tô até providenciando mudar minha carteira para um Excel pra não ficar refém do diagrama no fim do ano quando meu período aqui esgota.

@Leandro Nogueira 

se você não usa sistema de pontuação e pelo q entendi ao primeiro sinal de problema você vende suas posições , entendo que você nem deveria usar o diagrama , pois não faz sentido nenhum!

a ideia é justamente estudar os ativos antes de incluir no diagrama e as pontuações é basicamente seu gerenciamento de risco com base nas pergunta que você usa para está classe de ativos !

posso ter interpretado errado mas sua resposta está bem distante do que entendemos ser saudável e coerente em uma carteira buy and hold , lembrando que é exatamente a filosofia que temos no curso …

sobre a planilha , o próprio Raul ensina no canal do YouTube  a fazer o sistema do diagrama do cerrado em Excel , o ponto é ter um gerenciamento de riscos e segui-lo.

Pode vender , não seguir o diagrama , não gostar ou desgostar de algo é uma decisão pessoal, mas entendo que quando postamos aqui na comunidade temos alunos de diversas turmas e as últimas em fase inicial (conhecendo os conceitos e muitos investindo pela primeira vez ) , sabendo disso, o ambiente e temas aqui postados acabando tendo um viés complementar das aulas e da filosofia da AUVP.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/04/2023 at 11:28, Ricardo Ferreira Patini disse:

Eu meti o louco com a reserva de oportunidade, mas o aporte deste mês vou seguir no diagrama, acredito que algumas vezes não tem problema, vai do Feeling, mesmo porque vc pode ter uma excelente oportunidade em alguns casos que pode aumentar seus ganhos, diminuir o PL, acredito que seja uma delas. Vcs preferem comprar BBDC3 e não o 4? Se puderem me explicar ficaria grato, sei a diferença entre as duas mas gostaria de saber o critério de vcs para escolha. Muito obrigado!

 

Cara, o diagrama é para te proteger do seu "feeling", o seu sentimento, que te engana, siga o diagrama, se achar que deve refazer as perguntas para dar "mais pontos" para alguma empresa, que não ficou corretamente avaliada, ate poderia se justificar, agora esquecer o que você aprendeu aqui para seguir seu feeling, ai não dá.

Como diria o profe @Raul Sena "inventaram o cinto de segurança, sera que uso ou não uso"

 

On 06/04/2023 at 10:41, José Carlos Vieira Junior disse:

Eu tenho uma carteira minimamente diversificada, contem 100k de investimentos.
desse valor, tenho 20% em ações, eu ja tenho algumas ações do BBDC3, duvida:
Esse mês eu vou aportar 4k, devo usar o diagrama do cerrado e distribuir o valor ou METER O LOUCO, e aportar tudo em BBDC3?

deve usar o diagrama, se fosse para meter o louco e continuar aportando como antes de fazer a UVP, para que voce fez a UVP, só para achar que seu loco ficou mais esperto? kkk

  • HAHAHAHA 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 06/04/2023 at 10:41, José Carlos Vieira Junior disse:

Eu tenho uma carteira minimamente diversificada, contem 100k de investimentos.
desse valor, tenho 20% em ações, eu ja tenho algumas ações do BBDC3, duvida:
Esse mês eu vou aportar 4k, devo usar o diagrama do cerrado e distribuir o valor ou METER O LOUCO, e aportar tudo em BBDC3?

Se já tem um método que já está funcionando, pq correr o risco? Segue o diagrama. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 horas atrás, Leandro Nogueira disse:

Uso o diagrama para separar as classes de ativos e definir o aporte nas classes.

A métrica de balanceamento da renda variável (quantos % cada um tem) a própria carteira da minha corretora já tem uma vez que renda variável mantenho todas em 1 lugar só.

Quanto a segurar um ativo, no meu ponto de vista, existe um equívoco muito grande sugestionar as pessoas que o Buy and Hold é segurar para o resto da vida. As pessoas viram fãs e manda até confeccionar camisetas com o nome do ativo que ama.

O jeito certo de fazer Buy and Hold é acompanhar o ativo e sim pular fora se começar a perder fundamentos.

Chuto que pelo menos 90% aqui não acompanha balanço dos ativos que tem na carteira. 

O diagrama vc pode colocar perguntas pra te ajudar a comprar, mas ele nunca vai te falar pra vender, isso é na unha, acompanhando release. E não é pecado nenhum vender um ativo ruim para refazer o balanceamento da carteira.

 

Excel queria um que fizesse atualização automática das cotações online, se alguém tiver me passa aí por favor.

Entendo seu ponto de vista @Leandro Nogueira mas alguns pontos deu beira a arrogância infelizmente , pois afirmar 90% que os alunos que aqui investem não analisam balanço etc, entra num mérito errado … de qq forma cada um é livre pra fazer o que bem entender com seu dinheiro, e sim se um ativo perder os fundamentos e você o congelou (até porque para inserir em sua carteira você provavelmente acreditava nele até então) seria normal acontecer sim, a passos lentos e com análise você decide (ou faz do seu jeito )

volto a dizer aqui acaba sendo uma extensão do ambiente que é educacional , e parto no princípio que eu “Henrique” sou Burro e como tal , estou seguindo uma estratégia que acredito e estou percebendo a cada mês que funciona (escolher bons ativos , aportar todos os meses , diversificar , gerenciar  os riscos , e tocar minha vida trabalhos e vivendo )

sobre a planilha vou procurar mas existe um post em que tentamos fazer link pelo Excel e pelo Google sheet (este aqui acredito que fica melhor ) assim que eu encontrar posto aqui …

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hour ago, Henrique Magalhães disse:

Entendo seu ponto de vista @Leandro Nogueira mas alguns pontos deu beira a arrogância infelizmente , pois afirmar 90% que os alunos que aqui investem não analisam balanço etc, entra num mérito errado … de qq forma cada um é livre pra fazer o que bem entender com seu dinheiro, e sim se um ativo perder os fundamentos e você o congelou (até porque para inserir em sua carteira você provavelmente acreditava nele até então) seria normal acontecer sim, a passos lentos e com análise você decide (ou faz do seu jeito )

volto a dizer aqui acaba sendo uma extensão do ambiente que é educacional , e parto no princípio que eu “Henrique” sou Burro e como tal , estou seguindo uma estratégia que acredito e estou percebendo a cada mês que funciona (escolher bons ativos , aportar todos os meses , diversificar , gerenciar  os riscos , e tocar minha vida trabalhos e vivendo )

sobre a planilha vou procurar mas existe um post em que tentamos fazer link pelo Excel e pelo Google sheet (este aqui acredito que fica melhor ) assim que eu encontrar posto aqui …

Sim, cada um faz o que quer com a grana, mas o jogo aqui é ganhar e não perder.

Aliás perder propositalmente é um exercício que só sabe fazer quem sabe ganhar. 

Na minha opinião tem muita gente com o conceito errado de comprar as coisas sem estudar o que tá comprando. Renda variável é estudo, não é sobre ganhar dinheiro, mas sim sobre acumular patrimônio. Quando vc tem um patrimônio vc vai lá e cuida dele, se tem uma fazenda vc vai lá olhar o boi, se tem um comércio vai lá manter o funcionamento, etc. Isso também vale para um ativo bom da bolsa, ele é bom hoje, amanhã ele pode estar ruim, apesar da dinâmica não ser diária ela tem que ser acompanhada. Comprar e largar lá pode fazer perder patrimônio. Se você compra algo bem sólido tipo uma WEGE3 dá pra acompanhar uma vez por ano, mas se vc de repente quer arriscar uma smartfit que tá com um crescimento maravilhoso, porém saindo de uma sequência de prejuízos recorrentes, tem que olhar a cada trimestre.

Na bolsa tem muita coisa boa que eu nem vc sabemos ainda que está boa, não é pecado encontrar essas pérolas, se na carteira vc tem uma IRB no dia da notícia do desastre vc vai vai trocar? Vai esperar acabar de dar ruim?

É muito subjetivo o conceito de bom ou ruim, vai da estratégia de cada um, só que volto a frisar que na vida também tem que saber perder e a hora de tentar dar a guinada senão vai ficar até hoje aportando em IRB pra abaixar o preço médio e equilibrar carteira.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...