Jump to content

Clube do Livro - Finanças ​📚​


Recommended Posts

1 minute ago, Rai Nunes Espindola disse:

Mas vou pensar em uma forma de fazermos esse clube pela comunidade, assim todos podem participar (inclusive pessoas futuras), monto o modelo e coloco aqui pra vcs palpitarem antes da gente começar.

Beleza! Daí a gente vai debatendo a estrutura por aqui então! 

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

Just now, Barbara disse:

Sim

Vai ser bom ler outra coisa q não seja bula de remédio 😅

Eu tenho O Investidor Inteligente. Iria dar minha opinião mas já q falaram q o chefe recomenda... e há um tempão eu só usava a fórmula de Graham pra tudo. Quase q baseava minha vida nisso. Quem nunca? É q foi a 1a coisa q me ensinaram. E também os 6% do Décio Bazin.

Peraí que agora você falou grego pra mim... Explica essa Fórmula de Graham e esses 6% do Décio Bazin, por obséquio.

200.gif

  • Brabo 2
  • HAHAHAHA 2
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Rai Nunes Espindola disse:

Bom, vamos lá...

Criar o tópico seguindo um formato, por exemplo:

[Clube do Livro] O Homem Mais Rico da Babilônia

Na descrição colocaremos uma data máxima para iniciar a leitura, alguns dados sobre o livro, como autor, edição, preço médio, talvez algum texto de recomendação pré-existente.

Quem quiser, inicie a leitura antes, faça suas anotações para discutir, mas aguarde o momento do capítulo correto para não enlouquecermos.

Com o tópico criado, as pessoas já podem ir compartilhando links com preços promocionais e outras dicas para adquirir o livro ou até mesmo audiobook.

Daí vamos precisar definir um tempo pré-determinado para começar a discussão de cada capítulo. Talvez 1 semana seja um bom tempo, iniciando na segunda-feira, pois assim teve pelo menos o final de semana todo.

Quem já tiver lido antecipadamente ou conheça o livro, pode sugerir mais ou menos tempo para algumas partes específicas, argumentando a razão pela qual.

Entendo que a partir do momento que passou aquele capítulo, fica livre para discutir sobre ele em qualquer momento. Então quem estiver atrasado na leitura, poderá agregar com alguma informação que passou despercebida, ou apenas compartilhar seu entendimento.

Para todo capítulo, podemos ter algumas lições, como listar os principais pontos abordados, questões pendentes e insights.

Muito importante repararem e compartilhar os insights que cada parte da leitura traz para vc. Talvez gere alguns textões para contar algo da sua vida (como aquele filme Quem quer ser um milionário), mas é justamente essa história que pode nos trazer percepções e entendimentos diferentes, realmente nos agregando.

Vai ser muito importante que todos respeitem as opiniões de cada um. Quem ver um textão e achar que não vai agregar e que não consegue ajudar, contanto que seja pelo assunto do livro, só passe reto.

A partir daí, acho que com o andamento do tópico, é só discutirmos entre nós o que precisa melhorar, se devemos mudar algum cronograma e etc.

#######

Enquanto escrevia isso, pensei aqui:

Seria bom a comunidade ter um espaço do Clube do Livro, para isto não ficar perdido na Baguncinha e também para não ser bagunçado.

Dessa forma, ficaria melhor também de ter um tópico por capítulo e não por livro.

Ou seja, teríamos este formato de nome de tópico (vamos fazer assim, mesmo que na Bagunchinha):

[Clube do Livro] O Homem Mais Rico da Babilônia - Capítulo 1

Dessa forma a gente mantém organizada as mensagens referentes a cada capítulo, sem bagunçar as coisas. Pensando em quem vai entrar no futuro para o clube do livro, isso se tornará mais fácil dele entender as mensagens e não ter spoilers.

Aceito sugestões e melhorias.

Meu amigo, no geral eu gostei bastante! Confesso que já estou meio cansado e vou precisar dar uma segunda lida amanhã com a cabeça fresca, mas eu achei interessante a proposta!

Esse lance do espaço para o clube do livro, eu acho incrível! Mas depende dos moderadores, né? Quem pode nos ajudar? @Matheus Malheiros Pinto @Mauricio Imparato @Raul Sena ou outro moderador (não conheço muitos).

  • Brabo 4
Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutes ago, Luiz Filipe Novoa Borges De Barros Reis disse:

Esse lance do espaço para o clube do livro, eu acho incrível! Mas depende dos moderadores, né? Quem pode nos ajudar? @Matheus Malheiros Pinto @Mauricio Imparato @Raul Sena ou outro moderador (não conheço muitos).

@Flavio Prado também.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

1 minute ago, Luiz Filipe Novoa Borges De Barros Reis disse:

Sim, tô mesmo por fora.

Até onde sei, a fórmula de Graham é para te dizer o valor justo da ação. Daí vc consegue ter uma ideia se ela está cara ou barata. Eu assino um site que já me traz esse valor calculado, então nunca nem encanei.

A dos 6% eu não sei também.

  • Brabo 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...