Jump to content

Lutando contra o consumismo: Coisas que não comprei, mas comprei.


Recommended Posts

1 hora atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Consumismo sempre fez parte da minha vida e desde que me tornei investidor eu venho lutando contra isso.

Então resolvi fazer uma listinha de coisas que não comprei, mas comprei:

  • Fui testar o meu drone que já não usava há mais de ano e descobri que as baterias estavam ruins, pesquisando, vi que elas estava difíceis de encontrar (modelo de uns 2 anos atrás) e custavam cerca de 900 reais, estava decidido a comprá-las, mas dei uma semana e acabei comprando, só que 900 reais em FIIs; depois vendi o drone no estado no ML por 1200 reais e comprei CDB IPCA+;
  • Recebi da Vivo uma propagando de um som da Samsung, disponível na loja da Vivo por apenas 12x 119,90 e pensei logo no som do meu quarto que está meio fraco.  Como tinha acabado de receber um extra no valor de 1500 pensei logo em comprar à vista, para não fazer dívidas e acabei comprando, só que em ações da Unipar e da CSN, conforme apontava o meu diagrama;

e por aí vai...

Essa é a fórmula que tenho usado para saciar a minha fome de consumo de uma forma que considero educada, financeiramente falando.

Alguém mais usa essa minha técnica maluca ou sou só eu?

Uso demais, sempre que penso em comprar alguma coisa eu lembro quantas Itaúsas seriam, na maioria das vezes acabo não comprando hahaha

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Consumismo sempre fez parte da minha vida e desde que me tornei investidor eu venho lutando contra isso.

Então resolvi fazer uma listinha de coisas que não comprei, mas comprei:

  • Fui testar o meu drone que já não usava há mais de ano e descobri que as baterias estavam ruins, pesquisando, vi que elas estava difíceis de encontrar (modelo de uns 2 anos atrás) e custavam cerca de 900 reais, estava decidido a comprá-las, mas dei uma semana e acabei comprando, só que 900 reais em FIIs; depois vendi o drone no estado no ML por 1200 reais e comprei CDB IPCA+;
  • Recebi da Vivo uma propagando de um som da Samsung, disponível na loja da Vivo por apenas 12x 119,90 e pensei logo no som do meu quarto que está meio fraco.  Como tinha acabado de receber um extra no valor de 1500 pensei logo em comprar à vista, para não fazer dívidas e acabei comprando, só que em ações da Unipar e da CSN, conforme apontava o meu diagrama;

e por aí vai...

Essa é a fórmula que tenho usado para saciar a minha fome de consumo de uma forma que considero educada, financeiramente falando.

Alguém mais usa essa minha técnica maluca ou sou só eu?

Infelizmente ainda não estou neste nivel de poder escolher.

Estou montando um ap para eu montar e eu n posso me dar este luxo de fazer escolhas kkkk, to montando bem na maciota para n fazer loucura.

eu tenho grana para terminar, porém, eu prefiro ficar de boa e montar sem pressa para que eu n me descapitalizar. 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Consumismo sempre fez parte da minha vida e desde que me tornei investidor eu venho lutando contra isso.

Então resolvi fazer uma listinha de coisas que não comprei, mas comprei:

  • Fui testar o meu drone que já não usava há mais de ano e descobri que as baterias estavam ruins, pesquisando, vi que elas estava difíceis de encontrar (modelo de uns 2 anos atrás) e custavam cerca de 900 reais, estava decidido a comprá-las, mas dei uma semana e acabei comprando, só que 900 reais em FIIs; depois vendi o drone no estado no ML por 1200 reais e comprei CDB IPCA+;
  • Recebi da Vivo uma propagando de um som da Samsung, disponível na loja da Vivo por apenas 12x 119,90 e pensei logo no som do meu quarto que está meio fraco.  Como tinha acabado de receber um extra no valor de 1500 pensei logo em comprar à vista, para não fazer dívidas e acabei comprando, só que em ações da Unipar e da CSN, conforme apontava o meu diagrama;

e por aí vai...

Essa é a fórmula que tenho usado para saciar a minha fome de consumo de uma forma que considero educada, financeiramente falando.

Alguém mais usa essa minha técnica maluca ou sou só eu?

Parabéns pela técnica e pelo esforço, sabemos que na cultura brasileira é bem difícil sair da caixa do consumismo. Na realidade as vezes ficamos até nos culpando de não comprarmos algo que com o tempo vemos que seria supérfluo diante de nossas metas e objetivos.

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

A pergunta de ouro. Este consumismo é o valor além dos seus 25% (ou x%) destinados a investimentos ?

pergunto isso pois eu não sou muito consumista há muitos anos e na verdade até me culpo as vezes por não me dar mais prazeres … como no momento eu estou com uma mate de aportar 50% do que ganho até uma certa data e ainda sim consigo fazer sobrar dinheiro todo mês , comecei a dedicar uma parte disto que sobra pra comprar “coisas” que eventualmente uso de qq forma , mais livros , coisas pra casa etc.

o engraçado é que parei pra pensar hoje e eu não sei de cabeça (nem aproximadamente ) os valores das cotações dos ativos q tenho (e isso me deixou feliz na verdade )

sua dedicação é uma aula pra galera aqui da comunidade  , e com certeza isso esta alinhado com suas metas … parabéns @William Redig

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, William Redig disse:

Essa é a fórmula que tenho usado para saciar a minha fome de consumo de uma forma que considero educada, financeiramente falando.

Excelente técnica William, a maioria das coisas que compramos nós o fazemos pelo impulso do momento, e por uma vontade quase que incontrolável, porém na maioria das vezes será que realmente precisamos daquilo? Se o tivermos tal coisa será que ela realmente será útil ou ficará jogada em algum canto da casa? Geralmente só de esperar algumas semanas aquela vontade incontrolável já se enfraquece, e mais algum tempo depois ela pode até sumir, porém o que me chamou a atenção em sua fala foi que você transformou a vontade de adquirir algo que provavelmente ficaria parado em vontade de adquirir um ativo que vai colocar ainda mais dinheiro no bolso, e isso é algo importante...

Eu sempre penso como o que estou querendo comprar vai me colocar mais $$$ no bolso, ou vai me fazer sentir mais confortável de alguma forma, e ainda assim tento na maioria das vezes esperar pelo menos duas semanas para não comprar no impulso da emoção.

Link para compartilhar
Share on other sites

Minha técnica e parecida, mas desenvolvi no tempo que fazia faculdade fora. Meu pai me mandava um dinheiro contado (na epoca 700 reais) que era para pagar minhas despesas na cidade. Se eu resolvesse comer fora ou fazer algum gasto extra fora do planejado, poderia me lascar e precisar comprar menos comida. O que eu fazia? Recebia convites pra fazer merda com o dinheiro e pensava : “com esse dinheiro ai eu compro 3kg de frango que e a comida da semana toda “ e assim minha unidade monetária era o kg do frango. Hehe

  • Brabo 1
  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Joao Lucas Ferreira Da Silva disse:

Minha técnica e parecida, mas desenvolvi no tempo que fazia faculdade fora. Meu pai me mandava um dinheiro contado (na epoca 700 reais) que era para pagar minhas despesas na cidade. Se eu resolvesse comer fora ou fazer algum gasto extra fora do planejado, poderia me lascar e precisar comprar menos comida. O que eu fazia? Recebia convites pra fazer merda com o dinheiro e pensava : “com esse dinheiro ai eu compro 3kg de frango que e a comida da semana toda “ e assim minha unidade monetária era o kg do frango. Hehe

Uso isso ate hoje , quando penso em fazer merda me saio dessa forma, mas em vez de frango é papel de juros hehe

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Daniel Fernandes Coração disse:

Infelizmente ainda não estou neste nivel de poder escolher.

Estou montando um ap para eu montar e eu n posso me dar este luxo de fazer escolhas kkkk, to montando bem na maciota para n fazer loucura.

eu tenho grana para terminar, porém, eu prefiro ficar de boa e montar sem pressa para que eu n me descapitalizar. 

A técnica é aplicável a compras de coisas desnecessárias.  Nada de deixar o essencial de lado, ou nada de deixar de viver a vida.  A gente investe para viver e não vive para investir.  Questão de prioridade!

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Uso essa técnica também e acrescento a isso uma outra ideia que tenho. 
Sempre que quero algo, por exemplo to pensando em comprar um teclado mecânico para mim, eu espero ao menos 2 semanas antes de comprar, tento tirar o foco, olhar outras coisas, penso na quantidade de FII e ações que posso comprar com essa grana e tals.  Se passado 2 semanas e ainda é latente o desejo de comprar o trem passo a avaliar o melhor custo beneficio possível, se após quase 1 mes de espera ainda quero o produto, ai compro o item desejado. 
Já deu para me livrar de muito cacareco atoa com isso, principalmente quando vou em shopping ou centros comerciais  

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Daniel Fernandes Coração disse:

Infelizmente ainda não estou neste nivel de poder escolher.

Estou montando um ap para eu montar e eu n posso me dar este luxo de fazer escolhas kkkk, to montando bem na maciota para n fazer loucura.

eu tenho grana para terminar, porém, eu prefiro ficar de boa e montar sem pressa para que eu n me descapitalizar. 

Mano, provavelmente vc irá comprar muita coisa na internet, não sei se vc já conhece ou trabalha com algo do tipo, mas uma dica que te dou é comprar ganhando pontos e acumular milhas. 

Exemplo de uma geladeira que comprei no shopping tudo azul

VALOR: R$ 6158,00 ( estava pontuando 13 milhas por real ), ganhei 80K milhas que equivale aproximadamente R$ 1600,00, podem ser vendidas.

Dentro de 30 dias encontrei a mesma geladeira no site da electolux por R$ 4699,00, acionei a proteção de preço do cartão de crédito.

TOTAL
6158-1600-1459= R$ 3099,00
 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, William Redig disse:

Oi S@rdinhas,

Consumismo sempre fez parte da minha vida e desde que me tornei investidor eu venho lutando contra isso.

Então resolvi fazer uma listinha de coisas que não comprei, mas comprei:

  • Fui testar o meu drone que já não usava há mais de ano e descobri que as baterias estavam ruins, pesquisando, vi que elas estava difíceis de encontrar (modelo de uns 2 anos atrás) e custavam cerca de 900 reais, estava decidido a comprá-las, mas dei uma semana e acabei comprando, só que 900 reais em FIIs; depois vendi o drone no estado no ML por 1200 reais e comprei CDB IPCA+;
  • Recebi da Vivo uma propagando de um som da Samsung, disponível na loja da Vivo por apenas 12x 119,90 e pensei logo no som do meu quarto que está meio fraco.  Como tinha acabado de receber um extra no valor de 1500 pensei logo em comprar à vista, para não fazer dívidas e acabei comprando, só que em ações da Unipar e da CSN, conforme apontava o meu diagrama;

e por aí vai...

Essa é a fórmula que tenho usado para saciar a minha fome de consumo de uma forma que considero educada, financeiramente falando.

Alguém mais usa essa minha técnica maluca ou sou só eu?

Excelente técnica, parabéns!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hour ago, Henrique Magalhães disse:

A pergunta de ouro. Este consumismo é o valor além dos seus 25% (ou x%) destinados a investimentos ?

pergunto isso pois eu não sou muito consumista há muitos anos e na verdade até me culpo as vezes por não me dar mais prazeres … como no momento eu estou com uma mate de aportar 50% do que ganho até uma certa data e ainda sim consigo fazer sobrar dinheiro todo mês , comecei a dedicar uma parte disto que sobra pra comprar “coisas” que eventualmente uso de qq forma , mais livros , coisas pra casa etc.

o engraçado é que parei pra pensar hoje e eu não sei de cabeça (nem aproximadamente ) os valores das cotações dos ativos q tenho (e isso me deixou feliz na verdade )

sua dedicação é uma aula pra galera aqui da comunidade  , e com certeza isso esta alinhado com suas metas … parabéns @William Redig

 A técnica se aplica às compras de coisas desnecessárias.  Minha estratégia de aportes não dá para seguir uma meta "queixo duro" de X% de aportes, pois minha receita é varia muito de um mês para o outro, bem como as despesas.  No ano, os meses de Janeiro, Fevereiro e Junho são os mais pesados em termos de despesa e nesses meses eu reinvisto cerca de 10% da receita, acrescido dos proventos recebidos.  De regra geral, minha receita fixa é calculada por semana, então tem 5 meses do ano com uma semana a mais e eu aporto o equivalente à essas semanas, que corresponde a 10% da receita anual, mais os 10% mínimo de cada mês, soma 20%.  Os extras todos costumam dar mais uns 10%.

Da grana que eu compraria coisas desnecessárias é que eu a técnica do comprei, mas ativos em vez de besteira.

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

14 minutes ago, Jullyan Alves Da Silveira disse:

Mano, provavelmente vc irá comprar muita coisa na internet, não sei se vc já conhece ou trabalha com algo do tipo, mas uma dica que te dou é comprar ganhando pontos e acumular milhas. 

Exemplo de uma geladeira que comprei no shopping tudo azul

VALOR: R$ 6158,00 ( estava pontuando 13 milhas por real ), ganhei 80K milhas que equivale aproximadamente R$ 1600,00, podem ser vendidas.

Dentro de 30 dias encontrei a mesma geladeira no site da electolux por R$ 4699,00, acionei a proteção de preço do cartão de crédito.

TOTAL
6158-1600-1459= R$ 3099,00
 

Eu compro muita coisa (necessária) via cartão com cashback e se for na Amazon, eu uso o shopping do banco inter que me dá entre 4 e 8% de cashback, mais cashback do frete.  Dá uma grana boa por ano e tudo vira ativos.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, William Redig disse:

Eu compro muita coisa (necessária) via cartão com cashback e se for na Amazon, eu uso o shopping do banco inter que me dá entre 4 e 8% de cashback, mais cashback do frete.  Dá uma grana boa por ano e tudo vira ativos.

Isso aí, tem muita gente que não gosta ou não tem habilidade para trabalhar com pontos e milhas, então essa opção do cashback vale muito a pena, tudo é questão de comparação na hora da compra.
Eu utilizo as milhas para viajar, a partir do mês que vem vou começar a vender passagens aéreas, fazer uma renda extra.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Jullyan Alves Da Silveira disse:

Isso aí, tem muita gente que não gosta ou não tem habilidade para trabalhar com pontos e milhas, então essa opção do cashback vale muito a pena, tudo é questão de comparação na hora da compra.
Eu utilizo as milhas para viajar, a partir do mês que vem vou começar a vender passagens aéreas, fazer uma renda extra.

Eu já viajei muitas vezes com milhas, mas ultimamente são tantas milhas para emitir um bilhete que achei que não vale mais a pena. Fora isso, as passagens emitidas com milhas são cheias de restrições para remarcação.  Ainda tenho milhas smiles que engordo através de assinatura do club smiles e também com pontos transferidos do meu cartão visa do Bradesco.  Em janeiro eu fui convidado para um evento do Investidor Sardinha e emiti o bilhete com milhas, mas tenho gostado mais do cashback que transformo em investimentos.

Vou viajar agora em setembro e já estou ganhando um cashback bom no preço do bilhete.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...