Jump to content

COMO SABER SE A ITAUSA É LIDER DO SETOR?


Recommended Posts

Boa tarde!

 

Galera, estou aproveitando um tempo livre para preencher meu diagrama.

Uma das perguntas é se a empresa é líder no mercado. No entanto, a Itaúsa é listada no setor financeiro e no segmento de bancos. Por ser uma holding, tem participações em empresas de diversos segmentos.

Nesse caso como posso comparar a Itaúsa?

Ou defino como empresa líder?

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi @Charly Ferreira,

Conforme você menciona, ITAUSA é uma holding, composta em sua maioria por Banco Itau, Alpargatas, Duratex e algumas outras.  Ela está comprando mais e mais empresas, diversificando, querendo reduzir o percentual que do banco no portfolio e incluindo empresas de saneamento e outros ramos perenes.

É difícil dizer se é ou não a lider entre as holdings, mas olhando a diversificação e crescimento, certamente é uma empresa boa.   Está crescendo, paga dividendos.

Em termos de comparação, precisa comprar o Itau com os Bancos, a Alpargatas com ramo de Calçados (várias marcas, entere elas a Havaianas), etc....

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Charly Ferreira disse:

Boa tarde!

 

Galera, estou aproveitando um tempo livre para preencher meu diagrama.

Uma das perguntas é se a empresa é líder no mercado. No entanto, a Itaúsa é listada no setor financeiro e no segmento de bancos. Por ser uma holding, tem participações em empresas de diversos segmentos.

Nesse caso como posso comparar a Itaúsa?

Ou defino como empresa líder?

 

Boa noite, Charly!

A Itaúsa é uma Holding, então é difícil definir como líder do setor pois ela não atua em apenas um. Acontece que 90% da Itaúsa é Banco Itaú, então é basicamente esse banco com desconto, e esse sim é líder no setor (falando em ativos totais).

Só precisa ficar esperto pois a empresa pretende diversificar mais e reduzir a porcentagem dele em relação ao seu portfólio, mas é um processo bem demorado.

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

O Brasil tem poucas Holding. Agora de cabeça penso na ITAUSA e COSAN.

 

Mas se for comparar:

 

A ITAUSA esta tentando seguir os passos da Berkshire Hathaway, obviamente vai demorar, mas o foco é construir um portifólio de investimentos diversificados a longo prazo.

 

A Cosan, não foca em diversificação de negócios como a ITAUSA e a Berkshire Hathaway, ela é uma holding focada unicamente em um seguimento de Combustíveis, Gás e Energia, basta ver sua composição:

  • Raizen é uma Join Venture entre Cosan e Shell, ou seja, cada empresa tem 50% de ações ordinárias e fez capitação de dinheiro apernas vendendo ações preferências da Raizen;
  • Congaz é uma empresa responsável pela produção e distribuição de gás & energia;
  • Moove é uma empresa focada na produção e comercialização de Lubrificantes sob a marca Mobil para todo o território nacional;
  • Rumo é uma empresa de logística ferroviária que beneficia toda a logística da COsan e suas empresas.

Conclusão: Diferente da ITAUSA que esta buscando diversificar seu portifólio com boas empresas em setores distintos com o objetivo de seguir os passos da Berkshire Hathaway, a Cosan, por mais que esteja agindo como uma Holding, apenas esta comprando e absorvendo empresas com objetivo de expandir seu negócio de Combustíveis.

 

Nesse ponto acredito que a ITSA é a melhor holding do Brasil, ela só precisa de tempo e geração de lucros para aumentar seu portifólio de investimentos no BRasil.

Editado por Douglas Quintanilha Miranda De Souza
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

21 horas atrás, Charly Ferreira disse:

Boa tarde!

 

Galera, estou aproveitando um tempo livre para preencher meu diagrama.

Uma das perguntas é se a empresa é líder no mercado. No entanto, a Itaúsa é listada no setor financeiro e no segmento de bancos. Por ser uma holding, tem participações em empresas de diversos segmentos.

Nesse caso como posso comparar a Itaúsa?

Ou defino como empresa líder?

 

Eu tirei essa pergunta, porque não era algo fácil de ficar vendo, mas pensando agora, se eu não bater o olho na hora que a empresa X é a líder do setor, dificilmente ela vai ser a líder kkkkkkkk

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

No site do investidor 10, classificam a itausa no setor financeiro mas no segmento de bancos. Isso é devido a participação grande da administração do Itau?

Se analisar o setor financeiro no segmento de holdings diversificadas, iremos encontrar bradespar, simpar, aliança, etc...

Seria melhor então avaliar ela no setor de bancos mesmo ou entre as holdings?

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

No site do investidor 10, classificam a itausa no setor financeiro mas no segmento de bancos. Isso é devido a participação grande da administração do Itau?

Se analisar o setor financeiro no segmento de holdings diversificadas, iremos encontrar bradespar, simpar, aliança, etc...

Seria melhor então avaliar ela no setor de bancos mesmo ou entre as holdings?

Bradespar não considero uma holding diversificada, já que a carteira dela é mais concentrada do que a da Itausa. Simpar e aliança eu não conheço a carteira deles. No caso de Itausa, como ela ainda é bastante Itaú, ainda acho que faz sentido, assim como Bradespar comparar com mineradoras.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...
×
×
  • Criar novo...