Jump to content
  • 0

Uma dúvida/relato


Fernando Rodrigues

Pergunta

Eu já invisto há uns 2-3 anos, logo que comecei e observei os diferentes valores de ações decidi que não investiria em empresas que eu não tivesse condições de comprar um lote de 100 a cada aporte, como tenho investido em média 2000 por mês sempre vi empresas como vale, wege, entre outras, como muito caras para mim. Entendo que o DY compensaria os valores mais altos, porém isso é uma coisa que ficou na minha cabeça, então a pergunta: isso faz algum sentido?

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

12 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
4 minutes ago, Fernando Rodrigues disse:

Eu já invisto há uns 2-3 anos, logo que comecei e observei os diferentes valores de ações decidi que não investiria em empresas que eu não tivesse condições de comprar um lote de 100 a cada aporte, como tenho investido em média 2000 por mês sempre vi empresas como vale, wege, entre outras, como muito caras para mim. Entendo que o DY compensaria os valores mais altos, porém isso é uma coisa que ficou na minha cabeça, então a pergunta: isso faz algum sentido?

Te entendo. Mas eu já comprei uma acaozinha só de 3 reais (águas passadas), então não compro só no lote não.

Eles tem aqui uma explicação muito boa do pq o yield não importa muito dependendo do seu objetivo ou em q fase vc está. Eu entendo o raciocínio, mas no fuuuuundo não concordo. Como ainda não terminei o c... nem me meto a dar minha opinião.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Eu também só tenho comprado em lote. Mas o ideal é montar o diagrama e comprar conforme ele sugere, nas quantidades possíveis. 

Deixar o TOC de lado vai ajudar. 

No caso de VALE por exemplo, se ela for a R$ 40, vai estar em um ótimo momento de compra e vc deve comprar o que der (conforme o diagrama também). Não pode perder a oportunidade por conta do lote ser caro pra vc. 

Obs.: Falei da VALE hipoteticamente, pois ela precisa ser uma empresa que te interessou e está nonseu diagrama do cerrado. Não é recomendação. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, Fernando Rodrigues disse:

Eu já invisto há uns 2-3 anos, logo que comecei e observei os diferentes valores de ações decidi que não investiria em empresas que eu não tivesse condições de comprar um lote de 100 a cada aporte, como tenho investido em média 2000 por mês sempre vi empresas como vale, wege, entre outras, como muito caras para mim. Entendo que o DY compensaria os valores mais altos, porém isso é uma coisa que ficou na minha cabeça, então a pergunta: isso faz algum sentido?

Melhor ser dono de 0,01% de uma empresa sólida do que 0,1% de uma não tão sólida. Você está se limitando a ser um microsocio (nanosocio) sendo q o mercado te permite fazer isso.

Faça as aulas, não faz sentido se apegar ao lotes, eles foram feitos para facilitar a vida de grandes investidores, liquidez...

Você pode comprar "0,1 lote" a cada aporte, depois de.um tempo você vai completar as ações de um lote e vai ser equivalente, nenhuma diferença.

No mercado americano, você pode comprar frações de uma ação, tem ações mais caras que um lote de ações brasileiras.

Quando você compra gasolina você não pede uma quantidade de litros, você pede 100 reais, 200 reais, no mercado americano, voce pode chegar e pedir "me dá dez dólares de Amazon"

 

  • Brabo 2
  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Fernando Rodrigues disse:

Eu já invisto há uns 2-3 anos, logo que comecei e observei os diferentes valores de ações decidi que não investiria em empresas que eu não tivesse condições de comprar um lote de 100 a cada aporte, como tenho investido em média 2000 por mês sempre vi empresas como vale, wege, entre outras, como muito caras para mim. Entendo que o DY compensaria os valores mais altos, porém isso é uma coisa que ficou na minha cabeça, então a pergunta: isso faz algum sentido?

Acho q não, a não ser q vc tenha um TOC violento. Ainda mais pq as ações fracionadas não tem muita diferença das inteiras.

Outra coisa q vc ta falando de preço, mas não de valor, a wege ta cara, mas a vale ta barata se for seguir uma analise de value investing

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
15 horas atrás, Fernando Rodrigues disse:

Eu já invisto há uns 2-3 anos, logo que comecei e observei os diferentes valores de ações decidi que não investiria em empresas que eu não tivesse condições de comprar um lote de 100 a cada aporte, como tenho investido em média 2000 por mês sempre vi empresas como vale, wege, entre outras, como muito caras para mim. Entendo que o DY compensaria os valores mais altos, porém isso é uma coisa que ficou na minha cabeça, então a pergunta: isso faz algum sentido?

Olha, o teu conceito de "caro" está distorcido afinal o que deve o valor de uma ação não é o seu preço nominal do ticker, mas sim o que ela gera de valor, se limitar a comprar somente em lotes não faz sentido se tu não consegue se expor a boas empresas durante seus aportes uma vez que fracionado além de tu te expor a boas empresas e com posições expressivas, como 20 - 30 - 40 ações de uma empresa, ajuda na tua diversificação. De que vale ter 300 ações de 2 empresas apenas... sendo que tu pode montar posições em diversas empresas e empresas de alto valor como Wege, Ambev, Petrobras... 

Te aconselho a rever as aulas e rever teus conceitos, se faz sentido para ti manter assim, mantenha, mas eu nao vejo vantagem em fazer investimentos dessa forma. 

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 minutes ago, Fernando Rodrigues disse:

Não quis dizer que as ações estão caras em si, até pq na época não tinha o entendimento que tenho agora, é uma questão de não ter o capital pra investir aquele montante.

Assim como nossos colegas já disseram, caso não seja por um TOC muito brabo, realmente não faz sentido.

Se você for pensar assim vai se limitar MUITO, pode estar deixando ótimas empresas pra trás simplesmente por não poder comprar 100 cotas dela em um determinado momento onde talvez estejam super interessantes de comprar.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
2 horas atrás, Fernando Rodrigues disse:

Não quis dizer que as ações estão caras em si, até pq na época não tinha o entendimento que tenho agora, é uma questão de não ter o capital pra investir aquele montante.

Compra no fracionário... não tem problema nenhum !

Não da pra comprar 100 ? compra 5.. 22... 18... 43..  99 !! rs

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
22 horas atrás, Fernando Rodrigues disse:

Eu já invisto há uns 2-3 anos, logo que comecei e observei os diferentes valores de ações decidi que não investiria em empresas que eu não tivesse condições de comprar um lote de 100 a cada aporte, como tenho investido em média 2000 por mês sempre vi empresas como vale, wege, entre outras, como muito caras para mim. Entendo que o DY compensaria os valores mais altos, porém isso é uma coisa que ficou na minha cabeça, então a pergunta: isso faz algum sentido?

Oi @Fernando Rodrigues,

Complementando o que vários colegas mencionaram, eu quero ressaltar a diferença entre preço e valor.  Não é porque algo custa poucos R$ que está barato (vide Oi, Americanas, Magalu, etc...), nem porque custa muitos R$ que está cara.  É tudo uma questão de avaliação fundamentalista e ver que ativos são mais atraentes.  Dito isso, comprar 1, 2, 50 ou 100 ações vai depender do preço e o valor que isso vai te agregar.

Quando eu fiz o mix das minhas ações, eu coloquei uma quantidade de R$ iguais em cada ativo.  Como o sobe/desce das cotações, o valor total em R$ do ativo muda e eu compro sempre uma das minhas escolhidas, a que está valendo menos (menor peso na minha carteira), de modo a manter a quantidade de grana em cada ativo equalizada.

Isso reduz o risco, aumenta o potencial de valorização e aumenta o meu patrimônio, medido em quantidades de ações.

Isso não é uma recomendação, somente uma ideia para você refletir e, se fizer sentido para você, usar parte do que mencionei na sua estratégia.

Espero ter conseguido me explicar com clareza e boa sorte nos seus investimentos!!

  • Aí cê deu aula... 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
9 horas atrás, William Redig disse:

Oi @Fernando Rodrigues,

Complementando o que vários colegas mencionaram, eu quero ressaltar a diferença entre preço e valor.  Não é porque algo custa poucos R$ que está barato (vide Oi, Americanas, Magalu, etc...), nem porque custa muitos R$ que está cara.  É tudo uma questão de avaliação fundamentalista e ver que ativos são mais atraentes.  Dito isso, comprar 1, 2, 50 ou 100 ações vai depender do preço e o valor que isso vai te agregar.

Quando eu fiz o mix das minhas ações, eu coloquei uma quantidade de R$ iguais em cada ativo.  Como o sobe/desce das cotações, o valor total em R$ do ativo muda e eu compro sempre uma das minhas escolhidas, a que está valendo menos (menor peso na minha carteira), de modo a manter a quantidade de grana em cada ativo equalizada.

Isso reduz o risco, aumenta o potencial de valorização e aumenta o meu patrimônio, medido em quantidades de ações.

Isso não é uma recomendação, somente uma ideia para você refletir e, se fizer sentido para você, usar parte do que mencionei na sua estratégia.

Espero ter conseguido me explicar com clareza e boa sorte nos seus investimentos!!

William, você não usa notas para suas ações ? Usa o mesmo peso em todas ?

Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...