Jump to content

Franquia da Cacau Show, opiniões ?!


Recommended Posts

8 minutes ago, Rai Nunes disse:

Nossa, pra mim é tudo chocolate, tudo igual. Inclusive as barrinhas de chocolate mais barata no supermercado são boas também.

 

Mas é perene né? kkkk as pessoas não vão parar de comer chocolate.

 

Aproveitando que citaram academia aí pra cima, SmartFit foi uma que já me chamou atenção, mas acabei nem estudando.

Nunca se sabe, até porque vai que da uma crise nas plantações de cacau kkkkkk

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

27 minutes ago, Fabiano Gomes disse:

@Marcelo Ribeiro eu tenho um amigo que possui duas lojas da cacau show (status até a última vez que falei com ele rsrsrs), se caso precisar de alguém para conversar sobre a prática de negócio, ter uma segunda opinião etc, me procura que faço a ponte entre vocês dois.

Bom, se ele tem duas, então pra ele fez valer a pena rsrs

Eu não tenho as manhas de chegar em alguém aleatório pra discutir o assunto. Mas se, por acaso, vcs tiverem oportunidade (e eu aqui também), compartilhemos entre nós.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...
On 09/05/2023 at 19:07, Marcelo Ribeiro disse:

Pessoal,

Acham que abrir uma franquia da Cacau Show faz sentido do ponto de vista de investimento ?

Alguém tem experiência com eles ? Ou mesmo com negócios assim…

 

@Marcelo Ribeiro

cara vou ressuscitar esse tópico aqui pq tenho pensado na possibilidade de criar outras fontes de renda e franquia é uma das coisas que estou pensando.

A franquia que eu estava vendo nao tem a ver com chocolate (quer dizer.. tem, indiretamente). é uma franquia de mercado autonomo.

mas pro assunto franquia, acho que conseguimos nos ajudar com trocas de informação.

Fiz uma rodada de conversa com uma marca. Devo fazer uma rodada com outra franquia e comparar.

Por enquanto ainda é too much info pra mim, mas tem que analisar várias coisas.

como alguem falou aqui, vale levar em consideração tb o esforço que vc precisa aplicar, o suporte que a franquia te da, contatos com fornecedores, controle de estoque, suporte de implantação, etc, etc.

Sendo um pouco mais objetivo com números, segundo o histórico de lojas abertas dessa primeira marca:

  • investimento inicial: ~50k
  • receita: ~20k
  • lucro: ~6k

Dito isso, a loja, caso performasse na média, se pagaria em 9 meses. e isso, particularmente é bem interessante se a gente for comprar com P/Ls de ações, por exemplo.

a nível de esforço (acabei nao entrando no mérito de explicar mto aqui pq a msg ficaria maior do que já está), me fez pensar se não valeria abrir um negócio só meu. mesmo que fosse de mercado autonomo mesmo.

mas uma coisa é certa: entre não abrir e abrir, parece valer bem mais a pena abrir. mesmo com os royalties, outros custos e até falta de suporte em algumas coisas que seria bem importantes (ex: interface com fornecedores)

 

 

vale ressaltar tb que comecei a pensar em empreender há muito pouco tempo, entao é tudo novo pra mim.
sinta-se a vontade pra corrigir ou dar sua opinião em qualquer coisa. pra mim vai ser de enorme valia! 

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Rafael Do Nascimento disse:

@Marcelo Ribeiro

cara vou ressuscitar esse tópico aqui pq tenho pensado na possibilidade de criar outras fontes de renda e franquia é uma das coisas que estou pensando.

A franquia que eu estava vendo nao tem a ver com chocolate (quer dizer.. tem, indiretamente). é uma franquia de mercado autonomo.

mas pro assunto franquia, acho que conseguimos nos ajudar com trocas de informação.

Fiz uma rodada de conversa com uma marca. Devo fazer uma rodada com outra franquia e comparar.

Por enquanto ainda é too much info pra mim, mas tem que analisar várias coisas.

como alguem falou aqui, vale levar em consideração tb o esforço que vc precisa aplicar, o suporte que a franquia te da, contatos com fornecedores, controle de estoque, suporte de implantação, etc, etc.

Sendo um pouco mais objetivo com números, segundo o histórico de lojas abertas dessa primeira marca:

  • investimento inicial: ~50k
  • receita: ~20k
  • lucro: ~6k

Dito isso, a loja, caso performasse na média, se pagaria em 9 meses. e isso, particularmente é bem interessante se a gente for comprar com P/Ls de ações, por exemplo.

a nível de esforço (acabei nao entrando no mérito de explicar mto aqui pq a msg ficaria maior do que já está), me fez pensar se não valeria abrir um negócio só meu. mesmo que fosse de mercado autonomo mesmo.

mas uma coisa é certa: entre não abrir e abrir, parece valer bem mais a pena abrir. mesmo com os royalties, outros custos e até falta de suporte em algumas coisas que seria bem importantes (ex: interface com fornecedores)

 

 

vale ressaltar tb que comecei a pensar em empreender há muito pouco tempo, entao é tudo novo pra mim.
sinta-se a vontade pra corrigir ou dar sua opinião em qualquer coisa. pra mim vai ser de enorme valia! 

Já tive bastante vontade de me aventurar nestes mercados autônomos...

Mas precisa ver direito se são estes números mesmo, aqui no condomínio que moro, colocaram 2 e não deram conta... agora tem um terceiro bem simples e enxuto que parece que vai rodar

O primeiro era num container, acho que pagava aluguel de tudo que vc possa imaginar... quem ganhava mesmo era o franqueador

20k de receita, lucro de 6k ... conta de padeiro deixando um monte de coisas de fora, mas você precisa de uma margem de 30% nos produtos, teria que dar uma pesquisada pra ver se essa margem é facilmente alcançada

Por exemplo uma coca-cola de 1,5L aqui custa R$ 11,39 ... você precisa conseguir comprar essa coca por R$ 7,97

Claro que estou deixando um monte de coisas de fora, inclusive vai existir uma margem media etc...

Mas é um ponto de partida

Numa pesquisa rápida numa distribuidora, vi que uma de 2L custa 7,50 ... interessante

Problema é que a margem liquida tem que ser 30% ... ai tem que ver os custos da operação etc, mas parece que pode ser legal

O que a franquia oferece que você mesmo não poderia fazer ?

abs!

Vc é de que cidade ?

 

 

 

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

30 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Já tive bastante vontade de me aventurar nestes mercados autônomos...

Mas precisa ver direito se são estes números mesmo, aqui no condomínio que moro, colocaram 2 e não deram conta... agora tem um terceiro bem simples e enxuto que parece que vai rodar

O primeiro era num container, acho que pagava aluguel de tudo que vc possa imaginar... quem ganhava mesmo era o franqueador

20k de receita, lucro de 6k ... conta de padeiro deixando um monte de coisas de fora, mas você precisa de uma margem de 30% nos produtos, teria que dar uma pesquisada pra ver se essa margem é facilmente alcançada

Por exemplo uma coca-cola de 1,5L aqui custa R$ 11,39 ... você precisa conseguir comprar essa coca por R$ 7,97

Claro que estou deixando um monte de coisas de fora, inclusive vai existir uma margem media etc...

Mas é um ponto de partida

Numa pesquisa rápida numa distribuidora, vi que uma de 2L custa 7,50 ... interessante

Problema é que a margem liquida tem que ser 30% ... ai tem que ver os custos da operação etc, mas parece que pode ser legal

O que a franquia oferece que você mesmo não poderia fazer ?

abs!

Vc é de que cidade ?

 

 

 

Opa, Marcelo!!

Pois é, precisa dessa margem.

A pergunta que você fez no final foi justamente o que conversei com meu amigo: Pra ter esse tipo de suporte, será que não vale a pena fazermos por conta própria?

O que a franquia oferece é:

  • Suporte em todas as etapas de prospecção com o condomínio
  • Treinamentos
  • Adequação ao espaço (pessoa arquiteta)
  • Material de marketing
  • Consultoria de negócios para acompanhamento da franquia
  • Produtos já certos da loja
  • Estudo e definição de preço (geralmente o preço é comparável à mercado pequeno de bairro)
  • Contatos com fornecedores (repare que é só o fornecimento dos contatos e não a negociação)
  • Suporte jurídico
  • Sistema com área administrativa para acompanhar movimentações, quantidades, etc

Que eu lembre é isso.

Desses pontos, aqui estão os ponderamentos, que fazem eco ao que vc perguntou:

  • eles fazem a prospecção, mas não a negóciação. por isso dão treinamentos
  • arquitetura está incluida no preço, mas me pergunto se nao daria pra pegar algo por fora. isso pode dar algum trabalho.
  • não acredito que material de marketing pra mercado autonomo em prédio seja algo difícil e caro de fazer. acredito que dê pra terceirizar isso tranquilamente
  • Consultoria é algo que pode ser interessante, mas não tenho ideia da qualidade desse serviço. estou assumindo que é bom, então é algo pra se levar em consideração
  • Definição de preço com base em mercado é só ir no mercado e fazer uma média, mas definir os produtos a serem vendidos seria um trabalho
  • Fazendo um link com o bullet acima, buscar os fornecedores pra cada produto definido também imagino que seria um trabalho grande. além disso os fornecedores têm convênio com a franquia, entao os preços saem mais em conta. com isso fica mais fácil de alcançar o lucro que vc comentou.
  • Suporte jurídico seria bom mesmo pq certamente eles têm expertise
  • Sistema eu vi que da pra contratar por fora. Inclusive com totens de compra, cameras e todo ferramental necessário pra montagem do mercado.

É isso. A msg ficou grande, mas acho que da pra te dar uma visão.
Como disse na msg anterior, vou ter outra reunião com outra marca. Vai ser bom pra comparar a diferença de suporte, caso exista.

Sobre a minha cidade.. Sou carioca, mas sou um feliz morador de Curitiba há uns 2 anos e meio ☺️
E vc?

Editado por Rafael Do Nascimento
  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

On 10/05/2023 at 09:54, Fabiano Gomes disse:

@Marcelo Ribeiro eu tenho um amigo que possui duas lojas da cacau show (status até a última vez que falei com ele rsrsrs), se caso precisar de alguém para conversar sobre a prática de negócio, ter uma segunda opinião etc, me procura que faço a ponte entre vocês dois.

fabianooooow!! essa oferta serve pra mim tb? 🙏

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

11 minutes ago, Marcelo Ribeiro disse:

Fala @Rafael Do Nascimento sou de Campinas-SP , uma duvida, eles cobram um % de suas vendas ? como são remunerados ?

eles alugam máquinas de cartão, o sistema e tem royalties.
nao lembro se tem taxa em cima da venda, mas acredito que sim, dps procuro nas anotações

Editado por Rafael Do Nascimento
  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 8 months later...
On 10/05/2023 at 09:13, Danilo Alves Silva Spinola Barbosa disse:

Nunca se sabe, até porque vai que da uma crise nas plantações de cacau kkkkkk

Estamos passando por uma crise "agora" (desde junho na real). São problemas generalizados em sua maioria nos maiores produtores de cacau, teve clima ruim que destruiu plantação, plantações velhas que não produzem na mesma quantidade, ataque de pragas, a valorização do cacau futuro está comparável as crypto em raly de alta, olha ai:

https://finance.yahoo.com/news/cocoa-futures-skyrocket-40-leading-172112170.html

Teve até canal do youtube mostrando Lojas Americanas parcelando ovo de páscoa em 10 vezes (mas pelo que lembro isso sempre teve) e podendo utilizar fgts pra pagar, eu nem vi o vídeo, mas achei meio sensacionalista de mais.

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde a todos, Espero que todos estejam bem.

Estou Diretor de Compras, importação e Facilities na Cacau Show. Trabalho na empresa a 19 anos e acompanhei muito do crescimento da empresa, trabalhando muito próximo ao Alexandre Costa. Abaixo compartilho um pouco sobre FRANQUIA CACAU SHOW, tentando tirar ao máximo os vieses que existem:

 

A franquia Cacau Show oferece a seu parceiro franqueado um negócio com muita solidez e segurança.

A empresa caminha para quatro décadas de existência e há dois anos ocupa a posição de maior rede de franquias do Brasil e maior do mundo em seu segmento, atualmente com mais de 4.300 lojas e presente em mais de 1.800 municípios.

 

Possui modelos de negócios que partem de investimento inicial a partir de R$ 64,9 mil (loja container) à loja Intensidade, com investimento inicial à partir de R$ 310 mil. Como modelo intermediário, há a loja Smart, com investimento inicial a partir de R$ 200 mil. Os valores contemplam estoque inicial, taxa de adesão, mobiliário e equipamentos e estimativa de pequena reforma.

 

O franqueado Cacau Show tem como canais de venda além do balcão a possibilidade de atuação com equipes de venda direta, venda corporativa e venda in company, além da possibilidade de atuação no segmento de serviços de festas e eventos.

 

A média de retorno de investimento é de 18 a 24 meses e o resultado líquido médio da operação é de 12 a 15% do faturamento.

O faturamento médio anual de todos os modelos é de R$ 1,3 milhão.

Isolando somente a loja Container, o faturamento médio anual é R$ 700 mil.

 

Como todo negócio franqueado, o sucesso da unidade é resultado da equação força da marca + apoio do franqueado + atuação do franqueado.

 

A decisão torna-se mais assertiva a partir do momento que o interessado assiste a apresentação dos modelos de negócio na franqueadora, compreende o quanto o negócio vai ao encontro de seus interesses e objetivos, conversa com franqueados e ex-franqueados da rede e de outras redes para compor um universo de comparação e identificação com o que busca.

 

  • Brabo 1
  • Aí cê deu aula... 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Nunca tive um olhar empreendedor, mas há poucos dias estive em uma loja de sorvetes, Eskimó, e gostei muito do que vi: uma empresa com modelo de revenda (sem custos de royalties como franquias, mas dando suporte aos donos) vendendo sorvetes e picolés a preços populares (enquanto no meu bairro um pote de sorvete de 2,0L custa R$ 26,00, a Eskimó vende por R$ 20,00). Tem uma carteira de sabores bem variada e a fábrica (originária de Santa Catarina) envia o produto. Aqui em minha cidade, Montes Claros, norte de Minas Gerais, não tem concorrente e nenhuma loja igual por perto.

Vale a pena conferir: www.eskimo.com.br

  • Brabo 2
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...