Jump to content
  • 0

PVP


Adriano Umemura

Pergunta

Bom dia.

Duvida 1 -Ao colocar uma nova ação na carteira, até quanto voces aceitam pagar a mais por uma empresa que atende a grande maioria dos seus criterios de avaliação? P/VP de até quanto?

Duvida 2 - Após ja ter a empresa na carteira, os aportes que voce realiza ignoram o P/VP ou procura seguir os mesmos criterios iniciais?

Link para compartilhar
Share on other sites

11 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0

Cada um tem sua receita.

Pra mim PVP é um critério para tentar acertar uma oportunidade. 

Empresas grandes e consolidadas sempre tem um PVP alto, principalmente as de tecnologia e as de patentes caras pois elas lançam como patrimônio essa patente/software.

Qual o preço justo de uma empresa é impossível definir sem estudar a empresa e definir seus fundamentos.

Existem fórmulas pra isso que consideram o PVP, tipo o índice de Graham, mas não pode ser matemático e acreditar só em números sem conhecer a empresa. O segredo é justamente fazer esse cruzamento entre os números e os fundamentos

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Meu jeito de analisar:

- vejo a agenda de balanços trimestrais, 

- excluo as de varejo, aéreas e maioria das estatais,

- anoto as empresas que estão com lucro recorrente e em crescimento de patrimônio

- olho os fundamentos e funcionamento da empresa,

- decido prioridade de compra de acordo com balanceamento da carteira e as melhores oportunidades de preço

 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
1 hora atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia.

Duvida 1 -Ao colocar uma nova ação na carteira, até quanto voces aceitam pagar a mais por uma empresa que atende a grande maioria dos seus criterios de avaliação? P/VP de até quanto?

Duvida 2 - Após ja ter a empresa na carteira, os aportes que voce realiza ignoram o P/VP ou procura seguir os mesmos criterios iniciais?

Depende muito, vamos dar exemplo, uma empresa do setor de tecnologia, você aceita pagar um P/VP maior. No meu diagrama, para ganhar ponto, a empresa pode ter no máximo de 5. 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
3 horas atrás, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia.

Duvida 1 -Ao colocar uma nova ação na carteira, até quanto voces aceitam pagar a mais por uma empresa que atende a grande maioria dos seus criterios de avaliação? P/VP de até quanto?

Duvida 2 - Após ja ter a empresa na carteira, os aportes que voce realiza ignoram o P/VP ou procura seguir os mesmos criterios iniciais?

Resposta à duvida 1:

Como já citado, o P/VP "máximo" vai depender do setor, das outras empresas que voce já tem na carteira, das outras empresas do mesmo setor.

 

Resposta à duvida 2:

Se você já decidiu ser sócio da empresa, você vai continuar aportando em quanto ela mantiver os fundamentos, o percentual do aporte vai ser determinado pela pontuação que essa empresa conseguir no seu diagrama, se as perguntas considerarem o P/VP e tiver uma pontuação, esse vair ser um quesito de peso (como no caso do @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa)

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/04/2023 at 12:30, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia.

Duvida 1 -Ao colocar uma nova ação na carteira, até quanto voces aceitam pagar a mais por uma empresa que atende a grande maioria dos seus criterios de avaliação? P/VP de até quanto?

Duvida 2 - Após ja ter a empresa na carteira, os aportes que voce realiza ignoram o P/VP ou procura seguir os mesmos criterios iniciais?

Olha, segundo os papas das ações o ideal é até 1, pois ela estará barata, mas creio eu que nao seja essa regra como única para uma escolha, pois tem boas empresas com PVP acima de 1, cabe a você avaliar conjugado com outros indicadores fundamentalistas.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/04/2023 at 12:30, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia.

Duvida 1 -Ao colocar uma nova ação na carteira, até quanto voces aceitam pagar a mais por uma empresa que atende a grande maioria dos seus criterios de avaliação? P/VP de até quanto?

Duvida 2 - Após ja ter a empresa na carteira, os aportes que voce realiza ignoram o P/VP ou procura seguir os mesmos criterios iniciais?

Se a empresa atendeu os meus critérios, também suporto um pvp de até uns mais ou menos 5. Costumo olhar o histórico do pvp apenas para verificar se não estou entrando em um momento muito discrepante. Mas isso já muda para as empresas de tecnologia, que geralmente tem um pvp bem alto, e também para os FIIs porque, nesse último caso, aí sou muito mais exigente em não ser maior do que 1 para a entrada.

Depois que já estou com o ativo na carteira, eu continuo aportando normalmente, o próprio diagrama já pune esse pvp para mim. Inclusive, eu tenho que até atualizar as pontuações da carteira, tá fazendo um ano desde quando inseri.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/04/2023 at 12:30, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia.

Duvida 1 -Ao colocar uma nova ação na carteira, até quanto voces aceitam pagar a mais por uma empresa que atende a grande maioria dos seus criterios de avaliação? P/VP de até quanto?

Duvida 2 - Após ja ter a empresa na carteira, os aportes que voce realiza ignoram o P/VP ou procura seguir os mesmos criterios iniciais?

Rapaz, eu só considero pvp na hora de comprar FIIs. Empresas de tecnologia mesmo, costumam valer muito mais que o valor do seu patrimônio. 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
5 minutes ago, Gonçalves Filho disse:

Rapaz, eu só considero pvp na hora de comprar FIIs. Empresas de tecnologia mesmo, costumam valer muito mais que o valor do seu patrimônio. 

 

Depois de avaliar uma empresa e adquiri lá não considero mais o P/VP vó aportando todos os meses visando aumentar a quantidade de cotas,Comprar! comprar! E Esperar!🚀

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

dá uma olhadinha no histórico da cotação

estipula um preço teto, e começa a aportar.

por exemplo;

consultei o diagrama, precisei comprar WEGE3.

O preço estava "quarenta e tanto" (maior valor dos últimos tempos) comprei pouco (2 ou 3f). ninguém sabe até quando vai subir ou se vai cair... 

Depois de uns dias, no outro mês o preço já estava bem mais atrativo, aí me senti confortável e comprei a quantidade que queria. 

vai que o preço que vc acha caro hoje, seja o barato de amanhã? 😲...vc não deixou de comprar😉

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 18/04/2023 at 12:30, Adriano Luiz Odahara Umemura disse:

Bom dia.

Duvida 1 -Ao colocar uma nova ação na carteira, até quanto voces aceitam pagar a mais por uma empresa que atende a grande maioria dos seus criterios de avaliação? P/VP de até quanto?

Duvida 2 - Após ja ter a empresa na carteira, os aportes que voce realiza ignoram o P/VP ou procura seguir os mesmos criterios iniciais?

1 - Bom, eu comecei há pouco e a bolsa estava baixa. Então eu andei dando prioridade para o que estivesse abaixo de 1, mas entendo que 1,30 pode ainda estar barato. Veja bem, um banco, eu posso montar todo o patrimônio, 30% desse valor ainda seria pouco para fazer o investimento necessário para o meu banco atingir o que esses bancos atingem. Mas como citaram, tem as empresas de tecnologia.

O que sempre penso é em procurar empresas do mesmo setor e que tenham resultados parecidos, para tentar entender a média do P/VP. Assim eu procuro entender se está descontada ou não.

Por outro lado, como disseram aqui, o P/VP realmente me faz mais sentido quando falamos de FIIs, especialmente de tijolos.

2 - Depois que está na carteira só devo rever ao refazer a análise, que ainda não sei de quanto em quanto tempo vai ser.

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...