Jump to content
  • 0

Dúvida Sobre Vacância em FIIs


Raphael Antonio Leão Santos

Pergunta

Fala pessoal. Tudo bem? 

Queria tirar umas dúvidas sobre vacância nos FIIs. 

Vacância Física: Quanto menor a taxa de vacância física melhor. Correto? Ou seja, tem uma baixa taxa de desocupação. Poucos inquilinos estão entregando de volta os imóveis ao Fundo. Existe uma taxa ideal para avaliar... Menor que %? Por exemplo...

Vacância Financeira: Também quanto menor a taxa de vacância financeira melhor. Correto? Porém não entendi bem como funciona. Quero ter certeza se estou entendendo corretamente. A taxa de vacância financeira é quanto o valor dos alugueis estão dentro de um valor "justo"? Ou seja, o valor dos alugueis não está baixo demais. Seria isso? Fiquei confuso nessa parte.

E pra finalizar, em relação aos contratos de longa duração. Qual seria um prazo ideal para considerar longa duração? Acima de 5 anos? Acima de 10 anos? 

 

Valeu pelo apoio de sempre galera. 

Tmj!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
2 horas atrás, Raphael Antonio Leão Santos disse:

Fala pessoal. Tudo bem? 

Queria tirar umas dúvidas sobre vacância nos FIIs. 

Vacância Física: Quanto menor a taxa de vacância física melhor. Correto? Ou seja, tem uma baixa taxa de desocupação. Poucos inquilinos estão entregando de volta os imóveis ao Fundo. Existe uma taxa ideal para avaliar... Menor que %? Por exemplo...

Vacância Financeira: Também quanto menor a taxa de vacância financeira melhor. Correto? Porém não entendi bem como funciona. Quero ter certeza se estou entendendo corretamente. A taxa de vacância financeira é quanto o valor dos alugueis estão dentro de um valor "justo"? Ou seja, o valor dos alugueis não está baixo demais. Seria isso? Fiquei confuso nessa parte.

E pra finalizar, em relação aos contratos de longa duração. Qual seria um prazo ideal para considerar longa duração? Acima de 5 anos? Acima de 10 anos? 

 

Valeu pelo apoio de sempre galera. 

Tmj!

 

Bom dia, Raphael!

A vacância física é cálculada sobre a área do imóvel - se possui 100 mil m^2 e 90 mil estão ocupados, a vacância física é de 10%. 

A financeira, por sua vez, é calculada sobre uma estimativa de geração de caixa do porfólio - se for estimado que pode gerar R$100 mil por mês e gera apenas R$90 mil, a vacância financeira será de 10%.

Ambas vão andar lado a lado, pois se o imóvel estiver desocupado ele renderá menos que o esperado.

Os contratos de FIIs são dívidos em típicos e atípicos, sendo o primeiro padronizado da seguinte forma:

  • Prazo de 5 anos
  • Multa em caso de recisão, geralmente entre 3-6 meses de aluguel
  • Reajustes anuais geralmente indexados ao IGPM ou IPCA
  • Possibilidade de revisão no terceiro ano

O que não estiver nesse arquétipo será considerado um contrato atípico, que costuma beneficiar o locador pois o locatário busca um imóvel bem específico, por isso também é chamado de Built to Suit. Geralmente os prazos são maiores, não possuem ação revisional e a multa é mais pesada.

Como o prazo padrão dos contratos é de 5 anos, contratos mais longos que esses podem ser considerados de longo prazo.

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 3
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...