Jump to content
  • 0

DATA DO PREGÃO X DATA DA LÍQUIDAÇÃO


Duilo Cezar Pessoa De Oliveira

Pergunta

Bom dia pessoal, tudo bem?

Que data devo considerar para fins de Imposto de Renda, a data do pregão da compra das ações e ou FIIS ou a data da liquidação? Para fins de lançamento em aplicativos como KINVO e outros... a data de compra correta é a do pregão ou da liquidação?

Agradeço desde já pela paciência e retorno dos colegas.

Abs!

Link para compartilhar
Share on other sites

5 respostas para essa pergunta

Recommended Posts

  • 0
11 horas atrás, Duilo Cezar Pessoa De Oliveira disse:

Bom dia pessoal, tudo bem?

Que data devo considerar para fins de Imposto de Renda, a data do pregão da compra das ações e ou FIIS ou a data da liquidação? Para fins de lançamento em aplicativos como KINVO e outros... a data de compra correta é a do pregão ou da liquidação?

Agradeço desde já pela paciência e retorno dos colegas.

Abs!

Tem que ver com a corretora o que ela lança 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/05/2023 at 10:43, Duilo Cezar Pessoa De Oliveira disse:

Bom dia pessoal, tudo bem?

Que data devo considerar para fins de Imposto de Renda, a data do pregão da compra das ações e ou FIIS ou a data da liquidação? Para fins de lançamento em aplicativos como KINVO e outros... a data de compra correta é a do pregão ou da liquidação?

Agradeço desde já pela paciência e retorno dos colegas.

Abs!

@Duilo Cezar Pessoa De Oliveira este tema sempre aparece na época de declaração anual, pois a Receita Federal não é clara neste ponto. Como disse o @Danilo Alves Silva Spinola Barbosa, precisa verificar com a Corretora qual a data que ela considera para informar a Receita Federal e a B3.

Aproveitando, então significa que você incluiu uma ordem de compra lá pelos dias 28 ou 29/12/2022, correto? Como o Raul sempre fala, negociações fazemos até o Natal, e só voltamos depois do Ano Novo. Não vale a pena incluir ordem justamente por conta da falta de clareza na questão de qual data devemos considerar. Fim de Ano é para a baguncinha e descanso.

Depois volta aqui para dizer qual a Corretora e qual foi a resposta dela.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0

Fala @Flavio Prado, tudo bem? Na verdade eu não fiz qualquer compra de ação em 2022. Comecei este ano e coloquei o tópico/dúvida aqui porque já estou preocupado com a declaração de 2024, ano calendário 2023. Bem como, quero saber qual da data (pregão ou liquidação) devo usar no KINVO, sendo essa segunda preocupação menos importante que a do IR.
Cara, muito obrigado pelo sua orientação com relação a compra de ações no finalzinho do ano, bom saber disso para não começar já fazendo besteira.

Forte abraço!

  • Brabo 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 17/05/2023 at 17:38, Duilo Cezar Pessoa De Oliveira disse:

Fala @Flavio Prado, tudo bem? Na verdade eu não fiz qualquer compra de ação em 2022. Comecei este ano e coloquei o tópico/dúvida aqui porque já estou preocupado com a declaração de 2024, ano calendário 2023. Bem como, quero saber qual da data (pregão ou liquidação) devo usar no KINVO, sendo essa segunda preocupação menos importante que a do IR.
Cara, muito obrigado pelo sua orientação com relação a compra de ações no finalzinho do ano, bom saber disso para não começar já fazendo besteira.

Forte abraço!

@Duilo Cezar Pessoa De Oliveira entendi. Achei que você havia comprado de fato. Menos mal rsrsrsrs

Eu sempre uso a data da execução da ordem e não a data de liquidação, ou seja, seria o equivalente ao "regime por competência" (execução) e não pelo "regime de caixa" (liquidação).

Abraços

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 0
On 11/05/2023 at 10:43, Duilo Cezar Pessoa De Oliveira disse:

Bom dia pessoal, tudo bem?

Que data devo considerar para fins de Imposto de Renda, a data do pregão da compra das ações e ou FIIS ou a data da liquidação? Para fins de lançamento em aplicativos como KINVO e outros... a data de compra correta é a do pregão ou da liquidação?

Agradeço desde já pela paciência e retorno dos colegas.

Abs!

Oi @Duilo Cezar Pessoa De Oliveira,

Se você comprou no último dia útil da bolsa, a liquidação só vai acontecer no exercício seguinte.  Assim sendo, na declaração de bens, você inclui os ativos comprados (ou exclui os vendidos).  Na parte de dívidas e ônus reais, você inclui a negociação feita com seus valores totais.

Eu uso um histórico como mostrado abaixo:

image.png.26a455af7769fed27717b6d2a99f850b.png

Reforçando, você comprou o ativo e tem direitos sobre ele na data do pregão.  O que fica para depois (no exemplo acima, o exercício seguinte) é o pagamento.

Se a operação for uma venda, o crédito deve ser lançado em Bens e Direitos.  Eu uso o histórico conforme abaixo:

image.png.08848ebdc34c34901c8b4d403692cc7a.png

Espero que isso lhe ajude!

Editado por William Redig
Link para compartilhar
Share on other sites

×
×
  • Criar novo...